terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

6 argumentos para convencer seu chefe a investir em Marketing


No ano economicamente instável, é natural que o budget diminua, mas os profissionais podem demonstrar e justificar em quais áreas a verba não pode faltar por serem estratégicas

Por Renata Leite, do Mundo do Marketing | 10/02/2015

renata.leite@mundodomarketing.com.br

2015, investimento, CMOEste ano não começou bem. Além da instabilidade política e econômica, que fazem clientes e consumidores reduzirem a propensão a gastar, houve ainda o fechamento dos resultados de 2014, com índices de aproveitamento abaixo do esperado em muitos setores. Logo agora, os CMOs e gestores de Marketing se deparam com o desafio de, em um momento de cortes, convencer o CEO e o CFO de que, mais do que nunca, o investimento no departamento é necessário e estratégico.
Embora deva brigar para conseguir o melhor budget possível para encarar 2015 com as armas necessárias, os executivos da área devem ter alguma flexibilidade. Dificilmente, o gestor conseguirá manter os investimentos inalterados em relação a anos anteriores. Isso faz parte do jogo e o profissional precisa compreender o cenário maior. As verbas antes destinadas a ativos intangíveis e de mais longo prazo, como branding, busca por engajamento e inovação, certamente serão reduzidas.
Já o budget diretamente relacionado com vendas tem potencial de ser mantido ou até aumentado. “Será importante avançar ou, dependendo do setor, ao menos não perder participação de mercado. É fundamental mostrar ao CEO que é importante priorizar os investimentos que mantêm a empresa viva. A interface da companhia com o mercado precisa ser muito bem trabalhada, especialmente em um ano complicado”, ressalta Ricardo Teixeira, Professor Coordenador do curso de Analista de Marketing da FGV, em entrevista ao Mundo do Marketing.
2015, investimento, CMO1 – A empresa vive de vendas, e é por meio do Marketing que vamos promovê-las.
O principal argumento para os executivos será o do resultado. Todo CMO que vem apresentando à mesa diretora os retornos sobre seus investimentos está com a argumentação na ponta da língua. Já aqueles que, mesmo com performance boa, não tem acompanhado o ROI de forma tão sistemática tendem a ter um discurso mais fraco.
Este foco em resultado precisa estar muito claro no plano de Marketing do ano. “Chegou a hora de diminuir o “blá blá blá” em prol do “show me the money”. O executivo deve brigar por aquelas verbas que mexem diretamente nas vendas da companhia. Mostrar como a queda de investimentos em determinadas áreas pode afetar as vendas é um argumento matador, porque mexe nos ponteiros de resultados da empresa”, resume Romeo Busarello, Professor do Insper e da ESPM, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Em um ano de sobrevivência, o destaque do plano de Marketing estará nas ações promocionais, que gerem fluxo, vendas, leads e contatos para a área comercial vender. Para algumas empresas, tirar verba do Google ou do Facebook gera perdas em transações imediatamente. Cada setor precisa saber quais são seus recursos estratégicos para alcançar os resultados necessários.
2 - Neste ano difícil, a empresa não pode se desviar da melhor rota. E o Marketing será a bússola.
O Marketing é a bússola que direciona o caminho para o crescimento, ao encontrar as oportunidades, mostrar as tendências e apontar os mercados que devem ser priorizados, para dar o foco correto a todo o trabalho da companhia. Ele tem a missão principal de entender o cliente e o que é valor para ele, antes de qualquer outro departamento. Contar com uma equipe bem estruturada e com verba suficiente para identificar o caminho mais promissor a ser seguido será fundamental em 2015.
2015, investimento, CMO3 - Seremos mais assertivos, desde que a empresa invista em dados.
O ano não será para principiantes, já que haverá pouco espaço para manobras no caso de erros de estratégia. Diante desse cenário, os executivos de Marketing precisarão ser certeiros ao definir as prioridades e as ações. A assertividade é propiciada pela correta interpretação dos dados disponíveis no mercado e na empresa. Investir em Big Data, agora, deixa de ser uma opção.
Os CMOs devem mostrar à mesa diretora a importância de se reservar recursos para um bom banco de dados e para pesquisas de mercado, já que essas informações são valiosas para se evitar erros. “Este é um ano em que a priorização é chave para uma empresa, e o Marketing será importante para dar a precisão cirúrgica às ações”, sintetiza Luiz Eduardo Serafim, Gerente de Marketing Corporativo da 3M, em entrevista ao Mundo do Marketing.
4 - Existem mercados nos quais o copo está meio cheio. Posso identificá-los.
Mesmo em um ano ruim, há setores e mercados que apresentam melhores resultados do que outros. O profissional de Marketing precisa mostrar ao CEO e ao CFO que, com as ferramentas corretas, é capaz de identificá-los, de modo a tornar os negócios mais rentáveis em 2015.
É o Marketing que vai enxergar quem vai crescer ou cair no mundo dos negócios. “Na 3M, que é muito diversificada, precisamos analisar quais mercados tem uma chance melhor do que outros de performarem em um ano como esse. Temos soluções para a área de saúde, por exemplo, que deve se manter melhor do que a indústria automobilística, cujo cenário não é tão bom”, diz Serafim.
5 - Farei uma faxina em nosso portfólio, deixando apenas as ofertas mais rentáveis.
Não são apenas os mercados mais promissores que precisam ser considerados, mas também os produtos dentro do portfólio que são mais rentáveis. Não há mais espaço para desperdícios, e ofertas pouco competitivas devem ser deixadas de lado. Mesmo setores menos atraentes em um primeiro olhar, como o automotivo, pode oferecer oportunidades.
Não será um ano fácil para vender soluções em design, que encarecerão o produto final, mas uma oferta que impacte na eficiência da indústria, aumentando a produtividade e reduzindo o custo do carro, representa uma tremenda oportunidade. O desafio é conseguir enxergar o copo meio cheio, seja entre os mercados, seja no portfólio.
Os departamentos de Marketing devem tomar para si a estratégia de precificação, caso esse trabalho esteja nas mãos da área financeira. Com uma gestão mais acurada e mais estratégica nessa área, previne-se que a companhia se deteriore. É hora de analisar e organizar a cadeia de preços e de descontos, evitando a erosão das margens.
6 - Temos um bom ROI sobre os investimentos em Marketing Digital.
Além de já estar em alta nas corporações por representar o futuro, o Marketing digital torna-se especialmente atraente este ano. Os investimentos na internet são proporcionalmente mais baixos do que em outras mídias e tem o retorno mais facilmente calculável. Esses resultados, especialmente aqueles diretamente relacionados com as vendas dos produtos e serviços, devem ser apresentados à mesa diretora sempre que possível, justificando a aplicação dos recursos requisitados. Com esse discurso, os gestores serão mais facilmente convencidos a continuarem aplicando no canal.

