Prof Dr. Diego Jacob

terça-feira, 20 de outubro de 2020

9 Ações de Marketing Digital para aumentar suas vendas

Ani Sordo

Escrito por Ani Sordo

@anaisabelsorfer





 

Crescer e vender mais é o sonho de qualquer empresa, afinal, o foco é alcançar um número maior de clientes e ter competitividade no mercado. Assim, as ações de marketing digital são fundamentais para aumentar as vendas e melhorar os resultados do negócio.

Elas são aliadas nas vendas, pois ajudam a conduzir os leads até a conversão, levando os potenciais clientes a comprar o produto ou serviço. Além disso, elas trazem informações relevantes sobre as estratégias de venda, já que é mais fácil mensurar os dados de cada atividade de forma detalhada.

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Pensando em facilitar essa evolução no seu negócio, trouxemos 9 ações de marketing digital que ajudam a aumentar as vendas. Confira nossas sugestões e aproveite para crescer!

1. Fluxo de nutrição de leads

O fluxo de nutrição é uma sequência de e-mails enviados aos leads. Eles podem ter diversos objetivos, como baixar um e-book, trazer conhecimento sobre seus produtos e suas marcas ou levar o lead a tomar uma decisão. De modo geral, servem para educar o potencial cliente sobre um determinado assunto.

Essa sequência de e-mails contribui para melhorar o relacionamento da sua empresa com essas pessoas. Afinal, quando você envia apenas uma mensagem, é provável que ela se perca ou fique esquecida, impossibilitando que a interação continue a acontecer.

Existem diversas ferramentas que facilitam esse trabalho, tornando a entrega dos e-mails automatizada. Porém, para que eles tragam os resultados esperados, é fundamental saber que tipo de conteúdo enviar, como segmentar o público de forma eficiente e de que maneira personalizar as ofertas enviadas.

É importante realizar testes e acompanhar as principais métricas, como quantos e-mails estão sendo abertos, quais links trouxeram mais resultados e os conteúdos que não tiveram boa aceitação. Com esses dados, é possível otimizar a estratégia e corrigir o que não está trazendo o efeito desejado.

2. Testes A/B

Mais uma das ações de marketing digital é a realização de testes A/B. Eles permitem que uma página ou e-mail, por exemplo, sejam divididos em duas versões. O objetivo é medir qual delas está trazendo mais resultados.

A proposta é criar diversos testes, como mudar as cores de uma imagem, o estilo de abordagem, a linguagem, botões de call-to-action ou até mesmo conteúdos diferentes. Com esses números em mãos, você consegue encontrar o melhor caminho, identificando o que está chamando mais atenção do cliente.

Dessa forma, suas decisões não estarão baseadas em suspeitas ou hipóteses sobre o que pode ser melhor. Elas serão tomadas de acordo com os dados gerados no relatório dos seus testes.

3. Parcerias com influenciadores digitais

Os influenciadores digitais são pessoas que apresentam autoridade em um determinado nicho do mercado ou assunto e são contratados por empresas para auxiliar nas ações de marketing.

As parcerias com esse grupo podem trazer vários benefícios a uma organização, como aumentar a popularidade, agregar mais autoridade sobre um tema e, principalmente, potencializar as vendas. Por isso, é interessante buscar influenciadores que tenham relação com o seu mercado e que sejam relevantes para o seu público-alvo.

Essa ação é ainda mais eficiente quando falamos das redes sociais, como Facebook e Instagram. Os usuários dessas mídias valorizam as atitudes das pessoas que os inspiram, considerando muito a opinião delas na hora de comprar um serviço ou produto que não ainda conhecem.

O papel do influenciador digital é convencer esse público com informações que sejam de fato interessantes e relevantes. Quando essa parceria atua de maneira estratégica, é possível alcançar diversos potenciais clientes, ter ações de divulgação eficientes e, consequentemente, aumentar as vendas e tornar sua marca mais conhecida.

4. SEO

O investimento em estratégias de otimização de SEO (Search Engine Optimization) no seu site ou blog é fundamental para melhorar o posicionamento da empresa nos resultados de busca do Google.

Diversos elementos são avaliados por robôs, chamados de Googlebots, que atuam por meio de algoritmos que identificam sites mais ou menos relevantes. Dessa forma, eles priorizam aqueles que se tornam mais interessantes para o público, de acordo com alguns critérios.

