Postado em 7 de agosto de 2012 por Rafael Ávila
Muitas vezes a gente nem pensa a respeito, mas esportes e empreendedorismo tem muito mais em comum do que apenas suas letras iniciais. Existe a pressão de ser bem suscedido, a importância da dedicação, altos e baixos, expectativas e tudo mais. Uma ideia que tivemos aqui na LUZ foi mostrar o evento mais importante do esporte mundial (as Olimpíadas, claro) por um outro lado. Não como fãs (que de fato sou), mas como marketeiros, já que todo mundo (principalmente os que tem empresa) deveriam se ligar nesses ensinamentos:
1. Tenha seguidores fiéis a sua marca
Um dos pontos mais importantes para qualquer empresa hoje em dia é a percepção dos seus clientes a respeito dela né?! Afinal de contas, é o consumidor que vai gastar seu rico dinheirinho com produtos e serviços que irão fazer o seu lucro ser maior ou menor no final do mês. Acontece que existem muitas empresas que trabalham muito mal a sua marca e, com isso, acabam sendo esquecidas ao longo do tempo.
Como você deve imaginar as Olimpíadas não tem esse problema. A gente está falando aqui de um objeto de desejo de milhões de atletas ao redor do mundo e com certeza marca certa na cabeça de diversos fãs de esporte (aposto que você queria clientes que pensassem assim de você). A marca Olimpíadas é tão forte, que vira e mexe você vê alguém com a tatuagem dos aros Olímpicos, como esse cara aqui:
Agora me diz, que marca não gostaria de ter clientes tão satisfeitos a ponto de fazer uma tatuagem com sua logo? Moral da história, se você quer que seus clientes desejem e queiram a sua marca, você precisa ter algo único e com conteúdo animal (nas Olimpíadas estão os melhores atletas de suas categorias, ponto.), que seja desejado (quem nunca sonhou em colocar aquela medalha olímpica no pescoço?!) e que possa ser muito bem divulgado (quem nunca viu os aros olímpicos por aí?!).
2. Aceite que “cagadas” fazem parte da vida do marketeiro
Olha essa foto que legal:
Tudo parece normal certo? Jogo de futebol feminino e as fotos das jogadoras das seleções estão aparecendo no telão. De fato estaria tudo certo se não fosse por um pequeno errinho. Esse jogo era da Colômbia com a Coreia do Norte (e como você percebeu a bandeira que aparece é da Coreia do Sul). Êêêê mancada hein organização?! Para vocês terem noção, esse jogo quase não aconteceu por causa desse “pequeno erro” e foi atrasado em mais de uma hora.
A verdade é que todo mundo erra em um momento ou em outro quando está fazendo o marketing da sua empresa. Eu mesmo já deletei sem querer toda a lista de contatos da LUZ certa vez. O mais importante é estar sempre atento e dar um jeito de fazer a “cagada” se acertar e não repetir (tudo bem que as Olimpíadas não acabaram ainda, mas não vi mais nenhum caso de bandeira trocada ou de hino tocado errado) e só para deixar claro, eu consegui recuperar a lista de contatos da LUZ!!! =]
3. Aproveite as “ondas” do momento
Já falamos algumas vezes aqui que quem não tem criatividade usa propaganda:
Isso é uma verdade bem clara também no mundo do marketing e das Olimpíadas, basta analisarmos os tubos de dinheiro que são gastos em patrocínio para se ter uma exposição de marca (que convenhamos é grande pra cacete mesmo). Para você ter uma ideia, só nas últimas Olimpíadas foram arrecadados mais de $4 Bilhões de dólares em patrocínios e direitos de imagens para emissoras de TV. Confira mais sobre o negócio por trás das Olimpíadas aqui.
O que eu gosto mais é de ver alguns exemplos alternativos, que aproveitam eventos importantes (nesse caso as próprias Olimpíadas), para usar o humor e aparecer bem, mesmo não tendo gasto quase nada por isso:
4. Faça “barulho” nas Midias Sociais
Outro ensinamento, dessa vez de algo mal feito nas Olimpíadas de Londres, é o uso das mídias sociais a seu favor. É bem verdade que as Olimpíadas possuem uma fanpage com 1,3 Milhões de fãs e uma página no Twitter com 1,5 Milhões de seguidores, mas esses números me parecem pequenos em relação aos quase 1 Bilhão de usuários do Face ou aos quase 1,5 Bilhões de pessoas que assistiram de suas casas a corrida em que Usain Bolt se consagrou o homem mais rápido do mundo no domingo passado.
Acho que a melhor lição é a de uma comunicação integrada, aproveitando a rede para ampliar o “barulho” que a sua empresa faz, seja através do Facebook, Twitter, Blogs, YouTube, Pinterest ou as diversas outras mídias sociais disponíveis!
5. Cuidado ao usar as Olimpíadas (e outros eventos) para mandar bem no SEO
Como já falamos na dica 3, tem muita grana envolvida nos jogos Olímpicos e, para o bem ou para o mal, isso faz com que se criem várias regras a mais de proteção e uso da marca de maneira devida. Mas porque eu to falando isso em um tópico de SEO??? Bom, para você ter uma noção, a preocupação com o uso da marca Londres2012 e dos Jogos Olímpicos é tão grande, que o COI (Comitê Olímpico Internacional) contratou a Nielsen para monitorar as mídias sociais e o Google para encontrar casos de uso indevido da marca. Se quiser se aprofundar mais, confira esse post aqui.
E o que você tem a ver com isso? Ao invés de mandar bem ao usar a marca das Olimpíadas 2012, você pode estar sendo penalizado pelo Google e piorando seu rankeamento. Pode isso Arnaldo?!
Para fechar com medalha de ouro
Com certeza existem diversos outros ensinamentos que eu não coloquei aqui. Basta ficar de olho no dia a dia dos jogos que a organização sempre vai fazer coisas extremamente maneiras, umas outras não tão boas assim e ma “cagadinha” de vez enquando. O importante é levar o aprendizado para o que fazemos em nosso dia a dia para sermos melhores em nossos negócios.
E você, quer dividir uma lição que você aprendeu com as Olimpíadas? Compartilha aqui com a gente nos comentários! Aproveita que as Olimpíadas ainda não acabaram e compartilha com sua rede para termos mais opiniões aqui. Grande abraço.
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