quarta-feira, 10 de março de 2021

5 dicas para criar para a bio do Instagram

 Escrito por Rodrigo Souto 

Você já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica, né? No universo das redes sociais, isso não poderia ser uma verdade maior. Na era do imediatismo, 79% dos usuários esperam por respostas claras assim que buscam por uma informação em seus celulares. No caso de um Instagram de negócios, esse papel fica por conta da bio do Instagram.

Veja um guia completo sobre como usar instagram para sua empresa

Isso significa que, ao acessar a página de seu Insta — como a rede é comumente chamada — os usuários esperarão saber, no menor tempo possível, do que ela se trata. E existem maneiras simples de conquistar isso!

Quer saber como ter os melhores resultados em sua empresa por meio da biografia do Instagram? Confira as nossas dicas!

O que é a bio do Instagram?

A bio do Instagram é uma descrição objetiva de um negócio ou personalidade. Ela é limitada a 150 caracteres e, assim, deve convencer o usuário em poucos segundos a continuar navegando pelo perfil. A bio deve conter as principais informações sobre a empresa ou pessoa, como nome, interesses, dados de contato e links relacionados

Por que ela é importante em uma estratégia?

Conforme dito, a bio do Instagram é o primeiro contato que um potencial cliente terá com seu negócio — caso ele chegue à empresa pela rede social. Porém, mesmo que esse não seja o caso, o Instagram será um reflexo da imagem que você transparece — e é essa sua maior importância.

Em suma, a descrição de sua bio será uma das principais responsáveis por manter alguém interessado em seu perfil ou não. É por isso que ela precisa estar completa, conversar de maneira direta com o público, ser chamativa e gerar engajamento.

Além disso, a bio do Instagram pode ser usada para levar os consumidores a outros links relacionados ao negócio, como o site profissional, o blog, outras redes sociais ou formulários de contato. Desse modo, isso significa que ela deve ser formulada de maneira bastante estratégica.

Para isso, o primeiro passo é conhecer seu público, direcionando os dizeres a ele. Em seguida, é hora de implementar alguns recursos e dicas simples e que podem impulsionar seus resultados.

O que colocar na bio do Instagram?

A seguir, separamos 5 dicas que podem ajudar na hora de montar uma bio que engaje e mantenha o usuário interessado no que você tem a oferecer. Confira!

1. Insira informações objetivas sobre o negócio

A bio do Instagram precisa clarificar, de modo objetivo, o que seu serviço oferece — em especial por ser limitada a 150 caracteres. Ou seja, os principais dados sobre o negócio, como área de atuação, experiência de mercado, diferenciais e informações adicionais precisarão estar condensadas em poucas linhas.

Uma forma de fazer isso é escrever, em separado, uma bio completa. Sinta-se livre para incluir quantos caracteres desejar. Então, vá removendo as partes menos cruciais aos seus objetivos de marketing no Instagram, ou transforme-as em frases mais curtas e diretas.

Após um tempo, a tendência é que você consiga descrever seu negócio da maneira mais prática possível. Caso ainda não tenha chegado ao resultado esperado, confira as outras dicas que serão dadas a seguir.

2. Inclua diferentes canais de contato

Ofertar diferentes canais de contato aos clientes — e garantir que todos funcionem — tende a ser uma boa forma de certificar que seu atendimento seja ágil e eficiente. E, como você sabe, um atendimento de qualidade pode ser o grande diferencial de seu negócio. Por isso, certifique-se de que seus principais dados de contato estejam visíveis em sua biografia e, claro, sejam válidos.

3. Utilize palavras-chave

Uma boa estratégia de SEO é indispensável em qualquer objetivo de marketing. Mas, você sabia que ela também inclui sua bio do Instagram? Nesse sentido, as palavras-chave cumprem um papel importante.

Para selecioná-las, use ferramentas de keyword, selecione as que estão em alta em seu segmento e aplique-as. Se trabalhar, por exemplo, com marketing, certifique-se de que essa palavra apareça na bio. Outros exemplos de palavras-chave que podem estar presentes nesse universo de marketing incluem:

  • marketing digital;
  • CRM — Customer Relationship Management;
  • consultoria;
  • agência digital;
  • gestão.

A escolha das keywords depende, é claro, de sua área de atuação. Contudo, podem ser grandes aliadas na hora de ajudar o usuário a entender do que se trata seu Instagram de negócios.

4. Exponha prêmios e diferenciais

É destaque em sua área? Recebeu algum prêmio ou indicação relevante nos últimos tempos? É listado entre os principais nomes de seu segmento? Deixe isso claro em sua bio do Instagram! Mesmo que seu negócio seja bastante conhecido na área, lembre-se que nem sempre os futuros clientes sabem disso. Use seu reconhecimento como uma estratégia de autoridade e engaje os usuários.

5. Use os links de forma estratégica

Você se lembra da limitação de 150 caracteres na hora de disponibilizar toda a informação possível sobre seu negócio? O uso estratégico de links pode ajudar você nesse sentido! A bio do Instagram permite que você use links clicáveis. Assim, é possível levar o consumidor a uma parte externa à rede social.

Mas, se você tem mais de um link importante a compartilhar, pode se beneficiar do link tree. Conforme o nome indica, ele é como uma “árvore de links”. Desse modo, pode incluir site, blog, outras redes sociais, WhatsApp de contato e outros links importantes em um só local.

Quais são alguns bons exemplos de bios?

Agora que você conferiu 5 dicas interessantes para otimizar seus resultados com sua bio, é hora de conferir exemplos práticos. Estas pessoas e empresas, inclusive, usam emojis e fontes alternativas em suas bios — outras formas de inspirar! Claro que esses usos estão conectados à definição de persona. Mas vamos lá!

Influencers

Dois grandes nomes do Instagram brasileiro são as personalidades Lorrane Silva (Pequena Lo) e Mari Moon. Confira suas bios!

Lorrane Silva (@_pequenalo)

“💌 pequenalo@didonihstudios.com

🖊 Psicóloga

🏆 Under 30 Forbes

•YouTube • Tik Tok(+3,0M)• Twitter”.

Mari Moon (@marimoon)

“💾 ʙʟᴏɢɢɪɴɢ sɪɴᴄᴇ 1990s

🌈 ɪɴsᴘɪʀᴀʀ ᴘᴏsɪᴛɪᴠᴀᴍᴇɴᴛᴇ

😎 ᴍᴜsɪᴄᴀ + ᴀʀᴛᴇ + ᴠɪᴀɢᴇɴs

🧘‍♀️ ᴇᴍ ʙᴜsᴄᴀ ᴅᴀ sᴀᴜᴅᴇ ᴅᴏ ᴄᴏʀᴘᴏ ᴇ ᴅᴀ ᴍᴇɴᴛᴇ

linktr.ee/Marimoon”.

Empresas

Já em termos de empresas, seguem dois exemplos de bios em formatos que engajam: National Geographic Brasil e Moving Girls. Use também essas contas do Instagram para inspiração!

National Geographic Brasil (@natgeobrasil)

“Inspirando as pessoas a cuidar do planeta. Conta sendo atualizada de casa. 🏠

📺 Canais na TV

Claro - 580

Net - 580

Sky - 478

Vivo - 598

www.nationalgeographicbrasil.com/pantanal”.

Moving Girls (@movinggirls)

“EMPREENDEDORISMO FEMININO⚡

Para mulheres que constroem suas próprias histórias por @camilavidal

-

Pré-inscrição pra JORNADA, inscreva-se ↓

 

www.movinggirls.com.br

 

”.

Por meio dos exemplos que apresentamos, você consegue ver que muitas das dicas voltadas a criar a bio do Instagram funcionam na prática, certo? Então, aplique-as em seu perfil e, em união com estratégias de marketing voltadas às necessidades de seu público, acompanhe os resultados do engajamento de sua rede social!

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

************Como usar a Caixinha de Perguntas do Instagram?***************

 

Você com certeza já viu pessoas no seu Instagram abrindo a “caixinha de perguntas” e fomentando que você respondesse, não é mesmo? Esta é uma estratégia em alta hoje para gerar engajamento do seu público e ainda de quebra, é uma ótima maneira para você produzir conteúdo de acordo com o que a sua audiência quer ver.


Esta funcionalidade no Instagram, já existe há pouco mais de 2 anos. Inicialmente era utilizada por usuários “normais” (aqui quero dizer quem não tem viés empresarial), como forma de conversar com os seguidores, sem uma estratégia clara e sem um objetivo de relacionamento definido. É uma estratégia eficiente para se comunicar com o público por isso, vem sendo muito utilizada nos últimos meses.

E mesmo a caixinha de perguntas ❓ sendo extremamente relevante para PRODUÇÃO DE CONTEÚDO NATURAL e CONEXÃO COM A AUDIÊNCIA, muitas pessoas tem receio de abrir e não ter nenhuma pergunta, receio de não ser interessante para o público alvo, ter pouco engajamento e até mesmo, receio dos julgamentos alheios. Medo da exposição é comum no meio digital, mas, é necessário que você enfrente, supere e brilhe! ✨

 Agora, vou te dar 4 dicas para você começar a usar TODA SEMANA sua caixinha de perguntas no Instagram, gerar relacionamento com a tua audiência, produzir conteúdo relevante e de quebra, converter alguns em venda. Vamos lá...

1. Conte uma história antes de lançar a pergunta

Você provavelmente já ouviu falar em Storytelling, né? É uma técnica de contar algo de forma envolvente, gerando conexão e identificação no outro. E é isso que você precisa fazer ao abrir uma caixinha de perguntas. Antes de lançar, conte uma história, faça com que as pessoas se interessem no que você está falando e aí ela irá NATURALMENTE, fazer perguntas sobre aquilo na sua caixinha. Não jogue perguntas soltas, sem contexto. Induza sua audiência a interagir.
 

2. Peça para pessoas próximas fazerem perguntas

Exatamente. Para que os teus seguidores entendam que eles também podem e devem perguntar, porque você entende do assunto. No início, pode sim pedir que alguns amigos respondam. Depois, será natural.
 

3. Responda com vídeos

Quem não é visto, não lembrado. Por isso, apareça! Grave suas respostas no formato vídeo e não no formato texto. Isso vai gerar mais conexão com o teu público. Vale intercalar, vídeo, foto e texto nas respostas para não ficar cansativo.
 

4. Abra a caixinha toda semana

Use com sabedoria. Muitos profissionais de marketing digital sugerem abrir caixinhas todos os dias, mas eu sei como é puxado a vida de quem empreende e que todos os dias pode ser simplesmente inviável. Então, 1x na semana é o suficiente para você abrir, responder, gerar conteúdo, se posicionar como autoridade no assunto, conquistar mais seguidores e gerar gatilhos para venda. 

🔴 E se ninguém responder? As primeiras vezes que você publicar, pode ser que não haja tanto engajamento. Isso depende muito da forma como você irá induzir que as pessoas façam perguntas. Importante atentar-se a dica 1!

🙊 DICA EXTRA: você mesmo pode se fazer perguntas. É indicado? Não. Mas se ninguém responder, manda uma ou duas lá.

Eu espero que depois deste conteúdo, você comece a abrir sua caixinha de perguntas no Instagram semanalmente, porque os resultados positivos desta simples estratégia, serão muitos!************************

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Mais que tendência, Marketing Inclusivo deve ser prioridade para as organizações

 


Na prática, trata-se do um conjunto de ações que uma organização pode promover para favorecer a inclusão social.

Por Gustavo Hana - 18/02/2021

Na prática, o Marketing Inclusivo é um conjunto de ações que uma organização pode promover para favorecer a inclusão social. As iniciativas para defender determinada agenda podem acontecer dentro da própria empresa — o que podemos chamar de endomarketing —, ou se estender para o público externo, ganhando destaque nas comunicações da organização com consumidores, clientes e fornecedores.

O Marketing Inclusivo, além de posicionar em meio a importantes grupos diversos, também ajuda no relacionamento com o público em geral. De acordo com dados do Interactive Advertising Bureau (IAB), as marcas com posicionamentos claros e socialmente responsáveis têm criado empatia com os consumidores, principalmente com a Geração Z.

No Brasil, segundo o Estudo Box 1824, cerca de 18 milhões de pessoas se identificam como LGBTQIA+. Metade desse público se diz disposto a priorizar uma marca que apoie a causa. No entanto, apesar de uma atenção maior para a diversidade e inclusão, ainda há um longo caminho a ser percorrido por aqui. Segundo pesquisa feita pelo Grupo Chroma sobre as urgências da população negra, 68% dos entrevistados não se sentem representados pelas marcas no geral. Já 69% acham que as marcas tratam o Dia da Consciência Negra, por exemplo, de forma vazia e oportunista.

Os números comprovam que relacionamentos superficiais não bastam, pois os consumidores querem marcas que mostrem e pratiquem, de forma autêntica e verdadeira, a sua dimensão humana, contribuindo de maneira concreta para suas vidas. O discurso, obviamente, precisa ir além da publicidade. A marca deve ter a mesma postura em todos os seus processos, desde a construção da equipe, até nos modelos de venda e atendimento.

Ou seja, mais do que apenas levantar uma bandeira por moda ou tendência, o processo de posicionamento de uma determinada marca precisa se apoiar na transparência. Uma campanha feita apenas para agradar ou cumprir agenda pode soar como oportunismo, e não existe mais espaço para isso no mercado. Um discurso diversivo decorado, superficial e fora de contexto pode ter efeito contrário ao almejado. A pluralidade deve ser levada em consideração em todos os momentos e buscada em todos os campos.

Os benefícios de ser plural

As marcas estão investindo em diversidade por se tratar de um tema em voga, principalmente nos estudos de tendências. Na minha visão, ao ser inclusiva e pluricultural, a empresa se comunica com todos os públicos, não apenas com as minorias. Isso traz menos impactos mercadológicos, de produção, atendimento e distribuição. Em outras palavras, torna todo o processo mais saudável.

Olhar com carinho para o marketing inclusivo faz diferença, não somente para a empresa, mas principalmente na vida dos consumidores. Você gera identificação, satisfação e felicidade, fazendo com que o usuário se engaje com seus conteúdos e aumente o alcance do seu respectivo propósito. 

Para quebrar paradigmas, vale explorar novos modelos de representatividade e atingir pessoas reais, possibilitando identificação e sentimento de pertencimento. Daqui para frente, o público vai, cada vez mais, esperar comprometimento, posicionamento e suporte das marcas. Deixar de se posicionar não será bem-visto, ainda mais em um momento no qual o mercado tem que agregar e incluir.

O marketing focado na diversidade e inclusão é uma ferramenta capaz de gerar valor para uma marca e fazer com que ela seja destaque entre seus concorrentes. Porém, precisa ser usado de forma genuína e transparente. A incoerência entre o que uma empresa promove em suas ações e a forma como toma decisões no dia a dia será alvo da visibilidade pública, mais cedo ou mais tarde. Por isso, abrace as causas sociais de verdade e vá em busca de uma evolução saudável, sustentável e positiva para todos.

Por: Gustavo Hana

Gustavo Hana é CEO na GhFly Network, holding que conta com a GhFly e Adyante, ambas especializadas em marketing digital

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

6 estratégias de marketing digital para 2021



A chegada de um novo ano é o momento ideal para inovar nas estratégias de marketing digital e buscar soluções diferenciadas, não acha? Conhecer as novidades e tendências do mercado ajuda a sua empresa a se destacar e conquistar bons resultados.


As novas tecnologias e seus recursos oferecem boas oportunidades para você explorar o mercado de modo pleno. Investir em novas estratégias é uma forma de demonstrar atualização e aproveitar elementos que estão em alta, melhorando o relacionamento com os clientes.

Pensando nisso, trouxemos 6 estratégias de marketing digital para investir em 2021. Conheça mais sobre cada uma delas! 


1. Marketing interativo

O marketing interativo reúne um conjunto de práticas e técnicas que visam incentivar a interação do público com a marca. Sendo assim, essa estratégia é muito eficiente para aumentar o engajamento e potencializar suas ações.

Esse tipo de ação é essencial para conquistar a confiança do consumidor e aumentar as chances de fidelização. Ao gerar uma interação, você coloca o cliente no centro das campanhas da empresa, provocando um sentimento de inclusão e colaboração.

Explore os diversos tipos de conteúdo que podem ser aplicados a fim de promover a interatividade com o seu público, como jogos, quizzes, demonstrações ao vivo, vídeo marketing e pesquisas.

Para que essas ações sejam efetivas, no entanto, é preciso saber o que você quer, de fato, com a interação: informações sobre os clientes, respostas sobre o seu produto ou apenas a nutrição do relacionamento? Pense nisso antes de criar as peças interativas, ok?

2. Conteúdo gerado pelo usuário

Outra tendência deste ano para as estratégias de marketing digital é o conteúdo gerado pelo usuário, também conhecido como User Generated Content (UGC). Essa estratégia tem por objetivo aproveitar os conteúdos criados genuinamente pelos clientes ou com o incentivo da empresa, por exemplo, em campanhas para compartilhar hashtags.

Como você deve saber, os conteúdos gerados pelo usuário são os comentários, os posts, as imagens, os vídeos, os tuítes, entre outras formas de interação. Portanto, incentivar a participação nas redes sociais, no blog ou no site da empresa é um modo simples de entender o que as pessoas acham da sua marca.

Até aplicativos mais novos e que estão em alta, como o TikTok, oferecem boas oportunidades para explorar o conteúdo gerado pelos usuários. Esse app chinês já ultrapassa a marca de 1,5 bilhão de usuários mensais, um número que não deve ser ignorado, não é mesmo?

3. Marketing de nostalgia

Você se lembra de alguns produtos, filmes ou programas de televisão que fizeram parte da sua infância? Esses elementos podem ser muito úteis à sua empresa quando fazem parte de uma estratégia de marketing de nostalgia.

A ideia dessa técnica é utilizar temas e produtos do passado na sua estratégia atual, de modo a despertar a vontade dos clientes de matar a saudade comprando seus produtos. Afinal, a nostalgia contribui para que os consumidores criem um laço emocional com a marca, facilitando as vendas e o relacionamento.

Para essa estratégia funcionar, então, é fundamental buscar temas que tragam bons sentimentos e que não envolvam nenhum assunto que possa dar repercussão negativa nos dias de hoje. Além disso, é importante respeitar os direitos autorais, por isso, não utilize imagens de terceiros sem autorização.

A Netflix, por exemplo, no passado, apostou em um vídeo teaser com a Xuxa, ícone dos anos 80, para fazer a divulgação da série Stranger Things, cuja história se passa nessa década.

4. Agile Marketing

O conceito do Agile Marketing vem do mundo empresarial, no qual as empresas utilizam as metodologias ágeis para terem mais competitividade de resultados otimizados. Os mesmos princípios podem ser aplicados à sua equipe, trazendo grandes benefícios ao fluxo de trabalho.

O objetivo é utilizar ciclos curtos de trabalho, com uma abordagem iterativa e incremental, para gerar melhorias constantes nas suas estratégias. Isso envolve a presença de profissionais flexíveis, capazes de se adaptar às necessidades, planejar e avaliar resultados em períodos menores de tempo.

Para aplicar essa metodologia no dia a dia do seu negócio, é importante contar com algumas ferramentas, que facilitam a divisão das tarefas e o monitoramento do desempenho de cada profissional. Desse modo, a produtividade da equipe tende a crescer, trazendo excelentes resultados.

5. Assistentes de voz

Você já percebeu que os assistentes de voz, como Alexa (Amazon), Cortana (Microsoft) e Siri (Apple), estão cada vez mais sendo usados pelas pessoas? Desse modo, surge a necessidade de considerar esse universo dentro das suas ações de marketing.

Esses assistentes simulam conversas para entregar informações baseadas em voz ou texto a um usuário por meio de um dispositivo. Por isso, é fundamental adaptar as ações para que ofereçam os efeitos esperados também nessa modalidade de pesquisa.

Por isso, ao elaborar seus conteúdos, lembre-se dessa nova forma de consumir materiais. Ainda é possível investir em podcasts e outros formatos que envolvam áudio, permitindo que os potenciais clientes utilizem seus dispositivos para se conectar à sua marca.

6. Marketing Data Driven

Boas estratégias de marketing digital devem ser sempre baseadas em dados e no acompanhamento da performance, fato! A cultura Data Driven coloca os dados no centro do processo de tomada de decisões, trazendo mais eficiência e clareza para as campanhas e iniciativas do negócio.

Se o Inbound Marketing tem um objetivo, por exemplo, é preciso analisar diversos indicadores que apontem se a empresa está indo no caminho certo. Ao parar para analisar os dados, você terá uma ideia sobre o interesse do público no conteúdo, as conversões geradas, o número de leads alcançados, entre outras informações.

Sendo assim, não se esqueça de analisar os dados de cada campanha e entender como eles estão contribuindo ou não com o seu objetivo. Essa é uma forma de encontrar falhas e aperfeiçoar o que está sendo produzido, contribuindo para otimizar o seu alcance e seus resultados.

Neste artigo, apresentamos 6 estratégias de marketing digital para investir em 2021. É fundamental que você tenha um planejamento bem detalhado para este ano, visando alcançar de maneira mais eficiente o seu público. Procure monitorar a performance da equipe, sendo que algumas ferramentas podem facilitar esse trabalho e potencializar os resultados.

Quer saber quais recursos podem ajudar ainda mais sua empresa? Então, leia nosso artigo sobre 14 ferramentas de marketing digital indispensáveis para a sua estratégia!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

A importância do Marketing H2H para 2021

 


Novas competências, que englobam posicionamentos mais firmes e consumidores ao epicentro das atenções, farão a diferença na economia pós-pandemia

Por Camilla Simon - 22/12/2020

Uma pesquisa realizada pela Accenture (empresa multinacional de consultoria de gestão, tecnologia da informação e outsourcing) já havia apontado que 83% dos consumidores brasileiros preferiam comprar de empresas que defendessem propósitos alinhados aos seus valores de vida, 79% queriam que as empresas se posicionassem em relação a assuntos importantes (como em áreas como sociedade, cultura, meio ambiente e política) e 76% afirmaram que suas decisões de compra foram influenciadas pelos valores propagados pelas marcas e pelas ações de seus líderes. Este estudo deixou bem claro o que os consumidores, pelo menos aqui no Brasil, estão pensando sobre posicionamento.

Para Camilla Simon, especialista em estratégia de relacionamento e diretora da Moulin (agência responsável por projetos desenvolvidos para marcas como LG do Brasil, Hospital Albert Einstein, Comgás e Coral), as empresas mais lembradas no pós-pandemia serão em sua grande maioria as que se posicionaram, para as outras, o conselho é: em 2021, colocar o ser humano ao epicentro das atenções. O marketing H2H (Human to Human), que leva em consideração pessoas e suas relações humanas (com falhas, acertos, pedidos de desculpas e absoluta transparência) a partir de agora terá total impacto nas relações entre marcas e consumidores.

Ainda de acordo com a especialista, algumas competências como humildade, sensibilidade, coragem e autenticidade serão essenciais para as marcas neste novo momento.

Abaixo, Camilla faz um breve resumo sobre cada uma dessas capacidades e como as marcas poderão incorporá-las de maneira mais assertiva. Confira: 

HUMILDADE

Esta será uma das grandes competências da nova economia. As novas tecnologias, os novos desafios do mercado e as novas formas de se relacionar conduzirão as empresas e as marcas à um posicionamento de aprendizado constante e a uma flexibilidade jamais vista. Essa flexibilidade, que está intrinsicamente ligada à humildade, potencializará ainda mais o Marketing H2H (Human to Human). Ser empático, entender as dores, dúvidas e sugestões, antecipar desejos, ouvir com afeto e atenção (inclusive as críticas), serão posicionamentos indispensáveis neste contexto.

SENSIBILIDADE

Falta de sensibilidade nunca foi perdoável (ainda bem). Imagine em um mundo pós-pandemia, absolutamente conectado, tecnológico e cada vez mais, humano? Um mundo com assuntos de todos os tipos e delicadezas vindo à tona ainda mais rapidamente do que nunca trazem essa "percepção aguçada", e essa receptividade desenvolvem no ser humano e nas marcas a faculdade de sentir afeto, compaixão, empatia e também inteligência emocional, além da capacidade de se adaptar a diferentes culturas. Sem essas faculdades estimuladas, como desenvolver o pensamento crítico e tantas outras competências ligadas à tecnologia? Sem sensibilidade, como ler os dados com profundidade e saber responder à eles?

CORAGEM

Você se lembra quando a Nike foi absolutamente firme no posicionamento e defendeu a atleta Serena Williams em uma divergência séria com Bernard Giudicelli (dirigente da Roland Garros, em 2018)?. Na ocasião ele criticou-a por causa do uniforme, inspirado no filme Pantera Negra, considerando-o "ousado", e a peça, especialmente desenvolvida para a performance da atleta que havia acabado de dar à luz foi proibida. "Você pode até tirar a roupa de super-heroína, mas jamais seus superpoderes". Foi assim que a Nike se posicionou, totalmente alinhada ao propósito da marca: just do it! Ter coragem e se posicionar não é simples, pelo contrário, é desafiador, mas atualmente, será extremamente necessário.

AUTENTICIDADE

Falar o que pensa e, de fato, pensar aquilo que fala. Ter princípios e verdade próprios e que podem, sim, mudar com o tempo: amadurecer. Não ter vergonha de não saber e de querer aprender. Ser fiel à própria natureza, assumir quem se é e, por tudo isso, viver toda a liberdade que a transparência e a leveza conferem a uma marca! Autenticidade: é disso que estamos falando!

Por: Camilla Simon

Especialista em estratégia de relacionamento e diretora da Moulin (agência responsável por projetos desenvolvidos para marcas como LG do Brasil, Hospital Albert Einstein, Comgás e Coral)