domingo, 7 de maio de 2017

Os 10 cursos online mais populares entre executivos brasileiros Por Por EXAME.com

As aulas mais vistas cobrem assuntos tão distintos quanto marketing, finanças e gamification e são oferecidas por instituições brasileiras e americanas


Cursos online são uma fonte de qualificação cada vez mais popular entre profissionais de todas as áreas, sobretudo pela sua praticidade. Basta ter acesso à internet para ver aulas preparadas por algumas das melhores universidades do mundo, no horário mais conveniente para você. Via de regra, só é preciso pagar pelo certificado; as aulas, em si, são totalmente gratuitas.
Fundada por dois professores da Universidade de Stanford, a plataforma de educação a distância Coursera é uma das mais conhecidas pelos brasileiros. A pedido de EXAME.com, o portal listou os 10 cursos de negócios mais assistidos por usuários do Brasil nos últimos 6 meses.
As aulas mais populares cobrem assuntos tão distintos quanto marketing, finanças e gamification e são oferecidas por instituições brasileiras, como Insper e Unicamp, e norte-americanas, tais como Yale e Universidade da Califórnia.
Veja a seguir a lista com a programação das aulas preferidas pelos executivos brasileiros, bem como sua duração, idioma e link de acesso:
1º) “Introdução ao marketing analítico”
O curso é voltado a profissionais e estudantes que desejam se debruçar sobre os princípios básicos do marketing analítico. A ênfase está na aplicação prática dos conceitos abordados. O aluno aprenderá a empregar métricas, desenvolver métodos de levantamento de dados primários e secundários, aventar hipóteses testáveis, segmentar o mercado com base no comportamento do consumidor e apoiar com dados a sua tomada de decisão.
Instituição: Insper
Duração total: 15 horas
Idioma: Áudio em português
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2º) “Negociações de sucesso: estratégias e habilidades essenciais”
Buscar acordos está no dia a dia de qualquer executivo, e os mais hábeis em negociações costumam avançar na carreira mais rapidamente. Este curso serve como uma introdução ao assunto. São abordadas técnicas de convencimento, armadilhas psicológicas a serem evitadas e os principais elementos numa análise de negociação, tais como preço de reserva fixado, meta de expansão, alternativas para o negócio e zona de acordo potencial.
Instituição: University of Michigan
Duração total: 8,5 horas
Idioma: Áudio em inglês, legendas em português
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3º) “Project management: The basics for success”
Neste pacote de aulas, você terá contato com conceitos básicos de gerenciamento de projetos e liderança de equipes. Definição do escopo, planejamento, cronograma e análise dos stakeholders estão entre os tópicos abordados pelo professor. Também há um módulo destinado especialmente à gestão da equipe, com foco em como lidar com pessoas difíceis.
Instituição: University of California, Irvine
Duração total: 4-8 horas
Idioma: Áudio em inglês, legendas em português
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4º) “English for career development”
Financiado pelo governo norte-americano, este curso é destinado a profissionais que não têm o inglês como língua nativa e desejam construir uma carreira global. As aulas tratam de temas como o processo de recrutamento nos Estados Unidos. Há lições sobre vocabulário em inglês para fazer o seu currículo, escrever cartas para potenciais empregadores, fazer networking e participar de entrevistas de emprego.
Instituição: University of Pennsylvania
Duração total: não informada
Idioma: Áudio em inglês, legendas em inglês
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5º) “Design thinking for innovation”
Para sobreviver no competitivo cenário global, qualquer empresa precisa de profissionais capazes de conceber soluções originais para ganhar eficiência. Uma das ferramentas mais usadas para isso é o “design thinking”, tema deste curso. As aulas dão um panorama geral sobre o tema e exploram um modelo de 4 perguntas fundamentais para resolver qualquer problema. Também há casos reais de diferentes organizações que usaram o “design thinking” para construir projetos inovadores.
Instituição: University of Virginia
Duração total: 5-10 horas
Idioma: Áudio em inglês, legendas em inglês
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6º) “Marketing in a digital world”
Aqui, a proposta é mostrar como as ferramentas digitais, do smartphone à impressão 3D, estão modificando a atuação de um profissional de marketing. A grande transformação está na concentração do poder, que se deslocou das empresas para os consumidores. O curso já atraiu mais de 100 mil alunos no Coursera e faz parte do MBA digital oferecido pela Universidade de Illinois.
Instituição: University of Illinois at Urbana-Champaign
Duração total: 24-32 horas
Idioma: Áudio em inglês, legendas em português
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7º) “O empreendedorismo e as competências do empreendedor”
Ter um perfil empreendedor não é necessário apenas para quem deseja abrir seu próprio negócio; mesmo funcionários contratados por empresas precisam ter “olhar de dono” sobre seu próprio departamento. Este curso apresenta as habilidades necessárias para identificar oportunidades, estabelecer parcerias, mobilizar sua rede de contatos em torno de um objetivo e construir empreendimentos sustentáveis a longo prazo.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Duração total: 10-12 horas
Idioma: Áudio em português
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8º) “Speak English professionally: In person, online & on the phone”
Você gosta de dizer que seu inglês é avançado mas, lá no fundo, sabe que ainda está no nível intermediário? Esse é o caso de muitos executivos brasileiros, até daqueles que ocupam altos níveis hierárquicos. O objetivo deste curso é ajudar os alunos a melhorar sua pronúncia e fluência, aprender vocabulário útil para situações profissionais e conhecer algumas frases e expressões típicas do mundo dos negócios em inglês.
Instituição: Georgia Institute of Technology
Duração total: não informada
Idioma: Áudio em inglês
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9º) “Financial markets”
O professor apresenta princípios básicos de finanças e gestão de riscos, o papel da psicologia para o mercado, o funcionamento das políticas monetárias e os principais conceitos do mundo das ações. O curso termina com um módulo dedicado à atuação não-voltada ao lucro e à busca por propósito em meio ao capitalismo financeiro.
Instituição: Yale University
Duração total: 48-96 horas
Idioma: Áudio em inglês
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10º) “Gamification”
É cada vez mais difundida a aplicação do design e da estrutura dos jogos aos problemas reais do mundo corporativo. Explicar os mecanismos da chamada “gamification” é a proposta deste curso. O aluno aprende a desconstruir a estrutura típica de um jogo e aplicar sua lógica às demandas do mundo dos negócios.
Instituição: University of Pennsylvania
Duração total: 24-48 horas
Idioma: Áudio em inglês, legendas em português
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Este artigo foi originalmente publicado em EXAME.com

