Por Wanderson
Ciambroni em 31 de julho de 2020
Neste artigo, entenda o que é
Business Intelligence (BI) e como essa técnica pode ajudar a tomada de decisão
da sua empresa. Confira!
Leitura
de 16 minutos
Falar de
Business Intelligence (BI) de forma sucinta é uma tarefa árdua e ousada. Vou
ser um tanto pretensioso aqui, pois este é um assunto que não se esgotaria nem
se eu escrevesse uma bíblia sobre ele.
Para ser
mais objetivo, vou trazer um apanhado geral sobre o Business Intelligence no
momento atual e, posteriormente, focar na sua relação com o , que é a
nossa praia aqui na Conexorama.
Embora
seu contexto nos remeta a meados do século XIX (pois é, BI não é um conceito
novo), foi somente em 1989 que Howard Dresner propôs o uso do termo como
aplicação de técnicas de análise de dados para dar suporte a processos de tomada de
decisão nos negócios.
Com mais
de 30 anos de uso, o Business Intelligence acompanhou o desenvolvimento de
ferramentas digitais e a era da informação, e hoje faz parte do rol de
tecnologias modernas mais utilizadas no mundo empresarial.
Mas de
que forma exatamente o BI importa tanto para uma empresa? E como ele se
relaciona a uma área estratégica como o marketing? É sobre isso que vamos falar
agora.
Business Intelligence (BI): conceitos fundamentais
Não tem
como explicar o que é Business Intelligence (BI) sem antes ter bem clara a
definição de dados. Afinal, o BI é uma das diversas ramificações ou
especializações da ampla Ciência de Dados.
De modo
formal, dado é um fato coletado e normalmente armazenado, podendo estar em
formato eletrônico (analógico ou digital) ou não eletrônico (impresso no papel,
por exemplo).
Vale
também diferenciar dado de informação, que nada mais é que um dado analisado e
com algum significado.
Se não
ficou claro, cito um exemplo: o número 40 é um dado.
Mas,
caso você perceba também que essa é a idade de alguém, diante disso tenho uma
informação – um dado processado e contextualizado.
E o que
isso tem a ver com o Business Intelligence (BI)?
Tem tudo
a ver. De forma resumida:
Business
Intelligence (BI) é o conjunto de estratégias e tecnologias para a coleta,
organização, análise e visualização de dados com objetivo de gerar informações
para, como o próprio nome diz, a inteligência de um negócio.
A ideia é
levantar dados brutos de diversos sistemas – CRM, ERP ou mesmo redes sociais – e
estruturar todos esses elementos, até que se tornem informações organizadas.
Dessa forma, a partir de gráficos, tabelas e planilhas, é muito mais simples
entender o que está acontecendo e tomar decisões fundamentadas.
Para compilar
e estruturar todos esses dados, são utilizadas ferramentas analíticas
poderosas, como o Power
BI, da
Microsoft, entre diversas outras opções no mercado.
Além
disso, há também ferramentas direcionadas a uma área específica, como o Marketing BI do RD Station. Falaremos delas mais à frente.
Antes de
entrar em detalhes mais técnicos, quero trazer outros conceitos importantes do
Business Intelligence.
Business Intelligence (BI) e Big
Data (BD)
Se você
está por dentro das atualidades da Ciência de Dados, provavelmente já ouviu
esse termo por aí, o Big Data (BD). Aliás, muita gente acha que BI
e BD são a mesma coisa. Mas, apesar de andarem de mãos dadas, são conceitos
distintos.
Big Data,
antes de tudo, é um conceito muito mais recente e abrangente do que o Business
Intelligence. Sua maior similaridade com o BI é que ambos lidam com dados e têm
o intuito de fornecer
respostas para questões do mundo empresarial.
Particularmente,
o Big Data leva esse nome justamente por trabalhar com quantidades tão grandes
de dados que só é possível operá-los com sistemas próprios para isso. Tudo
fruto desta era digital, que gera porções inimagináveis de dados a todo segundo
no mundo inteiro.
A maior
diferença entre eles é que, enquanto o Big Data opera todo tipo de dados,
incluindo não estruturados (como documentos de texto, imagens etc.) e
semiestruturados (como um arquivo XML ou JSON, por exemplo), o BI foca sua
análise somente nos dados estruturados (como um banco de dados, por exemplo).
Por esse
viés, fica fácil entender que o Business Intelligence (BI) é muito mais
restrito e tem um objetivo mais específico. Principalmente se considerarmos que
dados estruturados representam somente uma fração de todos os dados gerados no
mundo.
E o que
isso interessa pra gente?
Bom, até
aqui você já conseguiu imaginar com que tipos de dados o Business Intelligence
opera, certo?
Esqueça
imagens, vídeos, textos etc. O que interessa ao BI são dados bem-definidos, organizados,
como se fossem “etiquetas”. Pense num formulário no qual você preenche seu
nome, endereço, telefone, e-mail etc. É mais ou menos isso que quero dizer.
Se
pararmos para pensar que o volume de dados produzidos nos últimos 2 ou 3 anos
representam mais de 90% de todos os dados existentes hoje no mundo, fica fácil entender o motivo de
estar tão em evidência áreas de estudo como BI e BD. Sem contar que a
velocidade com que são gerados aumenta diariamente.
Para
resumir este tópico, e falando estritamente em dados estruturados, pense assim:
- Análises
de Business Intelligence buscam responder questões mais específicas, do
tipo: “O que estes dados representam para o meu negócio?” e “Onde posso
aplicar essas informações?”;
- Análises
de Big Data procuram respostas para questões mais amplas, como: “Por que
estes dados existem?” e “Como posso manipulá-los?”.
Business Intelligence (BI) e
Inteligência Artificial (IA)
Outra
área relacionada à ciência de dados e computação que sofreu um boom nos últimos
anos é a Inteligência Artificial (IA).
Embora
não seja um conceito tão novo, já que quase se confunde com a própria história
computação, em meados do século passado, hoje a IA atingiu patamares que antes
pareciam somente coisa de cinema.
.
E como isso influencia o BI e o próprio Inbound Marketing?
Conceitos
como machine learning e deep learning estão cada vez mais
adentrando no mundo dos negócios e do marketing. Ouso dizer que a nova
revolução para a próxima década está no uso de ferramentas e softwares capazes
de “aprender” sozinhos.
O impacto
que isso trará (e já está trazendo) para a análise de dados e,
consequentemente, para a otimização de resultados é tão grande que as empresas
já estão sentindo a necessidade de ofertar novos cargos para especialistas na
área ou então capacitar seus funcionários para lidarem com a dentro de
suas funções.
Particularmente,
o Business Intelligence tem sido muito beneficiado com a evolução da IA, pois a
aprendizagem de máquina permite ao analista gerar resultados mais precisos e
apresentar novas soluções de mercado.
Para o
Inbound Marketing, que faz uso da análise de dados e métricas para a tomada de
decisão, a evolução do estudo de dados auxilia no direcionamento de resultados
e na otimização de custos, segmentação de campanhas e até mesmo na hora de
decidir que tipos de conteúdos são mais atrativos para determinado público.
Aliás,
para entender melhor a relação do marketing com dados, recomendo a leitura
deste artigo sobre .
Vantagens ao utilizar Business
Intelligence na sua empresa
Cada vez
mais, líderes e gestores buscam ter em mãos informações consistentes antes de
tomar qualquer decisão.
E, apesar
de essa ser uma necessidade antiga, atualmente existe uma quantidade muito
maior de dados que podem ser interpretados.
Por
exemplo, além de dados cadastrais e registros de compra, já é possível
monitorar todos os hábitos de consumo e preferências de cada cliente.
Todas
esses registros e métricas, se não forem bem trabalhados, podem se perder ou
ter pouquíssima utilidade para os gestores de uma empresa. No entanto, com uma
boa estratégia de Business Intelligence, esses dados se tornam valiosas
fundamentações para a tomada de decisão.
Ainda não
ficou muito claro? Então, vamos analisar mais detalhadamente como aplicar as
técnicas de Business Intelligence (BI).
Uma
empresa guarda uma infinidade de dados. Entre eles:
- Registros
de vendas;
- Custos
de manutenção;
- Escala
de funcionários;
- Reclamações
e feedback de clientes;
- Envolvimento
com o público em redes sociais;
- Planilhas
com outros dados relevantes.
Essas
informações, por si só, contribuem para o controle dos processos da sua
empresa, mas muito pouco influenciam nas decisões estratégias, concorda?
Agora, se
houver uma ferramenta capaz de reunir todas essas informações e um profissional
que se dedique a interpretá-las, esse amontoado de dados desconexos podem
servir como base para muitas estratégias. Entre elas:
Vantagem 1 – Obter insights em
relação ao comportamento do consumidor
Uma das
principais vantagens de investir em Business Intelligence é o fato de que você
conseguirá informações consistentes para analisar as atuais tendências de
compras do seu público.
E uma vez
que você entendeu quais são esses hábitos de consumo, pode desenvolver produtos
que vão ao encontro dessas preferências.
Vantagem 2 – Controlar processos
internos da sua empresa
Pare para
fazer um exercício rápido: você sabe exatamente quem são os melhores
colaboradores da sua empresa? Consegue identificar quais setores necessitam de
melhorias? Tem pleno conhecimento dos gargalos produtivos?
Pois bem,
se você respondeu não para alguma dessas perguntas (ou para todas), você
precisa melhorar o controle dos processos que ocorrem diariamente na sua
empresa.
