Uma das maiores
atribuições do marketing é desenvolver estratégias garantindo que a
força de vendas faça seu trabalho com excelência, muito além da
conversão do negócio em si, focando na experiência do cliente e
fortalecendo sua relação com a empresa a longo prazo. Hoje, em qualquer
negócio e setor, não se pode mais depender apenas da área comercial para
garantir uma boa experiência, sendo que os momentos da verdade começam muito antes do primeiro encontro entre vendedores e clientes.
O chamado ZMOT (Zero Momento of Truth, Momento Zero da Verdade) deixa claro que o primeiro momento da verdade
começa no meio social. Com o número de smartphones evoluindo para
ultrapassar até mesmo o número da população, é claro que o meio social
converge também para o meio digital. Não há como escapar de criar uma
estratégia de marketing digital.
Quando falamos dos esforços de vendas
serem otimizados quando implementamos uma estratégia digital, isso não
quer dizer que são substituíveis, mas sim que podem ser melhor
aproveitados focando nas potencialidades de cada ferramenta. Toda
estratégia deve iniciar com uma análise do comportamento e perfil do
público-alvo. Somente com essa compreensão afinada, a estruturação de
ferramentas utilizadas será coerente com o público e efetiva para o
negócio. Com esta análise, podemos avaliar as ferramentas apresentadas
pelo site de buscas mais famoso do mundo.
O Google oferece o que chamamos de links
patrocinados (ou Adwords), onde você pode montar campanhas de anúncios
selecionando as palavras-chave mais adequadas para estar presente assim
que seu cliente digitar uma busca relacionada com seu serviço ou
produto. Toda vez que ocorre uma busca no Google um “leilão” é realizado
– esse leilão é a maneira onde o algoritmo do Google calcula o ranqueamento de resultados na página inicial de resultados.
Esse cálculo leva em consideração vários
fatores, como o valor de seu lance e a busca orgânica, isto é, a busca
ignorando investimentos na publicidade garantindo que os sites com maior
acesso e recorrência estejam melhor posicionados, assegurando também a
credibilidade da busca. Depois de escolher suas palavras-chave e montar
seu anúncio, você pode optar por dois sistemas de custo: CPV ou CPC –
Custo Por Visualização ou Custo Por Clique – respectivamente. No leilão,
você estipula o custo que está disposto a pagar e seu valor e, após o
cálculo, ranqueia seu anúncio para publicação nos resultados das buscas.
Além dos links patrocinados, o Google
também possui anúncios em displays de outros sites chamados de GDN –
Google Display Network -, funcionando como outdoors em outras páginas e
não nos resultados de uma pesquisa. Há também anúncios apenas para
mobile e ferramentas de croos-media.
Todos os diferentes tipos de anúncio
possuem a grande vantagem de usarem a ferramenta de segmentação: você
pode restringir os leilões para participar apenas para uma região ou
apenas um tipo de device, como tablets e smartphones. Assim como o
Google, as redes sociais também possuem essa ferramenta de segmentação
para delimitação do público-alvo. O Facebook possui seu sistema de
Facebook Ads, muito similar ao Google Adwords, o grande diferencial é a
plataforma de uma rede social que possibilita o engajamento com a marca e
não apenas o contato formal como no caso de um site padrão.
As ferramentas não param por aí, há
diversos caminhos para conseguir estar no lugar certo, na hora certa, à
disposição para garantir a melhor experiência ao cliente. É claro que
esse envolvimento estratégico busca, em primeiro lugar, conquistar a
atenção do cliente, engajar e construir um relacionamento que venha se
converter em vendas – mas que jamais pare por aí.
Uma estratégia digital busca contemplar
diversos gaps comuns, como dificuldade do vendedor em reter o cliente,
confiança entre os envolvidos, engajamento e interesse do consumidor
depois que a compra é finalizada – garantindo fidelização à marca. A
continuidade do relacionamento é um dos grandes diferenciais.
É certo que estamos em um novo mundo,
mas nada ainda tão complexo quanto relacionamentos. O papel do vendedor
continua indispensável, mas as estratégias e ferramentas de marketing
digital tornam seu trabalho muito mais efetivo.
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