A autoridade da página, o bom uso de palavras-chave, a qualidade dos links e o tamanho do conteúdo são alguns dos elementos considerados no momento de ranquear os principais sites.

5. Links patrocinados

Outra estratégia importante de marketing digital é a utilização de links patrocinados. Eles podem ser usados por meio de ferramentas como Google AdWords, Facebook Ads, Linkedin Ads, Twitter Ads, entre outros tipos de publicidade.

Os links patrocinados são ações de marketing digital que ajudam a trazer acessos mais qualificados ao site, blog ou empresa. Para utilizá-los, é necessário pagar um determinado valor para a plataforma que oferece o serviço. Em troca, ela divulgará seus links a mais pessoas. Sendo assim, o alcance dos seus anúncios será muito maior, possibilitando um retorno financeiro satisfatório.

Para aproveitar melhor essa estratégia, é fundamental saber como segmentar as campanhas, entregando seus anúncios ao público certo. Logo, é preciso avaliar as diferentes alternativas quanto ao sexo, idade, localização, interesses e outros elementos que direcionam as entregas.

6. Materiais ricos

Os materiais ricos são conteúdos produzidos em diversos formatos, que têm como principal objetivo gerar e nutrir leads. De modo geral, eles são bastante detalhados, com informações mais profundas e ficam disponíveis para download. Assim, podemos dizer que são uma das ações de marketing digital que mais ajudam a qualificar os leads, permitindo que a equipe de vendas não desperdice tempo.

Essa é uma estratégia muito relevante de marketing digital, pois traz autoridade à marca. Afinal de contas, muitas vezes os conteúdos de blogs ou sites são mais sucintos e diretos, o que não garante o aprofundamento que é possível dentro de um material rico.

Existem diversos tipos de materiais ricos, como infográficos, templates, white papers e e-books. O importante é encontrar qual modelo será mais útil ao público que você deseja atingir e proporcionar uma experiência realmente relevante, que o aproxime da sua empresa.

7. Webinars

O webinar é um seminário online com fins comerciais, ele é utilizado pelas empresas na geração de leads. Ele pode ser gravado ou ao vivo, sendo que na segunda opção as interações podem acontecer de forma instantânea.

Essa é uma ação muito interessante de marketing digital na crise, porque o custo desse vídeo é mais baixo do que a produção de um evento ou de um treinamento presencial. Desse modo, essa é uma ótima oportunidade para lançar um novo produto ou serviço, educar a audiência em relação a um assunto e melhorar o relacionamento com os leads.

Existem diversas plataformas que possibilitam essa estratégia, como YouTube, Google Hangouts, Zoom e Facebook. O importante é definir o tema, fazer uma boa divulgação e promover a interação com os espectadores — garantindo que a transmissão ofereça o que o público procura.

Os webinars também são recursos viáveis para aprimorar o sucesso do cliente. Durante a transmissão, a empresa pode antecipar desafios e responder dúvidas antes que elas apareçam. Isso ajuda na fidelização dos consumidores e é importante, principalmente, as empresas que têm contratos mais longos, com pagamentos mensais, por exemplo.

8. Redes sociais

As redes sociais são parte essencial de qualquer ação de marketing digital, pois elas têm capacidade de alcançar o seu público de forma eficiente e relevante. De acordo com o relatório do Statista, cerca de 3,9 bilhões de pessoas têm uma conta em rede social, o que demonstra o potencial desse tipo de canal.

Por isso, é necessário saber utilizar as ferramentas de redes como LinkedIn, Facebook e Instagram e aproveitar a publicidade que elas oferecem. Nesses canais, você pode divulgar outras ações da empresa, a exemplo dos materiais ricos, webinars e demais conteúdos que são gerados em seu site.

Uma empresa que não está presente de forma estratégica nas redes sociais perde relevância no seu mercado de atuação. Portanto, invista nesses canais a fim de chamar atenção do público e conduzir seus leads na jornada de compra idealizada pelo seu negócio.

9. Vídeos

As pessoas consumem diferentes tipos de conteúdo na internet e os vídeos estão entre os preferidos. Uma pesquisa conduzida pela Provokers revela que o consumo de vídeo na web cresceu 165% no Brasil nos últimos cinco anos. Então, vale a pena investir nesse formato.

