segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Experiências sensoriais: como aproveitá-las no marketing?

Escrito por Rakky Curvelo 

As experiências sensoriais nos acompanham desde antes do nascimento e se desenvolvem ao longo da vida. O estímulo a essas sensações tem sido usado no marketing para atrair e conquistar clientes. Por isso, se você está com dificuldades para elaborar uma estratégia para o seu negócio, é bom considerar o chamado Marketing Sensorial. Explorar as sensações despertadas nos clientes podem ajudar a aumentar a visibilidade da sua marca.

A seguir, saiba mais sobre o conceito de experiências sensoriais, os 5 sentidos do Marketing Sensorial e exemplos de marcas que utilizam essa estratégia com sucesso. Ao final veja como aplicá-las e fechar mais negócios. Confira!

 O que são as experiências sensoriais?

Assim são criadas as experiências sensoriais, que nos ajuda a perceber e reconhecer o mundo a nossa volta. Elas são fundamentais para construir, reforçar ou enfraquecer as redes neurais, ajudando no desenvolvendo da emoção e da consciência.

O resultado é a criação de estruturas cerebrais que variam de uma pessoa para outra. Experiências sensoriais na educação infantil já são estimuladas, pois são importantes para a formação de circuitos únicos e pessoais, criando a individualidade em relação a gostos e escolhas.


Quais são os 5 sentidos do Marketing Sensorial?

Para as empresas, o Marketing Sensorial oferece a oportunidade de se destacar dos concorrentes. Afinal, o uso dessa estratégia pode elevar o potencial da marca. Para que isso seja possível, o objetivo é utilizar meios que estimulam os 5 sentidos do corpo humano:

  • visão;
  • paladar;
  • tato;
  • olfato;
  • audição.

A ideia por trás da experiência sensorial, em resumo, é criar uma atmosfera perfeita para impulsionar as vendas e a conexão com os clientes. A estratégia pode ter como objetivo estimular um ou mais sentidos, conforme o perfil do cliente e da empresa.

O ambiente ou situação a qual o consumidor é colocado deve se assemelhar de alguma maneira com a estratégia da marca. Assim, com uma música ou cheiro específicos, é possível criar uma lembrança instantânea e duradoura. 

Ao desenvolver uma estratégia de estímulo sensorial, o objetivo é passar uma mensagem mais aprofundada para o consumidor. Isso vai permitir despertar sensações como aconchego, bem-estar e impulso positivo, criado um ambiente favorável para fechar negócio.

Assim, o Marketing Sensorial ajuda a encantar o cliente e estimular o desejo de compra, sem precisar “empurrar” o produto para ele.

Exemplos de marcas que fazem direito

Veja exemplos de marcas consagradas que usam essa estratégia em suas campanhas.

Netflix

Antes de assistir a qualquer conteúdo na Netflix que tenha sido produzido pela plataforma, ouvimos o som “TUDUM”. Esse som inconfundível nos faz lembrar da marca de imediato e logo o associamos a ela.

Inclusive, a Netflix usou o nome “TUDUM” para divulgar o evento de divulgação da marca em 2020. Para completar, estimulou ainda mais a audição dos convidados, incentivando a participação na criação de playlists exclusivas durante o evento.

Apple

O sentido da visão é o mais estimulado pela maior empresa de tecnologia do mundo. O design elegante, bonito e refinado dos seus produtos é fundamental para ativar esse sentido.

Aromas específicos também são usados pela marca, além do GPS tátil no Apple Watch, que vibra para indicar o melhor caminho a seguir. O objetivo, nesses casos, é trazer acessibilidade aos consumidores com deficiência visual.

Dunkin’ Donuts

A marca coreana instalou um dispensador de aroma nos ônibus da cidade. Quando ativado, liberava o aroma de café sempre que o anúncio da marca tocava na rádio interna do coletivo. O resultado foi o aumento das vendas de café em quase 30%.

Como aplicar as experiências sensoriais na sua estratégia?

 

Já deu para perceber a relevância do Marketing Sensorial para o seu negócio, não é? Afinal, ele permite estabelecer um vínculo emocional com o consumidor, favorecendo a fidelização. Veja a seguir como aplicar as experiências sensoriais em sua estratégia de marketing.

1 - Conheça profundamente a sua marca

identidade da marca deve transparecer na estratégia de Marketing Sensorial. Para defini-la, você precisa conhecer seus produtos, serviços, valores e missão da marca.

