quarta-feira, 17 de março de 2021

Tendências de Consumo ditam novas regras para o Mercado da Comunicação

 Por Smartalk

As empresas devem ficar atentas às novas tendências de consumo de 2020 que continuarão a impactar as marcas no pós pandemia.

2021 representa um ano de muitas mudanças para o consumidor, e isso quer dizer mudanças de comportamento.

Portanto, se por um lado as coisas pareceram ficar mais difíceis, a verdade é que, estão por vir novas tendências de consumo.

Então, com a adaptação do mercado, há grandes facilidades a curto e médio prazo que beneficiam consumidores e empreendimentos.

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Por isso, precisamos falar sobre como isso pode impactar o mercado de comunicação.

Empresas em todo o mundo concordarão que o atendimento ao cliente determina o crescimento de seus negócios. 

Então, as empresas devem estar atualizadas com as últimas tendências de consumo e comportamento do consumidor. 

Como estamos no início de 2021, vamos verificar quais são as novas tendências que o novo ano reserva e prometem ficar…

📲 Inovação Omni-channel:

O uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação.

Portanto, o objetivo é de estreitar a relação entre o online e o offline, aprimorando a experiência do cliente.

E claro, não podemos nos esquecer que essa comunicação deve estar alinhada entre todos os canais.

Então, sua mensagem deve ter uma unidade de comunicação.

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Os principais pilares para um atendimento eficaz ao cliente são uma combinação de ferramentas, sistemas e processos para converter suas estratégias em satisfação do cliente.

As três principais tendências de tecnologia de atendimento ao cliente  recomendadas para as empresas redefinirem seus negócios em 2021 são:

  • Atendimento ao cliente a qualquer hora, em qualquer lugar em vários canais;
  • Automação para agilizar os vários canais de suporte em uma plataforma;
  • O atendimento ao cliente tratado por meio de automação não deve ser complexo de diagnosticar e corrigir.

A tecnologia avançada e as novas estratégias de marketing oferecem várias maneiras de se conectar com o consumidor e ajudá-lo a conhecer os produtos ou serviços de forma transparente. 

O chat de vídeo ou chat ao vivo  é a maneira certa de orientar o cliente em suas dúvidas e ajudá-lo.

Além disso, você pode auxiliar a percorrer os serviços e fornecer informações precisas por meio de suporte em tempo real. 

Incluir suporte em tempo real para as tendências de atendimento ao cliente de sua empresa irá beneficiá-lo de várias maneiras.

Destaques do suporte em tempo real:

  • Resolução instantânea das dúvidas e problemas do cliente;
  • Economiza muito tempo para o agente e o cliente;
  • Maximiza as chances de conversão de vendas;
  • Usabilidade simples para o cliente;
  • Aumenta o envolvimento e a satisfação do cliente.

Conecte-se por meio de canais de mídia social

“Você pode usar a mídia social para transformar estranhos em amigos, amigos em clientes e clientes em vendedores.” – Seth Godin

Canais de mídia social são a melhor maneira de se conectar com seus clientes. 

É essencial dar uma cara à sua empresa nas principais plataformas sociais de hoje e fornecer um serviço imediato ao cliente nas redes sociais. 

Afinal, cerca de 63% dos clientes  esperam que as empresas ofereçam suporte via mídia social e 35% dos clientes preferem isso a outros canais.

Vantagens:

  • Interaja diretamente com seus clientes;
  • Responder e resolver problemas de clientes em público irá melhorar as relações públicas;
  • Impressione seus clientes tratando-os com respeito.

🏃 Tendências de consumo através do Data Storytelling:

A taxa com que as empresas coletam dados hoje é fenomenal. 

Agora você pode coletar dados sobre todos os aspectos de seus negócios e, de fato, de preferências pessoas dos seus consumidores.

📚 LEIA MAIS: Data Storytelling: Como transformar as suas apresentações de dados

Apesar do surgimento de soluções, como ferramentas de BI, painéis e planilhas nas últimas décadas, as empresas ainda não conseguem aproveitar totalmente as oportunidades ocultas nos dados.

Então, a narração de histórias de dados é uma metodologia de comunicação de informações assertiva.

Afinal é uma estratégia sob medida para um público específico, com uma narrativa convincente

Evolutivamente, como humanos, somos naturalmente programados para compartilhar histórias como um meio de compartilhar informações.

Os teóricos até sugerem que contar histórias foi a plataforma de lançamento principal para a transmissão de conhecimento entre grandes grupos de pessoas.

Portanto, a partir disso que formamos culturas como as conhecemos hoje e permitiram o sucesso evolutivo através das gerações.

Agora, com tantos dados disponíveis para nós, apenas a narrativa de dados pode colocar uma perspectiva humana no mundo cada vez mais complexo e em rápida mudança da era digital.

