quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Como estruturar uma equipe de trade marketing



equipe de trade marketing - Smarket

Para tornar o seu produto visível e desejado pelos consumidores é preciso investir em ações de trade marketing junto ao varejo.

Não basta ter um produto bom!

Você deve apresentá-lo ao shopper e mostrar suas qualidades e valores, principalmente em um ambiente competitivo como em uma loja. 

Construir ações e estratégias de trade marketing para “atingir em cheio” o público comprador são tarefas da equipe de trade.

Porém, para dar o pontapé inicial em uma equipe de trade marketing, você precisa saber quem contratar, quais as habilidades são necessárias para esta área e, o mais importante, quais são os cargos.

No blog de hoje, vamos contar tudo sobre como estruturar uma equipe de trade marketing para sua loja.

Você vai ler sobre:

  • Como estruturar uma equipe de trade marketing

  • Cargos de uma equipe de trade marketing

  • Gerente de Trade Marketing

  • Analista de Trade Marketing

  • Qual o momento certo para montar uma equipe

  • Tecnologia aliada ao trade marketing

Pegue seu café e vamos nessa!

Como estruturar uma equipe de trade marketing

Algumas empresas optam por iniciar com a área de trade marketing dentro do marketing, pois no início do desenvolvimento as duas áreas podem se ajudar e complementar-se uma a outra. 

No começo, possuem uma equipe para ambas as funções e estratégias. Principalmente empresas em início de desenvolvimento da área de trade marketing. 

Porém, com o crescimento da área, é natural que elas se dividam e passem a ter cada uma a sua coordenação.

Inicia-se como uma área de supervisão ou coordenação, mas logo deve-se evoluir para uma gerência de trade marketing

Mas antes, vamos entender quem são os colaboradores que compõem uma equipe de trade marketing.

Já está participando da II Jornada de Trade Marketing? Se ainda não, corre e inscreva-se clicando no banner abaixo. O evento é gratuito, não vai perder!

Cargos de uma equipe de trade marketing

Cada equipe de trade marketing é montada de acordo com as necessidades do varejo.

Antes de tudo, vamos apresentar uma equipe para o início das estratégias de trade. Portanto, vamos apresentar alguns tópicos sobre quais são os cargos e suas funções.

Gerente de Trade Marketing 

Em primeiro lugar, um dos objetivos mais importantes do gerente de trade marketing é desenvolver estratégias de marketing que impactem o público-alvo. Portanto, para atingir este objetivo são tarefas do gerente de trade:

Supervisionar todas as ações do departamento de trade marketing e os colaboradores da equipe. Ser o responsável por levantar estatísticas sobre as vendas dos produtos, juntamente com às indústrias e oferecer posições mais estratégicas dentro da loja. 

Ou seja, ele ajuda nas negociações com a indústria, realiza pesquisas analíticas de mercado e sobre o comportamento dos shoppers, para elaborar estratégias assertivas, tanto para o seu negócio quanto para a indústria.

Experiência sólida em marketing

O gerente de trade marketing deve ter uma experiência sólida em marketing e, principalmente, ser ótimo em negociações B2B, pois será ele quem irá negociar os espaços da sua loja com a indústria. 

Além disso, é o responsável por elaborar:

  • Campanhas de promoção;

  • Lançamentos de novos produtos;

  • Ações de degustação;

  • Programas de fidelidade.

Ou seja, tudo que houver para aumentar a demanda entre os parceiros da cadeia de suprimentos e potencializar a visibilidade da marca. 

Além disso, ele também irá organizar eventos e indicar os responsáveis por desenvolver materiais e estratégias para o PDV junto com a equipe de marketing. 

E também, fará o acompanhamento do estoque junto à equipe de supply. Para garantir estoque suficiente em loja. De modo que supra a necessidade de produtos de acordo com o tamanho da ação com o fornecedor. 

O gerente de trade deve acompanhar a equipe de vendas da loja e trabalhar em parceria com as áreas de supply e visual merchandising, devem estar sempre alinhados e trabalhando em cooperação.

Deu para entender que o gerente de trade marketing precisa ser alguém versátil. E com larga experiência em varejo, indústria e marketing, não é mesmo? 

