Coordenadora de Desenvolvimento de Cursos das áreas de Hotelaria e Eventos do Senac São Paulo, Marcia Harumi possui graduação em Hotelaria pelo Senac São Paulo, especialização em Administração de Recursos Humanos pela Universidade São Judas Tadeu, especialização em Gestão Educacional: perspectivas da práxis pela PUC-Campinas, especialização em História da Arte pela FAAP-SP e mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Nesta entrevista, fala um pouco sobre o ensino da hotelaria no Brasil.
HOTELNEWS - O modelo educacional do Senac foca tanto a teoria quanto a prática, mas trabalha com a hotelaria de alto padrão. Você acredita que há frustração quando os profissionais recém-formados começam a trabalhar em empreendimentos sem tantos recursos e serviços?
MARCIA HARUMI - Os alunos da graduação em hotelaria do Senac realizam a prática profissional em nossos hotéis-escola, que oferecem produtos e serviços diferenciados e proporcionam a visão do funcionamento de todos os departamentos de um hotel. Entretanto, ao longo do curso, o aluno estuda as diferentes tipologias de empreendimentos, assim como as diversas categorias, do econômico ao luxo, e as oportunidades e desafios desse mercado. Os recém-formados anseiam por desafios e muitas vezes deparam-se com um ambiente de trabalho onde não há abertura para apresentar suas ideias, ou suas potencialidades estão subutilizadas. Isso causa a frustação, independentemente do porte ou categoria do empreendimento.
HN - O mercado respeita muito a formação oferecida pelo Senac, mas também aponta a dificuldade de encontrar essa mão de obra. Para onde estão indo estes profissionais?
MH - A formação em hotelaria não se restringe à atuação em hotéis. O profissional formado em hotelaria pode atuar nos diversos empreendimentos da hospitalidade e prestação de serviços. Embora as redes hoteleiras sejam grandes empregadoras, temos visto muitos alunos atuando em outras empresas que valorizam a sua formação. O perfil do egresso de hotelaria é aderente às oportunidades oferecidas por outros segmentos como consultorias, hospitais, bancos, cartões de crédito, condomínios, shoppings, redes de restaurantes, entre outros que primam pelo atendimento diferenciado.
HN - A hotelaria possui muitos setores a serem explorados. Há algum tipo de acompanhamento dos estudantes durante o período de formação para que identifiquem em que área serão mais bem sucedidos?
MH - Sim. Durante o curso, além de componentes curriculares que apresentam o mercado da hospitalidade nacional e internacional, os alunos participam de atividades práticas como a imersão no hotel-escola, onde eles têm a oportunidade de vivenciar os diferentes departamentos: de alimentos e bebidas à hospedagem, de eventos ao lazer, do setor administrativo a vendas, por exemplo. Essa prática o auxilia na escolha de uma área de atuação. Soma-se a isso o estágio obrigatório em empresas hoteleiras ou da hospitalidade que trazem novas experiências e possibilidades, muitos alunos são contratados antes de mesmo de terminar sua formação. No curso Bacharelado em Hotelaria temos um componente que trata especificamente da gestão de carreiras.
HN - Qual o diferencial de um profissional que estudou em um hotel-escola?
MH - Este é um divisor de águas no curso. Durante a prática, o aluno tem a oportunidade de vivenciar o dia a dia de todos os setores, isso contribui para o entendimento do fluxo de informações, as relações que se estabelecem entre as equipes e o impacto do trabalho de cada setor no valor percebido pelo hóspede. Ele tem a visão do todo, do ponto de vista operacional e da gestão. Além disso, o hotel-escola tem hóspedes ‘reais’ de lazer e de eventos corporativos. Toda essa vivência amplia a compreensão sobre o negócio.
HN - Quais as principais vantagens do aluno Senac no mercado?
MH - O Senac é pioneiro na formação de profissionais para hotelaria e está constantemente inovando suas práticas educacionais. O aluno Senac tem oportunidade de vivenciar esse mercado ao longo de sua formação, seja por meio da prática profissional, nos estágios nas empresas, pelo contato com especialistas em palestras e eventos, pela pesquisa com entidades representativas do setor. Além disso, a instituição promove competições de empreendedorismo, desenvolvendo a atitude empreendedora em nossos alunos. Todo esse trabalho se reflete no momento de seu ingresso no mercado, onde mobiliza conhecimentos, habilidades e atitudes da sua formação para uma atuação profissional diferenciada.
HN - Como entende o mercado de formação para hotelaria, além do Senac destacaria alguma outra instituição?
MH - Destacaria a Cornell University, considerada uma referência mundial na formação de gestores para a hotelaria. Cornell foi uma das instituições internacionais que contribuiu para a implantação da área de hotelaria no Senac e atualmente oferecemos seus Programas de Gestão Executiva para os profissionais da hotelaria no Brasil.
HN - Ainda são muitos os estudantes que ingressam na universidade com uma visão glamorosa do setor e acabam abandonando a profissão quando se deparam com uma rotina de trabalho de muitas horas, poucas folgas e baixos salários. O Senac se preocupa em preparar os alunos para esta realidade?
MH - Sim, essa é uma questão de extrema relevância discutida com os alunos, tratados pelos professores e por palestrantes convidados, no contexto da profissão. Por outro lado, também são discutidas as possibilidades de carreira, as oportunidades que o mercado de hotelaria pode proporcionar ao longo dos anos, nacional ou internacionalmente, ou mesmo as possibilidades de empreender nessa área.
HN - A falta de mão de obra qualificada ainda é um ponto nevrálgico no setor. Sabemos que o Senac é referência nesse quesito, mas não está acessível a todos pelo alto investimento necessário. O que a instituição faz para torná-la mais acessível e o que ainda pode fazer?
MH - O Senac oferece uma infraestrutura e corpo docente com alto padrão de qualidade. No ensino superior, oferecemos bolsas ProUni, bolsas para iniciação científica ou extensão universitária e desconto de 20% para comerciários. Para as demais modalidades, como cursos técnicos e de qualificação profissional, além do desconto de 20% para comerciários, há o Programa Senac de Gratuidade, que oferece bolsas de estudo para pessoas com renda per capita de até dois salários mínimos.
HN - Desde 2012 o Senac promove o Desafio Senac: Alunos no Comando.
Qual o objetivo desse projeto e qual a adesão dos alunos nessas três edições?
MH - O objetivo do projeto é desenvolver competências de gestão e liderança por meio de um evento totalmente organizado pelos alunos. Eles comandam um dos hotéis-escola por um fim de semana e todas as atividades são concebidas, operacionalizadas e gerenciadas por eles. A adesão dos alunos é alta e quase todos já tiveram ao menos uma experiência nessa atividade, seja no grupo operacional ou gerencial.
HN - O Senac possui parceria com instituições internacionais. Fale um pouco sobre esses projetos e qual é a importância dessas parcerias para a formação acadêmica local.
MH - Somos procurados por diversas instituições internacionais para estabelecer ações de cooperação de intercâmbio de alunos e professores, complementação de estudos e estudo de idiomas. Essas ações contribuem para a formação dos alunos, oportunidades internacionais de estágios e ampliam seus conhecimentos e habilidades. Além disso, parcerias com entidades do setor, como o FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil e a Associação Resorts Brasil, abrem portas para estágios e oportunidades de empregos, assim como o desenvolvimento de pesquisas aplicadas.
* Entrevista publicada na edição 384 - março-abril
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