E para
isso, nada melhor do que investir na implementação de um bom sistema de
Business Intelligence. Ele vai ajudar você a ter uma visão mais sistêmica de
todos esses processos, além de identificar áreas que precisam de melhorias.
Ter que
analisar centenas de páginas e planilhas para ter acesso a essas informações
pode ser bastante desgastante, não é?
Com a
ferramenta certa e profissionais capazes de estruturar todas esses dados, você
ganha em produtividade e organização.
Vantagem 3 – Traçar estratégias
mais assertivas de Marketing e Vendas
Se você
trabalha na área de Marketing ou de Vendas, provavelmente busca a maior
quantidade possível de informações sobre os seus clientes (ou potenciais
clientes). Afinal de contas, é a partir desses dados que você vai traçar
estratégias para obter bons resultados e gerar vendas.
Com um
sistemas de Business Intelligence, você consegue coletar dados confiáveis para
estabelecer padrões de comportamento e fazer uma abordagem mais efetiva – seja
no Marketing ou mesmo em Vendas.
Deu para
perceber que, seja em relação ao faturamento dos produtos, à produtividade da
equipe, à eficácia das campanhas em redes sociais ou ao posicionamento de
mercado, o Business Intelligence é capaz de tornar suas decisões muito mais
assertivas!
Como implementar uma estratégia
de Business Intelligence (BI) no seu negócio?
Antes de
sair por aí interpretando uma série de dados, é preciso definir estratégias para
que sua empresa consiga alcançar bons resultados por meio de um sistema de BI.
Além
disso, também é preciso que toda a equipe acredite e se engaje no projeto. O
gestor deve ter a flexibilidade para compreender como os dados estruturados
podem melhorar a performance de toda equipe. Da mesma forma, a equipe de
analistas de BI precisa conhecer as necessidades dos colaboradores.
De todo
modo, existem três pontos básicos para implementar uma estratégia de Business
Intelligence. Veja quais são elas:
Passo 1 – Dados de qualidade
Para
tomar decisões acertadas, você precisa de informações de qualidade. Do
contrário, pode comprometer toda a estratégia.
Por isso,
invista em uma boa governança de dados, para que o registro das informações
seja feito com qualidade. Eles também devem ser acessíveis (às pessoas que
estão autorizadas) e fáceis de serem interpretados.
Passo 2 – Tenha objetivos claros
Para
fazer uma boa análise, os profissionais de BI devem ter em mente quais são os
objetivos que a sua empresa tem em relação às estratégias definidas.
Imagine
se eu entregar a você uma série de documentos e não explicar o que pretendo com
isso. Você não saberá nem por onde começar, correto? O mesmo acontece com os
analistas de Business Intelligence.
Por isso,
identifique quais são as metas do seu negócio, os pontos fracos e os gargalos
que devem ser otimizados com os processos de BI.
Passo 3 – Realize mudanças a
partir dos resultados
Por fim,
de nada adianta fazer toda essa análise, se elas não ajudarem, de fato, na
tomada de decisões. Ou seja, de acordo com os resultados obtidos, você deve
começar a fazer mudanças na sua empresa.
Só assim
será possível otimizar as rotinas, remover gargalos produtivos e ter mais
lucro.
Afinal, o
foco da análise de dados é trazer novas perspectivas para a melhoria de
resultados, como, por exemplo, o .
Quais as tendências do Business
Intelligence (BI)? E que ferramentas devo usar?
A essa
altura, você deve estar se perguntando sobre os rumos que o BI está tomando e
de que forma usá-lo efetivamente no seu negócio. E é isso que vou buscar
responder agora.
De fato,
como já disse, nos últimos anos houve uma explosão da geração de dados, e isso
se tornou um grande problema para toda empresa. Afinal, o que fazer com essa
gigantesca quantidade de dados. Ou, pior ainda: como filtrá-los, analisá-los e
torná-los úteis para o seu negócio?
É humanamente
impossível lidar com os exabytes (EB) de dados gerados a cada dia no mundo.
Para ter noção do que é isso, o HD do meu computador é de 1 TB. É grande, né?
Cabe muita coisa. Agora multiplica essa quantidade por um milhão e você
conseguirá imaginar o que é um exabyte de dados. E o mundo digital produz cerca
de 2 a 3 EB por dia de dados.
Para
conseguir processar tudo isso é que usamos o que há de mais moderno na
tecnologia. Lembra os conceitos de Big Data e Inteligência Artificial que
abordei lá no começo? Pois é, graças a isso que hoje podemos processar e
analisar essa enorme quantidade de dados.
Mais
ainda, conseguimos filtrá-los e usar apenas aquilo que nos interessa. E quando
falamos em Business Intelligence, o que nos interessa são as informações
necessárias para ser validadas em um negócio.