Mas, para que ele consiga desempenhar diversas atividades, ele precisa contar com uma equipe. Agora, vamos conhecer por quem ela é composta.

Analista de Trade Marketing 

O analista de trade se reporta ao gerente de trade marketing. 

Ele acompanha e faz as análises dos dados gerados a partir das campanhas de trade marketing. Além disso, elabora relatórios e analisa os resultados das campanhas promocionais de cada produto.

Desenvolve estratégias e métodos mais eficazes para as ações de trade marketing, a partir da análise de dados e estudos. Ou seja, identifica oportunidades para atingir o público-alvo, melhorar as vendas dos produtos em loja e aumentar o giro das mercadorias. 

Realiza análises do comportamento do shopper, e também, apoia o gestor em negociações com a indústria, principalmente no que se refere ao sell-out

Trabalha em cooperação com a equipe comercial e marketing.

É o responsável por analisar o cenário de mercado e identificar oportunidades para o desenvolvimento de novos negócios junto à indústria.

O analista de trade marketing deve focar em pilares estratégicos para cada categoria e no melhor formato de ofertas para os canais de venda da sua rede.

Além disso, ele também supervisiona as ações na loja. Realiza visitas às unidades e garante a efetividade das ações e o bom cumprimento dos contratos. 

Bom, deu para entender que o analista de trade marketing é focado em análises de dados e o seu objetivo é extrair insights e melhorias para o setor.

Mas, e agora? Qual o momento certo para contratar e montar essa estrutura? Vamos entender!

Qual o momento certo para montar uma equipe

Você sabia que, em média, 47% das vendas no varejo alimentar do Brasil correspondem à venda de itens promocionais?

Ou seja, quase metade das vendas do varejo ocorrem através de promoções! 

Dessa forma, o momento certo para se ter uma equipe de trade marketing é o momento em que a sua rede decide aumentar as vendas a partir de estratégias, e não mais de achismos.

As ações promocionais são de extrema relevância para o varejo, adequar elas ao melhor formato e decidir quais devem estar presentes ou não em sua loja, são funções da equipe de trade marketing.

Afinal, são eles que estudam, avaliam e negociam diariamente com a indústria as melhores ofertas e os melhores locais para os produtos estarem em sua loja. 

Por exemplo:

  • Qual é o melhor PDV para este produto? 

  • E o melhor tipo de exposição?

  • Qual será a melhor oferta para ele? 

  • E qual o melhor dia e horário?  

São responsabilidades da equipe de trade marketing fazer estes estudos, com um único objetivo, aumentar as vendas dos produtos em sua loja e consequentemente o seu faturamento.

Mas calma!

Afinal, com tantas atividades, é normal se assustar, mas nós temos a solução para simplificar a sua vida!

Tecnologia aliada ao trade marketing

A sua equipe de trade marketing pode contar com a ajuda da tecnologia para gerenciar contratos de fornecedores e verificar as informações da sua negociação, como por exemplo: 

  • Vigência do contrato;

  • Ações de trade marketing;

  • Itens contratados. 

Ou seja, o ideal é que a sua equipe tenha organização e clareza dos contratos junto aos fornecedores. Posteriormente, sua equipe saberá quais decisões tomar baseada em dados para fazer melhores escolhas para sua rede.

A partir da tecnologia, a equipe de trade marketing consegue realizar o mapeamento dos espaços físicos da sua loja e negociar com a indústria um valor de m² valorizado de forma coerente.

Além disso, com ajuda da tecnologia é possível programar as ações de trade marketing e ter uma avaliação mais clara da performance de venda de cada PDV. Com estes dados é possível alocar melhor os seus produtos. 

Pensando nisso, a Smarket oferece um aplicativo para descomplicar a vida da sua equipe e torná-la mais estratégica. Nele são traçadas todas as ações que precisam ser executadas para o trade marketing.

Inclusive, a execução! 

Uma vez que as atividades vão automáticas para o aplicativo, dando a possibilidade de retornar às ações de trade marketing às indústrias, garantindo a transparência e permitindo assim, maior visibilidade dos produtos em suas lojas.