quinta-feira, 4 de maio de 2017

7 erros fatais dos empreendedores iniciantes

Um dado preocupante do IBGE (set/2016) diz que, de cada 10 negócios abertos no Brasil, 6 fecham antes de completar 5 anos


Erik Penna, Administradores.com, 3 de maio de 201


Várias pesquisas apontam que um dos maiores sonhos do brasileiro, é abrir o próprio negócio. Ao abrir a empresa, descobre que apenas dedicação não resolve, pois é preciso ter alguns conhecimentos para que o sonho não vire um pesadelo.
Um dado preocupante do IBGE (set/2016) diz que, de cada 10 negócios abertos no Brasil, 6 fecham antes de completar 5 anos.
Enumero abaixo os 7 maiores erros cometidos pelos empreendedores novatos:
1- Plano de negócios
ERRO: deixar de pesquisar o mercado, as ações da concorrência e não estabelecer objetivos bem definidos.
DICA: antes de abrir as portas, faça uma pesquisa criteriosa sobre tudo que cerca o negócio e trace metas quantitativas claras para não começar com o pé esquerdo.
2- Clientes
ERRO: não planejar a comercialização. Uma coisa é ter uma boa ideia, outra coisa é saber como encontrar o cliente. A escassez de clientes costuma ser fatal.
DICA: se o cliente não vem, não fique esperando, seja proativo e vá em busca dele. Distribua panfletos, promova eventos, faça parcerias, divulgue na internet, visite empresas e órgãos públicos. É preciso "cacarejar". Não adianta colocar um outdoor no porão. Faça os outros descobrirem seu ponto de venda.
3- Finanças
ERRO: misturar as contas da empresa com as finanças pessoais. Colocar tudo na mesma gaveta é um perigo enorme!
DICA: separe as contas. Crie um fluxo de caixa pessoal, outro da empresa e uma planilha relacionando todas as contas a pagar e receitas. Corte seus custos. E, a partir daí, vá renegociar as dívidas com as instituições financeiras e fornecedores
4- Burocracia
ERRO: não estudar o melhor regime tributário, não saber as obrigações fiscais a serem cumpridas e deixar de lado alguns controles internos.
DICA: identificar o melhor tipo de regime tributário para o negócio, saber os impostos a pagar e incluir isso no cálculo de custo do produto, para trabalhar pagando o menos possível de impostos, mas dentro da lei. E, providenciar alguns relatórios com os registros de entradas e saídas de estoque e recursos é algo primordial, pois isso poderá nortear para as decisões e o rumo do negócio
5- Capacitação
ERRO: não reservar um tempo para a melhora contínua. Aprender com os próprios erros custa caro e, ás vezes, quando se percebe é tarde demais.
DICA: qualificação própria e da sua equipe. Participe de cursos e treinamentos de temas como gestão, vendas, finanças, assim, você se capacita e aprende com os erros dos outros. Isso é mais fácil e barato.
6- Diferencial
ERRO: ser mais do mesmo. O pequeno empreendedor fica tão envolvido na correria cotidiana, só dedicando tempo para as atividades operacionais, que normalmente se esquece das ações estratégicas da empresa.
DICA: reserve um tempo para pensar no futuro do seu negócio, mesmo que seja 30 minutos por semana, mas pare para refletir sobre qual será sua próxima inovação e diferencial perante a concorrência.
7- Mitos
ERRO: achar que vai trabalhar menos e que não terá patrão. Tem sim, o cliente é o patrão do empresário. Cuidado, às vezes, ele não perdoa uma única falha.
