segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

5 formas que os profissionais de Marketing usarão IA em 2024

 


Especialista avalia que a ferramenta deve revolucionar a área e trazer uma abordagem mais inteligente, personalizada e eficiente


Por Priscilla Oliveira - 
5 formas que os profissionais de Marketing usarão IA em 2024

O desenvolvimento de soluções em Inteligência Artificial pode ser dividido em duas fases distintas. A primeira fala sobre a atuação das Big Techs, que desempenharam um papel crucial na criação de uma infraestrutura capaz de superar barreiras significativas do mercado e a segunda, a adesão das startups e empreendedores para resolver desafios específicos de maneira ágil.

De acordo com um estudo ISG Provider Lens Analytics Services há um significativo aumento na implementação da IA em diversos departamentos, processos e setores empresariais. A surpresa reside na rapidez e na abrangência com que essa expansão ocorreu. O relatório produzido e distribuído pela parceria TGT ISG constatou que grandes e pequenos prestadores de serviços compartilharam casos de sucesso, evidenciando ganhos precisos de produtividade e aprimoramento de processos, o que demonstra maturidade no mercado de IA.

Especificamente na área de Marketing, o ano de 2024 deverá ser de grandes revoluções no Marketing, principalmente na forma como os profissionais abordam suas operações, principalmente na personalização da experiência do cliente.

Uma pesquisa da Accenture mostra essa perspectiva ao apontar que 85% das empresas planejam aumentar seus investimentos em IAs generativas até o próximo ano, com ênfase justamente em setores como atendimento ao consumidor (55%) e Marketing (41%). Esse é  um cenário em que os profissionais da área terão a possibilidade de analisar dados em tempo real para entender o comportamento do público, criando campanhas mais direcionadas e relevantes.

Os profissionais de Marketing não só aumentarão a eficácia das mensagens, mas também fortalecerão a fidelidade de quem está do outro lado, uma vez que as interações se tornarão mais significativas e adaptadas às necessidades individuais, de acordo com Guto Quirós, CMO da Conta Simples. “A IA deve transformar o que entendemos como Marketing, proporcionando uma abordagem mais inteligente, personalizada e eficiente”, diz o especialista.

Para compreender melhor esse processo, o CMO separou cinco insights importantes.

1. Análise de Dados e previsão de tendências com Análise Preditiva

A IA se tornará a aliada essencial na análise de grandes quantidades de dados provenientes de pesquisas com consumidores, comportamentos do mercado e históricos de compras anteriores. Ferramentas como Consensus já podem ser utilizadas para encontrar respostas de especialistas em artigos de pesquisa, provando que a compreensão mais profunda do público-alvo cresce junto da redução do esforço manual.

“Além disso, as empresas podem prever tendências emergentes e adaptar suas estratégias de Marketing em tempo real com a análise de padrões de dados de redes sociais, notícias e blogs. O Brandwatch é um exemplo de como a IA pode ser usada para essa previsão. Outra solução que pode ser dada como exemplo é o Einstein, de análise preditiva, automação e insights inteligentes para impulsionar a tomada de decisões”, prossegue Quirós.

2. Automação de Marketing

A automação de Marketing orientada por IA promete aumentar tanto a velocidade quanto a eficiência das operações. Tarefas demoradas – como o gerenciamento de anúncios digitais, campanhas de e-mail e agendamento de postagens em redes sociais – poderão ser feitas de forma muito mais rápida com ferramentas como Revealbot e Bardeen, que liberam um tempo valioso para os profissionais se dedicarem à construção estratégica.

3. Criação e redação de conteúdo

O ChatGPT emergiu como um catalisador na produção eficaz de conteúdo. No entanto, é crucial destacar que, apesar da automação, a criatividade e um ponto de vista forte continuam sendo elementos essenciais para esse tipo de função.

O especialista diz que “a IA atua como um facilitador. De um lado, a tecnologia promove a geração ágil e customizada de textos, enquanto do outro os profissionais mantêm a responsabilidade pela visão estratégica”.

4. Campanhas de Marketing personalizadas

A inteligência de Marketing proporcionada pela IA será fundamental para atender os clientes de forma mais precisa e personalizada. “Capacitando a criação de conteúdo exclusivo e campanhas únicas, a tecnologia dará espaço a soluções mais responsivas às necessidades específicas do público”, aponta Quirós.