O YouTube é o principal player de vídeos, mas nem sempre é necessário abrir um canal para a sua empresa nesse espaço. É preciso avaliar quais são seus objetivos, que tipo de conteúdo será produzido e onde está o seu público, verificando se essa alternativa é válida para a sua realidade.

Lembre-se de que as redes sociais também oferecem a oportunidade de postar vídeos, sendo uma boa alternativa de alcançar novos leads e clientes. Nesse ambiente, dá para mensurar o alcance de cada vídeo, as diferentes reações e ações que eles provocam e a eficiência dos conteúdos.

Como vimos, existem diversas ações de marketing digital que oferecem bons resultados e possibilitam o aumento das vendas. Como essas estratégias são aplicadas no ambiente online, também é importante definir métricas e KPIs para acompanhar o retorno de cada ação, como taxa de abertura de e-mails, taxa de cliques, conversões, CAC, engajamento etc. Esse monitoramento permite a otimização constante das propostas, oferecendo a oportunidade de corrigir erros e melhorar ainda mais a performance.

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segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Supermercado 100% online planeja expansão para todo país em 2021

 


 15 de outubro de 2020  Thiago Terra digital, mercado, Zipp

Zipp registra crescimento de 400% durante pandemia, dobra de tamanho em 2020 e abre rodada de investimentos para desenvolvimento

Depois de três anos no mercado brasileiro de supermercados, o Zipp segue crescendo até mesmo durante a pandemia, quando registrou 400% de aumento no faturamento. Em março deste ano, no início da crise, a startup iniciou a rodada de captação de investimentos que a levará a dobrar de tamanho até o final de 2020.

Desta forma, segundo o co-fundador do Zipp, Douglas Pinho, a empresa inicia um plano de expansão para que em 2021 os supermercados estejam presentes em todo Brasil. Este processo feito por startups, o “fundraising”, tem como objetivo obter recursos para o desenvolvimento em escala dos supermercados 100% online.

Fonte: http://apasshow.com.br/blog/index.php/2020/10/15/supermercado-100-online-planeja-expansao-para-todo-pais-em-2021/?utm_campaign=news_apas_show_-_19-09-20&utm_medium=email&utm_source=RD+Station


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Supermercados de SP terão nova bebida alcóolica criada pela Coca-Cola

 

 6 de outubro de 2020  Thiago Terra Coca Cola, Lançamento, mercado

Empresa lança Topo Chico Hard Seltzer no mercado brasileiro com ações digitais e nos pontos de venda supermercadistas

Os supermercados e pontos de venda de São Paulo recebem a partir deste mês o novo produto da Coca-Cola, uma bebida alcoólica feita à base de água gaseificada e aromatizantes naturais de frutas. A ‘Topo Chico Hard Seltzer’ poderá ser encontrada em embalagem de 310 ml, em lata, nos sabores Morango-Goiaba, Lima-Limão e Abacaxi. O preço sugerido para o produto é de R$ 4,99 em redes de supermercados como Atacadão, Assaí, Maxxi, Big, Pão de Açúcar, Makro e Carrefour, assim como lojas de conveniência. 

A Coca-Cola aposta nesta categoria frente à movimentação de US$ 3 bilhões nos últimos três anos no mercado americano. Além do Brasil, o lançamento acontece também no México por ser o país de origem do produto Topo Chico. A empresa pretende intensificar ações digitais e nos pontos de venda para ampliar o alcance do produto durante o período de lançamento.

Fonte: http://apasshow.com.br/blog/index.php/2020/10/06/supermercados-de-sp-terao-nova-bebida-alcoolica-criada-pela-coca-cola/?utm_campaign=news_apas_show_-_19-09-20&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

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sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Claudia Leitte se torna empreendedora em negócio de bens de consumo

 


Por
 Thales Brandão
 -
 14 de outubro de 2020 Data modificada: 14 de outubro de 2020 

Na foto a empreendedora Claudia Leitte. Crédito: André Schiliró.