Aprenda a usar a análise SWOT para desenvolver suas habilidades e impulsionar sua carreira


Conheça uma ferramenta poderosa da administração que propiciará otimizar suas aptidões e qualidades profissionais


Pablo de Paula1 de fevereiro de 2015


A análise SWOT é uma ferramenta da administração que foi criada por Albert Humphrey e que tem o objetivo de fazer com que o gestor enxergue com clareza o terreno e as múltiplas variáveis que o influenciam, ou seja, é analisar o ambiente interno e externo e criar meios inteligentes para que a organização tenha êxito e atinja seu alvo.
Ela permitirá que o planejamento estratégico seja realizado de maneira eficiente por conta da sua ênfase periférica e tubular no cenário mercadológico, onde serão analisados minuciosamente o lado de fora (concorrentes) e o lado de dentro (processos internos) da determinada empresa. No ambiente interno, encontramos as Forças (Strengths) e as Fraquezas (Weaknesses). Já no ambiente externo vislumbramos as Oportunidades (Opportunities) e as Ameaças (Threats).
Por ser uma ferramenta extremamente simples, ela também pode ser usada para o desenvolvimento profissional de cada um de nós, materializando aumentar nossas competências e nos levar para um patamar genuinamente excelso. Além disso, ela treinará nossa visão para que possamos distinguir, interpretar e influenciar as multiplicidades de esferas que estão ao nosso redor.
Esse método é poderosíssimo e completamente perfeito para aumentarmos nossa performance e nível de entendimento, porque nada é mais importante do que conhecer a atmosfera na qual estamos inseridos, porquanto é somente através desse conhecimento que poderemos encontrar as soluções para os inúmeros problemas existentes. Certamente, no meio dessa descoberta, saberemos com mais segurança quais ações temos que tomar para atingirmos mais facilmente os nossos propósitos.
Infelizmente, por conta do nosso despreparo e da nossa total negligência, ficamos vergonhosamente estagnados diante de momentos ímpares que deveriam ser usados para alavancar nosso valor e aprimorar nossa valia. Assim, caímos em uma arapuca criada por nossas próprias mãos, transformando nossa trajetória em uma frustração absoluta por conta de não sabermos como aproveitar nossas oportunidades mais determinantes.
Logo, esse instrumento é de suma importância para propelirmos nossa caminhada rumo ao sucesso. Para utilizar-se da análise SWOT em sua vida profissional, alavancando suas aptidões adormecidas e estimulando seu cosmo empreendedor, apanhe os exemplos abaixo e procure aplica-los gradualmente e progressivamente em seus empreendimentos:
Ambiente Interno - Pontos Fracos: onde sou medíocre?
Suponhamos que você tenha os seguintes pontos para serem trabalhados (eliminados):
• Comunicação confusa e enfadonha: se você não sabe transmitir uma mensagem de forma clara e objetiva, procure mudar esse panorama. Invista em cursos, treine nos eventos e festividades que você frequenta, busque copiar as pessoas que se destacam socialmente, converse com várias pessoas em seu dia a dia, ouça-as atentamente, as faça rir, enfim aprenda a conversar e a tratar as pessoas com cordialidade e afetividade.
• Conhecimento raso: se você possui pouca capacidade técnica e um raio de conhecimento limitado, destrua imediatamente esse fato negativo de sua vida. Se aprofunde em sua área de atuação, leia constantemente livros, artigos, revistas e jornais, participe de palestras, seminários e workshops, gaste tempo e dinheiro em uma pós-graduação, faça networking: ceife informações e dicas de seus contatos, comece a aprender um pouquinho todos os dias no seu trabalho: converse com o líder e com o operário, em síntese, esteja sempre aberto para ser reconstruído e otimizado. Ao fazer isso, você verá como o seu progresso o fará ser mais competente, inteligente e realizado em todas as instâncias presentes.
• Pouca (ou nenhuma) resiliência: se você é pouco equilibrado e sofre com isso nos relacionamentos interpessoais, é necessário criar uma blindagem emocional para suportar eficientemente essas pressões cotidianas. Para isso, é fundamental ostentar paciência e abnegação no trato com o próximo, objetivando fazer da servidão, o pilar supremo de suas ações no que tange as estimadas interações sociais.