5. Chatbots avançados para engajamento do cliente

Além do suporte ao cliente, os chatbots alimentados por IA podem ser programados para fornecer recomendações personalizadas de produtos, ajudar na navegação pelo site e até mesmo conduzir vendas, como faz o Drift.

Outras soluções são o Intercom: chatbots e automação para engajamento do cliente em tempo real e o Rasa: processamento de linguagem natural (NLP).

Qual o papel do profissional de Marketing diante da revolução da IA? 

Em um mundo cada vez mais impulsionado pela tecnologia, a ascensão da IA levanta questionamentos intrigantes sobre o papel da ação humana. O executivo analisa que, no entanto, ao retornarmos à realidade do cenário de negócios, percebemos que a lógica e a intuição ainda travam uma batalha épica. “O fato é que, no universo corporativo, mesmo diante da imensa capacidade analítica da IA, o ‘gut feeling’ continua desempenhando uma função crucial na tomada de decisões empresariais”, relembra Quirós.

Logo, muitas vezes o sucesso está associado à capacidade de seguir essa intuição, mesmo quando contesta a lógica aparente. O simples ato de inovar demonstra que o feeling humano pode identificar necessidades latentes e criar soluções transformadoras.

A tecnologia é uma ferramenta valiosa e está avançando constantemente, mas a análise humana continua sendo um elemento indispensável para a inovação nos negócios. A abordagem ideal é enxergar a IA como uma aliada poderosa, capaz de oferecer insights valiosos,  otimizar processos e, é claro, potencializar a nossa sabedoria intuitiva. Esse equilíbrio é a chave para o sucesso duradouro no dinâmico mundo do Marketing. 

Mercado mais aberto ao estudo em IA

Um exemplo de que os profissionais estão com vontade de aprender sobre IA, é a parceria entre a Semantix com o GenAI Lab, da Distrito, plataforma de inovação. O programa reúne empresas, startups, fundos de venture capital e demais participantes do ecossistema que atuam com Inteligência Artificial generativa. O objetivo é usar a ferramenta para gerar eficiência operacional, novos pilares de receita, melhorar a experiência do cliente e gerar insights e inteligência baseados em dados, informações e documentos.

Leonardo Santos, CEO e fundador da Semantix afirmou que essa iniciativa será um catalisador para o desenvolvimento de soluções inovadoras e oferecerá uma plataforma única para a colaboração entre empresas, startups e investidores, impulsionando o ecossistema de IA no Brasil.

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

Meta lança novo recurso para Pesquisar Conteúdo de Marca na Biblioteca de Anúncios

 


A Meta lançou a nova ferramenta "Pesquisar Conteúdo de Marca", que pode fornecer insights valiosos para os profissionais de marketing

A Meta está lançando uma nova ferramenta que pode trazer bons insights aos profissionais de marketing.

Chamada “Pesquisar conteúdo de marca”, a nova funcionalidade foi feita para rastrear campanhas de conteúdo de marca. Agora os profissionais de marketing terão uma maneira mais aprofundada de entender as estratégias dos concorrentes e as colaborações entre criadores e marcas.

Pesquisar conteúdo de marca da Meta

 

Como funciona a pesquisa de conteúdo de marca da Meta?

A “Pesquisar Conteúdo de Marca” é uma ferramenta que promete fornecer uma visão aprofundada das campanhas de conteúdo de marca que estão acontecendo nas plataformas da Meta (Instagram e Facebook).

Localizada na Biblioteca de Anúncios, ela oferece aos usuários a capacidade de filtrar o banco de dados com base em três critérios principais: plataforma, intervalo de datas e nome de usuário.

Pesquisar conteúdo de Marca, Meta

 

Dessa forma, a ferramenta permite aos usuários filtrar os resultados com base em influenciadores específicos ou marcas.

Ao aplicar o filtro de influenciador, a ferramenta apresenta uma visão geral de suas campanhas em andamento e colaborações de marca. Por outro lado, os usuários também podem optar por filtrar os resultados por marca, revelando os influenciadores associados às suas campanhas atuais.

