quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Os verdadeiros inimigos da criatividade podem estar perfeitamente ao seu lado, agora.

 


Apresento-vos os seis grandes inimigos da criatividade. São inimigos dos quais não convém estar próximo. Eles têm por hábito impedir que cresça, evolua e obtenha os seus sonhos porque criar é crescer, evoluir e sonhar. Eles podem existir sem que o perceba e tocam-lhe no pensamento sempre que tem uma bomba disruptiva para dar ao mundo. Dão-lhe a conhecer o medo, mostram-lhe somente o seu umbigo, a preguiça, a dor de não acreditar, o que deverá obter porque os outros também obtiveram e todas as limitações que lhe são impostas pela sociedade e pelo mundo profissional.

Medo


Quem inova não pode ter medo. Inovar é criar algo novo e perante costumes, hábitos e dogmas tão enraizados nas sociedades, triunfam os que não têm medo, quer de falhar redondamente quer de ser enxovalhado. O medo retrai, bloqueia os rasgos criativos que o cérebro humano tem capacidade de gerar. O medo é o grande inimigo da criatividade. Medo de falhar é prejudicial, é complicado interiorizar ou perceber que se existirem coisas mal feitas (que irão existir, de certeza) há lições a retirar desses acontecimentos que ajudarão no processo futuro. Numa sociedade guiada por juízos e empresas que penalizam a falha, as capacidades criativas são as que saiem de cena mais prejudicadas. Criar implica falhar e quem tem medo da falha não cria.

Ego


A diversidade é a maior fonte de sabedoria ao cimo da terra. Várias pessoas, várias ideias e várias perspetivas. O ego é um verdadeiro inimigo da criatividade porque a criatividade é diversidade, é idealizar artefatos que pretendem ser úteis a uma variedade de pessoas. Pensar em inovação em termos individualistas, não só se tornará o processo deveras solitário como a probabilidade de apenas ser útil para o criador é bastante elevada. O processo criativo deve ser, acima de tudo, uma experiência enriquecedora. Ninguém enriquece sozinho.

Procrastinação


A capacidade de gerar ideias é comum a todo o ser humano, todos – sem exceção – conseguimos criar imagens únicas bem representativas da nossa vertente criativa. Porém, poucos se preocupam em por essas ideias em práticas. Geralmente é conveniente recorrer a algum tipo de desculpa para uma mentalização interior de que, de fato, não é possível, mesmo que a vontade seja muita. É a falta de tempo, dinheiro ou capacidade. A procrastinação é inimiga da criatividade porque nem sequer deixa que ela exista. Sempre o amanhã, mas o amanhã está por vir e não temos a capacidade de trabalhar no futuro.

Desmotivação


A motivação expande os horizontes criativos. Os grandes criativos do mundo são-no porque atuam nas suas áreas de interesse o que lhes permite viverem motivados. Por contraposição, a desmotivação é inimiga da criatividade. Porquê aplicar um esforço extra, preocupar-se em pensar, trabalhar mentalmente uma ideia que está longe de se encaixar no que realmente gosta? Grandes vitórias são obtidas com a motivação e o mesmo aplica-se à criatividade. Para criar é necessário disponibilidade e vontade, tudo o que a desmotivação não dá. Fazer para pagar as contas, porque precisa realmente de fazer algo para ser bem julgado aos olhos dos outros, qualquer coisa em que nem sequer acredita, são puros atos de desmotivação que não levam senão à banalidade, mau mesmo. A desmotivação é isto.

Expetativa


Quando começa a surgir uma expetativa sobre o resultado final, geralmente deixou de conseguir recorrer à sua capacidade criativa. As expetativas são compostas por pré-definições, sentimentos e trazem, geralmente, agregado a impossibilidade de falha. Não é por acaso que quando ouvimos histórias das maiores inovação, os criadores têm um discurso muito comum entre eles: “as coisas foram acontecendo aos poucos e então percebemos que podia dar certo.” Geralmente, os grandes feitos não são expetáveis. Com a expetativa o cérebro começa a ficar paralisado porque exclui, à partida, todas as hipóteses que não correspondem às pré-definições e sentimentos. O trabalho passado, as fontes de inspiração (heróis, ídolos, etc.) e a pressão colocada por outras pessoas são as três maiores fontes de expetativas.