Conheça
agora algumas ferramentas que se destacam no mercado de Business Intelligence e
por que você deve considerar o uso delas.
1. Microsoft Power BI
É justo
começar a lista com o software de uma das gigantes do mundo tecnológico. O
Power BI é a ferramenta de Business Intelligence da Microsoft.
Ao
contrário de alguns de seus concorrentes, que adotam uma abordagem de aplicação
totalmente baseada na Web, o Power BI também oferece versão para download
(Power BI Desktop), para que você possa executar suas análises na nuvem ou por
meio de um servidor.
O Power
BI Desktop oferece versão gratuita e totalmente funcional para um usuário. Há
também a versão paga, o Power BI Pro, que suporta a colaboração entre usuários e
análise de dados em tempo real.
A
ferramenta ainda permite integração com outras, como o Google Analytics, para
gerar relatórios mais personalizados, o Excel, a próprio Azure (plataforma de
ferramentas clouds da Microsoft), entre outras.
2. Google Looker
Outra
gigante que não ficaria para trás é a Google. Sua ferramenta de BI, o Looker, é
tão poderosa quanto a da Microsoft.
O Looker
possui um conjunto de ferramentas capaz de potencializar sua experiência com
análise de dados, desde um BI moderno até integrações de workflows e aplicações
de dados personalizados.
É
possível acessar o Looker dentro da plataforma do Google Cloud, que oferece uma
avaliação gratuita de 12 meses ou 300 dólares em crédito para usar com seus
produtos pagos (o que consumir primeiro).
3. Oracle Business Intelligence
O Oracle
Business Intelligence (BI) é a solução de BI de outra gigante da tecnologia, a
Oracle, empresa proprietária da linguagem Java.
O OBI é
um conjunto de tecnologias e aplicativos que fornece ferramentas e base de BI
(matriz integrada de consulta, relatório, análise avançada, alerta, análise
móvel, Integração e gerenciamento de dados e integração de desktops), assim
como aplicativos de gerenciamento de desempenho financeiro, aplicativos
operacionais de BI e data warehousing.
Essas 3
ferramentas valem a pena ser avaliadas por quem curte o assunto de BI e análise
de dados. Mas poderia citar também outras gigantes, como Amazon QuickSight,
Adobe Analytics e IBM Cognos Analytics. Há realmente dezenas de outras
ferramentas poderosas de BI, cada uma com suas vantagens sobre as concorrentes.
Agora,
para encerrar, quero apresentar outra ferramenta que se distingue das
gigantescas acima por duas razões principais: primeiro, porque é brasileira;
segundo, porque foi desenvolvida especialmente para quem trabalha com
marketing. Confira!
Uma ferramenta brasileira de
Business Intelligence: conheça o RD Station Marketing BI
Como
nosso maior interesse é o Marketing, em especial o Inbound Marketing, não
poderia deixar de citar a ferramenta de BI especialmente criada para a área.
O Marketing
BI, da Resultados Digitais, vem integrado ao RD Station, disponível para
clientes do plano Enterprise, e forma um portfólio de instrumentos para análise
de dados interessantes a quem lida com marketing.
O que faz o RD Station Marketing
BI?
Basicamente,
o Marketing BI se concentra na análise do desempenho de canais de aquisição de
clientes, campanhas digitais e funil de vendas.
Dessa
forma, é possível conhecer os principais KPIs e determinar o ROI das ações de
marketing digital da sua empresa.
Quais as principais
funcionalidades do Marketing BI?
Na
interface do Marketing BI, você pode optar por fazer a análise dos seus
indicadores de Negócio, Canais de Aquisição e Campanhas.
Análise de negócios
Para
analisar a performance das taxas de conversão. Esta função traz métricas para
análise de resultados, tendências, ciclo de vendas e planejamento.
Análise de canais de aquisição
Com esta
funcionalidade, é possível descobrir as taxas de conversão de leads de cada um
dos canais, além de encontrar gaps e oportunidades para melhorá-los.
Análise de campanhas
Aqui dá
para analisar as conversões geradas na sua base de leads por campanhas de
e-mail marketing e fluxos de automação.
Dashboards personalizados
Também é
possível personalizar seu próprio painel de controle, definir métricas
preferidas e gráficos mais relevantes para o seu negócio.
Sem
sombra de dúvidas, o profissional de marketing que desenvolve competências em
análise de dados tem sido mais valorizado do que nunca. Fazer análises
consistentes de Business Intelligence pode gerar novas oportunidades de negócio
e visualizar ou prever situações que antes eram muito mais complexas de se
fazer.
Aproveite para ler também sobre
outro assunto que tem tudo a ver com Marketing e Business Intelligence, o Growth Hacker.
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