Só assim será possível elaborar estratégias eficientes na hora de criar uma experiência sensorial. O público deve perceber a sua marca, seja qual for o sentido que você pretende aguçar nele.

2 - Identifique o seu cliente em potencial com o uso de CRM

Outro fator importante a se considerar é conhecer bem o perfil do seu cliente, o que fica mais fácil e preciso com o uso de um CRM. Com base nas informações colhidas, você terá uma clareza maior sobre quais estratégias implementar.

Esse conhecimento também é fundamental para que a experiência com a marca seja realmente positiva e sirva para estimular a compra.

3 - Defina os sentidos que serão explorados

É possível focar em apenas um sentido ou criar uma experiência sensorial unindo todos eles. Veja algumas dicas de como implementar cada um deles e vender mais.

Visão

Invista na identidade visual da marca, focando na psicologia das cores. Use uma boa iluminação na loja física e crie um site atrativo para mostrar a sua marca. Aposte na criatividade também na hora de fotografar os produtos para as redes sociais.

Paladar

Oferecer amostras grátis do produto é a forma mais comum de explorar o sentido do paladar. Empresas fora do segmento da alimentação também podem se beneficiar desse tipo de experiência sensorial. Oferecer água, café e petiscos é uma boa maneira de associar a sua loja a uma experiência agradável.

Tato

Ao entrar numa loja, os consumidores desejam tocar os produtos, sentir sua textura, qualidade e composição. Assim, é importante incentivar esse tipo de experiência para que eles possam sentir e experimentar o produto ou serviço.

Olfato

Os cheiros e aromas sempre são associados a uma ocasião ou lugar. Assim, ajudam a construir a memória olfativa do cliente em relação à sua marca.

Empreendimentos no segmento de alimentos usam aromas para despertar o apetite. Já lojas e hotéis, por exemplo, investem em fragrâncias acolhedoras para conquistar os clientes.

Audição

A música consegue atrair e envolver o público, deixando o ambiente mais agradável. Também pode despertar lembranças e criar laços afetivos com a marca. Ao definir a playlist, considere o perfil da persona, além da mensagem e sensações que deseja transmitir.

Como vimos, o Marketing Sensorial utiliza as experiências sensoriais como estratégias que podem ajudar a consolidar a sua marca e aumentar as vendas. Quando aplicado com a ajuda de um sistema CRM é possível obter o máximo de eficiência nos objetivos propostos. Experimente colocar essa estratégia em prática e se surpreenda com os resultados! 

Experiências positivas dos consumidores podem alavancar crescimento de empresas em 190%

 



Estudo publicado pelo Boston Consulting Group (BCG) aponta que o investimento em CX traz resultados igualmente superiores para os negócios, investidores e clientes


Por Ian Cândido 
Experiências positivas dos consumidores podem alavancar crescimento de empresas em 190%

O relacionamento entre empresas e consumidores passou por transformações significativas nos últimos anos. A rápida evolução digital, acompanhada pelas mudanças nos paradigmas de coleta e uso de dados, tornam mais sofisticados os pontos de contato e serviços na jornada do consumidor. Com efeito, essas transformações elevam, também, os padrões de expectativa dos compradores quanto às etapas que constituem a experiência do cliente (CX), e as marcas devem estar atentas a esse comportamento.

Um estudo publicado pelo Boston Consulting Group (BCG) aponta que, no entanto, poucas empresas estão preparadas para as demandas do comportamento do consumidor atual e do futuro. De acordo com a análise, intitulada “Building Customer Experience for the Future”, a maioria delas precisará repensar a sua estratégia de CX e fazer ajustes e investimentos necessários para atender às novas exigências do mercado.

Necessário, o movimento, que deve ser encarado como uma urgência, pode também ser classificado como um caminho para a expansão. Dados levantados pelo estudo evidenciam os bons resultados do investimento assertivo em CX, e apontam que os líderes na modalidade conseguem gerar um crescimento até 190% maior em um prazo de três anos.

Para Candice Mascarello, diretora executiva e sócia do BCG, os benefícios de aplicações bem feitos na área extrapolam a camada da conexão com os clientes e trazem resultados igualmente superiores para os negócios, investidores e clientes, como retorno total ao acionista 55% mais alto em cinco anos e um aumento de até 70% no Net Promoter Score, escala que mede a lealdade do consumidor.

Recomendações para aprimorar a experiência do cliente

Mirando o sucesso a longo prazo, o BCG traz três recomendações para empresas que estejam buscando formas de aprimorar a experiência do cliente:

Cliente no centro – O consumidor deve vir em primeiro lugar na abordagem das operações, talentos e tecnologia, e sua experiência deve estar no centro das soluções propostas pela empresa.

