sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Quais São Os Melhores Horários Para Prospecção? Análise Baseada Em Dados

Em junho desse ano publicamos um report em que apontamos as melhores práticas em Outbound depois de analisar mais de 1 milhão de intrerações no Reev.
Esse report traz vários insights sobre boas práticas em estruturação de fluxos de cadência, principalmente quando falamos em prospecção de clientes.
Nesse blog post, especificamente, vou focar em quais são os melhores horários para prospecção de clientes. E o melhor: tudo baseado nos dados do nosso relatório!
Quer saber mais? Vem comigo!

Melhores horários para prospecção via cold mails

A partir dos dados do nosso relatório, vimos que os horários mais utilizados por vendedores para enviar cold mails são logo no início do dia, entre 8 horas e 10 horas da manhã, quando começa o horário comercial.
melhores horários para prospecção envio por hora
O período da tarde, como podem ver, também conta com uma boa frequência de envios, mas não tão grande quanto o pico observado na parte da manhã.
Mas será que essa é uma boa prática?

Taxa de abertura x Horários do dia

Como é de se imaginar, as maiores taxas de abertura são observadas pela manhã, com um pico entre 8 horas e 12 horas e um maior destaque para o horário de 9 horas da manhã.
melhores horários para prospecção abertura por hora
É aquela velha história: geralmente chegamos no escritório e, quando iniciamos nossa jornada de trabalho, vamos logo dar uma conferida na nossa caixa de entrada.
Porém, já nesse gráfico observamos um padrão interessante, um pico de abertura na parte da tarde, entre 14 horas e 17 horas. Vamos analisar melhor isso aqui quando formos falar sobre taxas de resposta e conversão.

Taxa de resposta x Horários do dia

Seguindo ainda essa mesma lógica, o pico de respostas aos emails também se concentra entre 8 horas e 12 horas da manhã.
melhores horários para prospecção resposta por hora
Esse comportamento está diretamente relacionado aos horários em que observamos a maior quantidade de envios de emails de prospecção.
No período da tarde também há uma relação interessante entre a quantidade de emails enviados e a quantidade de emails respondidos, porém é menor que aquela observada no período da manhã.
Essa menor quantidade de respostas à tarde é consequência da menor quantidade de emails enviados nesse horário, visto que o lead já respondeu os emails recebidos de manhã logo no início do dia.

Taxa de Abertura x Taxa de Resposta

Analisando a relação entre a quantidade de emails abertos e os horários de envio, vemos que essa relação é maior no período da tarde, principalmente entre 17 horas e 18 horas.
Mas podemos observar um padrão curioso durante toda a parte da tarde, principalmente após as 11 horas da manhã, com um intervalo às 13 horas, que pode estar relacionado ao horário de almoço.
melhores horários para prospecção abertura por hora de envio
Observamos o mesmo padrão, com concentração após 11 horas, para a taxa de resposta por horário de envio dos emails, inclusive quando consideramos os picos após as 17 horas.
melhores horários para prospecção resposta por hora de envio
Analisando todos os gráficos em conjunto, podemos observar que:
  • É observada um pico de abertura e resposta de emails na parte da manhã quando esse é um dado isolado, o que podemos relacionar à maior quantidade de emails enviados;
  • Na parte da tarde observamos um maior volume de pessoas que, efetivamente, lêem e respondem aos emails que estão recebendo naquele momento.
Sendo assim,concluímos que o horário da tarde é um horário que poderia ser melhor aproveitadopelos vendedores ao enviar emails de prospecção.

Taxa de conversão x Horários do dia

Já sabemos que a melhor relação entre emails lidos e emails respondidos ocorre na parte da tarde. Porém, quando eu tenho a maior chance de conseguir que esse retorno seja positivo?
melhores horários para prospecção conversão por hora de envio
Os horários com maior pico de conversão ocorrem entre 13 horas e 15 horas e essa conversão chega a ser até 50% maior que a observada na parte da manhã ou no final da tarde.
Vamos fazer uma análise mais profunda desses dados?