• Falta de foco: se você vive perdido e não aprendeu a se encontrar no painel mercadológico, entenda uma coisa: você precisa de um alvo. Ele deve ser escolhido de acordo com seus dons e talentos naturais, de sorte que você possa traçar metas e executá-las progressivamente, alinhando-as com as suas devidas capacidades.
• Baixa autoestima: se você se acha pequeno e vive pensando que não representa nada para a sociedade, reflita sobre si mesmo e dê uma nota para as suas ações perante o mundo. Certamente, ela será baixa e você precisará criar suas virtudes e valores interiores para conseguir fomentar uma alma grandiosamente esperançosa e um coração absolutamente seguro, o que acarretará na geração de uma autoconfiança inabalável (eliminando totalmente a probabilidade de uma pessoa ser reprovada ridiculamente pela sua própria consciência).
Ambiente Interno - Pontos Fortes: onde sou brilhante?
Suponhamos que você tenha os seguintes pontos para serem aproveitados (otimizados):
• Empatia: pode ser que você tenha a faculdade de compreender a alma alheia. Assim, use isso a seu favor, procurando mostrar para as pessoas que você se importa verdadeiramente com elas, de modo a ganhar suas confianças e poder transitar no meio de seus tesouros e pedras preciosas.
• Persistência: pode ser que você tenha uma determinação implacável, o que fará com que as pedras e obstáculos da vida não impeçam o seu crescimento. Se desse jeito for, use sua garra, paciência e evasão para nunca deixar um projeto pela metade, ou um sonho apenas em seu plano fantasioso.
• Iniciativa: pode ser que você tenha muita atitude e pró-atividade, o que o transformará em um profissional extremamente ativo e focado. Utilize essa sua qualidade para buscar com mais vigor seus objetivos, encurtando a distância entre a fábula e a realidade, e detonando para sempre, o intervalo entre os anos luz e as milhas.
• Disciplina: pode ser que você seja uma pessoa disciplinadamente perfeita, o que é algo de extremo valor, pois ser constante perante os processos organizacionais é esbarrar os dedos no pedestal da excelência. Portanto, usufrua dessa poderosa virtude para se tornar mais produtivo e eficaz, gerando mais competência para a sua organização e colhendo os justos frutos dessa sábia postura.
• Carisma: pode ser que você seja socialmente acima da média, fazendo uma pluralidade enorme de pessoas gostarem de você. Desta forma, aproveite essa maravilha natural para subir mais facilmente seus degraus, procurando alcançar o topo através da generosidade e da máxima reciprocidade com o próximo.
Ambiente Externo – Ameaças: o que posso perder?
Você precisa ter uma visão macro do ambiente para identificar as armadilhas instaladas. Após isso, é necessário prover os meios eficazes para ataca-las e/ou diminuí-las em seu raio de intensidade.
Por exemplo, vamos conjecturar que a sua meta para esse ano seja ser promovido em seu emprego atual, todavia você possui um duplo problema: dois de seus maiores concorrentes estão em melhores condições: o primeiro possui uma formação mais robusta e o segundo possui mais tempo de empresa. Assim, para tentar aumentar suas chances de vitória diante dessa desvantajosa peleja, você precisará montar uma estratégia eficaz e extremamente agressiva contra tais eventos contrários.
Para o primeiro concorrente, você precisará demostrar imediatamente para a liderança que apesar da desvantagem acadêmica, você possui um conhecimento técnico muito mais amplo e sólido do que o do seu oponente, provando que apenas ter títulos não significa que uma pessoa seja verdadeiramente melhor, e, principalmente, que você está pronto para mostrar na prática (com números) a veracidade desse inquestionável fato. Além disso, terá que convencer o gestor com argumentos plausíveis que possui resquícios inovadores e alma de empreendedor, o que fará com que a escolha dele seja feita em cima de fatos atraentes e completamente vigorosos.
Para o segundo concorrente, a tarefa será muito mais árdua, pois ele possui muita confiança e credibilidade com a liderança por conta do enorme tempo dedicado a empresa. Desta forma, é impreterível ostentar uma carta na manga, como uma habilidade que esteja alinhada com os propósitos do cargo oferecido, isto é, que facilite o desempenho da função por ser uma coisa já enraizada em você. Por exemplo: suponhamos que o cargo exija que o profissional saiba manusear com destreza a famosa calculadora HP 12C, assim, se você fez o curso e domina a ferramenta, estará automaticamente um degrau acima de seu adversário.
