terça-feira, 23 de abril de 2013

LG faz pegadinha e coloca mulheres espiando banheiro masculino

 

O objetivo era mostrar o realismo de sua nova linha de TVs



O humor, sem dúvida, é uma ótima forma de chamar atenção e se transforma, em tempos de internet, cada vez mais em uma ferramenta na hora da marca se comunicar com o seu público. Quem aproveitou esse enfoque recentemente para divulgar o seu novo produto e está tendo bastante retorno (mais de 350 mil visualizações em 24 horas no Youtube) foi a LG.
 A marca, para provar o realismo de sua nova linha de TV, resolveu surpreender usuários de um banheiro masculino de uma forma inusitada. A LG instalou diversas TVs, como painéis de publicidade, em frente aos mictórios e colocou na tela mulheres simulando estar vendo tudo. Além disso, sensores indicavam se os homens que entraram no banheiro conseguiram ou não fazer o que pretendiam.
Em 2012, a LG já tinha feito uma pegadinha buscando demonstrar o realismo de suas telas. Ela instalou as telas de TVs em um elevador e, de repente, o chão se desfazia com os pedaços caindo no poço. Em pouquíssimo tempo, a campanha virou sucesso - em apenas uma semana, mais de 10 milhões de internautas já assistiram o vídeo no YouTube. Os dois vídeos faz parta da campanha "So Real, it's scary" ou "Tão real que assusta".
 Assista abaixo a nova campanha:


 

E-commerce brasileiro é dominado pelas MPE. Confira números e tendências

 

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No Brasil, 72% do e-commerce atual é formado por micro e pequenas empresas, segundo dados da Ecommerce School compartilhados no eCommerce Meeting 2013, realizado em São Paulo no dia 18 de abril. Esse grupo de lojas virtuais reúne os mais diversos segmentos, como eletroeletrônicos, informática, livros e vestuário. Em 2012, o faturamento desse comércio foi de R$ 22,5 milhões. E para esse ano a projeção é de R$ 28 milhões (eBit). O gosto do brasileiro pela facilidade do parcelamento ajuda, mas não é só.
 
O e-buyer brasileiro aderiu ao comércio eletrônico pela comodidade de fazer a compra de sua casa, pela variedade de produtos, agilidade na transação e economia. Além disso, é preciso lembrar que passamos 17 horas semanais conectados na internet, sendo 20% desse tempo dedicado ao uso de alguma mídia social. Diante desses dados, há um cenário muito oportuno para o e-commerce.
Uma pesquisa de 2012 da SteelHouse/Serasa Experian aponta que 80% dos consumidores online estão nas mídias sociais e 55% compartilham as compras com suas redes. Já o eBit apresentou no começo deste ano um ranking com os produtos mais vendidos na internet:
1. Eletrodomésticos;
2. Moda e acessórios (dois anos atrás o segmento não fazia parte desse TOP 5);
3. Saúde e beleza;
4. Informática;
5. Casa e decoração.
Para quem está de olho no varejo virtual, algumas dicas:
  • As compras serão cada vez mais móveis. Hoje são 94 milhões de usuários de smartphones, sendo que 60% acessam dados via internet;
  • 20% das compras online são feitas para presente, sendo que 30% das lojas não oferecem embalagem (dica de ouro!);
  • Invista no atendimento online e na comunicação apropriada. 55% das dúvidas dos clientes estão no próprio site;
  • Use e abuse do e-behavior. Acompanhe as tendências do consumidor. Todos deixam dicas nas mídias sociais;
  • Para 2014 são esperadas 45 mil lojas virtuais no Brasil para atender cerca de 100 milhões de usuários de internet.

Marketing Verde: estratégia eficaz ou modismo?

