A campanha que é uma aula de Facebook Marketing
Não é segredo para quem é antenado com Facebook Marketing, redes sociais em geral e marketing digital que a campanha do Guaraná Antártica no Facebook é referência.Todos os meses a fan page é citada como a que mais cresce entre as grandes marcas do país , possui mais de 9 milhões de fãs e produz muito engajamento.
Entretanto, eles se superaram com a campanha atual, “Amigo do melhor amigo”.
Trata-se de uma campanha em que o usuário é motivado a compartilhar o a campanha para apadrinhar um cão e incentivar seus amigos a adotarem, além disso, a cada compartilhamento o Guaraná Antártica doa 1 kilo de ração para a ONG Clube dos Vira-latas.
Podemos retirar diversos princípios desta ação de Facebook Marketing.
1- A campanha abraça uma causa social, o que invariavelmente gera resultado.
2- Incentiva o engajamento colaborativo dos usuários, este é um meio muito mais eficaz do que sorteios nos quais as pessoas concorrem por algo.
3- Trabalha o que chamo de “FofoMarketing” que são campanhas no Facebook que contemplam algo “fofo”, como cachorrinhos, gatinhos, bebês, etc… Este tipo de ação de Facebook Marketing também sempre gera muito engajamento entre os usuários.
4- Associa a imagem do Guaraná Antártica a boas ações, elevando consideravelmente o valor social da marca e fazendo com que as pessoas tenham em sua mente registrado que o guaraná Antártica é ligado a um aspecto social e relevante.
5- No que tange a promoção da campanha, outro insight fantástico! A marca de programa televisivo com mais sucesso nas redes sociais é o Pânico na TV, com mais de 6 milhões fã no Facebook e de 7 milhões de seguidores no Twitter, e o Guaraná Antártica lançou a campanha justamente no Pânico na TV.
Obviamente, uma pequena empresa não pode utilizar de um meio de promoção tão abrangente com o o Pânico, entretanto, elaborar campanhas apoiadas em causas sociais, engajamento colaborativo e “Fofomarketing” está ao alcance de todos e sem dúvida é melhor maneira de ter pessoas comentando e divulgando sua marca!
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