Quando era mais jovem, minha cabeça borbulhava de ideias e queria contá-las para alguém, fazer algo de valor. Mas a maioria delas eram abortadas – ou nem chegavam a ser ouvidas. E como a maioria de vocês já sabe, foi nesse momento que decidi abrir a Samba Tech com uma cultura interna diferenciada.
O sonho de empreender pode parecer fácil para quem olha de fora, mas, na verdade, é duro, cheio de obstáculos e também muito, mas muito corrido. Muitos me perguntam como organizo minha rotina corporativa com minha vida pessoal. Tudo é muito dinâmico. Para ter uma ideia, ao longo de uma semana chego a estar em cinco cidades e dois países diferentes e, às vezes, mal consigo ficar em casa ou ir ao escritório da Samba, em Belo Horizonte.
Além de contar com o suporte de uma equipe fora de série, que me mantém tranquilo e atualizado sobre tudo o que está acontecendo nas diferentes áreas das empresas, busquei algumas formas para me organizar e aumentar a minha produtividade e qualidade no trabalho.
Vou contar algumas delas para vocês, confira.
  1. Dias temáticos: Cada dia da minha semana é dedicado a um tema. Por mais que eu tenha uma série de atividades variadas, sei que a segunda-feira, por exemplo, é o dia em que estou focado nas métricas da empresa (gestão das KPIs) e no RH. Na terça, costumo me voltar para a área Marketing; na quarta o foco é em produtos, na quinta em tecnologia e sexta em clientes e finanças. Dessa forma, consigo criar um padrão, manter minha mente ativa em um determinado assunto e me comunicar de forma mais eficiente com esses times.
  2. Tecnologia: Como todo mundo sabe, sou fanático por inovação e gosto de trazer para o meu dia a dia uma série de ferramentas digitais que possam me ajudar. No WhatsApp, por exemplo, criei grupos de comunicação direta com todos os times. Tenho lá o grupo "Vendas + CEO", onde envio e recebo mensagens do time comercial, de onde quer que eu esteja. Uma outra ferramenta que tenho utilizado é o Kast, do qual fui selecionado para ser um beta tester. Esse é um aplicativo para comunicação corporativa em vídeo. Com ele, é muito fácil manter toda a empresa atualizada sobre o que está rolando, quais são as novidades e os desafios que estão por vir. Muitas vezes, devido a correria, não consigo parar para escrever um e-mail ou enviar uma mensagem de texto. Dessa forma, gravo um vídeo rapidamente e a mensagem chega a todos os funcionários de forma ágil, homogênea e sem burocracia. Também utilizo o Slack para ver o que acontece em todas as áreas da empresa e poder me dar idéias em cima de discussões que acontecem por lá!
  3. Conectividade: Um líder precisa estar conectado com o mundo e com tudo que acontece. Mas é muito difícil conseguir ler todos os artigos, ebooks e papers que recebo diariamente. Por isso uso o aplicativo Pocket, para armazenar e gerenciar as informações que recebo pela internet. Aí, quando entro no avião, ligo meu fone da Beats, toco minhas playlists no Spotify e começo a leitura de coisas que guardei durante a semana. Também mantenho as apresentações comerciais da Samba e as minhas palestras noDropbox.
  4. Ideia: A cabeça de um empreendedor borbulha de novas ideias. Para conseguir mantê-las frescas, andava com um Moleskine para todos os lugares onde ia. Mas depois era bem difícil encontrar as anotações. Aí passei a usar oEvernote, não só para escrever, mas também para gravar áudios – que às vezes é bem mais prático que a escrita. Também uso muito o Blogo, ferramenta que facilita a vida de quem gosta de escrever para blogs. 
  5. Planejamento: Dentre todos esses compromissos que tenho diariamente, meu maior desafio é entender que preciso estar disponível em qualquer lugar do mundo. Portanto, procuro ter uma visão do que vou fazer nos próximos três a cinco dias. Às vezes é bem complicado, mas é dessa forma que consigo me preparar com antecedência para os compromissos. E a melhor ferramenta para isso, na minha opinião, é o Wunderlist. Lá monto o meu To-Do dos próximos dias, semanas e meses. Anoto tópicos importantes para as próximas reuniões de conselho da Samba AdsRaccoonSamba Tech,Smartalk e Dito; faço lista de funcionalidades futuras para cada produto da Samba, assuntos importantes para reunião de diretoria e até coisas que preciso fazer em casa (como comprar flores pra esposa). Também uso um plugin para o Chrome chamado de Momentum, que faz uma pergunta diariamente: "Qual o seu principal foco hoje?". 
  6. Informação: Para me manter atualizado sobre as metas da empresa, mesmo quando estou fora, utilizo o PowerBi da Microsoft, que integra com os produtos que usamos no suporte/operações (Zendesk), RH (Recruiterbox eADP), TI (Github), Marketing (RDStation), Vendas (Salesforce e PipeDrive) e Financeiro (SAP), me dando os dados mais importantes via um aplicativo de celular.
  7. Saúde e Lazer: Já tive diversas pulseiras que medem os passos e batimentos cardíacos, mas até hoje device o que mais gostei foi o relógio da Moto 360, da Motorola. Ele se conecta bem com meu Android Nexus 6P, e com o aplicativo de esportes da UnderArmour. Quando tempo tempo e quero sair um pouco da rotina adoro jogar o The Division, pro Xbox One em casa e o Fifa 2016 na Samba. 

Hoje, além de CEO da Samba Tech, gerencio outras duas empresas e faço parte do board de outras três. Toda essa responsabilidade me obriga a estar presente em muitas reuniões e decidir junto com outros empreendedores novas estratégias para alavancar esses negócios no mercado.
Como podem ver, o sonho de empreender não é fácil, mas talvez fique um pouquinho mais se você souber equilibrar todos os compromissos do dia a dia.
Aí você me pergunta, e o descanso onde entra na sua rotina? O único momento em que me desconecto do mundo business é quando estou com minha família. Procuro sair do escritório às 18h, pois quero ver meus filhos acordados quando chegar em casa, e assim que entro por lá, o celular fica bem longe.
Todo empreendedor precisa dos seus momentos de respiro, para limpar a mente e iniciar o dia seguinte com força total. É fundamental entender que os momentos devem ser vividos de forma intensa e com qualidade. Quando estou fazendo algo, seja em casa ou no trabalho, estou ali 100%. E é isso que faz toda a diferença.
Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/7-dicas-macetes-e-apps-que-uso-para-organizar-o-meu-dia-caetano?trk=eml-b2_content_ecosystem_digest-recommended_articles-45-null&midToken=AQHkHofj3U9XgQ&fromEmail=fromEmail&ut=1YSdudRuabjTc1