Posicionamento não é o que eu digo que sou, mas sim o que o outro
(mercado) percebe
Fernando
Coelho, 5 de junho de 2014
O
titulo deste post é muitas vezes (em algumas, sempre) descumprido pelas marcas
de todos os segmentos – muitas empresas desconhecem, ou mesmo conhecendo, por
pensarem em curto prazo, não buscam se posicionar na mente (e coração) de seus
consumidores.
Apenas para
lembrar, posicionamento não é o que eu digo que sou, mas sim o que o outro
(mercado) percebe, logo, em marketing, percepção é mais importante que a
realidade, todavia, a realidade precisa andar de mãos dadas com a percepção.
Para ser
mais claro, a regra é básica: um bom posicionamento é construído por promessas,
cumprimento de promessas e percepção – ou seja, se a marca prometeu ela tem que
cumprir.
No marketing
3.0 Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan nos apresentam uma nova
forma para conquistar o público-foco, é preciso alcançar a mente, coração e
espirito; é fundamental entender os consumidores em sua totalidade humana e
suprir suas expectativas.
O que
acontece muitas vezes é que as expectativas dos clientes são formadas com base
em promessas, e ai, os autores nos colocam os 3 I’s como solução: identidade,
integridade e imagem. Às empresas caberá identificar as necessidades e desejos
dos consumidores para serem capazes de orientar suas mentes, corações e
espíritos traduzidos em promessas e ações.
Essencialmente
os 3 I’s seria destrinchados da seguinte maneira:
·
Identidade – aquilo que sou e prometo entregar;
·
Integridade – o cumprimento do que foi
prometido, a marca agindo de forma honesta com o consumidor;
·
Imagem – promessas e ações se comungam e,
portanto formam uma boa imagem diante do atendimento das expectativas criadas.
Em resumo,
tenha palavra e faça o impossível para cumpri-la, mesmo que isso represente
prejuízo no curto prazo, com absoluta certeza, sua imagem vale muito mais.
Ser ético e
responsável são atitudes fundamentais para um bom posicionamento de mercado.
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