Política


Um dos principais motivos para falta de produtividade e pouco eficiência na concretização de tarefas é a má atribuição das mesmas. Isto significa que muitas pessoas são colocadas a realizar o trabalho errado. Essa atribuição é política. Outro exemplo? Muitos dos resultados criativos são banidos ou censurados porque alguém julga que não são apropriados para determinada sociedade que se rege por determinada região, hábito ou dogma. Mais uma questão política. Para perceber o quão profundo pode ir este inimigo, os próprios criativos influenciam-se (in)conscientemente que determinada ideia ou ação não se tornará popular. São limitados por imposições políticas. Portanto, a política num sentido burocrático ou de senso, do que é certo ou errado, é um verdadeiro inimigo da criatividade.

Será difícil discordar deste meu ponto de vista, deve admiti-lo. Somos seres humanos e estamos dotados de uma capacidade tremenda de criar. Por outro lado, se identifico estes seis fatores como sendo os grandes inimigos da criatividade, devo admitir – tal como o leitor o fez acima – que não os conheço por acaso. Vivem bem perto de nós, de mim e de si mas estando consciente relativamente a eles torna-se tudo mais fácil.

Redes sociais: estatísticas 2012 (infográfico)

 

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O ano ainda não acabou, mas já começam a aparecer estatísticas de como as redes sociais se comportaram durante 2012. O Go-Globe.com reuniu alguns dados e curiosidades sobre as principais plataformas digitais.
Com relação ao Facebook, mais de 350 milhões de usuários sofrem com a mania de checar as atualizações dessa rede social constantemente. Um dado curioso é que 25% dos facebookers não se importam com a privacidade dos seus dados. No quesito 140 caracteres, a cada segundo são postados 750 tweets no Twitter.
Já a rede social mais profissional do momento, o LinkedIn, reúne mais de 160 milhões de membros em 200 países. A cada segundo dois novos usuários entram nessa rede.
Gosta de vídeos? Então saiba que, em média, um visitante passa 15 minutos do seu dia no Youtube.
A maior parte dos blogueiros (60%) tem entre 25 e 44 anos de idade; e a cada mês, três milhões de blogs são colocados online. Os profissionais mantêm em média quatro blogs.
Os paineis do Pinterest são mais populares entre as mulheres de 25 a 34 anos de idade (27,4%). Já 2/3 dos usuários do Google+ são homens.
E para quem gosta do Instagram, essa rede recebe cinco milhões de imagens por dia e 575 likes por segundo.
Saiba mais no infográfico abaixo.

social-media-stats-2012

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

5 Estratégias de Marketing Gratuitas (ou Quase)

Numa perspectiva pouco ortodoxa para o clássico marketer, entendendo desde logo a clara dificuldade financeira e de recursos que as start-ups encaram no seus primórdios, as estratégias de marketing têm obrigatoriamente que ser constituídas por planos pouco dispendiosos. Disse dispendiosos? Porque não grátis?


Na minha modesta opinião, que com muito ou pouco valor também conta, a era dos flyers e dos cartazes acabou. À partida, é dinheiro que não se gasta e que pode ser aplicado noutras acções. Na televisão e rádio, colocando de parte a divulgação realizada “por boca” nos programas noticiosos, a publicidade tem valor para as grandes marcas. Primeiro, porque são estas que a podem pagar (mais caro do que ouro) e segundo, porque são as que têm uma posição clara no mercado e o seu prestígio acaba por fazer mais do que a própria publicidade. Resumindo, este tipo de comunicação também não é indicada para os demais pequenos negócios e start-ups.

Além das acções de marketing gratuito que já foram referidos na Mexxer, como é o caso dos blogs, conteúdos gratuitos, ebooks, etc., existem um conjunto de outras soluções rápidas e tão ou mais eficazes. Através de um planeamento estratégico, as acções seguintes podem trazer novos clientes até si.