A cantora Claudia Leitte, acostumada a arrastar multidões pelo Brasil durante todo ano com performances inovadoras e inspiradoras, além de estar em multiplataformas de entretenimento com suas participações em consagrados programas de TV, agora dá mais um passo em sua carreira, dessa vez voltada ao universo empresarial. Claudia Leitte, que já gerencia sua carreira e teve produtos licenciados com seu nome em diferentes áreas, agora, a artista e empresária se torna sócia de Tarek Farahat, executivo com mais de 30 anos de experiência, ex-presidente da gigante mundial de higiene e beleza P&G, conselheiro de grandes empresas como WPP Group, e investidor de startups nas áreas de fintech e healthtech, em sua empreitada de bens de consumo na empresa Vênus.

A Vênus existe há um ano e comercializa o bloqueador de odores do nº 2 PamPam, uma categoria ainda nova no mercado brasileiro, mas que representa um mercado de mais de 500 milhões de dólares nos Estados Unidos. PamPam já nasceu com uma estratégia omnichannel, com vendas diretas ao consumidor e distribuição em diversas farmácias e na rede Kalunga. A marca contou com o apoio de grandes influenciadores como Whindersson Nunes, Gkay e Gretchen para seu lançamento.

A parceria nasceu da vontade de ter Claudia como comunicadora da PamPam, que já era usuária da marca e evoluiu para a sociedade, uma vez que ambos empresários entenderam que há no mercado brasileiro espaço para marcas mais autênticas em novas categorias de beleza e higiene.

Tarek sempre construiu marcas fortes por meio da inovação e de influenciadores admirados, como em Gillette, Pantene e Seara. “Conheço a Claudia desde que ela foi nossa parceira no lançamento de sucesso da Gillette Vênus no Brasil, e sempre acompanhei sua força de reinvenção criativa e seu forte vínculo com o público brasileiro”, diz o empresário. “Marcas são construídas por inovação e credibilidade e isso é ainda mais real nos dias atuais em que atingimos as pessoas de maneira mais democrática pela internet. Claudia traz credibilidade e escala de comunicação com seus milhões de fãs e seguidores”, reforça Farahat.

A conexão direta e autêntica com as pessoas que Claudia construiu ao longo dos anos pela música, permite trazer um olhar mais amplo para diferentes questões sobre o mundo, como a reflexão para um consumo mais consciente. Além disso, a responsabilidade para questões ambientais e sociais sempre esteve presente em seu trabalho na música como em 2019, quando trouxe a biodiversidade da Amazônia e as riquezas desse bioma ao maior Carnaval do mundo, o de Salvador, com o seu bloco “Blow Out”, no circuito Barra-Ondina. Em sua última turnê, “Bandera Tour”, Claudia também propôs a reflexão sobre a poluição do meio ambiente e sobre o que nos motiva a cada dia para termos um mundo melhor. “Eu sempre procurei ampliar meu entendimento sobre as questões sustentáveis desde as pequenas ações do meu dia a dia. Depois que me tornei mãe, essa preocupação com o lugar onde todos nós vivemos ganhou ainda mais força e passei a trazer esses questionamentos também pela minha música. Agora tenho a oportunidade de fazer parte de uma empresa que visa trazer produtos tão importantes para nosso dia a dia, da higiene a estética, e que compartilha dos mesmos valores”, explica Claudia Leitte.

Claudia ocupará a posição de Chief Communications Officer na nova empreitada, completando o time da Vênus que é composto por Caroline Laurain, CEO da operação, empreendedora com forte experiência em inovação, Eduardo Bernstein, CMO, que já liderou grandes marcas em empresas como P&G, Telefônica, Sadia/BRF e Seara. O próximo lançamento já está preparado e previsto para 2021, uma linha de biocosméticos, que traz preocupação com o meio ambiente e práticas sustentáveis no DNA, valores inegociáveis das marcas lançadas pela Vênus.

Sobre a Vênus

Idealizada pelos empreendedores Tarek Farahat e Humberto Farias, a Vênus foi fundada em 2019 para trazer inovação ao mercado de bens de consumo, criando novas categorias que pudessem materializar as demandas do novo consumidor, que busca por marcas sustentáveis, próximas e responsáveis.

Com o propósito de transformar a experiência de ir ao banheiro, a PamPam foi a primeira marca do portfólio, e já nasceu omnichannel e respeitando o meio ambiente. Por esse motivo, os produtos não são testados em animais, os óleos essenciais são de origem vegetal, livres de álcool, corantes, parabenos, formaldeído, ftalatos e sem aplicação aerossol.