DICA: se prepare para trabalhar muito, mas é extremamente motivador e recompensador perceber os resultados aparecerem. Esse é o grande gás do empreendedor, mudar a vida dele e a dos outros para melhor.
O que podemos concluir das dicas acima é que precisamos mudar um pouco a cada dia. Imagine você mudando apenas 5 centímetros a sua direção. Em 30 dias o seu caminho será completamente outro.
Não tenha tanto medo das tempestades, afinal, são os mares bravios e agitados que costumam formar os melhores marinheiros.
Erik Penna - Palestrante motivacional, especialista em vendas com qualificação internacional, consultor e autor dos livros “A Divertida Arte de Vender”, “Motivação Nota 10”, “21 soluções para potencializar seu negócio”, “Atendimento Mágico - Como Encantar e Surpreender Clientes” e "O Dom de Motivar na Arte de Educar". Saiba mais sobre motivação e vendas em: www.erikpenna.com.br.

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Carrefour inicia venda de alimentos pela internet até Julho


02 de maio de 2017 - 18:07
por: Afonso Bazolli
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O Carrefour vai lançar seu e-commerce de alimentos até julho, afirmou Charles Desmartis, presidente da companhia no Brasil, durante evento que acontece neste final de semana no Guarujá.
A entrada neste mercado vem depois da entrada da rede no e-commerce de itens não-alimentares – que está em operação desde o ano passado e que vende categorias de produtos divididas nos universos Casa & Família, Eletrônicos, artigos Itens, Saúde & Bem-Estar e Auto e Ferramentas.
“Estamos trabalhando no modelo”, disse Desmartis à NOVAREJO sem dar muitos detalhes. É esperado que a categoria alimentar comece a operar na região Sudeste, assim como ocorreu para itens não-alimentares.
A implantação por etapas ocorre quase quase cinco anos após a rede ter desistido do e-commerce no Brasil. “Naquela época, faltava uma equipe mais especializada, a tecnologia adequada e maior controle das operações. Desta vez, investimos para que isso fosse solucionado”, disse Desmartis no ano passado.
Com o e-commerce alimentar, a empresa reforça a ideia de estratégia omnicanal: a plataforma seguirá o modelo que já foi implantado em outros países e a empresa promete que fará total integração com a loja física. Progressivamente, os consumidores que estiverem no ponto de venda poderão acessar o estoque do e-commerce e, no futuro, poderão realizar retiradas, trocas, devoluções e suporte técnico da loja virtual diretamente no hipermercado – no caso dos itens não alimentares.
O marketplace também segue dentro dessa estratégia. Até agora, a companhia tem 22 parcerias, inclusive de grandes marcas, como é o caso de O Boticário.
“O comportamento do consumidor é mais multiformato do que era antes, e ele se adaptou a variação da renda e estamos felizes com a variedade dos nossos formatos. Estamos trabalhando para fazer melhor e aproveitar a recuperação assim que ela acontecer”, disse o executivo.
As vendas do grupo francês Carrefour cresceram 3,3% no ano passado, em relação a 2015. Um dos componentes que pesaram para esse crescimento foi o desempenho dos mercados internacionais, que respondem por metade do resultado do Grupo. O Brasil foi destaque, com crescimento de 11% em mesmas lojas e 15,1% em crescimento orgânico.