A pesquisa das campanhas feitas nos últimos 7 dias pela influenciadora Bianca Andrade (Boca Rosa)
A pesquisa das campanhas feitas nos últimos 7 dias pela marca L’Occitane Brasil

Isso ajuda a entender quais influenciadores estão associados a campanhas atuais de marcas, fornecendo uma visão clara das parcerias que estão ocorrendo na plataforma.

A decisão da Meta de melhorar a transparência em torno das campanhas de conteúdo de marca ocorre no momento em que a União Europeia põe em vigor a Lei dos Serviços Digitais — regulamento que impõe mais responsabilidade às grandes plataformas com mais de 45 milhões de utilizadores regionais para criar espaços digitais mais seguros.


Por que eu devo me importar?

A nova ferramenta da Meta pode ser ser uma adição valiosa ao arsenal dos profissionais de marketing, uma vez que fornece mais informações sobre como os concorrentes estão fazendo parceria com influenciadores e criadores no Facebook e Instagram.

Isso pode ser ótimo para aumentar sua perspectiva sobre abordagens de parceria eficazes. Obter insights sobre os influenciadores com os quais seus concorrentes colaboram e manter-se informado sobre as campanhas rivais pode servir como uma inspiração valiosa. Essas informações podem influenciar as decisões da sua marca em relação às escolhas de parceria.

Definitivamente, vale a pena dar uma olhada. Essa ferramenta de pesquisa de conteúdo de marca da Meta pode acabar sendo um recurso importante para despertar sua reflexão sobre parcerias com influenciadores em potencial e como abordar esse avanço de maneira mais eficaz.

Sendo assim, confira a nova ferramenta de pesquisa de conteúdo de marca da Meta na Biblioteca de anúncios para ver como ela funciona.

Rebranding em pauta: o que leva as empresas a repaginar o visual?

 

Empresas como VoltBras, BWT e Cebrac escolheram 2023 para fazer alterações de cunho visual e comunicacional


Por Ian Cândido 
Rebranding em pauta: o que leva as empresas a repaginar o visual?

Rebrandings podem representar ajustes simples ou processos complexos. Seja como for, antes de alterar os paradigmas que constroem partes vitais da identidade de uma marca, as operações precisam entender profundamente a situação em que se encontram, avaliando periodicamente as tendências do mercado e, claro, as necessidades dos clientes, suscetíveis a mudanças em curtos espaços de tempo.

Partindo dessas avaliações, é possível identificar motivos válidos para dar início a um rebranding, sem arriscar expor a identidade das marcas que controlam a uma série de danos desnecessários. Nesse cenário, destacam-se razões comuns para o movimento, como o desejo de entrar em novos mercados, a necessidade de modernização ou a simples celebração do crescimento operacional.

Cabe ressaltar que ações de rebranding podem ser benéficas tanto para as empresas em ascensão, quanto para as empresas já consolidadas no mercado. Um exemplo disso é a VoltBras: no ano em que completa cinco anos de mercado, a marca aposta em uma identidade visual repaginada para celebrar o próprio crescimento.

Confira os motivos e os resultados de rebrandings realizados por empresas brasileiras em 2023:

VoltBras 

O rebranding da VoltBras inclui uma nova grafia para o nome da marca. Agora o B passa a ser maiúsculo, para dar mais força e consistência à relação com o Brasil. Além disso, a logo foi redesenhada para ficar mais simétrica e dinâmica em toda a comunicação da empresa, mantendo a mesma estrutura.

A marca optou por cores pouco usadas no mercado e escolheu o amarelo queimado, – que remete à energia e ao ouro – e o preto, que faz o contraste ideal com o amarelo predominante. Outros tons, como o azul, roxo e verde, surgem como complementos para a comunicação da empresa.

Adicionalmente, a nova fase da VoltBras conta com um website renovado, onde os visitantes encontram conteúdos institucionais, informações sobre os serviços e tecnologias oferecidas.

Com as mudanças, a empresa busca se fortalecer como referência no segmento de soluções voltadas para o mercado de veículos elétricos e passa a se apresentar como energytech. Segundo o diretor executivo da VoltBras, Bernardo Durieux, a nova identidade é motivada pelo desenvolvimento de soluções tecnológicas para o mercado de energia, principal fator para o crescimento da marca.