Invista em inovação – É preciso desenvolver ideias totalmente inovadoras para a nova era de possibilidades de contato com o consumidor alavancada pelos avanços de tecnologias como a inteligência artificial. Aproveitar essa evolução será essencial para aumentar a satisfação do cliente nos ambientes digitais.

Foco a longo prazo – As empresas devem cultivar competências que lhes permitem conquistar clientes no presente, ao mesmo tempo em que encontram oportunidades para o futuro ao medir impactos e inovar para se manter preparadas para o amanhã, realizando jornadas de consumo pensadas do início ao fim e alinhando ações em todos os pontos de contato.
Cliente em foco

Os consumidores ocupam um lugar de fala cada vez mais relevante para os processos de produção e distribuição das empresas, e isso representa uma excelente oportunidade para operações de todos os portes e setores. Um exemplo disso é a Coca-Cola, que mensura o próprio desempenho a partir da avaliação de quatro indicadores de sucesso ditados pela experiência do consumidor.

Em bate-papo com o Clube Mundo do Marketing, Bruno Blaschek, Diretor de Marketing da Coca-Cola, falou sobre esses indicadores e como as opiniões, desejos e comportamentos dos consumidores impactam o rumo de uma das maiores empresas do mundo.

De olho na Geração Z, varejo investe em experiências omnichannel


Em plena ascensão econômica, zoomers atraem olhares dos varejistas e deixam bem claro que querem ser ouvidos quanto às próprias preferências e expectativas


Por Ian Cândido
De olho na Geração Z, varejo investe em experiências omnichannel

Membros da Geração Z, também conhecidos como nativos digitais, ocupam um espaço cada vez mais relevante na alça de mira comercial. Até o ano de 2030, estima-se que os zoomers serão detentores de uma renda de US$ 33 trilhões, segundo pesquisa do Bank of America.

Por terem crescido na era da Internet, com acesso a dispositivos eletrônicos ao longo de toda a vida, estes consumidores estão à frente de diversas mudanças na forma como marcas e os varejistas se relacionam com o público. Em função disso, 97% dos jovens têm as mídias sociais como principal fonte de inspiração na hora de consumir, e se deixam atrair por experiências imersivas.

Também por isso, algumas das preferências dos zoomers devem ser levadas em consideração. Por exemplo, 67% dos consumidores da Geração Z preferem realizar compras em lojas físicas, mas, por terem acesso à internet e redes sociais desde a infância, optam pelo caminho integrado, em que o mundo físico e digital se unem para fornecer experiências híbridas e personalizadas que combinam o melhor dos dois mundos, indica o estudo Uniquely Gen Z, realizado pelo IBM Institute For Business Value.

Neste contexto, os varejos que possibilitam a realização de compras omnichannel, pela disponibilização de opções como lojas físicas, sites, aplicativos e redes sociais, é valorizado por este público que, atualmente, está em busca desta disponibilidade.

Enquanto aguardam o momento em que irão herdar a vanguarda do poder de compra global, os zoomers exercem um papel crucial para a transformação do atual panorama comercial. Para Juliano Ricardo Regis, gerente comercial do Myrp, a nova geração de consumidores, mesmo que sem grande poder aquisitivo, influencia o comportamento de compra de gerações anteriores, alavancando a predileção pelo consumo phygital.

Pensando nisso, empresas já empregam soluções como telas interativas, espelhos inteligentes e realidade aumentada para privilegiar o foco total em experiência do consumidor e fortalecer o varejo. As medidas acompanham a percepção de que as preferências da nova geração de consumidores dão às empresas capazes de entendê-las uma vantagem competitiva no mercado.

Sobre a jornada do consumidor em múltiplos canais, Fernando Migrone, Vice-Presidente de Marketing América Latina da Zendesk, conversou com os habitantes do Clube Mundo do Marketing e destacou que a omnicanalidade é urgência e não tendência. Durante o bate-papo, o Vice-Presidente destacou os desafios da era do imediatismo e trouxe quatro dicas para manter a coerência na oferta omnichannel. Venha para o Clube e faça parte da conversa! 

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

Como incorporar humor ao seu marketing?

 

Veja as dicas do TikTok para as marcas

O TikTok lançou seus insights de pesquisa mais recentes e teve como foco instruir as marcas para utilizarem mais humor no seu marketing

TikTok

O TikTok quer que as marcas tentem ser mais engraçadas, como forma de criar mensagens que conectem mais com o público do aplicativo.