Compreender cada vez mais o comportamento do consumidor é se preparar para responder as suas principais necessidades…

Por exemplo, pessoas querem segurança e facilidade na hora de comprar.

Compradores que veem um anúncio antes de decidir a compra, têm 25% mais probabilidade de fazer uma compra online da loja.

💎 Captação e Fidelização através da reinvenção da narrativa

Consumidores têm se importado cada vez mais com o propósito das marcas e a história que elas compartilham.

O novo ser do planeta transcende e não aceita mais o que chamávamos de ‘normal’. Ele é questionador, integrativo, informado, holístico. Não é mais razoável manter uma vida em torno de si mesmo sem pensar nos impactos de tudo na sociedade e no planeta em que vivemos. Estamos em um processo de libertação de qualquer status quo ou padrão, que nos aprisiona em idade, sexo, cor, religião ou nacionalidade. – futurista Jaqueline Weigel, CEO da W Futurismo.

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Por exemplo, 89% dos americanos são mais propensos a apoiar uma marca com lucro se ela também tiver um impacto positivo no mundo.

Nos próximos anos, a atenção deve se voltar à preocupação de como a gente vai se expressar.

Nunca foi tão importante cuidar da comunicação e do engajamento com causas sociais.

👩‍🦳 Atenção às gerações

Existe um mercado inexplorado da 3ª idade que vem crescendo acelerado no Brasil.

Saber usar a comunicação adequada garante sua preferência pelo público dessa geração.

Todo mundo adora a personalização e, por isso, essa é uma das grandes apostas nas tendências de consumo. 

Ele foi adotado por organizações para estimular os consumidores a adquirir produtos e serviços com ofertas personalizadas. 

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As tendências de atendimento ao cliente personalizado ajudam a desenvolver a lealdade com os clientes. 

Oferecer aos clientes a chance de escolher a forma de se conectar com as empresas, sem dúvida, agrega valor à sua experiência. 

É tudo uma questão de proporcionar uma experiência personalizada maravilhosa.

O suporte personalizado pode fazer maravilhas pela retenção de clientes das seguintes maneiras:

  • Interaja com os clientes dando um   toque pessoal;
  • Converse com os clientes usando o nome deles;
  • Aprenda os interesses do cliente;
  • Conheça seus requisitos.

Cada cliente espera que uma empresa compreenda seus requisitos totalmente e recomende opções de produtos ou serviços. 

Ao enviar mensagens de marketing adequadas e considerar os clientes como indivíduos únicos, os negócios estão um passo à frente.

💡 Adaptabilidade da tecnologia para as tendências de consumo

Antes da internet, a referência de consumo era a mesma para todos, ou seja, havia uma espécie de padronização dos desejos.

Porém, com a ampliação dos canais de comunicação e de consumo, a busca pela individualização ganhou força.

📚 LEIA MAIS: Veja por que e como identificar o perfil do cliente da sua empresa

No contexto tecnológico atual e com a moeda de troca sendo o engajamento, o mercado busca cada vez mais informações para fornecer produtos e serviços personalizados.

Pessoas também querem segurança e facilidade na hora de comprar, por isso, é preciso se adaptar com agilidade às tecnologias.

As marcas estão assumindo um novo formato em meio ao avanço digital.

Como prova disso, o ramo de influenciadores virtuais vem crescendo consideravelmente no mercado.

Este ano, uma agência de notícias chinesa lançou sua segunda âncora virtual de notícias.

Outro exemplo é a Lil Miquela, uma influenciadora virtual do Instagram, que estrelou ao lado da supermodelo Bella Hadid em uma campanha da Calvin Klein.

De acordo com a TrendWatching, no futuro os consumidores estarão mais atentos às marcas que se incorporam por meio de novos personagens e avatares virtuais.

Assim, permitindo que eles habitem os canais digitais de maneira mais rica, imersiva e humana.

Cada vez mais os consumidores estão se acostumando a relacionamentos significativos com entidades movidas à Inteligência Artificial, e esta tendência deve crescer cada vez mais.

Considerações Importantes das Tendências de Consumo

Então, diante de todas as mudanças que estão por vir, a confiança será um dos pilares estratégicos para a nova economia dos próximos anos.

Com tantos dados disponíveis e com a abundância do poder computacional, Machine Learning e IA se tornam necessários nas estratégias digitais.

Afinal a utilização ética e transparente de dados e de insights gerados por eles, gera confiança – palavra que deve pautar as relações de consumo daqui para frente.

Esses são alguns dos pontos mais fortes que se destacaram com as adaptações provocadas pela pandemia.

Portanto, por causa do crescimento sustentável que elas oferecem, têm grandes chances de ditar a diferenciação de marca para o consumidor no novo cenário.

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