terça-feira, 2 de maio de 2017

As 20 dicas de especialista para melhorar o marketing no Facebook



Escrito por | @
inscrição no facebook Se você lê nosso blog e outros blogs de marketing, certamente está convencido de que configurar uma página do Facebook pode ser interessante para seu negócio. Atualmente o Facebook acumula mais de 1 bilhão de usuários ativos, portanto não dá para negar que seus prospects e clientes estão usando essa rede social para se conectar com outras pessoas e reunir informações capazes de influenciar as decisões de compra, inclusive sobre os produtos e serviços que você oferece. Se você ainda não criou uma página, está esperando o quê?
Criar a página da sua empresa é apenas a primeira etapa. Estimular uma presença no Facebook que realmente gere benefícios para os negócios demanda algum trabalho. Por isso, reunimos as 20 dicas de especialistas a seguir para ajudar a levar seu marketing no Facebook a um novo patamar.
Não poderíamos ter dito isso de melhor forma!

1. Faça perguntas

"Não basta transmitir mensagens promocionais: as marcas devem fazer um esforço e se envolver com seu público. Fazer perguntas é uma ótima maneira de iniciar um diálogo interessante e eficaz." - Erica Swallow, Mashable

2. Não automatize demais

"Não alimente automaticamente seus posts de blog ou as atualizações do Twitter em sua página. Normalmente, o conteúdo automatizado não é bem recebido pelos feeds de notícias dos usuários." - Ekaterina Walter, estrategista de mídias sociais, Intel

3. Não leve tudo para o pessoal

"Como regra geral, poste quatro atualizações de status sobre notícias externas ou descobertas para cada post promovendo um produto. E, quando mencionar um produto ou serviço, procure ser útil." JD Lasica, Socialmedia.biz

4. Aproveite depoimentos e feedback

"Use o Facebook para envolver-se diretamente com seus clientes e inclua-os em seus esforços de marketing... Peça aos clientes para contarem histórias de sucesso no seu mural e obtenha feedback sobre os recursos de produtos novos." - Leyl Master Black, diretor executivo, Sparkpr

5. Seja acessível e simpático

"As páginas de B2B mais bem-sucedidas geralmente combinam demonstrações de experiência com humor e personalidade, parecendo mais uma conversa real do que um discurso elaborado de marketing e vendas." - Karlie Justus, Social Media B2B

6. Ofereça variedade

"Faça uma combinação de vídeos, fotos, perguntas, informações etc. Não tem os seus próprios vídeos? O YouTube é um local ótimo para encontrar preciosidades, e sites de compartilhamento como Reddit e Digg são uma maneira excelente de descobrir o que as pessoas gostam." - Linda Bustos, GetElastic

7. Seja ativo

"Não basta ter uma página disponível: se você não for ativo, não adiantará nada ela ser ótima." - Orli Yakuel, TechCrunch

8. Poste conteúdo interessante, envolvente e criativo

"A menos que sejam interessantes por si só para despertar comentários, as atualizações de status simples não o colocarão no topo do feed de notícias. Publique conteúdo que naturalmente incentive cliques ou crie discussão." Jim Lodico, pesquisador de mídias sociais

9. Faça solicitações

"Quer que seus seguidores expressem opiniões sobre um tópico? Peça isso. Quer que seus seguidores compartilhem o conteúdo que adoram com você? Peça isso. Quer que seus seguidores compartilhem o seu conteúdo? Peça isso. Você entendeu a ideia." - Ekaterina Walter, estrategista de mídias sociais, Intel

10. Resolva a negatividade com habilidade

"Se houver comentários negativos, o que assusta muitas empresas de B2B, aborde o assunto com compreensão e sinceridade . Na maioria dos casos, transparência e escuta ativa são fundamentais para neutralizar os efeitos do feedback negativo." - Dave Folkens, TopRank Online Marketing Blog