Taxa de Resposta x Taxa de Conversão

Analisamos a relação entre o volume de respostas e quantas dessas foram respostas foram positivas de acordo com o horário de envio.
Ou seja, se olharmos quais emails respondidos de fato converteram, a melhor relação ocorre no período da tarde, sendo até 20% maior que a mesma relação observada no período da manhã.
melhores horários para prospecção conversão resposta por hora de envio
Além disso, conseguimos observar um pico interessante às 13 horas e às 18 horas.
Esse pico de conversão pode ser consequência de um veredito final do decisor que, após alinhamento com a equipe, acaba levando o horário da decisão para o final da manhã ou para o final da tarde.

Melhores dias para prospecção dia cold mails

De acordo com as várias análises de taxa de abertura, resposta e conversão relacionadas aos dias da semana, chegamos à conclusão que quarta-feira é o melhor dia para prospecção. Vamos aos dados:
Podemos observar, nos gráficos abaixo, uma taxa de abertura e resposta maiores na quarta do que nos outros dias, com destaque negativo na sexta para os dois resultados.
melhores horários para prospecção abertura por dia
melhores horários para prospecção resposta por dia
Para a taxa de resposta relacionada ao número de emails enviados e ao dia da semana, também observamos um equilíbrio entre os dias da semana, com destaque positivo para quarta e negativo para sexta.
melhores horários para prospecção resposta por envio por dia
A taxa de conversão de acordo com o número de emails enviados e o dia da semana é bem maior na quarta do que nos outros dias, sendo que a sexta, novamente, é o dia com menor resultado observado.
melhores horários para prospecção conversão por envio por dia
Outra conclusão que podemos tirar desses gráficos sobre os dias da semana é que sexta-feira não é um bom dia para prospecção de potenciais clientes.
Melhores horários para prospecção via cold calls
Sabemos que utilizar um fluxo misto, ou seja, um fluxo que conta com outros touchpoints além de emails, converte quatro vezes mais que um fluxo composto por apenas etapas de prospecção por email.
Mas qual será o melhor horário para encaixar ligações e outros touchpoints, tirando o melhor proveito deles?
Um estudo do LeadResponseManagement com o professor Oldroyd do MIT analisou a eficiência de cold calls no mercado B2B.
Esse estudo mostra que o melhor horário para se conectar com leads via telefone é no final da tarde, especificamente entre 16 horas e 18 horas.
Esse horário se mostrou 114% melhor que o pior horário do dia para fazer essa conexão, que é entre 11 horas e 12 horas.
Outro horário que se mostrou eficaz para cold calls é no início da manhã, entre 8 horas e 10 horas. Apesar de ser o segundo melhor horário do ranking, ele ainda é 10 vezes menos eficiente que o melhor horário do dia.

Conclusão

Claro que não existe uma regra de ouro em outbound. Dependendo do seu cenário e do seu perfil de cliente ideal, várias dessa estatísticas podem mudar.
Mas, de acordo com as nossas análises, chegamos à várias conclusões que podem ser testadas em busca das melhores prática para você:
  • O melhor horário para prospecção de clientes é no período da tarde e o horário de maior conversão é no final do expediente, entre 17 horas e 19 horas;
  • Quarta-feira é o melhor dia para prospecção enquanto sexta-feira é o pior dia;
  • As ligações também mostraram um comportamento semelhante, já que as chances de se conectar com seu lead via cold call é 10 vezes maior entre 16 horas e 18 horas.
A melhor estratégia então é focar as atividades de envio de emails e de ligações na parte da tarde, um horário não muito aproveitado pelos vendedores em outbound.
E aí? Como você e sua equipe andam fazendo na sua empresa? Já canalizam essas atividades para o período da tarde?
Me conta aqui nos comentários, vou adorar receber o seu feedback!
Se tiver com alguma dúvida, clica aí no banner abaixo e faça download do nosso relatório de outbound. Nele você terá dados sobre tudo o que precisa saber sobre cadências em vendas.