Uma outra maneira de sobrepujar esse funcionário veterano é através da iniciativa e da busca pela excelência em todas as instâncias existentes. Deste modo, você precisará ser ativo e antenado nos processos organizacionais e deverá fazer com que as suas ações executadas estejam sempre bem próximas da perfeição. Para que isso possa ocorrer, procure sempre trabalhar, estudar e pensar pelo menos três vezes a mais do que o seu referido oponente.
Para concluir, precisamos registrar que esse profissional deve, além de todas essas coisas mencionadas acima:
• Sempre buscar voltar seus olhares para as qualidades de seus concorrentes, de sorte a integrá-las e adquiri-las;
• Gerar um espírito holístico de analisar as ações alheias e procurar decifrá-las, buscando se antecipar aos processos futuros;
• Criar uma base forte para permanecer intacto perante as forças contrárias que possam vir a existir;
• Mensurar os próprios poderes e aplica-los em pontos específicos, objetivando acertar o alvo.
Portanto, esse colaborador deve ser um exímio jogador para poder manusear com maestria o tabuleiro empresarial, mexendo as peças de acordo com suas necessidades e desejos intrínsecos.
Ambiente Externo – Oportunidades: o que posso ganhar?
É hora de identificar quais são os melhores caminhos a serem percorridos, ou seja, aqueles que me levarão para o meu objetivo de maneira mais rápida e econômica.
Por inúmeras vezes, perdemos oportunidades simplesmente por não as enxergarmos. Fatalmente, nossa mente não foi ensinada a percebê-las e tampouco apalpá-las. O grande barato disso tudo, é que essas circunstâncias aparecem sempre como grandes tesouros ocultos, em que temos que buscar seus brilhos no estimado mapa para posteriormente desenterra-las e aproveita-las.
E essa atitude, de aproveitar nossas habilidades de desbravadores curiosos em busca de entusiasmantes veredas, nos levará a ter um senso interpretativo consideravelmente forte, que permitirá que saiamos na frente dos nossos concorrentes por ostentarmos uma visão mais aguçada e estimulada.
Um outro quesito a ser trabalhado minuciosamente são as nossas escolhas, porquanto por muitas vezes optamos por caminhos mais longos e que poderiam ter sido mais curtos e simples. Então, sofremos desnecessariamente por andarmos por extensos quilômetros quando na realidade poderíamos ter meramente percorrido apenas alguns poucos metros.
Podemos tomar como modelo dessa questão, um fato ocorrido na vida de um grande amigo meu, que passou quase quatro anos de sua vida tentando passar em vários concursos públicos, mas nunca obteve sucesso, até que resolveu exaltadamente montar seu próprio negócio, obtendo resultados consideráveis já no primeiro ano de atividade (como se tivesse nascido para fazer aquilo). Destarte, como conseguimos perceber, ele estava buscando a glória do lado de fora (trabalhando como empregado, o que aparentemente era o caminho mais curto) quando na verdade ela estava fatidicamente do lado de dentro (trabalhando como empresário, o que aparentemente era o caminho mais longo).
Precisamos ainda, aprender a aumentar gradualmente as circunstâncias favoráveis de nosso meio. Logicamente, isso somente acontecerá quando aumentamos o nosso valor, isto é, a medida em que elevamos os nossos talentos, automaticamente nos tornamos mais oportunistas, fabricando novas atmosferas e germinando novas opulências através dessa nossa evolução intelectual.
Concluindo, enxergar as oportunidades (percebê-las), desmembrá-las (torná-las reais), identifica-las (saber escolher as melhores) e aumenta-las (criar mais) são maneiras ímpares de aproveitarmos eficientemente as situações positivas que a vida nos fornece.
Certamente, ser um estrategista nesse mercado competitivo é uma questão de sobrevivência, porque o nível entre os participantes é muito parelho, o que faz com que tudo fique muito parecido entre tais profissionais. Desta forma, que possamos aprender a ter esse espírito antecipatório, de modo a otimizarmos nossas decisões e ao mesmo tempo, obtermos resultados mais expressivos.



segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Infográfico – Tudo o que você precisa saber sobre Endomarketing

    Infográfico – Tudo o que você precisa saber sobre Endomarketing

    Endomarketing  busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, o normalmente utilizado pelas empresas para abordagens ao mercado, para uso no ambiente interno das corporações.
    Quem nunca ouviu falar que antes de vender um produto para seus clientes, as empresas precisam convencer seus funcionários a comprá-lo? O Endomarketing surge como elemento de ligação entre o cliente, o produto e o funcionário.

    Nesse infográfico, irei compartilhar:

    • O que é Endomarketing e sua finalidade;
    • História e Estratégias;
    • 26 ferramentas do Endomarketing.
    Pensando na importância do assunto, preparamos um  infográfico com absolutamente tudo sobre Endomarketing.
    INFOGRÁFICO_endomarketing

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    Aplicativo do KAYAK ganha novas funcionalidades para ajudar viajantes de última hora


    Segundo levantamento da empresa, metade das reservas de hotéis são feitas horas antes do turista seguir para o destino.

    Chegou a sexta-feira, malas prontas para aquela viagem de fim de semana e é aí que a pessoa se dá conta de que ainda não reservou um HOTÉIS. Segundo análise feita pelo KAYAK, empresa de tecnologia voltada a criar ferramentas inteligentes para simplificar o processo de pesquisas de viagens online, cerca de 50% das reservas feitas pelo aplicativo no mundo inteiro acontecem em menos de 48 horas antes da partida.
    Foi pensando em todos os tipos de viajantes — os sonhadores, os planejados e os espontâneos -, e para ajudá-los a viajar de forma mais inteligente, que a empresa desenvolveu novas ferramentas móveis: HOTEL para hoje à noite’ e ‘Explore’.
    “O ‘Hotel para hoje à noite’ é perfeito para os viajantes de última hora. A nova funcionalidade conta apenas com hotéis com ótimas avaliações e pelo menos três estrelas, localizados perto de onde o usuário está”, detalha o diretor do KAYAK para a América Latina, Nicolas Scafuro. A ferramenta também permite ver fotos, preços, comodidades e a localização do hotel em uma só página, além de possibilitar a reserva diretamente pelo aplicativo.
    kayak
    Já para quem busca inspiração para a próxima viagem, o ‘Explore’ possibilita uma visão geral dos voos mais baratos para destinos em todo o planeta, mostrados em um prático mapa-mundi. Nele é possível usar os filtros para limitar ou expandir os resultados de acordo com os critérios que desejar: preço máximo, temperatura média, atividade favorita.
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    O aplicativo do KAYAK (http://www.kayak.com.br/mobile) é gratuito. As novas funcionalidades do app estão disponíveis para o sistema operacional Android. Os usuários de dispositivos móveis com sistema iOS conhecerão as novidades ainda em fevereiro.

    sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

    Não confunda Estratégias de Marketing com Táticas de Comunicação


    O primeiro conceito que deverá ser absorvido é não confundir estratégias de marketing com táticas de comunicação.
    • Marketing está relacionado ao posicionamento da empresa, que materializa-se na memória do cliente através dos produtos e serviços que atendem suas demandas.
    • Comunicação é o passo seguinte. Após estudar e compreender o comportamento de compra do cliente, agrupa-se um conjunto de ferramentas e mídias formando um plano de comunicação que tem como objetivo propagar as mensagens para seu(s) público(s), através de um conceito criativo eficiente, ou seja, que facilite a compreensão da mensagem.

    CRIANDO ESTRATÉGIAS DE MARKETING PASSO A PASSO - “GO-TO-MARKET”

    ANÁLISE DA OPORTUNIDADE. RELACIONE SEUS PONTOS FORTES, DOCUMENTE OS FRACOS.

    Um programa, ou campanha de marketing e comunicação, deverá reforçar o posicionamento da empresa. Na prática, significa abordar os pontos - “silver bullets” - que diferenciam seus produtos e serviços de seus concorrentes. Nunca utilize táticas de paridade, que são aquelas que igualam seus produtos aos dos concorrentes. O desafio é selecionar os pontos fortes que melhor se relacionam com a oportunidade que a empresa deseja explorar e empreender.
    As relação das fraquezas e ameaças servem como parâmetro para que a campanha não se atreva a atravessar para um campo perigoso, propondo uma promessa enganosa, ou que não poderá ser cumprida.
    Essa relação também servirá para aferir se a campanha possui real chance de sucesso. Uma fraqueza associada a uma ameaça normalmente exige uma estratégia de sobrevivência, e não uma estratégia agressiva.

    O PÚBLICO ALVO

    Sempre promova a marca com coerência e consistência. Se suas mensagens não atingem a "dor do cliente", suas campanhas não terão nenhum efeito.
    O(s) público(s) alvo são bem conhecido(s), assim como suas respectivas mensagens. No entanto, para um “go-to-market” específico como uma campanha sazonal, por exemplo, vale testar se a chamada ou “call-to-action” da campanha efetivamente mobiliza o público.
    Dedique especial atenção quando escolher a oferta e a frase que representará a campanha. Não utilize atributos vagos como “venha conferir a qualidade de nossos produtos”. A melhor tática é provocar o público relatando porque devem comprar, por exemplo: “Não compre carro amanhã. Nesse fim de semana carros com preço de fabrica”. Ou ofertas do tipo” de R$ 1.000,00 por R$ 800,00 estoque limitado.

    AS CINCO ESTRATÉGIAS SÃO :

    1. Conquistar novos clientes - gerenciar o desempenho da carteira de clientes do vendedor exige renovação.
    2. Reter clientes existentes - “manter marketshare” - Manter o cliente ativo significa gerar venda recorrente ou “backlog”.
    3. Aumentar participação no mercado - “aumentar market share”. Seu cliente não compra 100% do que necessita exclusivamente da sua empresa. Seu concorrente leva parte do dinheiro - “share of wallet”.
    4. Conquistar novos mercados.
    5. Criar novos canais de vendas direta - “sell to” - e também parcerias estratégicas - “sell through”.

    MONITORE O RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO EM MARKETING

    Existem três características de campanha que tem objetivos distintos, mas podem ser utilizar da mesma fórmula para calcular o retorno sobre investimento:
    1. Construção de marca - Construir marcas que vendem é o principal desafio da empresa.
    2. Geração de demanda - Campanhas de marketing e vendas devem ser integradas e gerar vendas.
    3. Desenvolvimento de canais de vendas - Construir e gerenciar canais de vendas garante que seu produto esteja presente no ponto de venda.