11. Esteja sempre atualizado

"Atualize seu grupo ou fan page regularmente com informações úteis e respostas a dúvidas." - Debbie Hemley, pesquisadora de mídias sociais

12. Seja consistente

"Nada pior para um grupo ou página do Facebook do que conteúdo estagnado. Como um blog corporativo ou site dinâmico, você precisa envolver as pessoas com frequência. Mesmo que seja apenas postar uma nova mensagem a cada semana, faça algo com regularidade (o mais frequentemente possível) para despertar uma resposta das pessoas." - Jason Falls, pesquisador de mídias sociais

13. Mas não exagere

"Uma ou duas atualizações do Facebook por dia é melhor do que meia dúzia de atualizações dispersas que passam despercebidas e não têm o poder de atrair o feedback das pessoas." - JD Lasica, Socialmedia.biz

14. Estimule a ação

"Não tenha medo de pedir aos usuários para compartilharem objetos ou clicarem no botão Curtir, especialmente se você for novo no Facebook. Pode levar um tempo para uma página do Facebook ganhar impulso. O que você puder fazer para ajudar apenas tornará o processo mais rápido." Jim Lodico, pesquisador de mídias sociais

15. Promova sua página fora da Internet

"Se sua empresa tem um escritório físico, coloque um cartaz na recepção informando aos clientes que você agora está no Facebook. " - Mari Smith, pesquisadora de mídias sociais

16. Ofereça concursos e sorteios

"Concursos e sorteios nunca devem exigir muito esforço por parte dos seus seguidores, mas devem oferecer algo real e valioso para eles." - Candis Hidalgo, diretora de conteúdo e marketing de mídias sociais, FaceItPages.com

17. Forneça incentivos e motivação

"Se quiser que as pessoas curtam sua página do Facebook e fiquem conheçam seus produtos e serviços, um incentivo forte pode ajudar." - Graham Charlton, Econsultancy

18. Pense estrategicamente sobre periodicidade

"Como você tem apenas uma curta janela de oportunidade para ganhar impulso com um compartilhamento (a dinâmica temporal na linha do tempo), pense com cuidado ao planejar a frequência, o conteúdo e a periodicidade. Leve em consideração o fuso horário. Se você sempre posta na mesma hora do dia, os seguidores que estão em fusos horários diferentes podem nunca ver suas atualizações. Distribua melhor o amor!" - Linda Bustos, GetElastic

19. Compreenda como o Facebook funciona

"Escreva para o feed de notícias, não para o seu mural. Embora algumas pessoas possam ser levadas diretamente para o seu mural por meio de um link ou anúncio, por exemplo, seus seguidores existentes verão a atualização nos feeds de notícias deles. Lembre-se de que dizer algo do tipo ‘confira nossa aba ao lado’ é completamente fora de contexto para as pessoas que veem esta atualização no feed de notícias delas." - Lauren Fisher, The Next Web

20. Analise o envolvimento

"Monitore quais posts atraem mais curtidas e comentários (olhe por alto) e use a Insights, a ferramenta de análise proprietária do Facebook, para reunir dados. (Integrar suas páginas do Facebook fornece dados muito melhores.)" - Linda Bustos, GetElastic
Que outras dicas de especialistas você gostaria de adicionar? Que dicas de sua própria experiência você pode contar?
Este post foi publicado originalmente no blog americano da HubSpot e traduzido e atualizado antes de ser publicado no blog brasileiro. 

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Marketing Digital e Redes Sociais: tendência ou necessidade?


Você se lembra da época em que era criança e todos os seus colegas de classe tinham o mesmo tênis da moda? Lembra também de que não ter esse tênis fazia com que, de certa forma, você não se sentisse parte dessa turma? Basicamente é isso que acontece hoje com muitas empresas no que se refere a Marketing Digital e Redes Sociais, o pensamento de que: “se todo mundo está fazendo, eu tenho que fazer também”.
Mas voltando aquele tênis da moda, você já parou para refletir se realmente precisava ter aquele tênis ou se só o queria porque todo mundo tinha? Isso também vale para a sua presença em Facebook, Instagram e companhia.
Entender o que realmente faz sentido ou não para sua empresa é essencial para a sua sobrevivência, pois qualquer ação dentro do meio digital envolve tempo, planejamento e às vezes gastos, que podem não trazer o retorno sobre investimento que você esperava – ou precisava.
Você precisa sim estar nas redes sociais e em todos os meios digitais nos quais o seu cliente esteja. Mas precisa entender também que investir em tendência, sem pensar em necessidade, pode tornar o ambiente empresarial e seus colaboradores desgastados e frustrados com projetos que não vão para frente. Justamente pela falta de experiência da empresa em buscar novas tendências, não estar acostumada com mudanças em sua estrutura corporativa, a falta de uma análise mais detalhada sobre quem é a sua persona e a prioridade realista para abraçar novos projetos dentro da sua organização.

