Iniciativas de conscientização social e ambiental e campanhas emotivas se destacaram ao redor do mundo. Marcas como Nescafé, Coca-Cola e Ikea tiveram bons resultados
Por Priscilla Oliveira, do Mundo do Marketing | 19/12/2014
priscilla@mundodomarketing.com.br
Ao longo de 2014, iniciativas de Marketing ao redor do mundo adotaram diferentes estratégias para aumentar as vendas ou mesmo tornar as empresas inesquecíveis para o público em geral. Algumas marcas, antenadas à tendência global de sustentabilidade, apostaram na conscientização social e ambiental e obtiveram uma resposta positiva dos consumidores. Foi o caso da campanha da Honda, da Ucrânia, que desenvolveu vídeos falando sobre o perigo de se maquiar ao volante.
Já a Coca-Cola criou, no Vietnã, tampas de garrafas que as transformavam as embalagens em outros objetos, reduzindo, assim, o descarte. A companhia também foi responsável por um dos lançamentos mais comentados do ano: a versão verde de seu refrigerante com uma combinação de açúcar e stevia, sabor também posto à venda pela concorrente Pepsi. Esta, por sua vez, impactou pessoas que aguardavam o transporte em pontos de ônibus por meio de uma ação out-of-home de realidade aumentada.
O banco TD emocionou a todos ao transformar seus caixas eletrônicos em máquinas de agradecimentos, no Canadá. Outras marcas que surpreenderam os clientes foram a Ikea, a Nescafé e a Essential Waitrose, embora nenhuma ação tenha sido tão comentada quanto o desafio do balde de gelo, criado pelo fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, com o propósito de ajudar uma instituição social.
Balde de gelo
Zuckerberg iniciou o desafio do balde de gelo convidando alguns empresários a tomarem um banho de água gelada ou doarem uma quantia para a ONG ALS Foundation - ou fazerem ambas as ações. Muitos embarcaram na brincadeira, como artistas e marcas de todas as partes do mundo.
Zuckerberg iniciou o desafio do balde de gelo convidando alguns empresários a tomarem um banho de água gelada ou doarem uma quantia para a ONG ALS Foundation - ou fazerem ambas as ações. Muitos embarcaram na brincadeira, como artistas e marcas de todas as partes do mundo.
Como resultado, mais de US$ 15 milhões foram enviados para a empresa do terceiro setor especializada no combate à Esclerose Lateral Amiotrófica. No mesmo período de 2013, a entidade havia recolhido US$ 1,8 milhão. Entre as empresas que aderiram, estão bolinho Ana Maria, Netflix, Oreo, Peixe Urbano e Pontofrio.com.
Nescafé anúncio
A Nescafé da França transformou um anúncio de jornal em um par de xícaras para promover o então novo slogan global “Tudo começa com um Nescafé”. A peça presa ao veículo transformava-se nas canecas após ser dobrada. A campanha também incluía o pó do café para ser consumido com a adição de água quente. A segurança do objeto pop-up foi garantida pela empresa, que ainda propôs aos leitores dividirem a bebida com um amigo.
A Nescafé da França transformou um anúncio de jornal em um par de xícaras para promover o então novo slogan global “Tudo começa com um Nescafé”. A peça presa ao veículo transformava-se nas canecas após ser dobrada. A campanha também incluía o pó do café para ser consumido com a adição de água quente. A segurança do objeto pop-up foi garantida pela empresa, que ainda propôs aos leitores dividirem a bebida com um amigo.
Assista abaixo como funcionou a ação:
Rótulo feito por criança
A empresa Essential Waitrose, do Reino Unido, adotou o rótulo criado por uma criança em suas embalagens. O jovem Harry Deverill acreditava que os desenhos presentes nos potes dos molhos da companhia eram pouco atraentes e decidiu enviar uma sugestão de troca pelo correio para a fabricante. A carta propondo a mudança foi bem recebida e o resultado foi uma série especial de molhos temperados com o invólucro feito pelo menino de seis anos.
