por Otávio
Augusto Reis Bicudo | ago 12, 2020 | Relacionamento com cliente
Em um cenário competitivo e com tantas informações
como o atual, apenas vender não é mais a única preocupação
das empresas. É preciso mais do que isso, encantar os clientes
passou a ser uma necessidade e, por isso, o marketing de
relacionamento vem ganhando tanta importância.
Muito mais do que obter novos consumidores, é
importante construir bem a marca e fidelizá-los, de forma que eles passem a
disseminar seus produtos e benefícios.
Com isso, a marca ganha espaço, autoridade e está
sempre um passo à frente da concorrência, o que é o sonho de todo empreendedor,
não é mesmo?
Você realmente sabe o que é marketing de relacionamento e como ele pode ser
implementado em seu negócio? Confira nosso artigo e fique ainda mais por dentro
do tema!
O que
é marketing de relacionamento?
O tão falado marketing de
relacionamento é o conjunto de técnicas e
estratégias para construção, disseminação, prospecção e fidelização de marca.
O grande objetivo é deixar o cliente em primeiro plano, tendo uma estratégia centrada nele, de forma que ele se
torne fiel, defensor e divulgador da sua marca.
Oferecer boas
experiências aos usuários faz com que a empresa se torne
referência, afinal, os consumidores não buscam mais apenas por produtos, eles
querem ser tratados de forma diferenciada e uma boa jornada
de consumo.
Dessa forma, o marketing de
relacionamento nada mais é do que todas as ações tomadas por uma empresa como
forma de criar e manter um relacionamento positivo com os clientes.
É preciso saber que essa relação é uma via de mão
dupla. Os clientes não se tornarão fãs por nada, é preciso oferecer vantagens e
diferenciações para que isso aconteça.
O marketing de
relacionamento é uma tarefa contínua e progressiva. Não adianta criar ações e logo se esquecer delas. É preciso manter
essas ações e se relacionar com os clientes.
Como
implantar o marketing de relacionamento?
Muitas são as ações que podem ser tomadas nas de
relacionamento, e, para todas, é de extrema importância conhecer bem seu público e ter bons canais de comunicação.
Separamos algumas dicas importantes. Dê uma olhada!
Conheça seus
clientes
Conhecer e entender seu público é
essencial para traçar estratégias e tomar ações de marketing de relacionamento.
Manter o banco de dados atualizado e completo é muito importante para se
relacionar e saber qual a necessidade e a abordagem do momento.
Use as interações para extrair informações e conte
com um CRM para mapear os dados e as referências importantes de seus usuários.
Também é interessante criar
pesquisas de opinião com os clientes e saber o que eles pensam
sobre sua marca e seu atendimento. Isso possibilita ainda conhecer mais sobre
eles. Pode ser válido oferecer algum benefício para que mais respostas sejam
coletadas.
Ao saber mais do seu público, crie personas, aquelas representações dos clientes ideais da
empresa. Assim, será mais fácil direcionar ações e focar o
relacionamento com os mais variados perfis.
Utilize
várias ferramentas
Deve-se utilizar várias ferramentas em uma
estratégia de marketing de
relacionamento. É preciso entender a empresa e saber o que tem
mais a ver com o momento e a necessidade atual.
Uma forma muito interessante de alcançar o público
é através do e-mail marketing. O e-mail é extremamente personalizável e, com boas
estratégias, podem ser oferecidas novas soluções no momento correto.
Além disso, o e-mail cria
relação de proximidade, faz o cliente se sentir
especial, por exemplo, ao enviar felicitações e vantagens em datas
especiais, como aniversário. Além de dar a chance de se oferecer conteúdos
relevantes, fazem parte fortemente do pós-venda.
É bacana também utilizar e oferecer conteúdos
e soluções relevantes para o seu consumidor, dando novas visões para os antigos
e se aproximando dos novos e futuros.
Outro ponto que não pode ser esquecido são as redes
sociais, importantes para manter a proximidade com os clientes. Por lá, é possível
divulgar conteúdos de acordo com suas personas, gerar ofertas diferenciadas e
fazer pesquisas.
Lembre-se de que cada rede pede uma
estratégia diferente. É preciso saber bem em qual vai atuar e criar estratégias
e conteúdos diferenciados para cada uma delas e seus
públicos.
Crie
programas de fidelidade
Criar sistemas de pontuação ou
fidelidade é muito comum no marketing de relacionamento. A estratégia garante
benefícios para aqueles que consomem sempre o seu produto, estimulando, então,
a fidelidade.
As vantagens podem ser muitas, como descontos,
parcelas do serviço, hospedagens, refeições, milhas, tudo depende do seu tipo
de negócio.
Mais uma vez, é importante conhecer os clientes,
afinal, para oferecer vantagens, é preciso saber o que é atrativo e surpreendente
para eles.
Ofereça
canais de comunicação e tenha uma área de Customer Success
Ter canais variados para que clientes se comuniquem
com a empresa é essencial, porém é preciso cuidar para que todos eles realmente
funcionem e não sejam um “tiro no pé”.
O consumidor precisa ser respondido e
ter o máximo de sua necessidade atendida em qualquer canal pelo qual decidir
entrar em contato, sem ser redirecionado para diversos outros.
Para que essa atenção ao cliente seja total, é
importante contar com uma área de Customer Success, aquele time que tem foco no
cliente e no sucesso de sua experiência.
A partir desse setor, será mais fácil entender o
cliente e saber quais conteúdos e formatos podem ser adotados e mudados.
Fique de
olho nas métricas
Não adianta implantar estratégias e não saber se
elas têm funcionado, certo? Por isso, é importante contar com algumas
métricas sobre o marketing de
relacionamento.
É essencial mensurar o número de vendas, afinal,
esse é o principal objetivo do negócio, número de clientes que entram em
programas de fidelidade, taxa de retenção de clientes, NPS, churn
rate e qualquer outra estratégia que faça sentido para sua
empresa.
Conclusão
Alguns empreendedores se perguntam se é realmente
necessário investir em marketing de
relacionamento, e a resposta é, sem dúvida, sim.
É preciso cada vez mais
estar perto de seu público e oferecer boas experiências para
que os clientes não se tornem detratores da marca e atinjam um grande número de
pessoas, coisa muito fácil de acontecer atualmente.
Os clientes atuais buscam
mais do que produtos ou serviços, e é a empresa que definirá
quão longo será o relacionamento com o cliente a partir de suas decisões
estratégicas.
Investir em marketing de
relacionamento é ter aquele algo a mais tão importante e diferencial do
mercado.Como você tem tratado esse tema em sua empresa?
Aproveite que agora sabe um pouco mais sobre marketing de
relacionamento, implante algumas ações e conte com nossas soluções para
auxiliar você.
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