Esse é o foco dos insights de pesquisa mais recentes da plataforma, que analisam quais tipos de abordagens cômicas funcionam na plataforma e como as marcas podem aproveitá-las para impulsionar seus vídeos.

De acordo com a empresa:

  • Vídeos postados com as hashtags #funny e #comedy  têm seis trilhões de visualizações no aplicativo.
  • 30% dos usuários do TikTok disseram que o humor no conteúdo do criador era a principal motivação para a intenção de compra.
  • “Engraçado” é a principal categoria de vídeo que os espectadores desejam ver dos criadores.
  • 7 em cada 10 espectadores dizem que “fazer as pessoas rirem” é considerado o aspecto mais divertido de assistir aos anúncios do TikTok.

humor no TikTok

 

Estratégias para realçar a voz cômica da sua marca

Com esses dados em mente, o TikTok recomenda que as marcas considerem abordagens mais alegres e cômicas para suas campanhas no aplicativo, que podem aproveitar trabalhando com criadores estabelecidos ou pesquisando dicas no aplicativo.

Trabalhar com criadores é a dica número um do TikTok aqui, já que “eles conhecem a comédia do TikTok melhor do que ninguém”. A plataforma também deseja incentivar mais marcas a trabalhar com criadores por meio de seu Creator Marketplace como um meio de garantir que mais de suas principais estrelas sejam pagas no aplicativo, o que os alinhará melhor à plataforma.

Portanto, há alguma motivação adicional para o TikTok promover esta opção específica, mas ainda pode ser um caminho valioso para as marcas que procuram fazer do TikTok um foco.

No entanto, se você quiser fazer tudo sozinho, a recomendação é que as marcas façam suas pesquisas investigando as tendências dos aplicativos, para ter uma ideia do que funciona.

Além disso, o guia do TikTok também forneceu estas três dicas:

  1. Conheça seus memes: Eles são um ponto de partida para ideias criativas e podem ajudar as marcas a sinalizar aos espectadores que estão se divertindo.
  2. Remixando uma tendência: A remixagem de tendências levou a um aumento de 14% no tempo de visualização dos anúncios, em média.
  3. Jogue com estilo: Os riscos criativos são respeitados e recompensados no TikTok. Qualidades que podem parecer vanguardistas (como surrealismo e conteúdo informal) são essenciais para o humor do TikTok. TikTok é o lugar para se balançar e ver o que funciona.

Fonte: https://pixeld.news/como-incorporar-humor-ao-seu-marketing-veja-as-dicas-do-tiktok-para-as-marcas/



quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

NRF 2024: conheça os novos perfis de consumidores que impulsionarão o mercado

 


Claudio Olimpio traz sua análise sobre os quatro novos perfis de consumidores para os próximos anos, apresentados pela WGSN


Por Claudio Olimpio - 31/01/2024
NRF 2024: conheça os novos perfis de consumidores que impulsionarão o mercado

Nova York foi palco do NRF 2024 Retail’s Big Show, o maior evento anual do varejo. Com o tema “Make it Matter” (“Faça valer a pena”), este congresso reúne líderes varejistas globais para explorar inovações e tendências impactantes que moldarão o futuro do setor.

Com mais de 1000 expositores e 400 palestrantes, a NRF 2024 destaca-se como um fórum essencial para os líderes do varejo, com a missão de representar ativamente o setor, defender políticas varejistas e criar um ambiente propício para negócios e networking.

Como parte da delegação internacional da Brasil Varejo, acompanhei as conferências como representante da Greener + Prospera, uma climatech que fornece soluções globais de sustentabilidade.

Durante as conversas e palestras que pude presenciar, as tendências em relação ao perfil do consumidor chamaram minha atenção. A consultoria WGSN, autoridade global em previsão de tendências de consumo, por exemplo, apontou quatro novos perfis de consumidores para os próximos anos.

 Os novos niilistas

Esses consumidores escolheram não se envolver na turbulência mundial, mas isso não significa que perderam o interesse; eles estão, na verdade, buscando novas fontes de significado e felicidade fora do mainstream. Para conquistá-los, é essencial demonstrar que sua marca está sintonizada com esse nível de pensamento.

Já a construção da confiança desses consumidores requer elementos-chave, como honestidade, autenticidade e humor. Pois, eles buscam conexões reais e resistem a qualquer forma de engano. Marcas que abraçam uma abordagem transparente e descontraída estão posicionadas para cultivar relacionamentos duradouros com esse grupo.