Fonte: https://smarket.com.br/trade-marketing-estrutura-equipe-no-varejo/?utm_campaign=trilha_de_conteudos_trade_-_semana_04_-_blog_post_como_estruturar_uma_equipe_de_trade_marketing&utm_medium=email&utm_source=RD+Station#:~:text=O%20analista%20de%20trade%20marketing,o%20bom%20cumprimento%20dos%20contratos. 

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Experiências sensoriais: como aproveitá-las no marketing?

Escrito por Rakky Curvelo 

As experiências sensoriais nos acompanham desde antes do nascimento e se desenvolvem ao longo da vida. O estímulo a essas sensações tem sido usado no marketing para atrair e conquistar clientes. Por isso, se você está com dificuldades para elaborar uma estratégia para o seu negócio, é bom considerar o chamado Marketing Sensorial. Explorar as sensações despertadas nos clientes podem ajudar a aumentar a visibilidade da sua marca.

A seguir, saiba mais sobre o conceito de experiências sensoriais, os 5 sentidos do Marketing Sensorial e exemplos de marcas que utilizam essa estratégia com sucesso. Ao final veja como aplicá-las e fechar mais negócios. Confira!

 O que são as experiências sensoriais?

Assim são criadas as experiências sensoriais, que nos ajuda a perceber e reconhecer o mundo a nossa volta. Elas são fundamentais para construir, reforçar ou enfraquecer as redes neurais, ajudando no desenvolvendo da emoção e da consciência.

O resultado é a criação de estruturas cerebrais que variam de uma pessoa para outra. Experiências sensoriais na educação infantil já são estimuladas, pois são importantes para a formação de circuitos únicos e pessoais, criando a individualidade em relação a gostos e escolhas.


Quais são os 5 sentidos do Marketing Sensorial?

Para as empresas, o Marketing Sensorial oferece a oportunidade de se destacar dos concorrentes. Afinal, o uso dessa estratégia pode elevar o potencial da marca. Para que isso seja possível, o objetivo é utilizar meios que estimulam os 5 sentidos do corpo humano:

  • visão;
  • paladar;
  • tato;
  • olfato;
  • audição.

A ideia por trás da experiência sensorial, em resumo, é criar uma atmosfera perfeita para impulsionar as vendas e a conexão com os clientes. A estratégia pode ter como objetivo estimular um ou mais sentidos, conforme o perfil do cliente e da empresa.

O ambiente ou situação a qual o consumidor é colocado deve se assemelhar de alguma maneira com a estratégia da marca. Assim, com uma música ou cheiro específicos, é possível criar uma lembrança instantânea e duradoura. 

Ao desenvolver uma estratégia de estímulo sensorial, o objetivo é passar uma mensagem mais aprofundada para o consumidor. Isso vai permitir despertar sensações como aconchego, bem-estar e impulso positivo, criado um ambiente favorável para fechar negócio.

Assim, o Marketing Sensorial ajuda a encantar o cliente e estimular o desejo de compra, sem precisar “empurrar” o produto para ele.

Exemplos de marcas que fazem direito

Veja exemplos de marcas consagradas que usam essa estratégia em suas campanhas.

Netflix

Antes de assistir a qualquer conteúdo na Netflix que tenha sido produzido pela plataforma, ouvimos o som “TUDUM”. Esse som inconfundível nos faz lembrar da marca de imediato e logo o associamos a ela.

Inclusive, a Netflix usou o nome “TUDUM” para divulgar o evento de divulgação da marca em 2020. Para completar, estimulou ainda mais a audição dos convidados, incentivando a participação na criação de playlists exclusivas durante o evento.

Apple

O sentido da visão é o mais estimulado pela maior empresa de tecnologia do mundo. O design elegante, bonito e refinado dos seus produtos é fundamental para ativar esse sentido.

Aromas específicos também são usados pela marca, além do GPS tátil no Apple Watch, que vibra para indicar o melhor caminho a seguir. O objetivo, nesses casos, é trazer acessibilidade aos consumidores com deficiência visual.