BWT 

Em 2022, a BWT percebeu que não estava comunicando a sua essência e nem aquilo que gostaria de se tornar. Segundo Camila Furnaco, Gerente de Marketing da marca, a força do tempo provocou um distanciamento entre a comunicação da empresa e o público-alvo. Por isso, após 11 anos de funcionamento, a operadora de turismo teve que se reposicionar para transmitir os seus diferenciais aos clientes.

O trabalho de rebranding foi dividido em etapas, incluindo pesquisa de percepção da marca, estratégia de branding e plano de ação. Para isso, a empresa ouviu o público interno, gerentes e clientes para afinar o olhar sobre a concorrência e as novas tendências de mercado para o segmento.

A Gerente de Marketing destaca que o processo durou 10 meses, e a nova cara da empresa foi criada a partir dos pontos fortes apontados pela pesquisa de imagem institucional: atendimento, credibilidade, sustentabilidade, diversidade e inovação. Segundo a Gerente, o objetivo final é consolidar a BWT como uma solução fácil, segura e confiável para as agências de viagem.

Em meio ao rebranding, a marca estendeu a operação para quatro novas praças: Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Brasília e Florianópolis. Segundo Gabriel Cordeiro, Diretor Geral da BWT, o reposicionamento também contribuiu para a transmissão da presença nacional da empresa.

Marcos Martins Advogados

O escritório de advocacia Marcos Martins Advogados anunciou um novo posicionamento após 40 anos de história. O movimento faz parte de um planejamento estratégico que visa alcançar novos nichos de mercado e fechar o ano com um robusto crescimento de dois dígitos.

O rebranding é assinado pela FutureBrand São Paulo, que buscou na essência do escritório a inspiração para o novo momento. Assim, nasceu a campanha “Guiando para Transformar”, pautado por um posicionamento que conduz a Marcos Martins a assegurar o presente de seus clientes para impulsionar o futuro dos negócios.

Segundo Marcos Martins, fundador do escritório, o conceito promove a valorização do poder de parceria e ressalta a proximidade do escritório com os clientes, permitindo contar a história escrita ao longo das quatro décadas de existência e, ao mesmo tempo, falar do futuro.

Neste ano, o escritório pretende preparar-se para uma nova fase de crescimento sustentado, além de investir em padronização de serviços e programas de parcerias com empresas de ofertas complementares.

Rebu e Go Equal 

O estúdio Rebu foi o responsável pela nova identidade visual e verbal da Go Equal. O projeto, desenvolvido em parceria com a Centauro, do grupo SBF, teve o objetivo de materializar o papel da marca e potencializar a mensagem central do movimento: que cada uma se sinta livre para jogar.

Para a marca, o estúdio valoriza o símbolo maior de equidade em toda a comunicação e o momento não poderia ser melhor: o início da Copa do Mundo feminina, com a representante Marta, que também é embaixadora da marca.

Inspirado a partir da ideia de coletividade, o grafismo utiliza a potência do símbolo de “igual” para representar um movimento universal. A identidade é criada a partir de um símbolo simples e participa dos produtos, convidando as pessoas a vestirem a causa.

A Centauro e a Go Equal doarão 100% dos royalties arrecadados com as vendas dos produtos para entidades ligadas ao futebol e que promovam o protagonismo feminino na modalidade.

Cebrac 

O rebranding do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac) foi estrategicamente pensado para renovar o visual da instituição sem prejudicar a essencialidade e o tradicionalismo, características adquiridas ao longo dos 28 anos de atuação.

A nova logo do Cebrac contribui para uma identidade mais fresca, que mantém as cores tradicionais em tons mais vivos, com fonte mais moderna e jovial. Além disso, a logo conta com uma nova bandeira que preza pela representatividade.

Sobre o movimento, o CEO do Cebrac, Rogério Silva, ressalta que muita coisa mudou desde 1995, e por isso, a fórmula que deu certo ao longo das quase três décadas precisava ser reinventada.

Segundo o CEO, a mudança da logo representa a busca pelo novo na conexão com o público, pautada por responsabilidade, transformação e inovação com a intenção de preparar os jovens do país para um futuro melhor.

