Analisar as estratégias de negócio é o primeiro passo para continuar em uma trajetória bem-sucedida, isso é fato. No marketing, por exemplo, medir o resultado de campanhas, saber quantos leads foram gerados e entender qual é a receita de vendas a partir da conversão são quesitos básicos para garantir que as ações estejam alinhadas com o objetivo.
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Para tornar essa realidade mais simples, é preciso contar com as ferramentas certas. O dashboard online visa justamente atender a essa necessidade de visualização de dados, pois é a partir dele que muitas decisões são tomadas.
Se você ainda não o utiliza ou quer saber mais sobre como ele pode ajudar, confira este artigo — nós trazemos as ferramentas mais populares do mercado!
O que é um dashboard?
O dashboard é um painel visual que serve como uma ferramenta para gerir informações. Ele é o principal responsável pelo acompanhamento e pela exibição dos chamados indicadores-chave de performance (KPIs), além de dados e métricas que indicam o andamento de processos, setores e até negócios.
A possibilidade de customização é uma de suas principais características, permitindo às empresas adaptar as ferramentas às suas demandas. Por exemplo, se a taxa de clique em e-mail é fundamental ao seu negócio, é possível personalizar o dashboard online, deixando o dado mais visível.
Além disso, o dashboard é uma maneira efetiva de conectar diferentes arquivos de uma organização. Ou seja, centraliza informações em um local no qual todos os colaboradores autorizados podem acessar.
Entre os principais tipos de dashboards temos:
- operacional — foca em métricas de performance operacional;
- tático — acompanha indicadores que permitem a tomada de decisão;
- estratégico — privilegia informações estratégicas para uma organização.
O que deve constar em um dashboard online?
Um bom dashboard online deve ter algumas características essenciais para uma visualização concreta sobre as informações que a ferramenta trará, tornando a análise mais eficaz. Veja quais são a seguir!
Objetivo
O primeiro passo é ter clareza sobre qual é o objetivo da sua criação. Por exemplo, o painel será utilizado para acompanhar a performance das ações de marketing? Então, isso deve estar claro, pois, só assim, será possível definir os recursos certos e ligados a essa temática.
Métricas
As métricas também devem ser determinadas na ferramenta. Elas são utilizadas para interpretar um conjunto de dados e mensurar a efetividade deles. No caso do marketing, podem ser utilizadas por diferentes razões, como medir o sucesso de uma campanha. Logo, para que as informações sejam efetivas, precisam ser passíveis de organização de acordo com a medição.
Layout
O próximo passo é definir o layout do projeto. Aqui, é válido destacar que um design claro e objetivo faz toda a diferença, porque ajuda a garantir maior qualidade estética para o painel final, permitindo que as informações possam ser visualizadas de maneira rápida. Portanto, evite excesso de cores, bem como imagens desnecessárias: a ideia é manter a simplicidade.
Quais são as 5 melhores ferramentas para criar e visualizar um dashboard?
- Google Data Studio
- Google Sheets
- Data Deck
- SemRush
- HubSpot CRM
Uma boa ferramenta de dashboard online faz total diferença no resultado de apresentação de dados e soluções. Pensando nisso, separamos alguns exemplos para que você conheça e escolha a que melhor se adéqua às suas necessidades. Confira!
1. Google Data Studio
O Google Data Studio é uma ferramenta gratuita do Google que permite transformar dados em relatórios, bem como em painéis informativos. Além de fácil interpretação, ele é compartilhável e personalizável. Por isso, é interessante buscar uma certificação em Data Studio.
Um dos principais recursos de utilizar o Data Studio nas estratégias de marketing em dashboards, é que ele ajuda a criar relatórios interativos, bem como gráficos em diferentes formatos. O fato de ser customizável ajuda qualquer pessoa a visualizar os dados desejados da maneira que preferir, podendo inserir cores, modelos e temas que melhor se encaixam em cada situação.
2. Google Sheets
O Google Sheets é um recurso do Google para a criação de planilhas. Um aspecto interessante dele é que o seu formato está disponível inclusive para aplicativos de celular, permitindo criar um dashboard online de qualquer lugar.
A ferramenta é bem parecida com o Excel. Entre suas vantagens, estão o fato de ser uma plataforma gratuita e colaborativa, ou seja, várias pessoas podem editar a planilha ao mesmo tempo. Para trabalhos feitos em grupos, isso se reflete em mais autonomia e otimização na hora de compilar os dados.
3. Data Deck
O Data Deck é uma das opções mais novas do mercado e permite criar dashboards online de maneira gratuita. Uma das suas principais características é que ele permite fazer a sincronização com dados vindos de fontes como Google Ads, Facebook Ads e Google Analytics.
A ferramenta conta com diferentes templates, o que torna sua utilização ainda mais fácil: basta escolher aquele que melhor se encaixa às suas necessidades. Para profissionais de marketing, a opção por ele é bastante vantajosa, pois permite reunir, em um único lugar, informações de análises vindas de campanhas em diferentes redes sociais, por exemplo.
4. SemRush
O SemRush é uma plataforma de gestão de presença online. O seu dashboard é um dos seus grandes diferenciais, pois permite visualizar dados de suas ações de marketing digital. Atualmente, mais de 40 recursos estão presentes entre as funcionalidades da ferramenta.
Os painéis podem ser personalizados online, de acordo com as suas demandas. Por exemplo, se estiver trabalhando em uma estratégia de SEO no dashboard, é possível gerar dados sobre busca de palavras-chave, link building, SEO On-Page e uma série de outras informações.
5. HubSpot CRM
A HubSpot tem uma plataforma completíssima de CRM, que permite criar dashboards diversos de acordo com os seus objetivos: aumento de leads, otimização de atendimentos, dados de venda ou a criação de um site robusto, por exemplo.
No Marketing Hub, é permitido criar e-mail marketing, gerenciar contatos, estabelecer anúncios em redes sociais, personalizar landing pages e obter formulários de tráfego e conversão, só para destacar algumas de suas funções. No Sales HUB, a ferramenta abrange desde o gerenciamento de contatos até o agendamento de reuniões, apresentando os relatórios obtidos pelo time de vendas.
No Service Hub, o dashboard online é focado no help desk, contemplando informações sobre abertura de tickets, e-mails de equipe, feedback de clientes, entre outros. Já o CMS Hub é voltado para a criação de blogs e conteúdo, geração de leads, chat ao vivo e outros. Os relatórios obtidos permitem o monitoramento de toda essa estratégia. Vale lembrar que tudo isso pode ser integrado, tornando a opção ainda mais atrativa.
Como escolher a melhor ferramenta?
Para escolher a melhor ferramenta de dashboard online, é preciso conhecer quais são os critérios mais importantes para você. No entanto, alguns itens podem ajudar bastante nessa opção, como:
- facilidade de uso e ser intuitivo;
- painel de controle eficiente;
- modelagem e formatação de dados;
- potencial de análise e cruzamento de dados;
- possibilidade de personalização;
- suporte e consultoria oferecida pelo servidor;
- segurança oferecida aos dados e controle de acesso.
Preencher esses requisitos são básicos para garantir que a ferramenta será compatível com o que você procura. Contudo, poderão ser adicionados outros critérios, ajudando a encontrar o dashboard mais alinhado.
Como visto, criar dashboards online é uma maneira simples de controlar todas as informações de processos e estratégias estabelecidos. A ferramenta da HubSpot é uma das mais completas do mercado, quando se trata de aplicação de um CRM.
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