quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Dez ferramentas de SEO para analisar seu site como o Google analisa

Por Romulo Correa

Nada como uma atualização repentina em um algoritmo do Google para deixar os profissionais de marketing ao mesmo tempo confusos e preocupados. É como se ele esperasse você organizar todo o site e depois lançasse uma atualização que muda tudo.
Eles são muito transparentes e dizem que fazem isso para o bem de todos. Afinal de contas, cada ajuste de algoritmo gera resultados de pesquisa mais relevantes. Entretanto, ainda existe algum mistério por trás da forma como o Google avalia um site e determina quais sites mostrar para quais pesquisas.
Existem várias ferramentas disponíveis para ajudá-lo a enxergar seu site como o Google o enxerga, algumas delas gratuitas, outras pagas.Clique aqui para analisar rapidamente o SEO do seu site com a ferramenta gratuita Website Grader do HubSpot (disponível em português). 
Essas ferramentas são essenciais para sua estratégia de pesquisa orgânica. Com elas, você pode se concentrar nos elementos do seu site que o Google considera importantes. Neste post, vamos abordar dez ferramentas dessas para ajudá-lo a gerenciar seu site como um profissional de marketing... e um bot do Google!

Dez ferramentas de verificação de site para conferir seu SEO

1) Google Webmaster Tools

Custo: gratuito
Talvez a melhor maneira de entender a forma como o Google vê o seu site seja perguntar ao Google. As Google Webmaster Tools são recursos amigáveis para quem está começando, pois explica os fundamentos da pesquisa do Google.
Por exemplo, a ferramenta Fetch as Google permite ver uma URL específica da mesma forma que o Google a vê, o que é fundamental para solucionar problemas de baixo desempenho do SEO. As informações retornadas podem ajudá-lo a modificar a página em questão para obter resultados melhores e até mesmo isolar o código com problemas, se você achar que o site foi invadido.
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A cada semana, 500 buscas são alocadas aos usuários. Se você chegou perto de atingir seu limite, verá uma notificação no relatório.
Outro recurso excelente do Google Webmaster Tools é a PageSpeed Insights. Essa ferramenta mede o desempenho da velocidade do seu site em computadores e dispositivos móveis. Com as consultas de pesquisas em dispositivos móveis superando aquelas feitas por computadores, a velocidade da página está se tornando cada vez mais importante para as empresas que querem reter seus visitantes. 
"A pontuação do PageSpeed varia de 0 a 100 pontos. Quanto mais alta a pontuação, melhor. Uma pontuação de pelo menos 85 é sinal de que a página está com bom desempenho. O PageSpeed Insights está em aprimoramento contínuo; portanto, a pontuação mudará quando adicionarmos novas regras ou melhorarmos nossas análises”, explicam os desenvolvedores do Google

2) Check My Links

Custo: gratuito
Para conferir se os links externos ou internos de uma página da Web realmente funcionam, use o Check My Links.
Esse verificador de links corrompidos facilita para um editor fazer correções antes de colocar a página no ar. Pense em um site como a Wikipédia, por exemplo. A página da Wikipedia para o termo “marketing” tem o exagero de 711 links. O Check My Links foi capaz de detectar esse número em segundos e descobrir (e destacar) sete links corrompidos. 
check_my_links.png
A ferramenta destaca todos os links bons em verde e aqueles corrompidos em vermelho. Assim, fica fácil identificar os que não funcionam mais ou não estão mais ativos. 

3) Moz Pro Tools

Custo: avaliação gratuita de 30 dias e, depois, planos pagos de US$ 99/mês a US$ 599/mês
A assinatura da Moz Pro abrange uma ferramenta com tudo incluído para aumentar a classificação de pesquisa da sua empresa. O conjunto de ferramentas de pesquisa da Moz oferece aos assinantes os recursos necessários para identificar as oportunidades de SEO, rastrear o crescimento, criar relatórios e otimizar seus esforços gerais. 
Por exemplo, a ferramenta Crawl Test (em inglês) usa o rastreador da web da própria Moz, o RogerBot, para analisar até 3.000 links de uma determinada URL. Depois da conclusão, os usuários recebem um relatório por email com detalhes de cada página à qual o site se vincula. 
moz.jpgCrédito da imagem: Moz
Isso será muito útil se você quiser identificar fatores de rastreabilidade, como conteúdo e redirecionamento duplicados que podem influenciar o desempenho do seu SEO. 

