Numa perspectiva pouco ortodoxa para o clássico marketer, entendendo
desde logo a clara dificuldade financeira e de recursos que
as start-ups encaram no seus primórdios, as estratégias
de marketing têm obrigatoriamente que ser constituídas por planos pouco
dispendiosos. Disse dispendiosos? Porque não grátis?
Na minha modesta opinião, que com muito ou pouco valor também conta, a era
dos flyers e dos cartazes acabou. À partida, é dinheiro que não se
gasta e que pode ser aplicado noutras acções. Na televisão e rádio, colocando de
parte a divulgação realizada “por boca” nos programas noticiosos, a publicidade
tem valor para as grandes marcas. Primeiro, porque são estas que a podem pagar
(mais caro do que ouro) e segundo, porque são as que têm uma posição clara no
mercado e o seu prestígio acaba por fazer mais do que a própria publicidade.
Resumindo, este tipo de comunicação também não é indicada para os demais
pequenos negócios e start-ups.
Além das acções de marketing gratuito que já foram referidos na
Mexxer, como é o caso dos blogs, conteúdos gratuitos, ebooks, etc.,
existem um conjunto de outras soluções rápidas e tão ou mais eficazes. Através
de um planeamento estratégico, as acções seguintes podem trazer novos clientes
até si.
1. Concursos e brindes. Toda a gente gosta de ter algo
à borla e isso significa que concursos, promoções e ofertas são uma
óptima maneira de obter tráfego no seu website e de aumentar a sua
lista de e-mails. É quase um dar para receber, uma estratégia desenvolvida à
volta do gratuito onde o que dá quebra a fronteira entre o cliente e o seu
produto ou serviço. Além disso, como permite o crescimento da sua lista de
e-mails, tem uma oportunidade para manter-se ligado ao cliente para futuras
divulgações, como newsletters, uma solução inovadora ou novas acções
de marketing.
2. Programas refira-a-um-amigo. Permita que os seus
clientes o ajudem a espalhar a palavra sobre a sua empresa através de um
programa refira-a-um-amigo. Uma opções para concretizar um sistema
deste tipo pode passar por oferecer um desconto ao cliente caso os amigos que
este trouxer se registem ou participem de alguma forma no seu negócio ou pode
mesmo oferecer promoções aos novos utilizadores que chegaram através do programa
refira-um-amigo com promoções ou vantagens que de outra forma não
seriam possíveis.
3. Troca de links. Pelo título já deve
perceber a vantagem: ajudar para ser ajudado. Uma vez que jamais pagará para ser
referenciado noutros websites, a criação de uma rede de ligações com
outras empresas pode ajudar no seu crescimento. Estas ligações podem passar por
troca de painéis publicitários, conteúdo escrito de referência ou simples
parcerias. Num ambiente dominado pela crise, quase todas as empresas
que se encontram ao mesmo nível que a sua anseiam por oportunidades destas.
4. Sites como a Groupon. Esta táctica pode não ser útil para
todas as áreas de negócio mas é uma excelente oportunidade para vendedores de
produtos e alguns prestadores de serviços. Na verdade, mesmo estando à primeira
vista a perder dinheiro, se proporcionar uma boa experiência a quem comprar a
sua marca através de websites como a Groupon não está mais do que a
divulgar-se e a garantir novos clientes.
5. Afiliações. Esta estratégia passa por afiliar-se a
programas que permitem a sua divulgação noutros websites a troco de uma
percentagem das vendas realizadas a utilizadores que chegaram até si através da
publicidade fornecida pelo afiliado. Com estes programas a sua marca será
divulgada em blogs e outros sites que utilizem publicidade como o
sistema Google AdSense ou Shareasale.
Com estas estratégias a sua start-up poderá crescer sem comprometer
a carteira.Se utiliza outras estratégias de marketing gratuitas para
atingir este objectivo, não hesite em partilhá-las connosco.
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