A empresa Essential Waitrose, do Reino Unido, adotou o rótulo criado por uma criança em suas embalagens. O jovem Harry Deverill acreditava que os desenhos presentes nos potes dos molhos da companhia eram pouco atraentes e decidiu enviar uma sugestão de troca pelo correio para a fabricante. A carta propondo a mudança foi bem recebida e o resultado foi uma série especial de molhos temperados com o invólucro feito pelo menino de seis anos.
Restaurante Bob Esponja
Um grupo de investidores da Palestina inaugurou uma unidade temática do restaurante do desenho Bob Esponjano país. O cenário escolhido foi o local de trabalho do Siri Cascudo, que possui o próprio "Seu Sirigueijo" para recepcionar os clientes, na animação. A inauguração do Salta Burger ocorreu em agosto e atrai diversos curiosos e crianças para realizar festas de aniversário no espaço, que conta com uma fanpage no Facebook.
Um grupo de investidores da Palestina inaugurou uma unidade temática do restaurante do desenho Bob Esponjano país. O cenário escolhido foi o local de trabalho do Siri Cascudo, que possui o próprio "Seu Sirigueijo" para recepcionar os clientes, na animação. A inauguração do Salta Burger ocorreu em agosto e atrai diversos curiosos e crianças para realizar festas de aniversário no espaço, que conta com uma fanpage no Facebook.
Ikea e Airbnb – hospedagem
A loja de departamento Ikea, em Sidney, realizou uma parceria com o site de hospedagens Airbnb para levar consumidores a passarem uma noite dentro da loja. O pacote da oferta de hospedagem inusitada dava direito a jantar e a levar para casa os lençóis utilizados durante o período passado na unidade. O valor do pernoite também era bem atrativo: apenas US$ 12,00.
A loja de departamento Ikea, em Sidney, realizou uma parceria com o site de hospedagens Airbnb para levar consumidores a passarem uma noite dentro da loja. O pacote da oferta de hospedagem inusitada dava direito a jantar e a levar para casa os lençóis utilizados durante o período passado na unidade. O valor do pernoite também era bem atrativo: apenas US$ 12,00.
Honda perigo de se maquiar no trânsito
A Honda criou uma ação na Ucrânia para conscientizar as motoristas que costumam se maquiar enquanto dirigem em relação aos riscos que correm. A campanha buscou chamar atenção para como essa distração causa acidentes de trânsito. Os anúncios criados pela Geometry Global transformaram uma paleta de sombras em uma calçada quebrada, o rímel em poste amassado, o batom em um farol vermelho e um pó compacto em um airbag cheio.
A Honda criou uma ação na Ucrânia para conscientizar as motoristas que costumam se maquiar enquanto dirigem em relação aos riscos que correm. A campanha buscou chamar atenção para como essa distração causa acidentes de trânsito. Os anúncios criados pela Geometry Global transformaram uma paleta de sombras em uma calçada quebrada, o rímel em poste amassado, o batom em um farol vermelho e um pó compacto em um airbag cheio.
Máquina de saque nos bancos
O banco TD, no Canadá, transformou um caixa eletrônico comum em uma ferramenta de agradecimento aos clientes. A agência escolheu alguns correntistas para premiá-los de forma personalizada, muitas vezes utilizando informações da vida pessoal deles. A ação deu passagens aéreas para uma senhora visitar a filha que tem câncer e mora em Trinidad. Outra mãe recebeu um cheque para custear a educação das crianças. Sabendo que os pequenos não iriam curtir tanto, o banco também ofereceu ingressos para os parques da Disney. Já um rapaz ganhou o uniforme do time de beisebol favorito, Toronto Blue Jays, e teve a chance de lançar uma bola durante uma partida. Outros clientes ganharam flores e dinheiro em espécie.