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Dez ferramentas de SEO para analisar seu site como o Google analisa

Por Romulo Correa

Nada como uma atualização repentina em um algoritmo do Google para deixar os profissionais de marketing ao mesmo tempo confusos e preocupados. É como se ele esperasse você organizar todo o site e depois lançasse uma atualização que muda tudo.
Eles são muito transparentes e dizem que fazem isso para o bem de todos. Afinal de contas, cada ajuste de algoritmo gera resultados de pesquisa mais relevantes. Entretanto, ainda existe algum mistério por trás da forma como o Google avalia um site e determina quais sites mostrar para quais pesquisas.
Existem várias ferramentas disponíveis para ajudá-lo a enxergar seu site como o Google o enxerga, algumas delas gratuitas, outras pagas.Clique aqui para analisar rapidamente o SEO do seu site com a ferramenta gratuita Website Grader do HubSpot (disponível em português). 
Essas ferramentas são essenciais para sua estratégia de pesquisa orgânica. Com elas, você pode se concentrar nos elementos do seu site que o Google considera importantes. Neste post, vamos abordar dez ferramentas dessas para ajudá-lo a gerenciar seu site como um profissional de marketing... e um bot do Google!

Dez ferramentas de verificação de site para conferir seu SEO

1) Google Webmaster Tools

Custo: gratuito
Talvez a melhor maneira de entender a forma como o Google vê o seu site seja perguntar ao Google. As Google Webmaster Tools são recursos amigáveis para quem está começando, pois explica os fundamentos da pesquisa do Google.
Por exemplo, a ferramenta Fetch as Google permite ver uma URL específica da mesma forma que o Google a vê, o que é fundamental para solucionar problemas de baixo desempenho do SEO. As informações retornadas podem ajudá-lo a modificar a página em questão para obter resultados melhores e até mesmo isolar o código com problemas, se você achar que o site foi invadido.
image003.png
A cada semana, 500 buscas são alocadas aos usuários. Se você chegou perto de atingir seu limite, verá uma notificação no relatório.
Outro recurso excelente do Google Webmaster Tools é a PageSpeed Insights. Essa ferramenta mede o desempenho da velocidade do seu site em computadores e dispositivos móveis. Com as consultas de pesquisas em dispositivos móveis superando aquelas feitas por computadores, a velocidade da página está se tornando cada vez mais importante para as empresas que querem reter seus visitantes. 
"A pontuação do PageSpeed varia de 0 a 100 pontos. Quanto mais alta a pontuação, melhor. Uma pontuação de pelo menos 85 é sinal de que a página está com bom desempenho. O PageSpeed Insights está em aprimoramento contínuo; portanto, a pontuação mudará quando adicionarmos novas regras ou melhorarmos nossas análises”, explicam os desenvolvedores do Google

2) Check My Links

Custo: gratuito
Para conferir se os links externos ou internos de uma página da Web realmente funcionam, use o Check My Links.
Esse verificador de links corrompidos facilita para um editor fazer correções antes de colocar a página no ar. Pense em um site como a Wikipédia, por exemplo. A página da Wikipedia para o termo “marketing” tem o exagero de 711 links. O Check My Links foi capaz de detectar esse número em segundos e descobrir (e destacar) sete links corrompidos. 
check_my_links.png
A ferramenta destaca todos os links bons em verde e aqueles corrompidos em vermelho. Assim, fica fácil identificar os que não funcionam mais ou não estão mais ativos. 

3) Moz Pro Tools

Custo: avaliação gratuita de 30 dias e, depois, planos pagos de US$ 99/mês a US$ 599/mês
A assinatura da Moz Pro abrange uma ferramenta com tudo incluído para aumentar a classificação de pesquisa da sua empresa. O conjunto de ferramentas de pesquisa da Moz oferece aos assinantes os recursos necessários para identificar as oportunidades de SEO, rastrear o crescimento, criar relatórios e otimizar seus esforços gerais. 
Por exemplo, a ferramenta Crawl Test (em inglês) usa o rastreador da web da própria Moz, o RogerBot, para analisar até 3.000 links de uma determinada URL. Depois da conclusão, os usuários recebem um relatório por email com detalhes de cada página à qual o site se vincula. 
moz.jpgCrédito da imagem: Moz
Isso será muito útil se você quiser identificar fatores de rastreabilidade, como conteúdo e redirecionamento duplicados que podem influenciar o desempenho do seu SEO. 