 

Qualquer estratégia de marketing será eficaz se honrar com os princípios  não apenas na teoria, mas também na prática.
Hoje em dia, é gritante a necessidade de pensar no ecologicamente correto. Vemos que o planeta tem passando por desastres ambientais imensos e ubíquos e, que ninguém mais pode fechar os olhos para isso. Cada pessoa é responsável por atos cada vez menos nocivos ao meio ambiente e, as empresas também se enquadram nesse cenário, pois são grandes responsáveis pelo sofrimento ambiental.
Com o Marketing Verde as empresas aproveitaram uma oportunidade de unir duas necessidades: a de ter uma estratégia de marketing e a de “pensar” no meio ambiente como algo de extrema vitalidade não só para elas, mas também, para o público-consumidor. E, claro, para tudo isto, o cliente precisa ver essas atitudes ecologicamente corretas acontecendo para que o Marketing Verde seja realmente eficaz para ambos.
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Mas será que o Marketing Verde é tão puro quanto o nome? Se este termo é bastante utilizado atualmente, deve-se a sua eficácia que não deixa a desejar. Ao mesmo tempo, tornou-se moda e fala-se nisso por todas as áreas profissionais, nas relações sociais, em encontros familiares, etc… Pensando nisso, há casos de utilização desta estratégia que se encaixam no simples momento da oportunidade. Ou seja, o momento é ser ecologicamente correto. Aproveitar este termo é uma oportunidade de marketing, mas pode não passar de modismo para algumas empresas.
O marketing nunca deixará de trabalhar em prol da relação de troca entre empresa e cliente e, a questão ecológica atual entra nessa relação com grande peso de influência. Qualquer estratégia de marketing será eficaz se honrar com os princípios  não apenas na teoria, mas também na prática.
Pensar que este tipo de estratégia é modismo é válido, pois nunca se falou tanto neste assunto. Este alerta ambiental deve ser usufruído pelo marketing, assim, as organizações não estarão ajudando somente o meio ambiente e criando uma imagem de “boa empresa”, mas as vantagens deste pensamento serão refletidas por toda a organização. Suas consequências afetam o planeta e todos os seus habitantes sentem suas atitudes. Através de todo o processo de Marketing Verde, é reorganizado o posicionamento da empresa atuante em suas mentes, concluindo desse modo, em um resultado positivo para todos.
Que o Marketing Verde hoje é um modismo é certo. Um modismo eficaz a partir do momento em que é utilizado com consciência e de maneira adequada, onde não seja só um termo para desencargo de consciência empresarial que denigre a natureza para seus ofícios, ou com o intuito de tentar mudar a  imagem e a adequar-se ao “modismo ecológico”.
As ações e os fatos são muito mais poderosos em qualquer estratégia. É isso que o atual cliente e o cliente em potencial esperam de uma organização que se autointitula “verde”.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Novo momento do e-commerce e falhas causam fechamento da Shoes4You

 

CEO do clube aponta falha que comprometeu 25% da base de assinantes, mas para especialista, mercado mais racional e competitivo vai eliminar modelos “frágeis”

Por Bruno Mello e Bruno Garcia | 22/04/2013

bruno.garcia@mundodomarketing.com.br


shoes4you,startups,fechamento,web,e-commerce,clube de assinaturaNa última sexta-feira, 19, o mercado foi surpreendido pela notícia do encerramento das operações do Shoes4You, clube de assinaturas online para sapatos pioneiro no segmento. O fato é representativo porque representa uma nova fase para o e-commerce nacional. Após alguns anos de certa euforia, quando muitas empresas foram criadas obtendo altos investimentos de maneira relativamente fácil, 2013 se apresenta como um período em que os modelos de negócios em teste, as execuções mal feitas, o custo Brasil e a competitividade vão cobrar o seu preço.

O cenário pode ser mais crítico para startups que testam novos modelos de negócio. Lançado no final de 2011 e com 15 mil assinantes cadastrados, o clube de assinatura encerrou 2012 divulgando em seu balanço um faturamento de R$ 5,5 milhões. A empresa também recebeu aportes de investimentos (entre os fundos estão a Accel Partners, Redpoint Ventures, Flybridge Capital Partners e IG Expansión), mas nem isso impediu que seus sócios decidissem por fechar as portas. Agora, eles têm a missão de liquidar a empresa, um estoque de 15 mil pares de sapatos em 10 dias e recuperar aos investidores parte do valor que foi aplicado.

Inicialmente, um problema no sistema de pagamento seria a causa para o fechamento. “Nossa plataforma previa a venda de sapatos que custam cerca de R$ 150,00 a R$ 300,00 por R$ 99,00 com a assinatura. Mas uma parte de clientes da base descobriu que poderia negar a transação diretamente com o banco, mas continuar como sócio em nosso sistema e pegando os sapatos. Ou seja, essas pessoas ganhavam os produtos e nós perdemos esta receita. Isso era algo imprevisível e muito particular do Brasil”, explica Olivier Grinda, CEO da Shoes4You, em entrevista ao Mundo do Marketing. Olivier também é co-fundador do Brandsclub e do ClickOn (veja a entrevista completa exclusiva para assinantes aqui).