ClearCorrect 

A ClearCorrect lançou recentemente sua nova marca, com cores e imagens mais limpas, com o objetivo de se posicionar como um dos principais players do mercado de alinhadores transparentes no Brasil, na América Latina e no mundo.

As mudanças podem ser observadas inicialmente pela logo um pouco mais fina e com cores mais sóbrias para passar a mensagem de que a empresa investe em pesquisa e no desenvolvimento dos produtos e soluções para contribuir para a educação de seus clientes.

Para endossar o posicionamento, a marca lançou um aplicativo para os dentistas,  ClearCorrect Sync, para criar uma integração cada vez mais ágil e facilitada com o scanner intra-oral VirtuoVivo.

Além disso, a marca lançou o programa OrtoConcierge, um programa que disponibiliza o auxílio de um ortodontista aos dentistas atendidos pela marca. O programa tem um forte viés educacional, com possibilidade de conversas on-line para a discussão de casos específicos.

Segundo Alexandre Giglio, diretor de Marketing e Educação da ClearCorrect, a campanha de reposicionamento, chamada “Por mais sorrisos reais”, busca mostrar que a marca trata pacientes reais por meio de dentistas reais, livres para escolher a melhor solução para cada caso.

ALLOS 

A fusão entre entre Aliansce Sonae e brMalls ganhou um novo nome: ALLOS. E o anúncio da nova identidade foi acompanhado por um rebranding conduzido pela Diretoria de Marketing do grupo com apoio da Design Bridge and Partners.

Na identidade visual, a tipografia geométrica é uma expressão do dinamismo e fluidez da companhia, resultando em uma assinatura simples, moderna e sólida. Já o sistema cromático traz a herança e reconhecimento das identidades de origem.

O resultado é um sistema de identidade extremamente flexível, que possibilita diversas formas de expressão, tanto em ambientes físicos como digitais. Segundo Ana Paula Niemeyer, diretora de Marketing da ALLOS, o novo nome surgiu da essência do Grupo: conectar pessoas com as mais diversas experiências oferecidas pelos shoppings.


6 lançamentos de livro em junho para os profissionais de Marketing

 


De Marketing Digital a ESG, passando por liderança, autores focam em dicas e estratégias para a área de negócios



6 lançamentos de livro em junho para os profissionais de Marketing

Em uma sociedade que está sempre a caminho de novas soluções para seus problemas, o futuro dos negócios digitais tende a chegar rápido. Seja no Marketing Digital, no E-commerce ou ainda em questões de ESG, os profissionais devem estar atentos a todas as mudanças e novas transformações.

Os lançamentos de livro de junho mostraram um pouco como analisar esses fatores são importantes. Aliado a isso, inspirações de sucesso e dicas de liderança completam o Top 6 de indicações:

Metodologia PEMD – Planejamento Estratégico de Marketing na Era Digital, de Nino Carvalho

A obra, publicada pela DVS Editora, apresenta uma sólida e bem-sucedida metodologia já aplicada por empresas como NFL, Toyota e Embratel para que profissionais de negócios de todos os setores e portes dominem as ferramentas disponíveis para se destacar no ambiente digital.

Do passo zero à entrega final, Nino Carvalho mostra como aplicar um planejamento estratégico eficaz para quem deseja adotar a metodologia na própria empresa, para executivos ou funcionários que utilizarão este guia onde trabalham ou para agências e consultorias que podem vender este passo a passo como um serviço.

Gestão de Sustentabilidade em Organizações de Saúde, de Alexandre Hashimoto

A obra traz o traz um estudo de caso da implantação do primeiro setor focado em estratégias ESG (em inglês Environmental, Social and Governance) em um hospital público no país, o Hospital Municipal de Cubatão (SP), antes mesmo da sigla “virar moda”. Na obra, o autor evidencia as ações realizadas na instituição em um período de dois anos, que resultaram na redução do custo operacional, minimização do impacto ambiental e melhoria na qualidade e resolutividade do atendimento.

Com isso, Alexandre aponta o incremento na gestão, pública ou privada, um caminho essencial para que as instituições se mantenham em pleno funcionamento e construam sua longevidade, por décadas ou mais.