4) SEO Report Card

Custo: gratuito
SEO Report Card da UpCity analisa seu site para determinar como ele está com relação aos concorrentes.
report_card.png
Em troca de algumas informações de contato, o SEO Report Card apresenta um relatório que inclui o seguinte:
  • Análise de classificação. Um snapshot da classificação do seu site no Google, Yahoo e Bing! Sua classificação é baseada na palavra-chave principal que você seleciona quando insere informações para criar o relatório. 
  • Criação de links. Um relato detalhado do número de sites que vinculam para seu site. 
  • Análise no local. Um olhar sobre o seu sucesso quando você incorpora sua principal palavra-chave em todo o site. 
  • Acessibilidade do site.Uma seção voltada para o tempo de carregamento do seu site e a facilidade de acesso para rastreadores.
  • Métricas de confiabilidade. Uma visão geral do nível de confiança ou autoridade de seu site. 
  • Indexação atual. Uma indicação de quantas páginas do seu site foram indexadas.

5) Website Grader do HubSpot

Custo: gratuito
Em 2007, a HubSpot lançou a ferramenta Website Grader, que ajudou as empresas a descobrirem oportunidades de otimização dos mecanismos de pesquisa. Como muita coisa mudou desde então, recentemente eles lançaram uma versão aprimorada dessa ferramenta. 
WebsitegraderPT.png
O Website Grader é uma ferramenta online que gera relatórios personalizados com base nas seguintes métricas:
  • Considera o tamanho da página, solicitações e velocidade do seu site. 
  • Preparação para dispositivos móveis. Confere se o seu site funciona bem em dispositivos móveis em termos de rapidez de resposta e configurações de viewport.
  • Determina se seu site é fácil de encontrar por seres humanos e robôs. Essa determinação considera fatores como títulos e meta descrições da página.
  • Segurança. Procura elementos como um certificado SSL. Ele atua como uma forma de provar aos visitantes que seu site é autêntico e seguro para envios de informações de contato.
Você só precisa do URL do site e de um endereço de email para começar. Basta inserir suas informações e é possível esperar uma pontuação (de 1 a 100), além de um relatório detalhado que virá em segundos. 
Além do Website Grader, o HubSpot também tem outras ferramentas pagas de SEO para ajudá-lo a direcionar melhor seus esforços.
Por exemplo, no aplicativo HubSpot Blogging os usuários encontram sugestões de SEO à medida que digitam. Essa inclusão útil funciona como uma lista de verificação para criadores de conteúdo de todos os níveis. Os clientes do HubSpot também têm acesso aos aplicativos Page PerformanceSources Report e Keyword. A plataforma de marketing do HubSpot tem as ferramentas necessárias para pesquisar palavras-chave, monitorar o desempenho, rastrear o crescimento da pesquisa orgânica e diagnosticar páginas que podem não estar totalmente otimizadas. 

6) Woorank

Custo: teste gratuito de 14 dias, depois US$ 49/mês para o plano Pro ou US$ 149/mês para o plano Premium
A análise detalhada do site feita pela Woorank ajuda os profissionais de marketing a descobrir oportunidades de otimização e aprimoramento. Essa análise leva em conta o desempenho de iniciativas já existentes de SEO, mídias sociais, usabilidade e muito mais. 
woorank.png
Cada relatório é dividido em oito seções:
  • Lista de verificação de marketing 
  • SEO 
  • Dispositivos móveis
  • Usabilidade
  • Tecnologias 
  • Social 
  • Local 
  • Visitantes
Utilizando mais de 70 métricas, seria difícil e até mesmo impossível não mostrar oportunidades de aprimoramento. 
Como um bônus, a Woorank facilita o download de suas análises em PDFs registrados. Dessa forma, fica mais fácil fazer a distribuição e a apresentação em toda empresa. 