1. Concursos e brindes. Toda a gente gosta de ter algo à borla e isso significa que concursos, promoções e ofertas são uma óptima maneira de obter tráfego no seu website e de aumentar a sua lista de e-mails. É quase um dar para receber, uma estratégia desenvolvida à volta do gratuito onde o que dá quebra a fronteira entre o cliente e o seu produto ou serviço. Além disso, como permite o crescimento da sua lista de e-mails, tem uma oportunidade para manter-se ligado ao cliente para futuras divulgações, como newsletters, uma solução inovadora ou novas acções de marketing.

2. Programas refira-a-um-amigo. Permita que os seus clientes o ajudem a espalhar a palavra sobre a sua empresa através de um programa refira-a-um-amigo. Uma opções para concretizar um sistema deste tipo pode passar por oferecer um desconto ao cliente caso os amigos que este trouxer se registem ou participem de alguma forma no seu negócio ou pode mesmo oferecer promoções aos novos utilizadores que chegaram através do programa refira-um-amigo com promoções ou vantagens que de outra forma não seriam possíveis.

3. Troca de links. Pelo título já deve perceber a vantagem: ajudar para ser ajudado. Uma vez que jamais pagará para ser referenciado noutros websites, a criação de uma rede de ligações com outras empresas pode ajudar no seu crescimento. Estas ligações podem passar por troca de painéis publicitários, conteúdo escrito de referência ou simples parcerias. Num ambiente dominado pela crise, quase todas as empresas que se encontram ao mesmo nível que a sua anseiam por oportunidades destas.

4. Sites como a Groupon. Esta táctica pode não ser útil para todas as áreas de negócio mas é uma excelente oportunidade para vendedores de produtos e alguns prestadores de serviços. Na verdade, mesmo estando à primeira vista a perder dinheiro, se proporcionar uma boa experiência a quem comprar a sua marca através de websites como a Groupon não está mais do que a divulgar-se e a garantir novos clientes.

5. Afiliações. Esta estratégia passa por afiliar-se a programas que permitem a sua divulgação noutros websites a troco de uma percentagem das vendas realizadas a utilizadores que chegaram até si através da publicidade fornecida pelo afiliado. Com estes programas a sua marca será divulgada em blogs e outros sites que utilizem publicidade como o sistema Google AdSense ou Shareasale.

Com estas estratégias a sua start-up poderá crescer sem comprometer a carteira.Se utiliza outras estratégias de marketing gratuitas para atingir este objectivo, não hesite em partilhá-las connosco.

10 melhores ações de Marketing de 2012

 

Mundo do Marketing seleciona e internauta vota na melhor do ano. Levantamento leva em consideração a inovação e pertinência dos projetos realizados por marcas no Brasil

Por Bruno Mello, do Mundo do Marketing | 03/12/2012

bruno@mundodomarketing.com.br

Durante o ano de 2012, o Mundo do Marketing publicou 3.682 notícias sobre as estratégias e ações de Marketing das mais diversas marcas em todo o país. Em um universo quantitativo grande, no entanto, poucas ganham destaque entre os profissionais da área e ficam marcadas para sempre na história das empresas como casos de sucesso. Por isso, pela primeira vez em seis anos, selecionamos as 10 melhores ações de Marketing no período.

Os critérios avaliados foram inovação, resultado, audiência e repercussão entre os leitores do portal e nas redes sociais. A partir de agora, e até o dia 16 de dezembro, você poderá volta abertamente pelo Facebook na melhor iniciativa de Marketing de 2012. O resultado será apresentado no dia 17 de dezembro.

Os indicados a melhor ação de Marketing de 2012, em ordem alfabética, são: Allianz, Coca-Cola, Bar Aurora & Boteco Ferraz, Hellmann’s, Kibon, Niely, Spoleto, Skol, com dois cases, e Wella. Conheça a seguir cada iniciativa em detalhes e vote clicando aqui.

Allianz leva espelho com “delay” para bar de São Paulo
A Allianz realizou uma ação de conscientização no Dia do Motorista, comemorado em 25 de julho. Em junho, a empresa levou para o Bar Blá, em São Paulo, um espelho com a tecnologia de “delay em movimento”. Ao se olharem no espelho, os consumidores viam seu reflexo mais lento, com um texto que dizia “É assim que seus reflexos ficam depois de alguns drinks. Um conselho: se beber, não dirija”. A ação “Se beber não dirija” foi desenvolvida pela OgilvyOne e faz parte da plataforma institucional “Um Conselho”, da Allianz, que alerta sobre os riscos de misturar álcool e direção.