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quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Forebrain comprova que existe “Fome de Méqui”

 Forebrain comprova que existe “Fome de Méqui”

 Camila Morada  24 de setembro de 2020 Comunicação, Neurociência, Pesquisa 0 Comments

A Forebrain realizou, em parceria com a DPZ&T e McDonald’s, um experimento no Brasil que constatou que a “Fome de Méqui” é um fato neurocientífico, provando que além de ser o hambúrguer mais amado, o eterno número 1 provoca reações neurobiológicas diferentes no público.

Nossa pesquisa contou com a participação de dezenas de voluntários brasileiros – homens e mulheres entre 18 e 59 anos de diferentes classes sociais. Foram mostrados dois vídeos de 1 minuto cada. Dois estímulos exatamente iguais com apenas uma diferença: um deles mostrava o consumo de um Big Mac e o outro de um hambúrguer duplo comum.

Como resultado, foi verificado uma maior salivação – resposta que indica maior apelo apetitivo e uma maior ativação cerebral relacionada a uma predisposição comportamental de preferência em relação ao filme que continha o Big Mac. A partir desse experimento, fica claro que a preferência pelo Big Mac é real, uma vez que os resultados do número 1 são consideravelmente mais positivos do que os de um sanduíche comum.

“A gente sempre ouviu dos consumidores que existe uma vontade que só Big Mac consegue satisfazer. Por isso, fomos entender um pouco mais sobre essa relação do público com o nosso produto e descobrimos que o Big Mac é mais do que o sanduíche preferido dos brasileiros. Ele provoca reações mais positivas do que outros sanduíches, ativa de forma diferente o nosso cérebro e dá muito mais água na boca. Está comprovado que existe a #FomeDeMéqui”, explica João Branco, Chief Marketing Officer do McDonald’s Brasil.

Para divulgar essa descoberta, o Méqui lançou uma nova campanha, criada pela DPZ&T, que traz um filme produzido pela Fauna e dirigido por Thiago Espeche. O filme reproduz passo a passo os bastidores do experimento com muito bom humor, se passando dentro de um laboratório que comprova a #FomeDeMéqui. Assista aqui.

*Como a comprovação neurocientífica foi executada?

 Trata-se de um estudo comparativo branded vs. unbranded, composto pelos testes de “Appetite Appeal” e “Motivação Neural”. Os estímulos foram controlados quanto a ambientação, personagem, acting, iluminação, corte de cenas e sincronia, diferindo somente na presença ou ausência da marca e de seu sanduíche número 1.

Resultados 

  • APPETITE APPEAL (Salivação): Neste teste foram encontradas diferenças significativas entre o lanche duplo comum e o Big Mac, com o vídeo que apresenta o astro do McDonald’s provocando muito mais salivação.
  • MOTIVAÇÃO NEURAL (Eletroencefalografia | EEG):  No eletroencefalograma, ondas elétricas ligadas ao comportamento de motivação foram medidas e o Big Mac atingiu um índice positivo, já o sanduíche duplo comum apresentou resultado negativo.

Frame2Cerebro

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    NEOSA: o método que revoluciona seu pitch


    Atualizado em 18 de maio, 2020

    O cenário é o seguinte: você conseguiu um encontro com investidores da área da saúde, justamente o setor para o qual o seu produto é voltado. A felicidade toma conta até que você é informado que terá mais ou menos 1 minuto para falar com eles. 

    Sim! 60 segundos para se apresentar, mostrar seu produto, seus diferenciais, seus anseios, qual realidade você quer mudar e como quer mudá-la. E mais, dentro desse tempo você também precisa mostrar por que eles devem apostar em seu produto.  

    O momento descrito acima, apesar de ser fictício, certamente já foi realidade para muitas pessoas. E então, o que fazer? O primeiro passo é manter a calma! Se o relógio não está a seu favor, faça desse pequeno tempo que lhe foi cedido seu melhor amigo. 

    O segundo passo é aplicar o mais novo método de pitch que surgiu para revolucionar a sua maneira de fazer apresentações curtas. Quer ser mais assertivo, ter empatia com sua audiência e levar o troféu da conquista para casa? Use o método NEOSA! 

    Saiba tudo sobre ele neste artigo!

    Sumário [Ocultar]

    ·         O que é o método NEOSA? 