4) SEO Report Card

Custo: gratuito
SEO Report Card da UpCity analisa seu site para determinar como ele está com relação aos concorrentes.
report_card.png
Em troca de algumas informações de contato, o SEO Report Card apresenta um relatório que inclui o seguinte:
  • Análise de classificação. Um snapshot da classificação do seu site no Google, Yahoo e Bing! Sua classificação é baseada na palavra-chave principal que você seleciona quando insere informações para criar o relatório. 
  • Criação de links. Um relato detalhado do número de sites que vinculam para seu site. 
  • Análise no local. Um olhar sobre o seu sucesso quando você incorpora sua principal palavra-chave em todo o site. 
  • Acessibilidade do site.Uma seção voltada para o tempo de carregamento do seu site e a facilidade de acesso para rastreadores.
  • Métricas de confiabilidade. Uma visão geral do nível de confiança ou autoridade de seu site. 
  • Indexação atual. Uma indicação de quantas páginas do seu site foram indexadas.

5) Website Grader do HubSpot

Custo: gratuito
Em 2007, a HubSpot lançou a ferramenta Website Grader, que ajudou as empresas a descobrirem oportunidades de otimização dos mecanismos de pesquisa. Como muita coisa mudou desde então, recentemente eles lançaram uma versão aprimorada dessa ferramenta. 
WebsitegraderPT.png
O Website Grader é uma ferramenta online que gera relatórios personalizados com base nas seguintes métricas:
  • Considera o tamanho da página, solicitações e velocidade do seu site. 
  • Preparação para dispositivos móveis. Confere se o seu site funciona bem em dispositivos móveis em termos de rapidez de resposta e configurações de viewport.
  • Determina se seu site é fácil de encontrar por seres humanos e robôs. Essa determinação considera fatores como títulos e meta descrições da página.
  • Segurança. Procura elementos como um certificado SSL. Ele atua como uma forma de provar aos visitantes que seu site é autêntico e seguro para envios de informações de contato.
Você só precisa do URL do site e de um endereço de email para começar. Basta inserir suas informações e é possível esperar uma pontuação (de 1 a 100), além de um relatório detalhado que virá em segundos. 
Além do Website Grader, o HubSpot também tem outras ferramentas pagas de SEO para ajudá-lo a direcionar melhor seus esforços.
Por exemplo, no aplicativo HubSpot Blogging os usuários encontram sugestões de SEO à medida que digitam. Essa inclusão útil funciona como uma lista de verificação para criadores de conteúdo de todos os níveis. Os clientes do HubSpot também têm acesso aos aplicativos Page PerformanceSources Report e Keyword. A plataforma de marketing do HubSpot tem as ferramentas necessárias para pesquisar palavras-chave, monitorar o desempenho, rastrear o crescimento da pesquisa orgânica e diagnosticar páginas que podem não estar totalmente otimizadas. 

6) Woorank

Custo: teste gratuito de 14 dias, depois US$ 49/mês para o plano Pro ou US$ 149/mês para o plano Premium
A análise detalhada do site feita pela Woorank ajuda os profissionais de marketing a descobrir oportunidades de otimização e aprimoramento. Essa análise leva em conta o desempenho de iniciativas já existentes de SEO, mídias sociais, usabilidade e muito mais. 
woorank.png
Cada relatório é dividido em oito seções:
  • Lista de verificação de marketing 
  • SEO 
  • Dispositivos móveis
  • Usabilidade
  • Tecnologias 
  • Social 
  • Local 
  • Visitantes
Utilizando mais de 70 métricas, seria difícil e até mesmo impossível não mostrar oportunidades de aprimoramento. 
Como um bônus, a Woorank facilita o download de suas análises em PDFs registrados. Dessa forma, fica mais fácil fazer a distribuição e a apresentação em toda empresa. 