Coca-Cola Zero coloca nome de consumidores nas embalagens
A Coca-Cola Zero lançou uma edição limitada de embalagens customizadas com os 150 nomes mais comuns dos brasileiros. A iniciativa faz parte da ação “Descubra a Sua Coca-Cola Zero” e teve presença em mais de 500 mil pontos de venda. Quem não estivesse entre os nomes escolhidos poderia participar de uma votação na fan page da marca, que escolheu os próximos 50 nomes a serem estampados nas latas e garrafas de 600 ml e dois litros. As pessoas também poderiam criar sua lata on-line com seus nomes.
Karaokê do Bar Aurora & Boteco Ferraz faz teste do bafômetro
O Bar Aurora e o Boteco Ferraz realizaram uma ação inusitada para conscientizar sobre o consumo responsável de álcool. Os estabelecimentos de São Paulo, localizados no Itaim Bibi, montaram um palco onde os consumidores podiam escolher uma música, subir e cantar como um karaokê comum.

Após a apresentação, no entanto, o “cantor” não recebia uma nota pelo seu desempenho no palco. No lugar, aparecia no telão a quantidade de álcool que continha no sangue, o que foi possível devido ao aparelho de bafômetro inserido dentro do microfone. Como recompensa, os participantes receberam um vale desconto de táxi. A ação foi criada e desenvolvida pela Ogilvy & Mather.

Hellmann’s cria receitas com alimentos comprados pelos consumidores
A Hellmann’s fechou uma parceria com a rede de supermercados St. Marche para atrair a atenção dos consumidores. Um software instalado nos caixas das lojas reconhecia e combinava a maionese a outros alimentos comprados pelo cliente. Como resultado, era gerada uma receita instantânea impressa imediatamente no cupom fiscal. A ação foi assinada pela Ogilvy & Mather.
Kibon surpreende consumidor pagando sorvetes
A Kibon criou uma “Corrente da Felicidade” para levar momentos de bondade em meio à rotina estressante das pessoas. A marca instalou câmeras em uma loja de conveniência de São Paulo que flagravam clientes escolhendo o sorvete e se dirigindo ao caixa. No local, os consumidores eram informados de que o produto já havia sido pago por outra pessoa.

O resultado foi que 97% das pessoas compartilharam a sua felicidade com o próximo, mesmo sem conhecer. O projeto foi transformado em um vídeo, lançado nos perfis da Kibon no Facebook e Twitter e no canal oficial da marca no YouTube no Brasil, México, Equador e Venezuela. A ação teve a assinatura da New Content, em parceria com a Fbiz.

Niely alisa as curvas do calçadão de Copacabana
A Niely surpreendeu os cariocas que passaram pela orla de Copacabana, no Rio de Janeiro, em abril. Para promover o Creme Alisante Niely Gold e estreitar o relacionamento com os consumidores, a marca “alisou” as ondas do famoso calçadão, no trecho em frente ao Hotel Othon. Durante a ação, batizada de “A Niely Alisa o Calçadão”, duas promotoras ainda distribuíram amostras de produtos da empresa. A Artplan foi responsável pela execução.
Criticado, Spoleto cria resposta bem humorada em vídeo
O Spoleto se valeu do sucesso de um vídeo produzido pelo site de humor Kibe Loco e fechou parceria para dar continuidade ao quadro que criticou a marca. O vídeo original trazia o humorista Fábio Porchat no papel de atendente de um restaurante com características semelhantes ao Spoleto. No roteiro, Porchat maltrata os clientes ao exigir que eles decidam pelo seu prato o mais rápido possível, em uma clara alusão à rede especializada em massas.

Diante da repercussão do material publicado no Youtube, então com mais de 430 mil visualizações, a marca decidiu produzir um segundo vídeo, uma continuação direta da cena, onde Porchat é repreendido pela chefia e precisa repensar suas atitudes. Ao final, o Spoleto pede desculpas aos seus consumidores e pede que eles reportem qualquer caso semelhante à rede.