Os reducionistas

Os reducionistas, após a experiência da conveniência digital na pandemia, procuram uma reconexão mais humana. Empresas que oferecem produtos e serviços pessoais e centrados na comunidade atraem esses consumidores.

Este perfil valoriza a bondade e a integridade como princípios orientadores em suas vidas, agindo para corrigir o que consideram errado e buscando reciprocidade nesse comprometimento. Sua motivação é impulsionada pelas virtudes do cuidado pelos outros, destacando-se por uma disposição altruísta.

A essência da conexão é fundamental para os reducionistas, seja na busca por interações humanas autênticas em serviços ou na necessidade de uma narrativa envolvente. Além disso, é crucial para eles saberem que os valores de uma marca estão alinhados com seus próprios princípios.

Os guardiões do tempo

Os guardiões do tempo são indivíduos que priorizam a liberdade e flexibilidade como alicerces para viverem a melhor versão de suas vidas. São atraídos por experiências que enriquecem seu mundo, buscando marcas que proporcionem soluções capazes de agregar valor e aprimorar seu estilo de vida.

Para esses construtores de memórias, o tempo é considerado o recurso mais valioso. Eles não buscam apenas gastá-lo, mas sim investi-lo em atividades e iniciativas que promovam uma vida mais rica e significativa.

Os pioneiros

Esses consumidores assemelham-se a lâmpadas prestes a serem iluminadas por ideias inovadoras. Os pioneiros buscam soluções que contribuam para a melhoria do mundo e demonstram entusiasmo por produtos capazes de resolver problemas e estabelecer conexões entre os mundos físico e virtual. Marcas que apresentam designs inteligentes e inspiradores conquistarão a atenção e lealdade desse perfil.

Conhecer esses perfis representa apenas o primeiro passo. O desafio consiste em adaptar estratégias de marketing que ressoem com cada grupo, proporcionando experiências personalizadas e significativas. Em meio ao cenário competitivo atual, compreender essas nuances torna-se crucial para o êxito das marcas no dinâmico mundo do varejo em constante evolução.

*Claudio Olimpio é CEO e co-fundador da Greener, climatech que fornece soluções globais de sustentabilidade. 

terça-feira, 30 de janeiro de 2024

A velocidade 2x é a nova cadência do universo do Marketing

 

Miguel Caeiro fala sobre como a IA está transformando o mundo e essa mudança no universo dos profissionais de Marketing está em ritmo acelerado


Por Miguel Caeiro - 29/01/2024
A velocidade 2x é a nova cadência do universo do Marketing

Os últimos anos nos impuseram muitas mudanças – várias delas aceleradas pela pandemia – e dúvidas que cresceram na mesma velocidade com a qual assistimos ao avanço da IA. Ao mesmo tempo, tivemos crises importantes na economia em diversas regiões, parte delas potencializadas por guerras, além de outras por conjunturas políticas regionais. Até então, a definição de um novo objetivo só acontecia quando o anterior já estava perto de ser alcançado – ou, na pior das hipóteses, quando as alternativas para atingi-lo já estavam prestes a se esgotar. Era possível dar um passo após o outro. A velocidade das mudanças era menor. Parecia haver mais tempo.

Hoje, a avalanche de informações e tarefas é tão grande, que não há tempo nem para ouvir as mensagens em velocidade natural. É preciso acelerar para 2x. Na verdade, estamos vivendo na velocidade 2x. Tudo é tão rápido e urgente, que, mesmo que um projeto atinja o maior desempenho possível, podemos colocar tudo a perder, se não tivermos preparado seu substituto com antecedência.

Nesse novo conceito de agilidade e transformação, passamos a nos adaptar a cenários de crise e instabilidade, que exigem prontidão constante. É preciso estar atento para pivotar a estratégia, recalcular a rota e continuar no compasso das mudanças incessantes. Trocar o pneu com o carro andando ou adaptar a peça com a campanha no ar, requer atenção ao mercado, informação rápida, em escala e de qualidade, capaz de jogar luz sobre tendências de consumo. Sem falar no monitoramento das tecnologias que começam a despontar e podem transformar em pó produtos e mercados inteiros, enquanto cria outros tantos que ainda nem sabíamos que eram tão necessários.

Não dá mais para correr atrás. É preciso estar no timing das mudanças para não ser apenas testemunhas, mas agentes transformadores do novo normal. Se antes tudo era cadenciado, com um roteiro predefinido e controlável, hoje a evolução é eletrizante, criativa, contínua e, muitas vezes, silenciosa.