Dividido em três capítulos principais – Desenvolvimento Econômico, Gestão Ambiental e Responsabilidade Social –, o especialista apresenta diretrizes para a implantação da estratégia ESG em instituições de saúde, públicas ou privadas, ao descrever como conceitos de consumo consciente, governança corporativa, construção sustentável e eficiência energética podem ser aplicados na prática, e os resultados esperados para o alcance de cada objetivo. No final, essas ações serão capazes de ampliar a eficiência e competitividade das organizações.Comércio eletrônico e e-business: conceitos para entender a transformação digital, de Diniz Fiori

Falar sobre negócios digitais é refletir o comportamento da sociedade moderna. Os smartphones são nossa primeira opção para encontrar novidades, acessar notícias e, em especial, fazer compras: comidas, imóveis, roupas, eletrodomésticos, entre outros.

Seja o que for, há sempre um e-commerce pronto para entregar o que se busca, com agilidade e comodidade. No ponto de vista do consumidor – e, principalmente, do comerciante -, é interessante conhecer a infraestrutura, os processos e as tecnologias que dão sustentação aos negócios digitais. O livro convida a mensurar quanto o mundo mudou, muda e seguirá mudando frente à digitalização do consumo. O autor  investiga os grandes fatores de transformação do mercado atual e as macrotendências para o futuro próximo – com destaque à Inteligência Artificial e ao machine learning, que constituem um desafio ainda nessa década.

Employer Branding, de Sofia Esteves e Ligia Oliveira

Com objetivo de ensinar empresas e lideranças a criarem uma marca empregadora forte e com propósito para atrair e engajar profissionais, a especialista em Gestão de Pessoas e fundadora da Cia de Talentos, Sofia Esteves, e a especialista em Employer Branding da CT, Ligia Oliveira, escreveram o livro “Employer Branding”.

As autoras ressaltam, em linguagem inclusiva, a importância da implementação de um processo de Employer Branding eficiente nas empresas. Além de explicar o passo a passo para alcançar a maturidade empresarial do ponto de vista da marca empregadora, ensinam a conduzir, no dia a dia, uma gestão verdadeiramente eficaz e alinhada à essência da empresa. Ao citar informações relevantes e pesquisas recentes para facilitar a compreensão do tema, a publicação tem como objetivo promover insights facilmente aplicáveis aos negócios.

O Equilibrista, de Manoel Horácio

A autobiografia publicada pelo selo Edições 70, da editora Almedina Brasil, acompanha Manoel em momentos definitivos: o primeiro trabalho como vendedor de flores na infância para ajudar a família, o cargo inicial como gerente, aos vinte e poucos anos, e a polêmica demissão do cargo de CEO da Telemar, hoje Oi, em 2001, mesmo tendo colocado a empresa no mais alto patamar de eficiência do setor de telecomunicações.

Também vislumbramos a vida dele agora, aos 76 anos, aposentado, encarando os desafios de conviver com a doença de Parkinson, mas ainda na ativa, responsável pelos negócios da família, curtindo boa música e poesia, entre pedaladas e partida de tênis. Com uma narrativa organizada em blocos temáticos, sem seguir uma ordem cronológica rígida, a obra aborda grandes temas que sempre foram relevantes para a vida do biografado.

Liderança, pulso para a reestruturação de empresas, aprendizados de carreira e a importância de cultivar uma boa imagem profissional são alguns dos tópicos em destaque. A novidade conta ainda com prefácio assinado por Horácio Lafer Piva, acionista e membro do conselho de administração da Klabin.

Liderança Consciente, de John C. Maxwell

No livro Liderança Consciente, o gestor, palestrante e autor com mais de 34 milhões de obras vendidas, John C. Maxwell, explica que um bom líder vai além dos resultados financeiros e se compromete com a construção de uma cultura empresarial baseada em valores, ética e responsabilidade social. O autor compartilha ensinamentos sobre o desenvolvimento da autoconsciência em lideranças e divide com o público suas experiências dos mais de 40 anos como líder.