Fragilidade no modelo e na operação
Do total de assinantes do clube, 25% estavam comprometidos pela falha. Por não haver uma comunicação clara dos bancos, a Shoes4You alega não ter percebido o problema. “Pensamos que seria apenas uma falha de pagamento ou de transações, mas não se desconfiou. As instituições bancárias não passam estas informações com facilidade. Como não estávamos conseguindo cobrar do cliente, ao invés de desligá-lo e pensando que estavam agindo de boa fé, ainda procuramos oferecer descontos e outros benefícios. Na nossa cabeça, eles estavam sendo prejudicados por uma falha no sistema”, explica Olivier.

O resultado foi um prejuízo para o clube, o que inviabilizou a sua operação no curto prazo. A empresa chegou a cogitar a transformação em uma loja de sapatos femininos nos moldes tradicionais, mas a ideia acabou descartada. “Se fizéssemos isso, seríamos apenas mais um e este nunca foi o objetivo. O modelo de assinatura se tornou insustentável porque a matemática é simples: custa entre R$ 80,00 e R$ 100,00 para ganhar um cliente. Com o problema em 25% da base, o meu custo por cliente sobiu para cerca de R$ 125,00. Se temos uma margem de apenas R$ 20,00 por transação, o meu ROI se torna negativo”, diz o executivo da Shoes4You.    

A questão da cobrança, contudo, pode mascarar uma falha no planejamento. “É muito estranho. Talvez eles tenham subestimado o volume dos cancelamentos, mas o problema operacional é de responsabilidade de quem está no comando da gestão. É preciso prever este tipo de coisa e deveria fazer parte do modelo de negócios. É assim em qualquer empresa. Não posso afirmar que esta foi a causa, mas é uma possibilidade”, comenta Pedro Guasti, Diretor Geral da e-bit e Vice-Presidente do Grupo Buscapé (veja a entrevista completa exclusiva para assinantes aqui).

Dinheiro está mais escasso, o que exige negócios sustentáveis
shoes4you,startups,fechamento,web,e-commerce,clube de assinaturaA dificuldade da Shoes4You de se manter de pé expõe uma nova fase do e-commerce Brasileiro. Nos tempos atuais, o dinheiro de fundos e de venture capital vem se tornando mais exigente e não tão eufóricos. “Não que a euforia tenha acabado por completo, mas reduziu a temperatura. Continuam existindo investidores querendo colocar dinheiro em novos negócios, mas a questão é que os fundos buscam formatos mais sustentáveis. Também diminuiu a velocidade destes investimentos, pois eles estão mais seletivos e conscientes”, avisa Pedro Guasti.

Para as startups, o risco acaba sendo maior por serem empresas que testam novos modelos de negócio. O mesmo não acontece com as grandes marcas de varejo que operam no ambiente online. Mesmo elas, no entanto, estão mudando o foco de suas ações: se antes o objetivo era aumentar a base de clientes, hoje torna-se cada vez mais importante aumentar a rentabilidade. “São situações bastante diferentes. Para as lojas que estão trabalhando com o conceito de omnichannel, a situação é outra. Acho pouco provável que isso aconteça com elas. Mas mesmo estas lojas abriram mão de continuar crescendo acima do mercado e passaram a buscar rentabilidade. Crescimento sem rentabilidade não é mais uma alternativa”, aponta o VP do Grupo Buscapé em entrevista ao portal.

A situação da Shoes4You reforça esta nova posição dos investidores em busca de negócios que sejam capazes de entregar resultado mais rapidamente. O duro aprendizado pode sinalizar também que haverá um número menor de empreendedores “turistas” daqui por diante. “Todos se empolgaram com o Brasil, pois estavam olhando somente para a receita. Porém, ninguém estava olhando para os custos. Como o dinheiro estará mais difícil de ser captado, os empreendedores turistas serão excluídos e os modelos de negócios que não forem realmente sustentáveis também vão desaparecer, restando apenas as empresas mais fortes e saudáveis. Acredito que faz parte do processo, mas claro, é ruim para aqueles que estão fechando ou ainda vão fechar as suas portas”, diz Olivier Grinda, CEO da Shoes4You, em entrevista ao portal.