    ·         O que significa a sigla NEOSA?

    ·         Como aplicar o NEOSA para construir o pitch perfeito?

    o    Nome

    o    Experiência

    o    Objetivo

    o    Solução

    o    Alívio

    ·         O que diferencia o NEOSA de um pitch tradicional?

    O que é o método NEOSA? 

    O método NEOSA nada mais é do que uma maneira de construir um pitch de sucesso. Nele você encontra todos os pontos importantes a serem abordados durante uma apresentação na qual o tempo não está a seu favor.  

    A sigla NEOSA carrega na sua essência a praticidade dos dias atuais para que você consiga fazer um pitch lembrando dos pilares principais de um discurso desse tipo. Caso seja seguido à risca, você falará sobre seu negócio em pouco tempo e assertivamente, com grandes chances de convencer o seu interlocutor.

    O que significa a sigla NEOSA?

    A sigla forma uma palavra que remete a um medicamento muito comum, utilizado por milhares de brasileiros. Isso foi proposital para que o método fosse assimilado facilmente por todos. Queremos que, com esse método, você cure a dor da sua audiência e atinja os seus objetivos. 

    Então, vamos às palavras que formam a sigla: 

    NEOSA: Nome, Experiência, Objetivo, Solução e Alívio.  

    Esses cinco termos dão o tom do que realmente você precisa para criar uma ideia na cabeça da sua audiência apressada. Confira a seguir!

    Como aplicar o NEOSA para construir o pitch perfeito?

    Ter pouco tempo para falar é algo complicado e, por isso, os pitches são a escolha perfeita para fisgar investidores, por exemplo. Eles gostam de testar a segurança das pessoas e o poder de síntese para transmitir ideias complexas em pouco tempo.  

    Com a metodologia NEOSA você consegue evoluir sua dinâmica de pitch usando os 5 ingredientes da sua essência. 

    Vamos a eles!

    Nome

    Ninguém começa uma conversa, ou pelo menos não deveria, sem se apresentar. Em um encontro profissional não deve ser diferente. O nome diz muito mais do que pode parecer! 

    Ele serve como identificação e, nesse caso, como referência de toda a informação que virá logo a seguir. Caso você queira demonstrar autoridade e apresentar-se de modo completo, adicione o cargo que você ocupa atualmente.

    Experiência

    É extremamente importante dizer de onde você veio! Isso dirá muito sobre onde você quer chegar. Não é preciso falar muito neste momento, mas a sua experiência mostrará que você está pronto para encarar os desafios aos quais está se propondo.

    Na maioria das vezes, a associação na cabeça do seu público será direta com as palavras: competência e confiança!  

    Objetivo

    Vamos falar francamente agora: o que você pretende com seu produto ou serviço? Onde você quer chegar? Quais e quantas vidas você quer transformar? Todos esses questionamentos fazem parte dessa jornada que é entender o como seu produto vai ‘curar’ a dor do seu cliente.

    Veja bem, às vezes pensamos nisso como algo simples: “quero vender guardanapos porque não quero que as pessoas sujem as mãos ao comer salgadinhos gordurosos”, por exemplo. O real objetivo de um produto nem sempre é tão simples.

    Devemos tratar esse objetivo de forma mais ampla porque, para alguns, o guardanapo é apenas um papel quadrado ou retangular. Para outros, o uso do guardanapo é uma das formas de evitar contato com bactérias e vírus na hora de se alimentar. 

    Viu a diferença? Pense sempre que o objetivo do seu negócio precisa e deve ser algo transformador. Afinal, a intenção é impactar o seu público. 

    Solução

    Quem nunca ouviu a seguinte frase: “eu entrego uma solução que vai revolucionar tal área”! Pois bem, esse conceito não é errado. Mas aqui a intenção é ir além. Seu produto ou serviço deve sair do campo do óbvio. 

    Se você é pedreiro, você constrói casas. Se você é padeiro, faz pães. Se é jornalista, seu ofício é comunicar. Agora vamos ver os mesmos exemplos levando em consideração o que, de fato, cada solução resolve. 

    Se você é pedreiro, sua solução não é construir casas, é entregar dignidade e proteção em forma de lar!

    Se você é padeiro, sua solução não é fazer pães, é promover encontros saborosos ao redor de uma mesa de café!