O recado da Geração Prateada brasileira para as marcas do mercado nacional

 

Estudo da Toluna aponta que os brasileiros acima dos 55 anos se adaptam bem à tecnologia e esperam práticas sustentáveis das marcas que consomem

Por Ian Cândido



“Velho não quer produto de velho”. Com essa frase, o senhor Narciso, 59, encerra um vídeo institucional da Toluna dedicado às preferências dos consumidores que compõem a Geração Prateada e faz um importante alerta às marcas que desejam se aproximar do público sênior.

Afinal, 82% dos brasileiros acima dos 55 anos se sentem fisicamente capazes e dispostos a realizar as atividades do dia-a-dia, aponta o estudo “Geração Prateada” publicado pela Toluna. Dados do estudo indicam, também, que essa significativa parcela populacional está ativamente conectada ao universo digital, e 74% deles afirmam ter muitos planos para o futuro.

Pensando nisso, marcas e empresas devem acompanhar de perto as demandas e os novos comportamentos da Geração Prateada para evitar erros crassos como o etarismo na construção de estratégias voltadas para este grupo. “Os brasileiros dessa Geração contrariam os estereótipos de que são pessoas muito dependentes e não se deixam paralisar. Eles querem conquistar muitas coisas no futuro”, analisa Ana Luíza Borges, Diretora de Pesquisas da Toluna, em bate-papo com o Clube Mundo do Marketing.

Presença Digital

O estudo divulgado pela Toluna indica que, de forma geral, não há grandes diferenças no consumo de ferramentas e produtos digitais entre a Geração Prateada e as gerações mais jovens. “Olhando para essa realidade, nos perguntamos se essa não é uma questão de tempo para que os mais velhos se adaptem ainda mais às novas tecnologias e alcancem o padrão de consumo das gerações mais recentes”, reflete Ana Luíza.

Tal proximidade se reflete em números absolutos quanto ao consumo de filmes, séries ou programas de TV online – uma realidade tangível para 78% da amostra. A título de comparação, a Toluna ouviu brasileiros cujas idades flutuam entre os 18 e os 54 anos. As respostas desta amostra apontam um consumo de 80% na mesma categoria – uma diferença de dois pontos percentuais.

O cenário descrito pela pesquisa evidencia bons níveis de adaptação à tecnologia por parte dos membros da Geração Prateada, o que lhes permite estender as comodidades destes ambientes para a execução de tarefas cotidianas. Neste cenário, 85% dos entrevistados acima dos 55 anos declararam utilizar serviços de transação online – número 8% maior do que a contraparte geracional entrevistada pela Toluna.

Além dos serviços bancários, os sêniores também superam as gerações mais jovens no uso das ferramentas digitais para compras online (59% versus 58%) e acompanham de perto o fluxo de pedidos em aplicativos e sites de delivery (55% versus 58%).

Pontos de atenção para marcas

Se engana quem pensa que a preocupação com práticas sustentáveis é exclusiva à Geração Z. 74% da Geração Prateada declara ter consciência do impacto que suas marcas e os produtos prediletos causam no planeta. “Considerando o tamanho dessa população no Brasil, e as perspectivas para os próximos anos, temos um percentual de compradores muito grande, que estão olhando para estes atributos nos produtos e marcas que consomem”, adverte Ana Luíza.

Mais que uma preocupação discursiva, a percepção dos sêniores sobre sustentabilidade se estende à forma com que eles se relacionam com as marcas. Neste sentido, 81% afirmam valorizar tecnologias de baixo consumo de energia, 80% preferem produtos reutilizáveis e duráveis e 74% optam por marcas sustentáveis e ecológicas.

Os três quesitos evidenciam que a Geração Prateada está mais preocupada com o futuro do planeta do que as gerações mais jovens, que concordam em 76%, 78% e 69% com cada tópico, respectivamente. “Este é um aprendizado muito grande para as gerações mais novas, que podem adquirir essa consciência e fazer escolhas melhores quanto às marcas que utilizam e contribuir para o bem-estar do planeta”, destaca a Diretora.

Durante o bate-papo com o Clube Mundo do Marketing, Ana Luíza Borges apresentou outros tópicos da pesquisa. A Diretora refletiu sobre a inserção da Geração Prateada nas redes sociais e trouxe insights sobre como as marcas podem conquistar a atenção deste relevante público por meio de campanhas e ações.