Dunkin’ Donuts

A marca coreana instalou um dispensador de aroma nos ônibus da cidade. Quando ativado, liberava o aroma de café sempre que o anúncio da marca tocava na rádio interna do coletivo. O resultado foi o aumento das vendas de café em quase 30%.

Como aplicar as experiências sensoriais na sua estratégia?

 

Já deu para perceber a relevância do Marketing Sensorial para o seu negócio, não é? Afinal, ele permite estabelecer um vínculo emocional com o consumidor, favorecendo a fidelização. Veja a seguir como aplicar as experiências sensoriais em sua estratégia de marketing.

1 - Conheça profundamente a sua marca

identidade da marca deve transparecer na estratégia de Marketing Sensorial. Para defini-la, você precisa conhecer seus produtos, serviços, valores e missão da marca.

Só assim será possível elaborar estratégias eficientes na hora de criar uma experiência sensorial. O público deve perceber a sua marca, seja qual for o sentido que você pretende aguçar nele.

2 - Identifique o seu cliente em potencial com o uso de CRM

Outro fator importante a se considerar é conhecer bem o perfil do seu cliente, o que fica mais fácil e preciso com o uso de um CRM. Com base nas informações colhidas, você terá uma clareza maior sobre quais estratégias implementar.

Esse conhecimento também é fundamental para que a experiência com a marca seja realmente positiva e sirva para estimular a compra.

3 - Defina os sentidos que serão explorados

É possível focar em apenas um sentido ou criar uma experiência sensorial unindo todos eles. Veja algumas dicas de como implementar cada um deles e vender mais.

Visão

Invista na identidade visual da marca, focando na psicologia das cores. Use uma boa iluminação na loja física e crie um site atrativo para mostrar a sua marca. Aposte na criatividade também na hora de fotografar os produtos para as redes sociais.

Paladar

Oferecer amostras grátis do produto é a forma mais comum de explorar o sentido do paladar. Empresas fora do segmento da alimentação também podem se beneficiar desse tipo de experiência sensorial. Oferecer água, café e petiscos é uma boa maneira de associar a sua loja a uma experiência agradável.

Tato

Ao entrar numa loja, os consumidores desejam tocar os produtos, sentir sua textura, qualidade e composição. Assim, é importante incentivar esse tipo de experiência para que eles possam sentir e experimentar o produto ou serviço.

Olfato

Os cheiros e aromas sempre são associados a uma ocasião ou lugar. Assim, ajudam a construir a memória olfativa do cliente em relação à sua marca.

Empreendimentos no segmento de alimentos usam aromas para despertar o apetite. Já lojas e hotéis, por exemplo, investem em fragrâncias acolhedoras para conquistar os clientes.

Audição

A música consegue atrair e envolver o público, deixando o ambiente mais agradável. Também pode despertar lembranças e criar laços afetivos com a marca. Ao definir a playlist, considere o perfil da persona, além da mensagem e sensações que deseja transmitir.

Como vimos, o Marketing Sensorial utiliza as experiências sensoriais como estratégias que podem ajudar a consolidar a sua marca e aumentar as vendas. Quando aplicado com a ajuda de um sistema CRM é possível obter o máximo de eficiência nos objetivos propostos. Experimente colocar essa estratégia em prática e se surpreenda com os resultados! 

Experiências positivas dos consumidores podem alavancar crescimento de empresas em 190%

 



Estudo publicado pelo Boston Consulting Group (BCG) aponta que o investimento em CX traz resultados igualmente superiores para os negócios, investidores e clientes


Por Ian Cândido 
Experiências positivas dos consumidores podem alavancar crescimento de empresas em 190%

O relacionamento entre empresas e consumidores passou por transformações significativas nos últimos anos. A rápida evolução digital, acompanhada pelas mudanças nos paradigmas de coleta e uso de dados, tornam mais sofisticados os pontos de contato e serviços na jornada do consumidor. Com efeito, essas transformações elevam, também, os padrões de expectativa dos compradores quanto às etapas que constituem a experiência do cliente (CX), e as marcas devem estar atentas a esse comportamento.

