Em um contexto de e-commerce, você já deve ter ouvido falar sobre um problema que é mais que comum para quem atua nesse ramo (se você mesmo já não fez): o abandono do carrinho dentro do site. Imagino que você concorde comigo quando digo que esse é um dos maiores desafios para o comércio online, estou certa? Pois é, mas a boa notícia é que quase todas as coisas têm solução, e hoje no mercado existem maneiras de se diagnosticar o que está dando errado na jornada de compra do consumidor, no caso desse texto, em sua jornada online.
É claro que as razões por trás do abandono podem ser muitas e, talvez, o seu desafio não seja bem esse e sim um outro, em uma etapa diferente da jornada. Seja qual for a sua dor, o primeiro passo para resolve-la é ser capaz de apontar onde está o problema!
Uma forma de se descobrir aonde está o seu problema, por exemplo, é avaliar o padrão atencional implícito do consumidor durante a sua interação com a plataforma online, ou seja, avaliar como funciona a atenção do consumidor quando ele está navegando em seu site. Dessa forma você consegue identificar reações espontâneas e possíveis dificuldades encontradas pelos usuários enquanto navegam pelo seu aplicativo ou site.
Isso tudo é feito através do Eyetracking. Esta metodologia muito utilizada em testes com o meio digital, permite monitorar o movimento dos olhos e a fixação do olhar enquanto as pessoas interagem livremente na plataforma online, seja no computador, celular ou tablet, nos proporcionando ter mapeamento do olhar desses clientes.
Com os resultados do Eye-tracking temos acesso a três importantes pontos que fornecem para as marcas direcionamentos estratégicos:
– Engajamento: Este dado indica a porcentagem média de tempo que as pessoas ficaram olhando para determinada área de interesse, em relação ao tempo que a mesma fica presente na tela.
Com essa informação, é possível identificar as áreas específicas que mais despertaram o interesse do público.
Dependendo da informação ou da etapa em que o consumidor está, isso pode apontar tanto para algo bom, pois o conteúdo manteve o público engajado, ou para algo ruim, demonstrando dificuldade;
– Saliência: É um resultado que indica o tempo médio que as pessoas demoram para olhar pela primeira vez para uma determinada área de interesse no site ou aplicativo.
Esta é uma forma de identificar o quanto determinada área ou informação é capaz de chamar a atenção do consumidor.
Informações-chave dentro da jornada de compra devem ser capazes de se destacar, tornando mais fácil para o consumidor chegar aonde deseja;
– Visualização: Essa métrica indica a porcentagem de pessoas que olharam para determinada área de interesse.
É uma maneira simples e prática de identificar qual informação ou área da página é mais facilmente visualizada pela maioria das pessoas.
Desse modo, a empresa pode priorizar determinados espaços para facilitar a experiência do usuário em sua plataforma e até mesmo usar essa informação para criar espaços publicitários.
Como você deve ter percebido, através desta metodologia, que tem um custo mais baixo no mercado, é possível sugerir recomendações para o aperfeiçoamento da interface do e-commerce, aplicativo, site, melhorando a jornada de compra do seu consumidor no meio online!
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