É hora de sair do piloto automático!

Quando foi a última vez que você parou para refletir sobre as ações que tem feito? Sabe porque eu pergunto isso? Porque é comum entrar no piloto automático e seguir a conformidade dos processos e procedimentos, esquecendo o porquê de estar fazendo o que faz, o valor de cada tarefa e como ela afeta ou impacta na sua meta global.
Esse tipo de movimento, ou ainda a falta dele, faz com que a sua empresa e você parem no tempo, percam inteligência empresarial e visão estratégica para entender e adaptar novas tendências para o seu negócio. Você faz porque tem que fazer, tem uma página no Facebook porque tem que ter, mas esquece de analisar como esses investimentos vão se materializar em vendas, resultados e entregar valor ao seu cliente.
Depois de olhar para dentro de casa, é hora de olhar para fora.

O comportamento de compra e consumo está numa constante mudança… E isso é ótimo!

A afirmativa é óbvia, mas vale lembrar: o consumidor não é o mesmo de 20 anos atrás, ou quiçá 5 anos! O comportamento de compra e consumo mudou, e entender os movimentos comportamentais do seu cliente é a premissa básica que fará com que sua empresa seja realmente digital (e não apenas tecnológica).
Um estudo realizado em 2015 pelo Serviço de Proteção ao Crédito chegou à conclusão de que 9 entre cada 10 brasileiros com acesso a internet têm o hábito de realizar pesquisas antes de finalizar uma compra.
E sabe o que isso significa? Que é praticamente certo que o seu cliente (ou futuro cliente) esteja agora mesmo procurando por serviços ou produtos que você oferece. Que as Redes Sociais não são apenas o canal onde ele posta sobre o seu dia a dia e sim, é o meio pelo qual ele tem escolhido para se informar, relacionar e comprar.
E sabe como ele escolherá de onde comprar? Com base na empresa que mais se preocupou em entendê-looferecendo o que ele precisa, quando precisa e, principalmente, pelos canais onde busca e se relaciona.
Tendo isso em mente, é hora de se perguntar: você pode afirmar com 100% de certeza de que as ações que está tomando hoje e os canais por onde está se relacionando, vão fazer com que esse cliente encontre você?
Se a resposta é sim, parabéns! Isso prova que você fez o seu dever de casa, trabalhando com uma estratégia e um planejamento de Marketing Digital bem definido e metrificado.
Agora se ficou na dúvida… Calma, ainda é possível mudar esse cenário!

Mídias Sociais: quem não é visto, não é lembrado

Como apareceram rapidamente – e com muitas outras novas surgindo todos os dias, as mídias sociais por vezes são vistas como tendências passageiras por alguns profissionais, o que faz com que sejam associadas a falta de rentabilidade. Mas os dados provam exatamente o contrário.
Segundo a PricewaterhouseCoopers Brasil, as redes sociais influenciam na decisão de compra de 77% dos brasileiros, ou seja, muito além de um ponto de venda, ou um mural onde você posta fatos institucionais sobre a sua empresa, as redes sociais hoje são a principal porta de entrada e de entrega de valor da sua empresa para o seu cliente. Ou seja, será nelas que você será visto.
Só para citar rapidamente outros benefícios: as redes sociais aumentam o reconhecimento e a autoridade da sua marca, ajudam na fidelização de clientes, proporcionam maiores oportunidades de conversão e maior tráfego para o seu site, além de proporcionarem insights valiosos sobre os clientes (ao mesmo tempo em que oferecerem uma experiência mais completa dele com a sua marca).
Mas acho também que não preciso te lembrar que agir sem ter metas e objetivos definidos é o mesmo que andar sem rumo? Você pode chegar em algum lugar, mas é mais provável que chegue em lugar nenhum. Cansado e sem dinheiro.
O mesmo funciona com ações em Redes Sociais. Uma estratégia clara, real e definida de atuação pode ser a alavanca da prosperidade, ao mesmo tempo que uma má utilização, ou falta de clareza sobre o seu propósito dentro do LinkedIn, por exemplo, pode ser o declínio da mesma. Na internet está cheio de cases de mercado que mostram isso.