Custo Brasil também é uma causa
Além de investidores mais rigorosos, problemas referentes à legislação, tributos, logística e estrutura são indicados como grandes ameaças aos novos empreendimentos como a Shoes4You. Embora não tenha sido apontado como causa para o encerramento das operações, o chamado custo Brasil é citado por Olivier Grinda como uma barreira aos entrantes no mercado digital. “Muitos entram imaginando que os custos fixos serão pagos em razão do crescimento da empresa. Todos sabiam que o custo era alto, mas ninguém imaginava que seria tão alto. A empresa imagina que atingirá o break even ao bater US$ 2 milhões de faturamento. Mas quando atinge este patamar, descobre que na realidade precisa chegar a US$ 5 milhões, e por aí vai”, alerta o CEO da Shoes4You.
Em alguns casos, a falta de escala encarecem o funcionamento dos novos negócios, o que se torna um ponto crítico para startups que ainda estão testando o seu modelo de negócios. “Nos Estados Unidos, são cinco dias para abrir uma empresa e apenas duas pessoas podem tocá-la. Aqui são quase três meses e um investimento alto para manter uma equipe básica que vai operar um e-commerce, por exemplo. Isso faz uma diferença logo de cara, pois o início do negócio é seriamente prejudicado”, afirma Olivier Grinda (veja a entrevista completa exclusiva para assinantes aqui).

Estes fatores unidos fazem com que o mercado online esteja menos aquecido a partir de agora. “O Brasil já esteve nesta onda, quando muitas empresas queriam apostar no país para crescer. Hoje percebemos que muitos entenderam a realidade do nosso mercado, que é extremamente complexo, tem muita interferência do governo, problemas legais, fiscais, e quando se pega uma empresa internacional, o custo Brasil, problemas de estrutura e questões tributárias realmente são um obstáculo”, acrescenta Pedro Guasti (veja a entrevista completa exclusiva para assinantes aqui).
Estudos + Mundo do Marketing: E-commerce, oportunidades no canal que mais cresceu nos últimos anos: O comércio eletrônico é o canal que mais cresce no mundo. Mesmo assim, ainda há espaço para muito desenvolvimento. Acesse aqui.
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quinta-feira, 18 de abril de 2013

O impacto dos SACs sobre as vendas e as mídias sociais



Autor: Géssica Hellmann | Data: 17/04/2013 |


A Zendesk patrocinou um estudo realizado pela Dimensional Research sobre o impacto dos serviços ao cliente em empresas de porte médio na fidelização de clientes a longo prazo. O estudo foi conduzido através de um levantamento junto a 1046 indivíduos que tiveram experiências com o sistema de serviços ao cliente de empresas de porte médio. Veja a seguir os principais resultados e conclusões.
Que fatores tornam boa a interação com um Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC)? Fonte: Zendesk (2013) - Gráfico por Géssica Hellmann & Cia.
Que fatores tornam boa a interação com um Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC)? Fonte: Zendesk (2013) – Gráfico por Géssica Hellmann & Cia.

Os sistemas de atendimento ao cliente, sejam bons ou ruins, causam impacto nas receitas

  • Quando solicitados a classificar em uma escala de pontuação os fatores de confiança nos fornecedores, os serviços ao cliente foram classificados em primeiro lugar, com 3324 pontos, à frente do preço (3068 pontos), da marca (2220 pontos) e da solidez da empresa (1882 pontos).
  • 95% da amostra pesquisada relatou já ter tido experiências que classificaram como “boas” com serviços de atendimento a clientes. Os fatores mais citados para que uma experiência fosse classificada como “boa”:
  1. Solução rápida do problema: 69%
  2. Simpatia do atendente: 65%
  3. Solução em apenas uma interação, sem empurrar o problema para outras pessoas: 63%
  4. O resultado final coincidiu com o que o cliente esperava no momento em que fez a consulta: 47%.
  • 54% relataram já ter tido experiências classificadas como “ruins”. Os fatores citados como causa dessa classificação foram os seguintes:
  1. Tive que explicar o problema para mais de uma pessoa: 72%
  2. A pessoa com quem tive contato era desagradável: 67%
  3. A solução demorou tempo demais: 65%
  4. O problema não foi resolvido: 51%
  • 62% dos clientes B2B e 42% dos clientes B2C realizaram uma compra após uma boa interação com o sistema de atendimento ao cliente.
  • 66% dos clientes B2B e 52% dos clientes B2C desistiram de comprar após uma interação ruim.
  • 88% disseram já ter sido influenciados por um relato de experiência com serviços ao cliente na hora de tomar uma decisão de compra.