    Se você é jornalista, sua solução não é levar notícias, é transformar vidas por meio da informação! 

    Viu só? Sua solução deve ir muito além do que aquilo que você vende de fato!

    Alívio

    Essa última palavra já fala por si. Ela funciona como a cartada final. Você já trouxe diversas informações importantes e agora é a hora de se posicionar e criar sinapses emocionais no cérebro da sua audiência. 

    Então, esse é o momento de “vender seu peixe”, mas colocando o beneficiário sempre na frente. A pegada deve ser, “se você procura algo para otimizar X ou Y, conte comigo”. Essa abordagem fará com que o seu público entenda que investirá em algo transformador e que realmente mudará a vida de alguém. 

    Ou seja, a ideia é mostrar que o seu produto ou serviço realmente alivia a dor das pessoas e que clientes para o seu negócio não faltarão. Lembre-se: você não está vendendo um produto, você está vendendo o que e como esse produto pode mudar a vida dos seus clientes.

    Por fim, tente usar um tom que demonstre que você está sempre à disposição para dúvidas ou consultas. Assim, você captura a atenção e a simpatia de qualquer audiência de maneira mais assertiva, com menos chances de erro e de forma rápida.

    O que diferencia o NEOSA de um pitch tradicional?

    Ao pensar em pitch logo nos vem a ideia de uma apresentação direta e curta, daquelas cujo único objetivo parece ser falar o maior número de informações possível sobre sua empresa ou produto em um curto espaço de tempo.  

    É nesse terreno que se fundamentam boa parte dos pitches tradicionais ou até mesmo as suas variações — como pitch de elevador, one-sentence pitch, pitch deck e outros.

    O grande diferencial do NEOSA está na empatia que ele é capaz de gerar no ouvinte. Na criação dele foram usados elementos de Storytelling — arte de contar histórias — que funcionam como verdadeiros imãs de captura de atenção. 

    Se no universo de um pitch tradicional você traz assuntos como mercado, diferenciais e até mesmo o tamanho da sua equipe, no NEOSA temos elementos como o seu propósito, a dor da audiência e, o mais importante, o alívio do cliente. 

    No NEOSA, o objetivo principal é criar uma conexão com a audiência logo nos primeiros segundos de fala. Se isso acontece, o restante é assimilado de maneira instantânea pelos seus ouvintes.  

    Quer entender melhor por que é uma boa ideia usar storytelling em um discurso pequeno e rápido? A resposta vem em forma de pesquisa: segundo especialistas em neurologia, o cérebro humano assimila melhor quando transformamos um amontoado de palavras em uma bela história com início, meio e fim.

    Com isso, seu nome, sua experiência, seu objetivo e, principalmente, sua solução e o alívio que ela traz ficarão gravados no sistema límbico do seu público — parte do cérebro na qual residem as emoções e onde também são gravadas todas as experiências de vida mais marcantes.  

    Todo isso torna o método NEOSA único e capaz de trazer a você a conexão que faltava com sua audiência! 

      Fonte: https://smartalk.com.br/blog/metodologia-neosa/

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    Goiânia, Goiás, Brazil
    Doutor em Marketing e Estratégia pela Universidade do Minho - Portugal (2018-2022), Mestre em Desenvolvimento Regional (Marketing Digital) pela Faculdade Alfa (2012). Especialista em Gestão de Pessoas e Marketing pela Universidade Católica de Goiás - UCG (2005) e em Gestão Executiva e Inteligência de Mercado pelo IPOG (2015). Graduado em Gestão Hoteleira pelo CEFET-GO (2003). Professor do UNIALFA e UNICAMBURY das disciplinas de marketing. Profissional com mais de 20 anos de experiência em Marketing (on e offline), Inteligência de Marketing e Mercado, Comportamento do Consumidor, Campanhas de Vendas, Pesquisa de Mercado, Ações de Controles de Resultados, Planejamento Estratégico, Liderança e Formação/Treinamentos. Acumula Reconhecimentos e premiações em diversas áreas por onde atuou. Tenho como competências: Comunicação, Negociação e Liderança. Por fim, tenho facilidade a adaptação a novas funções e novos ambientes, com coragem e determinação para mudar paradigmas com visões estratégicas, além de foco em resultados e resolução de problemas.
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