Um estudo publicado pelo Boston Consulting Group (BCG) aponta que, no entanto, poucas empresas estão preparadas para as demandas do comportamento do consumidor atual e do futuro. De acordo com a análise, intitulada “Building Customer Experience for the Future”, a maioria delas precisará repensar a sua estratégia de CX e fazer ajustes e investimentos necessários para atender às novas exigências do mercado.

Necessário, o movimento, que deve ser encarado como uma urgência, pode também ser classificado como um caminho para a expansão. Dados levantados pelo estudo evidenciam os bons resultados do investimento assertivo em CX, e apontam que os líderes na modalidade conseguem gerar um crescimento até 190% maior em um prazo de três anos.

Para Candice Mascarello, diretora executiva e sócia do BCG, os benefícios de aplicações bem feitos na área extrapolam a camada da conexão com os clientes e trazem resultados igualmente superiores para os negócios, investidores e clientes, como retorno total ao acionista 55% mais alto em cinco anos e um aumento de até 70% no Net Promoter Score, escala que mede a lealdade do consumidor.

Recomendações para aprimorar a experiência do cliente

Mirando o sucesso a longo prazo, o BCG traz três recomendações para empresas que estejam buscando formas de aprimorar a experiência do cliente:

Cliente no centro – O consumidor deve vir em primeiro lugar na abordagem das operações, talentos e tecnologia, e sua experiência deve estar no centro das soluções propostas pela empresa.

Invista em inovação – É preciso desenvolver ideias totalmente inovadoras para a nova era de possibilidades de contato com o consumidor alavancada pelos avanços de tecnologias como a inteligência artificial. Aproveitar essa evolução será essencial para aumentar a satisfação do cliente nos ambientes digitais.

Foco a longo prazo – As empresas devem cultivar competências que lhes permitem conquistar clientes no presente, ao mesmo tempo em que encontram oportunidades para o futuro ao medir impactos e inovar para se manter preparadas para o amanhã, realizando jornadas de consumo pensadas do início ao fim e alinhando ações em todos os pontos de contato.
Cliente em foco

Os consumidores ocupam um lugar de fala cada vez mais relevante para os processos de produção e distribuição das empresas, e isso representa uma excelente oportunidade para operações de todos os portes e setores. Um exemplo disso é a Coca-Cola, que mensura o próprio desempenho a partir da avaliação de quatro indicadores de sucesso ditados pela experiência do consumidor.

Em bate-papo com o Clube Mundo do Marketing, Bruno Blaschek, Diretor de Marketing da Coca-Cola, falou sobre esses indicadores e como as opiniões, desejos e comportamentos dos consumidores impactam o rumo de uma das maiores empresas do mundo.

De olho na Geração Z, varejo investe em experiências omnichannel


Em plena ascensão econômica, zoomers atraem olhares dos varejistas e deixam bem claro que querem ser ouvidos quanto às próprias preferências e expectativas


Por Ian Cândido
De olho na Geração Z, varejo investe em experiências omnichannel

Membros da Geração Z, também conhecidos como nativos digitais, ocupam um espaço cada vez mais relevante na alça de mira comercial. Até o ano de 2030, estima-se que os zoomers serão detentores de uma renda de US$ 33 trilhões, segundo pesquisa do Bank of America.

Por terem crescido na era da Internet, com acesso a dispositivos eletrônicos ao longo de toda a vida, estes consumidores estão à frente de diversas mudanças na forma como marcas e os varejistas se relacionam com o público. Em função disso, 97% dos jovens têm as mídias sociais como principal fonte de inspiração na hora de consumir, e se deixam atrair por experiências imersivas.

Também por isso, algumas das preferências dos zoomers devem ser levadas em consideração. Por exemplo, 67% dos consumidores da Geração Z preferem realizar compras em lojas físicas, mas, por terem acesso à internet e redes sociais desde a infância, optam pelo caminho integrado, em que o mundo físico e digital se unem para fornecer experiências híbridas e personalizadas que combinam o melhor dos dois mundos, indica o estudo Uniquely Gen Z, realizado pelo IBM Institute For Business Value.

Neste contexto, os varejos que possibilitam a realização de compras omnichannel, pela disponibilização de opções como lojas físicas, sites, aplicativos e redes sociais, é valorizado por este público que, atualmente, está em busca desta disponibilidade.