Como identificar as redes sociais que fazem sentido para a sua empresa

O primeiro passo que você deve dar em direção a uma atuação de sucesso é entender a sua persona e o seu comportamento de forma detalhada e profunda (e não só durante o processo de compra! Lembre-se: você precisa atraí-la e mantê-la junto a sua marca).
Não adianta dedicar tempo e empenho para postagens no Pinterest se a sua persona não estiver lá – ou se nas suas pesquisa, você identificar que esse pode ser um canal que faça sentido para ela, precisa trabalhar para atraí-la até lá.
Mas análise não para por aí. A melhor forma de engajar com o seu cliente é oferecendo conteúdo atraente e envolvente, adequado ao canal e formato escolhido.
Ou seja, você também precisa entender que cada rede social tem uma característica diferente; a forma e a dinâmica como as mesmas atuam sobre seu usuário são particulares e precisam ser respeitadas. Sendo assim é importante analisar como adequar a sua linguagem em cada uma delas e aproveitar o máximo do potencial de engajamento.
Eu escrevi um blog post para o blog da Agência que fala sobre como atuar de forma eficiente em cada rede social. Acho que vale a leitura para entender melhor.

Growth Hacking nas Redes Sociais

Agora, se você já entendeu como integrar estratégia, planejamento de Marketing Digital e Redes Sociais, um método que pode ajudar a otimizar suas postagens e campanhas, gerando melhores resultados e insights é o Growth Hacking, ou Marketing de Experimentos.
marketing de experimentos tem como foco encontrar pequenos gatilhos e brechas para melhorias de processos do dia a dia, gerando resultados rápidos mensuráveis e metrificados, sem comprometer parte do seu orçamento. O Growth Hacking é um técnica para acelerar o seu crescimento e é um excelente caminho para empresas que procuram se adequar organicamente na internet, melhorando sua presença digital.
Como as respostas nas Redes sociais costumam ser rápidas, o GH te ajudará a entender rapidamente se as suas ações estão com o direcionamento certo e como melhor atingir o seu target, adequando o seu planejamento e evitando imprevistos.
Alguns gatilhos, ou hacks interessantes podem ser: trocar a publicação de uma frase por foto, utilizar vídeos com provas sociais, fazer um live streaming do desenvolvimento de um produto… Tudo depende do canal escolhido. E como a própria tradução denota, o ponto principal é testar.

Pare de apenas pensar e coloque sua estratégia para rodar

Nunca é tarde para sair da zona de conforto, não é mesmo? Quanto mais você tempo você passar apenas ensaiando e pensando no que fazer, mas sem nunca colocar ações em prática, mais seus concorrentes estarão se movimentando para oferecer o “algo a mais” para o seu cliente, deixando a sua empresa para trás.
Tenha em mente que a sua estratégia social é uma extensão do seu serviço ao cliente. As redes sociais tornaram mais fácil solicitar opiniões e compartilhar experiências. Elas evoluíram gradualmente para se tornar um aspecto integral do cotidiano das pessoas. Então você precisa entender em quais atuar e fazer isso com o mesmo empenho e afinco com que trata todos os outros pontos de contato com ele, ou até mais.
Fazer das mídias sociais certas um dos seus maiores aliados é a melhor chance que você tem para estar junto com o seu cliente.

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Gestão Mercadológica: Como o Marketing pode contribuir para o sucesso empresarial?