O banco TD, no Canadá, transformou um caixa eletrônico comum em uma ferramenta de agradecimento aos clientes. A agência escolheu alguns correntistas para premiá-los de forma personalizada, muitas vezes utilizando informações da vida pessoal deles. A ação deu passagens aéreas para uma senhora visitar a filha que tem câncer e mora em Trinidad. Outra mãe recebeu um cheque para custear a educação das crianças. Sabendo que os pequenos não iriam curtir tanto, o banco também ofereceu ingressos para os parques da Disney. Já um rapaz ganhou o uniforme do time de beisebol favorito, Toronto Blue Jays, e teve a chance de lançar uma bola durante uma partida. Outros clientes ganharam flores e dinheiro em espécie.
Todas as reações foram gravadas pela agência Leo Burnett Toronto, também idealizadora do projeto. O resultado emocionante pode ser conferido no vídeo abaixo:
Ação da Pepsi em ponto de ônibus
A Pepsi também surpreendeu os pedestres de uma rua de Londres. A empresa transformou um painel destinado a campanhas publicitárias do ponto de ônibus em uma tela de projeção de realidade aumentada. Esperando a chegada do veículo, eles tomavam um susto ao se verem diante de um tigre de bengala ou uma invasão alienígena.
A Pepsi também surpreendeu os pedestres de uma rua de Londres. A empresa transformou um painel destinado a campanhas publicitárias do ponto de ônibus em uma tela de projeção de realidade aumentada. Esperando a chegada do veículo, eles tomavam um susto ao se verem diante de um tigre de bengala ou uma invasão alienígena.
Nesta ação, as pessoas eram levadas a acreditar que viam através de um vidro, mas as cenas inacreditáveis e inesperadas aconteciam ali na tela. As reações foram registradas e podem ser vistas no vídeo abaixo:
Coca-Cola transforma garrafas pet em produtos
Criada como uma ação de uso consciente, a Coca-Cola elaborou 16 tampas diferentes das que costumamos encontrar em suas garrafas para dar novas utilidades às PETs, após o consumo do refrigerante. A ação inovadora, chamada de “2nd Lives” (Segundas Vidas, em tradução livre), foi lançada no Vietnã e distribuída gratuitamente a moradores. Com o acessório, as embalagens se tornam brinquedos, canetas iluminadoras, borrifadores de jardim e apontadores de lápis.
Criada como uma ação de uso consciente, a Coca-Cola elaborou 16 tampas diferentes das que costumamos encontrar em suas garrafas para dar novas utilidades às PETs, após o consumo do refrigerante. A ação inovadora, chamada de “2nd Lives” (Segundas Vidas, em tradução livre), foi lançada no Vietnã e distribuída gratuitamente a moradores. Com o acessório, as embalagens se tornam brinquedos, canetas iluminadoras, borrifadores de jardim e apontadores de lápis.
Coca e Pepsi com refrigerantes verdes
As concorrentes Coca-Cola e Pepsi levaram aos Estados Unidos, este ano, as versões verdes de seus refrigerantes. Nas duas bebidas, parte do açúcar é substituído pelo adoçante natural stevia. Tanto a Coca-Cola Life quanto a Pepsi True, como são chamadas, possuem embalagem na cor verde, para indicar que são alternativas mais saudáveis.
As concorrentes Coca-Cola e Pepsi levaram aos Estados Unidos, este ano, as versões verdes de seus refrigerantes. Nas duas bebidas, parte do açúcar é substituído pelo adoçante natural stevia. Tanto a Coca-Cola Life quanto a Pepsi True, como são chamadas, possuem embalagem na cor verde, para indicar que são alternativas mais saudáveis.
A Coca-Cola Life não é diet nem light, mas possui menos calorias do que a opção vermelha, e já está presente também em outros países, como Argentina, Chile e Grã Bretanha. A vinda do produto para o Brasil foi vetada, por conta de regulamentações locais.
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