Escrito por Rakky Curvelo @rakkycurvelo
As experiências sensoriais nos acompanham desde antes do nascimento e se desenvolvem ao longo da vida. O estímulo a essas sensações tem sido usado no marketing para atrair e conquistar clientes. Por isso, se você está com dificuldades para elaborar uma estratégia para o seu negócio, é bom considerar o chamado Marketing Sensorial. Explorar as sensações despertadas nos clientes podem ajudar a aumentar a visibilidade da sua marca.
A seguir, saiba mais sobre o conceito de experiências sensoriais, os 5 sentidos do Marketing Sensorial e exemplos de marcas que utilizam essa estratégia com sucesso. Ao final veja como aplicá-las e fechar mais negócios. Confira!
O que são as experiências sensoriais?
Quando estimulamos os nossos sentidos, ao visualizar uma imagem ou sentir um aroma, enviamos ao cérebro sinais nervosos que criam ligações neurais. Isso acontece de maneira incessante, fazendo com que as impressões recebidas no dia a dia acabem por modelar nosso cérebro e memória.
Assim são criadas as experiências sensoriais, que nos ajuda a perceber e reconhecer o mundo a nossa volta. Elas são fundamentais para construir, reforçar ou enfraquecer as redes neurais, ajudando no desenvolvendo da emoção e da consciência.
O resultado é a criação de estruturas cerebrais que variam de uma pessoa para outra. Experiências sensoriais na educação infantil já são estimuladas, pois são importantes para a formação de circuitos únicos e pessoais, criando a individualidade em relação a gostos e escolhas.
Quais são os 5 sentidos do Marketing Sensorial?
Para as empresas, o Marketing Sensorial oferece a oportunidade de se destacar dos concorrentes. Afinal, o uso dessa estratégia pode elevar o potencial da marca. Para que isso seja possível, o objetivo é utilizar meios que estimulam os 5 sentidos do corpo humano:
- visão;
- paladar;
- tato;
- olfato;
- audição.
A ideia por trás da experiência sensorial, em resumo, é criar uma atmosfera perfeita para impulsionar as vendas e a conexão com os clientes. A estratégia pode ter como objetivo estimular um ou mais sentidos, conforme o perfil do cliente e da empresa.
O ambiente ou situação a qual o consumidor é colocado deve se assemelhar de alguma maneira com a estratégia da marca. Assim, com uma música ou cheiro específicos, é possível criar uma lembrança instantânea e duradoura.
Ao desenvolver uma estratégia de estímulo sensorial, o objetivo é passar uma mensagem mais aprofundada para o consumidor. Isso vai permitir despertar sensações como aconchego, bem-estar e impulso positivo, criado um ambiente favorável para fechar negócio.
Assim, o Marketing Sensorial ajuda a encantar o cliente e estimular o desejo de compra, sem precisar “empurrar” o produto para ele.
Exemplos de marcas que fazem direito
Veja exemplos de marcas consagradas que usam essa estratégia em suas campanhas.
Netflix
Antes de assistir a qualquer conteúdo na Netflix que tenha sido produzido pela plataforma, ouvimos o som “TUDUM”. Esse som inconfundível nos faz lembrar da marca de imediato e logo o associamos a ela.
Inclusive, a Netflix usou o nome “TUDUM” para divulgar o evento de divulgação da marca em 2020. Para completar, estimulou ainda mais a audição dos convidados, incentivando a participação na criação de playlists exclusivas durante o evento.
Apple
O sentido da visão é o mais estimulado pela maior empresa de tecnologia do mundo. O design elegante, bonito e refinado dos seus produtos é fundamental para ativar esse sentido.
Aromas específicos também são usados pela marca, além do GPS tátil no Apple Watch, que vibra para indicar o melhor caminho a seguir. O objetivo, nesses casos, é trazer acessibilidade aos consumidores com deficiência visual.
Dunkin’ Donuts
A marca coreana instalou um dispensador de aroma nos ônibus da cidade. Quando ativado, liberava o aroma de café sempre que o anúncio da marca tocava na rádio interna do coletivo. O resultado foi o aumento das vendas de café em quase 30%.
Como aplicar as experiências sensoriais na sua estratégia?
- Conheça profundamente a sua marca
- Identifique o seu cliente em potencial com o uso de CRM
- Defina os sentidos que serão explorados
Já deu para perceber a relevância do Marketing Sensorial para o seu negócio, não é? Afinal, ele permite estabelecer um vínculo emocional com o consumidor, favorecendo a fidelização. Veja a seguir como aplicar as experiências sensoriais em sua estratégia de marketing.
1 - Conheça profundamente a sua marca
A identidade da marca deve transparecer na estratégia de Marketing Sensorial. Para defini-la, você precisa conhecer seus produtos, serviços, valores e missão da marca.
Só assim será possível elaborar estratégias eficientes na hora de criar uma experiência sensorial. O público deve perceber a sua marca, seja qual for o sentido que você pretende aguçar nele.
2 - Identifique o seu cliente em potencial com o uso de CRM
Outro fator importante a se considerar é conhecer bem o perfil do seu cliente, o que fica mais fácil e preciso com o uso de um CRM. Com base nas informações colhidas, você terá uma clareza maior sobre quais estratégias implementar.
Esse conhecimento também é fundamental para que a experiência com a marca seja realmente positiva e sirva para estimular a compra.
3 - Defina os sentidos que serão explorados
É possível focar em apenas um sentido ou criar uma experiência sensorial unindo todos eles. Veja algumas dicas de como implementar cada um deles e vender mais.
Visão
Invista na identidade visual da marca, focando na psicologia das cores. Use uma boa iluminação na loja física e crie um site atrativo para mostrar a sua marca. Aposte na criatividade também na hora de fotografar os produtos para as redes sociais.
Paladar
Oferecer amostras grátis do produto é a forma mais comum de explorar o sentido do paladar. Empresas fora do segmento da alimentação também podem se beneficiar desse tipo de experiência sensorial. Oferecer água, café e petiscos é uma boa maneira de associar a sua loja a uma experiência agradável.
Tato
Ao entrar numa loja, os consumidores desejam tocar os produtos, sentir sua textura, qualidade e composição. Assim, é importante incentivar esse tipo de experiência para que eles possam sentir e experimentar o produto ou serviço.
Olfato
Os cheiros e aromas sempre são associados a uma ocasião ou lugar. Assim, ajudam a construir a memória olfativa do cliente em relação à sua marca.
Empreendimentos no segmento de alimentos usam aromas para despertar o apetite. Já lojas e hotéis, por exemplo, investem em fragrâncias acolhedoras para conquistar os clientes.
Audição
A música consegue atrair e envolver o público, deixando o ambiente mais agradável. Também pode despertar lembranças e criar laços afetivos com a marca. Ao definir a playlist, considere o perfil da persona, além da mensagem e sensações que deseja transmitir.
Como vimos, o Marketing Sensorial utiliza as experiências sensoriais como estratégias que podem ajudar a consolidar a sua marca e aumentar as vendas. Quando aplicado com a ajuda de um sistema CRM é possível obter o máximo de eficiência nos objetivos propostos. Experimente colocar essa estratégia em prática e se surpreenda com os resultados!