Por Maria da Glória Dantas de Araujo
Vivem-se momentos de grandes desenvolvimentos, onde a tecnologia avança a cada dia. Através destas transformações as pessoas estão mais informadas. Não só basta ter talentos precisa-se de um bom relacionamento. Para MARCHESINI, OLIVEIRA, SÁ, BASTA (2003, p.15). "O mundo passa por grandes transformações que, às vezes, fogem ao controle de indivíduos e organizações. Novas crenças, novos valores, novos desejos, novas necessidades e expectativas se apresentam a cada dia."
O marketing é um meio de comunicação.
CHIAVENATO (2007, p.201; 202). Define:
"A palavra marketing vem do inglês market, que significa mercado. O marketing corresponde a todas as atividades da empresa que visam à colocação de seus produtos/serviços no mercado consumidor. Assim, o marketing está voltado completamente para o mercado e para o cliente. Sua função é fazer com que os produtos/serviços da empresa cheguem da melhor forma possível ao consumidor final."
A sua marca será a impressão que ficará no primeiro contato. Qual a imagem que você tem passado para o outro? Seu comportamento, atitudes e gestos mostram sua personalidade. Aja com descrição. As pessoas vão identificar-lhe como alguém interessante e interessado pelo o que faz. Demonstre competência, venda corretamente a sua imagem. Segundo MARCHESINI, OLIVEIRA, SÁ, BASTA (2003, p.51). "[...] Comportamento é o conjunto das reações que se podem observar num individuo, estando este em seu ambiente e em dadas circunstâncias; é o reflexo de sua personalidade, percepção, motivação, atitudes e aprendizagem."
O marketing pessoal é uma marca que vai fazer as pessoas lembrarem sempre de você. Seja transparente, empático e confiante com o que faz. Tenha espírito de equipe e maturidade, visão de entender o que esta fazendo e o por quê! Transmita honestidade e paciência por via das atitudes. Questione sempre os pensamentos, educação, ética, apresentação, comunicação, capacidade de liderança, o conteúdo, gentileza e atenção. MARCHESINI, OLIVEIRA, SÁ, BASTA (2003, p.65). Comenta "[...] O ser humano é motivado pelas necessidades internas e externas que se manifestam fisiológica e psicologicamente [...]."
O marketing que se desenvolve é indispensável para aprender e ser um motivador. Trilhar caminhos para o sucesso. O Bom humor é um estado de espírito essencial que a motivará sempre. Através do mesmo tornarão mais fáceis o processo da comunicação.
De acordo com KOTLER (2003, p.111; 112):
"[...] Os bons lideres querem conhecer as opiniões francas de seus colegas. Encorajam o debate construtivo e o raciocínio não convencional. Anseiam por idéias que delineiem o grande quadro. Toleram erros honestos e quando tomam a decisão final inspiram as pessoas a dar o melhor de si. [...]."
O Marketing de relacionamento é tudo o que se faz em prol em função a favor do outro. Todos precisam independente de quem for.
O Objetivo do marketing de relacionamento é ganhar mercado. Não apenas vender produtos e serviços. É ferramenta que a empresa utiliza para fazer com que seus produtos sejam conhecidos, apreciados e comprados. Portanto o marketing pessoal é o profissional fazer o mesmo só que em benefício da sua carreira. A relação entre a empresa e o cliente é longa e duradoura.
No entendimento de KOTLER (2003, p.133):
"[...] O capital de relacionamento é a soma do conhecimento, experiência e confiança de que a empresa desfruta perante os clientes, empregados, fornecedores e parceiros de distribuição. Esses relacionamentos geralmente valem mais do que os ativos físicos da empresa. Os relacionamentos determinam o valor futuro do negocio."
Seja um sonhador. Os grandes empreendedores não param de sonhar. Lutam por seus objetivos, dão o melhor de si. Estão sempre entusiasmados e a cada dia renovam suas esperanças com otimismo. Para CURY (2004, p.147). "Quem sonha não encontra estradas sem obstáculos, lucidez sem perturbações, alegrias sem aflição. Mas quem sonha voa mais alto, caminha mais longe. [...]."
KOTLER (2003, p.55). Afirma:
"[...] O empreendedor é alguém imbuído de paixão e de energia para criar algo novo. O empreendedor é o equivalente moderno dos pioneiros em busca de novas fronteiras. O empreendedor assume riscos contra todas as chances. Seu objetivo é menos ganhar dinheiro do que construir alguma coisa inédita. E, quando bem-sucedido, cria empregos e gera renda para mais pessoas."
Precisa-se de metas claras quando sabe exatamente o que quer, aonde quer chegar. Um negócio bem sucedido precisa de aceitação e espontaneidade.
Uma venda bem sucedida são frutos de uma boa negociação. Toda venda tem etapas a seguir. Inicia por um cumprimento. Durante a negociação esteja sempre junto ao cliente, perceba detalhes nas reações dele. Por último a finalização que é a parte da transformação do desejo em realidade. Venda a sua imagem de forma positiva. Indique para o seu cliente o necessário, o que funciona e dê certo. O sucesso da venda é o troféu a ser conquistado. Para MARCHESINI, OLIVEIRA, SÁ, BASTA (2003, p.136). "O profissional de sucesso deste novo milênio tem que desenvolver uma visão holística da organização e relacionar-se com todas as áreas funcionais." Segundo CHIAVENATO (2007, p.207). "Um cliente pode ser uma organização, uma empresa, um usuário dos produtos/serviços ou um consumidor final."
O que você deseja conquistar? Pode ser um emprego, um namorado (a), amigo (a), ou uma venda que queira realizar. Você precisa saber conquistar e ser aceito. Os grandes relacionamentos são duradouros independentes de qual for. Todos precisam confiar no seu conteúdo e objetivos. Adquira a confiança. CURY (2004, p.141; 142). Afirma. "Todos os grandes pensadores da história brilharam não pelo excesso de conhecimento na memória, mas pela sua capacidade de duvidar, de se abrir ao novo, de percorrer áreas nunca antes pisadas, de expandir sua inventividade".
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor: empreendedorismo e viabilidade de novas empresas: um guia eficiente para iniciar e tocar seu próprio negócio. 2º ed.rev. e atualizada São Paulo: Editora Saraiva, 2007. 281p.
CURY, Augusto Jorge. Nuca desista dos seus sonhos. Rio de Janeiro: Sextante,2004. 154p.
KOTLER, Philip. Marketing de A a Z: 80 conceitos que todo profissional precisa saber: tradução de Afonso Celso Cunha Serra, Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 3ª Reimpressão, 2003. 251p.
MARCHESINI, Fernando Roberto de Andrade; OLIVEIRA, José Antônio Ferreira de; SÁ, Luís Carlos Seixas de; BASTA, Darci, coordenadora. Fundamentos de Marketing, Rio de Janeiro, RJ: Editora FGV, 2003. 148p. (Publicações FGV Management, Série Gestão Empresarial).
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