Efeitos a longo prazo do sistema de atendimento ao cliente

  • 24% continuam a procurar um fornecedor dois anos ou mais após uma boa experiência com o serviço de atendimento ao cliente.
  • 39% continuam a evitar fornecedores que proporcionaram uma experiência ruim.
  • Mulheres (45%), clientes B2B (51%), consumidores da geração X (54%) e famílias com alto nível de renda (79%) são os grupos que têm a maior probabilidade de continuar rejeitando fornecedores 2 anos ou mais após uma experiência ruim.

Histórias relativas ao serviço de atendimento a clientes espalham-se como fogo – especialmente as ruins

  • 95% compartilham com outras pessoas as experiências ruins e, 87%, as experiências positivas.
  • 54% compartilharam as experiências ruins com mais de 5 pessoas contra 33% que compartilharam as experiências boas com mais de 5 pessoas.
  • 58% têm maior probabilidade hoje de contar a outras pessoas sobre suas experiências com serviços de atendimento a clientes do que 5 anos atrás.
  • Clientes B2B, da geração X e lares com maior nível de renda têm maior probabilidade de compartilhar suas experiências do que outros grupos.

As mídias sociais são o lugar preferido para falar de experiências com serviços de atendimento a clientes

  • 45% da amostra pesquisa compartilham experiências ruins nas mídias sociais, contra 30% que compartilham as experiências boas.
  • 69% leram críticas positivas sobre serviços de atendimento a clientes contra 63% que declaram ter lido críticas negativas.

Consequências para as empresas brasileiras

Consumidor consciente: o site Reclame aqui convoca os consumidores brasileiros no Facebook a avaliar as empresas. Fonte: perfil do Reclame Aqui no Facebook
Consumidor consciente: o site Reclame Aqui convoca os consumidores brasileiros no Facebook a avaliar as empresas. Fonte: perfil do site Reclame Aqui no Facebook
Os resultados desta pesquisa não deveriam constituir surpresa para gestores e profissionais de marketing experientes. De fato, já em 2008 abordávamos o tema do uso das mídias sociais como forma de criar um elo de confiança com os clientes e, em 2011, tratamos especificamente da qualidade do atendimento em serviços, já adiantando a importância de diversos dos fatores identificados nesta pesquisa.
Os clientes, sejam B2B ou B2C, querem ser atendidos rapidamente, por uma pessoa simpática e inteligente, que seja capaz de resolver o seu problema na primeira interação, sem ser obrigado a explicar novamente o que deseja para várias pessoas diferentes. O cliente quer perceber que a empresa está realmente engajada em solucionar o seu problema de forma rápida e eficaz.
O papel das mídias sociais no processo é, como se pode ver, crucial. Os clientes estão cada vez mais conscientes de sua capacidade de exercer pressão sobre os fornecedores através das mídias sociais, compartilhando suas experiências, avaliando as experiências de outras pessoas e usando essas informações para tomar suas decisões de compra.
Deste modo, pautar a atuação de sua empresa nas redes sociais apenas pelos objetivos de obter “curtidas” ou limitar-se à promoção de produtos é deixar de lado o seu mais importante potencial: o diálogo. É importante localizar, monitorar, responder e reagir às manifestações de clientes nas mídias sociais, para identificar e resolver problemas em todas as etapas de sua empresa de compra – inclusive, no atendimento pós-compra, como mostra a pesquisa que apresentamos neste artigo.
É preciso levar a compreensão do papel das mídias sociais além das considerações táticas imediatas, da simples geração de leads, e entendê-la como uma imensa oportunidade de diálogo em todas as etapas do processo de compra. A partir dessa compreensão, é possível orientar estrategicamente sua ação para obter informações em todas as etapas do marketing, desde o desenvolvimento de produtos até o atendimento pós-venda.
Esta sempre foi a filosofia que pautou nossa abordagem sobre a mídias sociais: Mídia Social é diálogo. Quem aprender a dialogar estrategicamente, ganhará a vantagem competitiva sobre as demais empresas. Esta pesquisa é apenas mais uma comprovação do acerto de nossa abordagem.
Precisa de ajuda para dialogar estrategicamente com seus clientes nas mídias sociais? Entre em contato pelo formulário a seguir.

