sexta-feira, 3 de junho de 2011

A recompensa de um professor

Por Marcelo Gris


Todos escolhem suas profissões, seguem carreiras na medicina, no direito, na psicologia, na engenharia, enfim,escolhem o que mais tem haver com suas personalidades e gostos particulares,mas ser educador é realmente uma das profissões mais recompensatórias que um indivíduo pode escolher.


Grande parte dos leitores neste momento deve estar se perguntando: Ser Educador x Recompensa? Ou ainda: Desde quando educador é mais valorizado que um médico ou um advogado?

Mas eu não quero tratar aqui de recompensa financeira, alias, falemos disso mais adiante; Quero falar da recompensa que não pode ser paga, aquela em que você como mestre vê todos os dias quando um de seus egressos conquista o sucesso, alcança seus objetivos e valida seus espaços. Ver uma pessoa expandir seus limites por meio de “suas mãos de educador” o torna parte daquela vida, por mais que muitos educadores nãoenxerguem a luz imediata, suas ações contribuem para que o aluno dê o norte a seu horizonte.

Um professor tem uma das mais sagradas e belas virtudes, a de transmitir o conhecimento, aliás, conhecimento sem professor é somente um apanhado de informações, afinal como sabemos a transformação de dados em informação pode ser feita por qualquer sistema informático, mas transformar a informação em conhecimento só é possível com a mão do mestre que orienta.

O professor é também um “ser pensante” em constante atualização, afinal ele é muitas vezes a ponta do iceberg em uma discussão na sala de aula e se este não converge dentro de suas respostas às duvidas frequentes dos alunos, passa a ser questionado.

O docente é também um agente de transformação social, alias esta é a sua maior recompensa, que poderá sobreviver até mesmo a sua própria morte. Um professor que lança ideias promove discussões e ajuda a criar soluções praticas para as mais distintas realidades, acaba rompendo as fronteiras da sala de aula e chegando até a vida de pessoas que ele nunca imaginou chegar.

Mas é claro que recompensa dentro do regime político e social em que vivemos não pode ser relacionada somente a isso, afinal um professor como qualquer outro ser, alimenta-se, tem vida social ativa e gasta, por sinal, gasta muito dinheiro! E é justamente este ponto que desestimula as pessoas a seguir esta profissão nos dias atuais, A RECOMPENSA FINANCEIRA.

Eu sou professor universitário, tenho 26 anos de idade, leciono em cursos de graduação e pós-graduação, escolhi este caminho por amor e não somente pelo dinheiro, mas não posso ser hipócrita em afirmar que só o amor me manterá, mas tenho no peito o orgulho de dizer que por minhas mãos já passaram enfermeiros, advogados, administradores e outros diversos profissionais e que a cada dia que vejo uma pessoa dizer que professor é um caminho que não traz resultados eu sinto que na verdade aqueles que dizem isto não sabem o que falam, afinal sem o professor não há profissional.

Valorizem o professor, acreditem no professor, apoiem o professor!


Marcelo Gris
Professor Universitário

Administrador de Empresas – CRA/TO 885

Especialista em Gestão Pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário