Novas competências, que englobam posicionamentos mais firmes e consumidores ao epicentro das atenções, farão a diferença na economia pós-pandemia
Uma pesquisa realizada pela Accenture (empresa multinacional de consultoria de gestão, tecnologia da informação e outsourcing) já havia apontado que 83% dos consumidores brasileiros preferiam comprar de empresas que defendessem propósitos alinhados aos seus valores de vida, 79% queriam que as empresas se posicionassem em relação a assuntos importantes (como em áreas como sociedade, cultura, meio ambiente e política) e 76% afirmaram que suas decisões de compra foram influenciadas pelos valores propagados pelas marcas e pelas ações de seus líderes. Este estudo deixou bem claro o que os consumidores, pelo menos aqui no Brasil, estão pensando sobre posicionamento.
Para Camilla Simon, especialista em estratégia de relacionamento e diretora da Moulin (agência responsável por projetos desenvolvidos para marcas como LG do Brasil, Hospital Albert Einstein, Comgás e Coral), as empresas mais lembradas no pós-pandemia serão em sua grande maioria as que se posicionaram, para as outras, o conselho é: em 2021, colocar o ser humano ao epicentro das atenções. O marketing H2H (Human to Human), que leva em consideração pessoas e suas relações humanas (com falhas, acertos, pedidos de desculpas e absoluta transparência) a partir de agora terá total impacto nas relações entre marcas e consumidores.
Ainda de acordo com a especialista, algumas competências como humildade, sensibilidade, coragem e autenticidade serão essenciais para as marcas neste novo momento.
Abaixo, Camilla faz um breve resumo sobre cada uma dessas capacidades e como as marcas poderão incorporá-las de maneira mais assertiva. Confira:
HUMILDADE
Esta será uma das grandes competências da nova economia. As novas tecnologias, os novos desafios do mercado e as novas formas de se relacionar conduzirão as empresas e as marcas à um posicionamento de aprendizado constante e a uma flexibilidade jamais vista. Essa flexibilidade, que está intrinsicamente ligada à humildade, potencializará ainda mais o Marketing H2H (Human to Human). Ser empático, entender as dores, dúvidas e sugestões, antecipar desejos, ouvir com afeto e atenção (inclusive as críticas), serão posicionamentos indispensáveis neste contexto.
SENSIBILIDADE
Falta de sensibilidade nunca foi perdoável (ainda bem). Imagine em um mundo pós-pandemia, absolutamente conectado, tecnológico e cada vez mais, humano? Um mundo com assuntos de todos os tipos e delicadezas vindo à tona ainda mais rapidamente do que nunca trazem essa "percepção aguçada", e essa receptividade desenvolvem no ser humano e nas marcas a faculdade de sentir afeto, compaixão, empatia e também inteligência emocional, além da capacidade de se adaptar a diferentes culturas. Sem essas faculdades estimuladas, como desenvolver o pensamento crítico e tantas outras competências ligadas à tecnologia? Sem sensibilidade, como ler os dados com profundidade e saber responder à eles?
CORAGEM
Você se lembra quando a Nike foi absolutamente firme no posicionamento e defendeu a atleta Serena Williams em uma divergência séria com Bernard Giudicelli (dirigente da Roland Garros, em 2018)?. Na ocasião ele criticou-a por causa do uniforme, inspirado no filme Pantera Negra, considerando-o "ousado", e a peça, especialmente desenvolvida para a performance da atleta que havia acabado de dar à luz foi proibida. "Você pode até tirar a roupa de super-heroína, mas jamais seus superpoderes". Foi assim que a Nike se posicionou, totalmente alinhada ao propósito da marca: just do it! Ter coragem e se posicionar não é simples, pelo contrário, é desafiador, mas atualmente, será extremamente necessário.
AUTENTICIDADE
Falar o que pensa e, de fato, pensar aquilo que fala. Ter princípios e verdade próprios e que podem, sim, mudar com o tempo: amadurecer. Não ter vergonha de não saber e de querer aprender. Ser fiel à própria natureza, assumir quem se é e, por tudo isso, viver toda a liberdade que a transparência e a leveza conferem a uma marca! Autenticidade: é disso que estamos falando!
Por: Camilla Simon
Especialista em estratégia de relacionamento e diretora da Moulin (agência responsável por projetos desenvolvidos para marcas como LG do Brasil, Hospital Albert Einstein, Comgás e Coral)
Nenhum comentário:
Postar um comentário