No atual cenário econômico em que as organizações precisam utilizar das mais diferentes estratégias para se manterem competitivas, o Marketing surge como importante recurso para impulsionar o sucesso de uma empresa

 Marcos antÔnio
 Alcançar o sucesso é a pretensão de qualquer organização empresarial. E nesse caminho de busca pela consolidação e estabilidade econômica, o Marketing assume importante papel na construção de uma imagem forte baseada numa leitura gerencial rica de estratégias e oportunidades.
      É nessa perspectiva de evolução mercadológica que o Marketing pode oferecer a visibilidade de que uma empresa precisa para se consolidar no mercado, buscando a satisfação e fidelização de seus clientes numa concepção de respeito e compromisso com a qualidade.
       Entretanto, fazer mercado em tempos de crise não tem sido uma tarefa fácil para as organizações, levando em consideração que elas precisam buscar os mais diferentes caminhos para vencer os mais diversos obstáculos. Sendo assim, elas devem construir uma gestão mercadológica capaz de fazer de seus clientes os seus mais importantes parceiros.
        Nesse sentido, saber gerenciar o processo de análise de mercado para que a partir dessa investigação propor as mudanças e estratégias necessárias para impulsionar melhores relações comerciais com os clientes é de fato o grande diferencial de uma eficiente gestão mercadológica.
         No entanto, conquistar clientes é muito mais que investir em propagandas e realizar promoções. Conquistar clientes é oferecer um diferencial de qualidade, é promover a credibilidade por meio da excelência, é conseguir enxergar a felicidade de quem teve as suas necessidades atendidas. E essas ações só podem ser alcançadas com um trabalho contínuo de uma gestão mercadológica experiente com expressiva sensibilidades gerencial. 
          Construir essa sutileza de análise e se colocar no lugar do cliente torna-se fator determinante na conquista dos consumidores que a cada dia exigem mais das organizações, buscando novos diferenciais e novos valores mercadológicos. Assim, as empresas que ignoram esses valores são trocadas por outras. E os clientes passam a buscar em outras organizações mais inovação, mais dinamismo e principalmente mais respeito para com o atendimento de suas necessidades e exigências.
           Nessa concepção de inovação mercadológica, percebe-se que o mercado competitivo atual exige uma gestão de Marketing experiente que busque promover novos caminhos de fidelização de clientes, construindo uma marca registrada de credibilidade dentro do cenário corporativo.
            Assim, na busca pela conquista de novos mercados observa-se que o famoso e clássico composto de Marketing (preço, praça, produto e promoção) precisa interagir com mais intensidade e dinamismo para que a empresa atenda com eficácia a sua clientela.
           Esssa interatividade consiste em desenvolver em cada um desses quatro elementos o maior potencial de incentivos e benefícios para o consumidor, sempre enfatizando que a busca pelo atendimento de qualidade as suas necessidades e exigências faz parte dos valores e princípios básicos da organização. 
            Nesse sentido de utilização dos caminhos mercadológicos mais adequados às organizações e aos clientes, vem surgindo ao longo dos anos uma imensa diversidade de tipos de Marketing, que vão desde os mais populares como o Marketing Promocional, aos mais particulares e exclusivos como Marketing de Exclusividade.
            Essa diversidade na gestão de Marketing permite uma variedade de caminhos a ser trilhados pelas organizações, oferecendo diversas oportunidades de conquistar novos consumidores e influenciando na obtenção de melhores resultados pelos gestores.
            Não se pode deixar de destacar dentro desse imenso universo mercadológico, o grande crescimento e utilização do Marketing Digital, que tem demonstrado a cada dia, a grandiosa força da tecnologia como recurso indispensável ao desenvolvimento produtivo das organizações modernas.
            Nesse contexto, saber escolher o tipo de Marketing que se adapte melhor a um determinado momento organizacional ou a determinadas empresas é sempre uma tarefa que deve ser planejada com muita racionalidade e sensibilidade gerencial.
            Diante dessas perspectivas de percepção gerencial, se faz necessário que uma organização construa um Plano de Marketing que busque o seu crescimento econômico e isso só poderá ser realizado com muito estudo, pesquisa e análise, de forma a encontrar os reais motivadores da satisfação e fidelização de seus clientes.
            Contudo, pode-se compreender que somente uma gestão mercadológica com significativa sensibilidade gerencial poderá contribuir para o sucesso de uma organização na conquista de novos mercados e aumento de seu potencial produtivo. E essa sensibilidade gerencial passa pela busca constante de estratégias ou tipo de Marketing a ser utilizado pela empresa que deve estar em plena sintonia com o seu Planejamento Estratégico, evidenciando uma preocupação contínua pelo atendimento de excelência a todos os clientes e pela consolidação de seu equilíbrio econômico.

MARCOS ANTÔNIO LENES DE ARAÚJO, Bacharel em Administração de Empresas, graduação tecnológica em Recursos Humanos e Licenciatura em Matemática.