quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Etapas primordiais para o sucesso do Marketing de Incentivo

ago 8

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Complementando o tema fidelização que abordei no post de segunda-feira, gostaria de fechar o assunto falando sobre o Marketing de Incentivo e quais estratégias são possíveis desenhar para termos um plano de sucesso e de resultados efetivos junto aos públicos envolvidos. Por meio das ações de incentivo é possível proporcionar a motivação das pessoas envolvidas com a organização. Essas ações podem ser voltadas aos clientes, aos canais de distribuição, a funcionários, a parceiros, etc. Os prêmios ofertados só serão efetivamente desembolsados se os resultados propostos no início da campanha de incentivo forem plenamente atingidos e superados.
Por meio do Marketing de Incentivo é possível ter um direcionamento concentrado de esforços para atingir as metas propostas. Pode, por exemplo, ser planejado para ajudar a alavancar ou lançar um produto, uma linha inteira de produtos, ou várias marcas; motivar pessoas; levar à conquista de novas contas; suplantar a concorrência; e muito mais. Mas, para se concretizar, é necessária primeiramente uma campanha. Essa campanha deve ter prazo determinado para acontecer, regras bem definidas e amplamente divulgadas e a participação dos envolvidos deve ser facultativa. No que tange ao regulamento da campanha, todos os documentos devem ser arquivados por, no mínimo, cinco anos.
É importante ressaltar que alguns cuidados devem ser considerados para que a adoção desta ferramenta seja realmente um sucesso. Seguem as etapas que garantem a efetividade de uma ação de Marketing de Incentivo:
1) O diagnóstico - É essencial entender os fatores geradores da campanha, ou seja, para que ela foi criada. É importante também mapear o perfil do público, conhecer bem o mercado, entender a cultura da empresa e analisar a concorrência.
2) O planejamento – Nessa etapa são definidos: o objetivo, a meta, o regulamento, a premiação, as métricas de avaliação, as estratégias de comunicação e criação – com cronograma de peças e ações motivacionais. Um dos segredos aqui é estabelecer metas possíveis de serem alcançadas. Esse é o primeiro passo para conquistar a adesão e a motivação das pessoas.
3) O lançamento - Momento para “engajar” os participantes e fazê-los perceber que a empresa investe, valoriza aposta e reconhece sua equipe. Um lançamento de impacto é fundamental para conquistar as pessoas.
4) A sustentação - É uma etapa de extrema importância, pois os participantes da campanha precisam de estímulos constantes para continuar motivados. Além disso, vale salientar que, durante o processo é importante ir medindo a “temperatura” da campanha. O mercado e a empresa podem mudar, os produtos envolvidos podem sofrer alterações, enfim, uma série de fatores pode exigir a busca de novas ações para corrigir rotas e manter as pessoas envolvidas e engajadas.
5) Premiação – A premiação deve ser feita em vouchers, cartões de compras, catálogos de prêmios, viagens e congêneres, excluindo-se dinheiro e cartão de saque, evitando definir prêmios em percentuais de remuneração.
6) O encerramento - Merece a mesma atenção de um lançamento, com a entrega dos prêmios e a análise dos resultados. O reconhecimento da empresa é um dos objetos de desejo dos participantes.
7) Relatório final – Momento de comprovar os resultados, mostrar o que se ganhou com a campanha. Cabe lembrar que, ao premiar um funcionário, fornecedor, distribuidor, ou quem quer que se queira sensibilizar com as soluções de premiação, é interessante oferecer ao contemplado a liberdade de escolha de seu prêmio através de cartões ou vouchers de premiação.
Compartilhe com a gente suas experiências e ações de sucesso de Marketing de Incentivo

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