É grande o desafio para os profissionais de marketing, sobretudo aqueles que lideram times e campanhas de marcas globais. Alguns desses profissionais viveram em um mundo onde era possível fazer planos de inacreditáveis cinco anos. E não se trata de um passado tão  remoto assim. Estamos falando de evolução, não mais de um ajuste de rota ou adaptação às crises, trata-se da nova maneira de ouvir, enxergar, agir, administrar. Um processo preditivo que nos lança sempre a olhar o futuro.

Estamos falando, portanto, da revolução gerada pela IA. Uma revolução que sai da esfera profissional e atinge nossas vidas pessoais. A IA e o aprendizado de máquina continuarão exercendo papel crescente na gestão do marketing. O que já vinha sendo anunciado como tendência nos últimos anos, talvez seja a maior certeza para os próximos, sobretudo para 2024. Os algoritmos ajudarão cada vez mais esses profissionais a realizar análises meticulosas sobre suas campanhas para torná-las mais eficientes em atingir seus públicos-alvo.

Mais do que nunca é preciso estar conectado a tudo o que acontece e a todos os agentes de transformação do mercado. É preciso ouvir as melhores mentes, acompanhar as novidades ainda no nascedouro – geralmente apresentadas nos principais fóruns globais do setor. Esses eventos são importantes não apenas pelas palestras dos grandes nomes que se apresentam nos palcos, mas também pela energia, repertório e experiência de milhares de anônimos, que, após um summit, voltam para suas mesas de trabalho e contribuem para a revolução contínua que temos vivenciado.

Há inúmeros profissionais talentosos, que vivem pensando fora da caixinha, à espera de um “ok” para transformar ideias em cases de sucesso. A tecnologia para juntar a inteligência natural à artificial já está disponível e em evolução. As ferramentas de IA são capazes de transformar resultados comerciais de maneira calculada. É possível saber onde se pode chegar como nunca antes foi possível prever.

Os profissionais de marketing com habilidades de análise de dados serão a referência nova do mercado. Eles serão capazes de transformar dados em criatividade, ou melhor, ler dados e enxergar insights criativos acionáveis. Esta é a mudança mais relevante do universo do marketing – mudança esta que já está em curso. Mais uma vez, é preciso repetir: a IA não vai substituir a mão de obra humana, mas o profissional que souber se apropriar da IA, este, sim, irá ocupar o lugar de quem não se preparou para isso.

A IA generativa veio para democratizar a capacidade de acesso a dados em tempo real, a criação de conteúdo e até fornecer insights para os profissionais de marketing em praticamente todas as funções da indústria. Se todos estiverem usando a mesma ferramenta poderosa, o nível dos trabalhos pode realmente subir. Mas subirá para todos.

Quem, afinal, se destacará no mar de mensagens que terão um nível similar de complexidade e relevância? Aquele que usar a IA como ferramenta de análise criativa, capaz de decupar a campanha, seja ela gerada por IA generativa ou por um time brilhante de criativos. As ferramentas de análise criativa são capazes de avaliar cada elemento de uma peça e sua relação com a experiência do cliente no ato em que ele recebe a mensagem. São essas tecnologias que revelam se a mensagem cria ruído ou gera conexão, tornando a comunicação mais oportuna e fazendo com que a audiência perceba aquela mensagem como algo de valor, que tem a ver com suas preferências.

A experiência do cliente vem ganhando o centro do palco nos últimos anos e será assim também em 2024. Por essa razão, os CMOs devem estar conectados a tecnologias e estratégias que lhes permitam aprimorar a jornada de compra de seu público alvo, gerando interações sutis e, ao mesmo tempo, diretas, personalizadas e conectadas às marcas.

É preciso que se pergunte sempre “onde estarei daqui seis meses se eu não buscar inovação agora”? Basta olhar para trás e observar o que aconteceu nos últimos três meses no universo da IA, como ela tem se mostrado poderosa e de que maneira transformou o seu mercado.

Se a IA está transformando o mundo, saiba que a transformação no universo dos profissionais de marketing não é menos radical. Estar atento às transformações requer um esforço extra, uma disposição adicional para acompanhar a vanguarda da indústria, geralmente apresentada em eventos como Web Summit e SXSW, além de diversos outros de âmbito nacional. O tempo é impiedoso, não espera, e as oportunidades estão aí. Mãos à obra e boa sorte!

*Miguel Caeiro é head Latam na VidMob, empresa de dados criativos e presente nas principais campanhas globais.