    ESTABELEÇA METAS E MÉTRICAS

    1. Cobertura - número de impactos gerados no público alvo. Por exemplo, some os impactos de cada uma das mídias selecionadas no plano de comunicação.
    2. Impacto efetivo - considere, por exemplo, que o cliente só registra seu chamado depois do terceiro impacto. Ou seja, o impacto efetivo será de 1/3 da cobertura.
    3. Qualificação - considerando o 1/3 de impactos efetivos, quantos clientes irão atender o chamado. Estime por exemplo que 10% dos clientes atenderão o chamado.
    4. Ticket médio - é o valor médio do produto ou serviço que está sendo oferecido.
    5. Conversão - finalmente estime um percentual dos clientes qualificados que efetivamente comprarão seus produtos e serviços.
    Na prática:

    segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

    União de marcas proporciona experiências inéditas ao consumidor


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    A união de marcas para ações conjuntas é uma grande tendência. A partir de hoje, 28 de janeiro de 2015, três grandes marcas estão unidas em uma ação de marketing, tendo o Twitter como a plataforma. A ação tem como prêmio final a distribuição gratuita de um milhão de copos com 500 ml de Coca-Cola nos restaurantes MC Donald’s de todo o país.
    Siga a midiaria.com no Instagram, no Pinterest, no Google+, no Linkedin, no Twitter e no Facebook!
    Para participar, o interessado deverá enviar um tweet incluindo o perfil @CocaNoMC e o perfil de um amigo para quem gostaria de oferecer uma Coca-Cola. O contemplado receberá uma mensagem do Twitter com o link para um cupom promocional que deverá ser exibido (através da impressão de algum aparelho móvel) em um dos restaurantes da rede MCDonald’s.
    cocanoMc
    Segundo o diretor do Twitter Brasil, Cadu Aun, essa é a primeira vez no Brasil que uma ação como essa é realizada no Twitter. A @CocanoMC une a criatividade e a inovação destas duas grandes empresas com o melhor do Twitter para surpreender o consumidor.
    twitte
    Unir esforços pode fazer com que marcas, em conjunto, proporcionem experiências inéditas para seus públicos. É o futuro.
    Fonte: Meio & Mensagem
    Imagens: Divulgação

    terça-feira, 27 de janeiro de 2015

    Desafios da carreira de Marketing começam na escolha da graduação


    Sem muitas opções de bacharelado específicas para a área, estudantes optam por cursos de graduação em administração, publicidade e propaganda e até design, além de tecnólogo