7) Screaming Frog SEO Spider

Custo: a versão Screaming Frog SEO Spider LITE é gratuita (com limitações*) e o plano pago custa US$ 160/ano
 Screaming Frog SEO Spider é o melhor amigo do profissional de marketing de pesquisa.
Projetado especificamente considerando o SEO, esse programa rastreia os sites que você especifica, examinando se as URLs têm problemas comuns de SEO. Ele simplifica e acelera um processo demorado, especificamente em sites maiores. A avaliação das mesmas URLs poderia levar horas ou dias.
Veja como ele funciona:
 O programa Java é bastante intuitivo, com guias fáceis de navegar. Além disso, você pode exportar parte dos dados ou todos eles para o Excel, para análise futura. Portanto, se você estiver usando, por exemplo, o Optify, Moz ou RavenSEO para monitorar palavras-chave específicas nos seus links ou classificações, poderá apenas criar um arquivo .csv da sua planilha, fazer alguns ajustes para chegar à formatação adequada e carregar o arquivo nas ferramentas.
* As limitações da versão incluem: você só pode verificar 500 URLs por site e não tem acesso completo às opções de configuração e aos recursos do código-fonte. Para remover estas limitações, os usuários podem comprar uma licença de 12 meses por cerca de US$ 160/ano. 

8) SEO Audit Tool da Found

Custo: gratuito
Quer superar seus concorrentes nas páginas de resultado dos mecanismos de pesquisa?
(Quem não quer?)
A SEO Audit Tool da Found é uma ferramenta fácil de usar para profissionais de marketing que querem identificar (e resolver) erros comuns de SEO em um site. 
SEO_found.png
É só digitar sua URL e receber uma auditoria de SEO automática instantânea sobre o seu site. A SEO Audit Tool da Found é dividida em três partes principais:
  • Problemas técnicos. Levam em consideração fatores como canonicalização e mapas de site XML.
  • Problemas de conteúdo. Considera fatores de influência, com palavras-chave e metadados.
  • Análise de link externo. O objetivo é avaliar a quantidade e a qualidade de links externos.
Assim como o Woorank, quando você executa um relatório, a ferramenta facilita o download dos resultados em PDF. Assim, você pode compartilhar em toda a sua empresa. 

9) Remove'em

Custo: US$ 249 por domínio ou uma opção de assinatura a partir de US$ 99/mês
Você já comprou links? Já inundou a seção de comentários de um blog usando a mesma mensagem e o mesmo link? Em caso afirmativo, vamos perdoar sua transgressão apenas dessa vez... mas o Google, não. 
Os links artificiais ou não naturais têm o potencial de comprometer seriamente sua classificação na pesquisa. Para limpá-los, confira o Remove'em
Essa ferramenta útil verifica seu perfil de backlink e gera uma lista de informações de contato com os links e os domínios que você precisará remover. Como alternativa, ela também permite exportar a lista para que você os remova usando a ferramenta do Google. (Essencialmente, essa ferramenta pede ao Google para não considerar esses links quando rastreia seu site.)

10) SEO Overview Tool da Varvy

Custo: gratuito
Essa ferramenta de auditoria de SE apresenta aos usuários informações sobre a força de seu domínio, links, SEO de imagem, contagens e menções nas redes sociais, SEO da página/técnico, velocidade da página e muito mais.
O relatório completo é preparado em menos de um minuto e detalha diferentes aspectos do desempenho do seu site. Você vai ver que a ferramenta emprega marcas de verificação verdes, Xs vermelhos e pontos de exclamação amarelos para apontar a gravidade do problema.
Um de nossos recursos favoritos é a visão detalhada das imagens:
image017.pngEssa seção do relatório enfoca a força das imagens do seu site, analisando o texto alternativo. Se você estiver usando muitas palavras, não tiver texto alternativo ou se o texto alternativo for fraco, a ferramenta o notificará para que você possa fazer as mudanças necessárias. 

Para começar

Embora você nunca poderá saber tudo que o Google sabe (ou não sabe) sobre seu site, ao aproveitar as práticas recomendadas de SEO e utilizar as ferramentas como as listadas aqui, poderá aumentar muito as chances de seu site aparecer nas respostas das consultas de pesquisa corretas.
Que ferramentas de SEO você usa? Conte para a gente nos comentários.
Nota do editor: este post foi publicado originalmente em junho de 2012 e foi atualizado para aumentar a precisão e a abrangência.