Enquanto aguardam o momento em que irão herdar a vanguarda do poder de compra global, os zoomers exercem um papel crucial para a transformação do atual panorama comercial. Para Juliano Ricardo Regis, gerente comercial do Myrp, a nova geração de consumidores, mesmo que sem grande poder aquisitivo, influencia o comportamento de compra de gerações anteriores, alavancando a predileção pelo consumo phygital.

Pensando nisso, empresas já empregam soluções como telas interativas, espelhos inteligentes e realidade aumentada para privilegiar o foco total em experiência do consumidor e fortalecer o varejo. As medidas acompanham a percepção de que as preferências da nova geração de consumidores dão às empresas capazes de entendê-las uma vantagem competitiva no mercado.

Sobre a jornada do consumidor em múltiplos canais, Fernando Migrone, Vice-Presidente de Marketing América Latina da Zendesk, conversou com os habitantes do Clube Mundo do Marketing e destacou que a omnicanalidade é urgência e não tendência. Durante o bate-papo, o Vice-Presidente destacou os desafios da era do imediatismo e trouxe quatro dicas para manter a coerência na oferta omnichannel. Venha para o Clube e faça parte da conversa! 

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

Como incorporar humor ao seu marketing?

 

Veja as dicas do TikTok para as marcas

O TikTok lançou seus insights de pesquisa mais recentes e teve como foco instruir as marcas para utilizarem mais humor no seu marketing

TikTok

O TikTok quer que as marcas tentem ser mais engraçadas, como forma de criar mensagens que conectem mais com o público do aplicativo.

Esse é o foco dos insights de pesquisa mais recentes da plataforma, que analisam quais tipos de abordagens cômicas funcionam na plataforma e como as marcas podem aproveitá-las para impulsionar seus vídeos.

De acordo com a empresa:

  • Vídeos postados com as hashtags #funny e #comedy  têm seis trilhões de visualizações no aplicativo.
  • 30% dos usuários do TikTok disseram que o humor no conteúdo do criador era a principal motivação para a intenção de compra.
  • “Engraçado” é a principal categoria de vídeo que os espectadores desejam ver dos criadores.
  • 7 em cada 10 espectadores dizem que “fazer as pessoas rirem” é considerado o aspecto mais divertido de assistir aos anúncios do TikTok.

humor no TikTok

 

Estratégias para realçar a voz cômica da sua marca

Com esses dados em mente, o TikTok recomenda que as marcas considerem abordagens mais alegres e cômicas para suas campanhas no aplicativo, que podem aproveitar trabalhando com criadores estabelecidos ou pesquisando dicas no aplicativo.

Trabalhar com criadores é a dica número um do TikTok aqui, já que “eles conhecem a comédia do TikTok melhor do que ninguém”. A plataforma também deseja incentivar mais marcas a trabalhar com criadores por meio de seu Creator Marketplace como um meio de garantir que mais de suas principais estrelas sejam pagas no aplicativo, o que os alinhará melhor à plataforma.

Portanto, há alguma motivação adicional para o TikTok promover esta opção específica, mas ainda pode ser um caminho valioso para as marcas que procuram fazer do TikTok um foco.

No entanto, se você quiser fazer tudo sozinho, a recomendação é que as marcas façam suas pesquisas investigando as tendências dos aplicativos, para ter uma ideia do que funciona.

Além disso, o guia do TikTok também forneceu estas três dicas:

  1. Conheça seus memes: Eles são um ponto de partida para ideias criativas e podem ajudar as marcas a sinalizar aos espectadores que estão se divertindo.
  2. Remixando uma tendência: A remixagem de tendências levou a um aumento de 14% no tempo de visualização dos anúncios, em média.
  3. Jogue com estilo: Os riscos criativos são respeitados e recompensados no TikTok. Qualidades que podem parecer vanguardistas (como surrealismo e conteúdo informal) são essenciais para o humor do TikTok. TikTok é o lugar para se balançar e ver o que funciona.