    Por Priscilla Oliveira e Renata Leite | 26/01/2015

    pauta@mundodomarketing.com.br

    Além de canalizar esforços para vender produtos e serviços, o papel do profissional de Marketing nas companhias é, mais do que nunca, o de satisfazer, engajar e encantar o consumidor. E, para isso, as pessoas que atuam nesta área contam com ferramentas de precificação, comunicação, distribuição, criação e desenvolvimento de ofertas. As habilidades requisitadas daqueles que escolheram a carreira remetem a diversas áreas de conhecimento, o que acaba por multiplicar os caminhos possíveis de serem percorridos para se conquistar uma vaga no departamento de uma empresa.
    Existem poucas opções de cursos de bacharelado em Marketing, como os oferecidos pela USP, em São Paulo, pela Unifacs, em Salvador, pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), em Petrópolis (RJ) e pela Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro. O mercado opta por mesclar profissionais oriundos de diferentes campos para atuarem em uma atividade que exige competências variadas. A maioria das pessoas que se interessam pela área conclui a graduação em administração, em publicidade e propaganda, ou mesmo se forma como tecnólogo em Marketing. A escolha deve ser feita tendo como base o objetivo do aluno a médio e longo prazo.
    Cada um dos percursos abrirá mais facilmente determinadas portas. “Quem deseja trabalhar em agência precisa ter um perfil muito forte de criação e optar pelo bacharelado em comunicação com ênfase em publicidade e propaganda. Outra possibilidade é entrar em um curso de administração, que abre um campo amplo e a oportunidade para uma especialização em Marketing. Esse aluno tenderá a se tornar um gestor na área, trabalhando com o desenvolvimento do produto ou serviço, do preço e da distribuição no ponto de venda”, afirma Marcelo Guedes, Chefe do Departamento de Marketing da ESPM-Rio, em entrevista ao Mundo do Marketing.
    Design em alta
    O mercado vem absorvendo também alguns profissionais formados em Design, quando há uma especialização na área de desenvolvimento de produto. São valorizadas suas habilidades criativas e sua sensibilidade para tendências no mercado e mudanças no comportamento do consumidor. Eles costumam perceber esses movimentos com mais facilidade por estarem sempre atentos ao mundo das artes.
    Aqueles que desejam se formar mais rapidamente e acelerar a conquista da remuneração podem buscar o ensino superior em tecnologia de Marketing, que garante o título de tecnólogo na área. Há diversas opções de universidades oferecendo o curso, que já conta com avaliação do Inep por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A instituição mais bem pontuada na área, hoje, é a Faculdade de Tecnologia Professor Luiz Rosa, localizada em Jundiaí, São Paulo (veja as 20 melhores abaixo).
    A Anhanguera já ofereceu em sua grade um curso que formava bacharéis em propaganda e Marketing, mas optou por dividir as áreas. Hoje, há a possibilidade de acompanhar a graduação em publicidade e propaganda ou conquistar o diploma de tecnólogo em Marketing. Neste segundo caso, a formação ocorre em um período de dois a três anos. A estrutura de disciplinas passou a ser direcionada para o que as empresas vivenciam em suas rotinas, como técnicas de negociação, comportamento do consumidor, logística empresarial, gestão de projetos, estatística, custos e orçamentos, entre outros.
    Busca por especialização
    A redução de carga horária e a inserção de exercícios práticos foi uma resposta natural à procura tantos dos estudantes, quanto das companhias. “Os jovens de hoje querem ter o diploma mais rápido e com disciplinas que realmente os preparem para o que é feito dentro das empresas. Em outro lado estão as empregadoras que também têm pressa de resultados e buscam alguém especializado no trabalho”, conta Valéria Chaves, Professora e Coordenadora do curso de Marketing da Anhanguera de Niterói, em entrevista ao Mundo do Marketing.
    Desde 2011, a Anhanguera não abre mais turmas de bacharelado de Marketing. “O objetivo do tecnólogo é criar gestores em Marketing, com foco em vendas, promoções, estratégias de preço e profissionais analíticos que possam até trabalhar como gerente de Marketing, desde que não envolvido em propaganda, como era no bacharelado. Alguns desses alunos, quando se formam, passam a buscar uma especialização em logística ou comércio exterior. É o que mais tenho visto”, conta Valéria Chaves.
    Pelo grande número de faculdades que oferecem o curso de tecnólogo, é possível se concluir que esta é uma escolha frequente hoje entre os jovens que deixam o Ensino Médio. “Antigamente o bacharelado era priorizado no mercado, mas hoje não. O título de tecnólogo está equivalente a um curso de graduação em muitas áreas. Uma delas é a de gestão de logística. Após a conclusão do curso, é importante investir em uma especialização oferecida por uma faculdade de primeira linha”, recomenda Antonia Falvino, Consultora de Recrutamento e Seleção da Thomas Case & Associados, em entrevista ao Mundo do Marketing.
    Mesmo com uma carga horária menor, os tecnólogos são considerados cursos de ensino superior, portanto, são aceitos em concursos públicos e reconhecidos pelo Ministério da Educação. Mesmo tendo vantagens, como a rapidez de formação, esse tipo de curso deve ser buscado por aqueles que já tem certeza de qual trabalho desejam exercer dentro da área. Para quem ainda não sabe se quer gestão, criação, vendas ou digital, o ideal é completar a formação tradicional de quatro anos. Isso porque os cursos tecnológicos apresentam uma abordagem mais focada.
    Conheça as 20 faculdades cujos cursos de tecnólogo em Marketing são melhor conceituados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade):
    1. Faculdade de Tecnologia Prof. Luiz Rosa (SP)
    2. Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu (MG)
    3. Faculdade de Tecnologia Tecbrasil - Unidade Novo Hamburgo (RS)
    4. Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente (SP)
    5. Centro Universitário Curitiba (PR)
    6. Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos - Feob (SP)
    7. Faculdade de Tecnologia de Piracicaba (SP)
    8. Universidade de Caxias do Sul (RS)
    9. Faculdades Integradas Ipiranga (PA)
    10. Universidade do Contestado (SC)
    11. Faculdade de Tecnologia Faesa (ES)
    12. Faculdade Politécnica de Uberlândia (MG)
    13. Faculdade Educacional de Colombo (PR)
    14. Faculdade do Vale do Ipojuca (PE)
    15. Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná (PR)
    16. Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará (CE)
    17. Instituto Pernambucano de Ensino Superior (PE)
    18. Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara (SP)
    19. Centro Universitário de Lins (SP)
    20. Faculdade Pitágoras de Londrina (PR)