A Tendência do Call Center para Clientes Multicanais


por: Afonso Bazolli
em: Opinião
fonte: Redação
17 de abril de 2013 - 16:13
 
A-tendencia-do-call-center-para-clientes-multicanais-televendas-cobranca
Por Cleber Magalhães
Com a tendência de consolidação do atendimento multicanal, o mundo virtual caminha a passos largos rumo a soluções inovadoras que prometem revolucionar este mercado nos próximos anos.
Sustentada não só pelo aquecimento da economia, como pelo ingresso de 30% da população na classe média, pesquisa da consultoria IDC Brasil projeta que o país terá 30 milhões de domicílios com computador e prevê a venda de 2,2 milhões de tablets e 15,5 milhões de smartphones neste ano. A previsão é que o país salte do 16o para o quarto lugar no ranking mundial em 2016, o que sinaliza uma transformação nos hábitos pessoais.
Estamos diante do consumidor 3.0, que sofre influência do comportamento das gerações Y e Z. E à medida que o mundo aponta para um consumidor digital e dinâmico, percebe-se que não há mais espaço para pensar somente em e-mail, chat, redes sociais, blog e muito menos voz.
Apesar de poucas empresas já terem saído à frente, utilizando o atendimento via aplicativos APP – Iphone em, por exemplo, solicitação de fast-food, check-in de voo, pagamento de contas por leitura de código de barras e venda de livros digitais, a maioria ignora esta tendência e insiste no movimento insano de angariar, treinar e reter atendentes para estabilizar sua curva de aprendizado, com metodologias atrasadas para estas novas gerações (Y e Z).
Enquanto empresas ainda estão focadas no acompanhamento das mídias sociais, o mercado de tecnologia desperta para plataformas eficientes de atendimento e negócio móvel, o que, sem dúvida, será a grande onda dos próximos anos. Estas gerações cada vez mais ligadas nas novas opções; crescem manuseando tecnologias, baixando aplicativos e pagando via celular (mobile payment), uma “indústria” que já movimenta milhões de reais.
E é este comportamento móvel (mobile behavior), cada vez mais latente, que está estimulando a mudança por um atendimento mais dinâmico, interativo e eficaz, que pode ser migrado para uma plataforma mais adequada a esses novos hábitos.
O celular passou de acessório a ferramenta fundamental em nossas vidas. Passamos a não “desgrudar” deste canal móvel, por onde podemos fazer tudo, de qualquer lugar, a qualquer hora do dia, interagindo com o mundo por um simples toque.
Nesta nova era as empresas precisam olhar o futuro que já começou, investir em tecnologia, plataformas digitais de mobilidade e convergência. Criar, inovar e se reinventar em seus modelos de atendimento.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Adwords e Facebook Ads: Como e porque vender para seus clientes

 