Fonte: https://pixeld.news/como-incorporar-humor-ao-seu-marketing-veja-as-dicas-do-tiktok-para-as-marcas/



quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

NRF 2024: conheça os novos perfis de consumidores que impulsionarão o mercado

 


Claudio Olimpio traz sua análise sobre os quatro novos perfis de consumidores para os próximos anos, apresentados pela WGSN


Por Claudio Olimpio - 31/01/2024
NRF 2024: conheça os novos perfis de consumidores que impulsionarão o mercado

Nova York foi palco do NRF 2024 Retail’s Big Show, o maior evento anual do varejo. Com o tema “Make it Matter” (“Faça valer a pena”), este congresso reúne líderes varejistas globais para explorar inovações e tendências impactantes que moldarão o futuro do setor.

Com mais de 1000 expositores e 400 palestrantes, a NRF 2024 destaca-se como um fórum essencial para os líderes do varejo, com a missão de representar ativamente o setor, defender políticas varejistas e criar um ambiente propício para negócios e networking.

Como parte da delegação internacional da Brasil Varejo, acompanhei as conferências como representante da Greener + Prospera, uma climatech que fornece soluções globais de sustentabilidade.

Durante as conversas e palestras que pude presenciar, as tendências em relação ao perfil do consumidor chamaram minha atenção. A consultoria WGSN, autoridade global em previsão de tendências de consumo, por exemplo, apontou quatro novos perfis de consumidores para os próximos anos.

 Os novos niilistas

Esses consumidores escolheram não se envolver na turbulência mundial, mas isso não significa que perderam o interesse; eles estão, na verdade, buscando novas fontes de significado e felicidade fora do mainstream. Para conquistá-los, é essencial demonstrar que sua marca está sintonizada com esse nível de pensamento.

Já a construção da confiança desses consumidores requer elementos-chave, como honestidade, autenticidade e humor. Pois, eles buscam conexões reais e resistem a qualquer forma de engano. Marcas que abraçam uma abordagem transparente e descontraída estão posicionadas para cultivar relacionamentos duradouros com esse grupo.

Os reducionistas

Os reducionistas, após a experiência da conveniência digital na pandemia, procuram uma reconexão mais humana. Empresas que oferecem produtos e serviços pessoais e centrados na comunidade atraem esses consumidores.

Este perfil valoriza a bondade e a integridade como princípios orientadores em suas vidas, agindo para corrigir o que consideram errado e buscando reciprocidade nesse comprometimento. Sua motivação é impulsionada pelas virtudes do cuidado pelos outros, destacando-se por uma disposição altruísta.

A essência da conexão é fundamental para os reducionistas, seja na busca por interações humanas autênticas em serviços ou na necessidade de uma narrativa envolvente. Além disso, é crucial para eles saberem que os valores de uma marca estão alinhados com seus próprios princípios.

Os guardiões do tempo

Os guardiões do tempo são indivíduos que priorizam a liberdade e flexibilidade como alicerces para viverem a melhor versão de suas vidas. São atraídos por experiências que enriquecem seu mundo, buscando marcas que proporcionem soluções capazes de agregar valor e aprimorar seu estilo de vida.

Para esses construtores de memórias, o tempo é considerado o recurso mais valioso. Eles não buscam apenas gastá-lo, mas sim investi-lo em atividades e iniciativas que promovam uma vida mais rica e significativa.

Os pioneiros

Esses consumidores assemelham-se a lâmpadas prestes a serem iluminadas por ideias inovadoras. Os pioneiros buscam soluções que contribuam para a melhoria do mundo e demonstram entusiasmo por produtos capazes de resolver problemas e estabelecer conexões entre os mundos físico e virtual. Marcas que apresentam designs inteligentes e inspiradores conquistarão a atenção e lealdade desse perfil.

Conhecer esses perfis representa apenas o primeiro passo. O desafio consiste em adaptar estratégias de marketing que ressoem com cada grupo, proporcionando experiências personalizadas e significativas. Em meio ao cenário competitivo atual, compreender essas nuances torna-se crucial para o êxito das marcas no dinâmico mundo do varejo em constante evolução.

*Claudio Olimpio é CEO e co-fundador da Greener, climatech que fornece soluções globais de sustentabilidade.