7) Screaming Frog SEO Spider

Custo: a versão Screaming Frog SEO Spider LITE é gratuita (com limitações*) e o plano pago custa US$ 160/ano
 Screaming Frog SEO Spider é o melhor amigo do profissional de marketing de pesquisa.
Projetado especificamente considerando o SEO, esse programa rastreia os sites que você especifica, examinando se as URLs têm problemas comuns de SEO. Ele simplifica e acelera um processo demorado, especificamente em sites maiores. A avaliação das mesmas URLs poderia levar horas ou dias.
Veja como ele funciona:
 O programa Java é bastante intuitivo, com guias fáceis de navegar. Além disso, você pode exportar parte dos dados ou todos eles para o Excel, para análise futura. Portanto, se você estiver usando, por exemplo, o Optify, Moz ou RavenSEO para monitorar palavras-chave específicas nos seus links ou classificações, poderá apenas criar um arquivo .csv da sua planilha, fazer alguns ajustes para chegar à formatação adequada e carregar o arquivo nas ferramentas.
* As limitações da versão incluem: você só pode verificar 500 URLs por site e não tem acesso completo às opções de configuração e aos recursos do código-fonte. Para remover estas limitações, os usuários podem comprar uma licença de 12 meses por cerca de US$ 160/ano. 

8) SEO Audit Tool da Found

Custo: gratuito
Quer superar seus concorrentes nas páginas de resultado dos mecanismos de pesquisa?
(Quem não quer?)
A SEO Audit Tool da Found é uma ferramenta fácil de usar para profissionais de marketing que querem identificar (e resolver) erros comuns de SEO em um site. 
SEO_found.png
É só digitar sua URL e receber uma auditoria de SEO automática instantânea sobre o seu site. A SEO Audit Tool da Found é dividida em três partes principais:
  • Problemas técnicos. Levam em consideração fatores como canonicalização e mapas de site XML.
  • Problemas de conteúdo. Considera fatores de influência, com palavras-chave e metadados.
  • Análise de link externo. O objetivo é avaliar a quantidade e a qualidade de links externos.
Assim como o Woorank, quando você executa um relatório, a ferramenta facilita o download dos resultados em PDF. Assim, você pode compartilhar em toda a sua empresa. 

9) Remove'em

Custo: US$ 249 por domínio ou uma opção de assinatura a partir de US$ 99/mês
Você já comprou links? Já inundou a seção de comentários de um blog usando a mesma mensagem e o mesmo link? Em caso afirmativo, vamos perdoar sua transgressão apenas dessa vez... mas o Google, não. 
Os links artificiais ou não naturais têm o potencial de comprometer seriamente sua classificação na pesquisa. Para limpá-los, confira o Remove'em
Essa ferramenta útil verifica seu perfil de backlink e gera uma lista de informações de contato com os links e os domínios que você precisará remover. Como alternativa, ela também permite exportar a lista para que você os remova usando a ferramenta do Google. (Essencialmente, essa ferramenta pede ao Google para não considerar esses links quando rastreia seu site.)

10) SEO Overview Tool da Varvy

Custo: gratuito
Essa ferramenta de auditoria de SE apresenta aos usuários informações sobre a força de seu domínio, links, SEO de imagem, contagens e menções nas redes sociais, SEO da página/técnico, velocidade da página e muito mais.
O relatório completo é preparado em menos de um minuto e detalha diferentes aspectos do desempenho do seu site. Você vai ver que a ferramenta emprega marcas de verificação verdes, Xs vermelhos e pontos de exclamação amarelos para apontar a gravidade do problema.
Um de nossos recursos favoritos é a visão detalhada das imagens:
image017.pngEssa seção do relatório enfoca a força das imagens do seu site, analisando o texto alternativo. Se você estiver usando muitas palavras, não tiver texto alternativo ou se o texto alternativo for fraco, a ferramenta o notificará para que você possa fazer as mudanças necessárias. 

Para começar

Embora você nunca poderá saber tudo que o Google sabe (ou não sabe) sobre seu site, ao aproveitar as práticas recomendadas de SEO e utilizar as ferramentas como as listadas aqui, poderá aumentar muito as chances de seu site aparecer nas respostas das consultas de pesquisa corretas.
Que ferramentas de SEO você usa? Conte para a gente nos comentários.
Nota do editor: este post foi publicado originalmente em junho de 2012 e foi atualizado para aumentar a precisão e a abrangência.

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