Como e porque vender para seus clientes.
Como e porque vender para seus clientes.
Conquistar público para nosso site ou fanpage pode ser uma tarefa muito difícil logo no início. As empresas costumam investir em muitas estratégias e promoções  sem antes construir um público com interesse ou ter um bom alcance. Isso faz com que todo esforço dedicado a criação da estratégia seja em vão ou tenham pouco engajamento, não atingindo os resultados esperados.
As pequenas e médias empresas costumam pensar estratégias a curto ou médio prazo. Esperar o público crescer de forma natural, pode demorar muito e não ser muito vantajoso para essas empresas.
Para isto servem os links patrocinados. 
O objetivo deste artigo não é detalhar como funcionam os links patrocinados, mas sim a importância desse trabalho para você e seu cliente.
Os links patrocinados são bons, mas devem ser usados com moderação, sazonalmente e quando necessário. Não acostume seu site ou fan page a receber apenas visitas pagas. Invista em conteúdo, crie formas de fazer as pessoas retornarem mais vezes ao seu site e use as campanhas patrocinadas apenas para expandir ou construir um público para engajar.
É importante perceber que se você tem 500 usuários, provavelmente não precisa ter muito mais. Tente criar formas de engajar mais pessoas desses 500, e verá se está fazendo um bom trabalho ou se irá depender sempre de mídia patrocinada.
Mas porque investir?
Essas ferramentas são muito boas e podem se tornar as que oferecem maior retorno para sua empresa caso seja feito um bom trabalho. O Google é o maior mecanismo de busca do mundo e as pessoas o utilizam como fonte de pesquisa para várias coisas do dia a dia, simples ou complexas. A vantagem é que as pessoas estão à procura de soluções, e atendê-las trará um retorno muito positivo.
As ferramentas do Google, associadas ao Google Adwords também são a numero um em alcance mundial de publicidade. Também possui ferramentas incríveis para proporcionar o melhor investimento possível. O Adwords também permite criação de anúncios de texto, anúncios multimídia e até campanhas de vídeos no YouTube.
Além disso, 81% dos consumidores fazem pesquisas no Google antes de decidir qualquer compra, independente da categoria do produto ou serviço.
Já o Facebook, agrega a prova social e trás mais credibilidade ao seu negócio. Nele você pode usar várias ações como Ofertas, Eventos, Check-in, Promover publicações e criar Anúncios ou Histórias Patrocinadas. Se a logística de sua estratégia for bem feita e utilizar os benefícios do Facebook com certeza você terá uma campanha vitoriosa.
O Adwords e o Facebook Ads dá total apoio aos investidores. Permite total controle dos gastos, custo por clique, relatórios completos das campanhas e se aliado ao Analytics, é possível explorar ainda mais os dados e usá-los para nortear as próximas ações.
Enfim, se bem planejado, é um ótimo retorno sobre o investimento e se também tiver uma boa landing page (página de destino), que atenda as necessidades dos clientes, pode estar a um passo da conversão.
Mas e seus clientes, já sabem deste potencial?
Quem trabalha com Adwords já deve ter passado um bom tempo para entender a lógica, conhecer todos os recursos, termos e o que pode ser feito. Seu cliente devem saber muito menos, e na maioria das vezes não investe ou não tem interesse por nunca ter sido apresentado de forma prática e simples – resumindo – na língua dos clientes.
Pensando nisto, resolvi proporcionar a profissionais de marketing, agências ou setores de marketing, uma apresentação em PDF para que consigam uma aceitação melhor dos clientes para investir em links patrocinados. Essa apresentação pode ser solicitada aqui. Ela está repleta de dados sobre o uso das ferramentas e fala para o cliente apenas o que ele quer saber como as principais funções, possibilidades, formas de se relacionar financeiramente, etc.
Use com responsabilidade e profissionalismo. O PDF possui um número ideal de slides e pequenos textos para não torná-lo cansativo. Fale de forma breve. Utilize de 10 a 15 minutos para explicar todo o processo. Você pode solicitar clicando aqui.

Faça realmente valer o investimento do cliente. Muitas pessoas costumam fazer este tipo de trabalho e não calculam como aquele investimento será medido ou se os objetivos foram alcançados. Integre as potencialidades ao produto ou serviço do cliente. Ajude-os com as suas landing pages. De forma nenhuma, deixe um cliente anunciar em Adwords com um site mal construído.
Mostre para os clientes o poder dessas ferramentas e com certeza o investimento será mantido. Os outros passos, como bolar a estratégia ideal, atribuir valor às conversões, conseguir o melhor custo por clique, já são trabalho de quem está fazendo a campanha.
Para iniciantes
Google Engage
Para quem está iniciando no assunto, ou ainda não sabe, o programa Google Engage promove treinamentos de Adwords para pessoas físicas e agências, com certificação e prêmios reais e virtuais, como pen drives, mesa de totó e até visitas a sede do Google em SP. Se você alcançar o primeiro prêmio, ganha um Voucher para fazer 4 provas do Google (200 dólares de economia). O site oferece material de apoio e outras informações cruciais para o seu desenvolvimento nesta área.
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Gostou desse artigo? Você acha que é possível fazer esse trabalho ou precisamos investir alto com as agências de Adwords? Você já trabalha com seus clientes?