Skol cria Serviço de Atendimento ao Churrasqueiro
A Skol 360º criou o SAC – Serviço de Atendimento ao Churrasqueiro, que oferece dicas sobre a organização de um churrasco, desde os convites até a preparação do cardápio. Além das informações, o site traz produtos exclusivos e um vídeo interativo no qual uma atendente esclarece as dúvidas mais frequentes dos internautas.

O espaço disponibiliza receitas, calcula a quantidade de ingredientes de acordo com o número de convidados e conta com uma rádio que pode ser personalizada de acordo com o gosto musical. A marca está desenvolvendo uma linha de produtos voltados para os amantes do churrasco. Entre os protótipos está um avental com bolso térmico para manter a lata de cerveja gelada. A ação tem a assinatura da agência F/Nazca.
Skol lança ovo de Páscoa de cerveja
A Skol surpreendeu na Páscoa com o lançamento de um ovo de chocolate feito com cerveja. Desenvolvido em parceria com a chocolateria Folie, o produto recebeu o nome de Redondinho e foi produzido de chocolate trufado com recheio que leva Skol em sua receita. O lançamento vinha em um kit com seis ovos redondos dentro de um mini-engradado personalizado e a ideia era manter a marca junto dos consumidores em todos os momentos do ano. O produto foi vendido também pela fan page da marca, em uma edição limitada de kits para venda por R$ 70,00.
Xuxa muda cor do cabelo para ser embaixadora da Wella
A apresentadora Xuxa foi escolhida como embaixadora da Wella e passou por uma transformação inédita para ajudar a reforçar os valores da marca da P&G: ficou morena. A mudança no visual durou seis semanas e teve uma realização integrada entre três agências: a criação foi da New Style, a campanha publicitária foi da New Energy e a Wunderman desenvolveu toda a estratégia digital.
* Com reportagem de Bruno Garcia, Cláudio Martins, Isa Sousa, Letícia Alasse, Leticia Muniz e Sylvia de Sá.

A aula de Facebook Marketing do guaraná Antártica!

facebook marketing guarána antártica

A campanha que é uma aula de Facebook Marketing

Não é segredo para quem é antenado com Facebook Marketing, redes sociais em geral e marketing digital que a campanha do Guaraná Antártica no Facebook é referência.
Todos os meses a fan page é citada como a que mais cresce entre as grandes marcas do país , possui mais de 9 milhões de fãs e produz muito engajamento.
Entretanto, eles se superaram com a campanha atual, “Amigo do melhor amigo”.
Trata-se de uma campanha em que o usuário é motivado a compartilhar o a campanha para apadrinhar um cão e incentivar seus amigos a adotarem, além disso, a cada compartilhamento o Guaraná Antártica doa 1 kilo de ração para a ONG Clube dos Vira-latas.
Podemos retirar diversos princípios desta ação de Facebook Marketing.
1- A campanha abraça uma causa social, o que invariavelmente gera resultado.
2- Incentiva o engajamento colaborativo dos usuários, este é um meio muito mais eficaz do que sorteios nos quais as pessoas concorrem por algo.
3- Trabalha o que chamo de “FofoMarketing” que são campanhas no Facebook que contemplam algo “fofo”, como cachorrinhos, gatinhos, bebês, etc… Este tipo de ação de Facebook Marketing também sempre gera muito engajamento entre os usuários.
4- Associa a imagem do Guaraná Antártica a boas ações, elevando consideravelmente o valor social da marca e fazendo com que as pessoas tenham em sua mente registrado que o guaraná Antártica é ligado a um aspecto social e relevante.
5- No que tange a promoção da campanha, outro insight fantástico! A marca de programa televisivo com mais sucesso nas redes sociais é o Pânico na TV, com mais de 6 milhões fã no Facebook e de 7 milhões de seguidores no Twitter, e o Guaraná Antártica lançou a campanha justamente no Pânico na TV.
Obviamente, uma pequena empresa não pode utilizar de um meio de promoção tão abrangente com o o Pânico, entretanto, elaborar campanhas apoiadas em causas sociais, engajamento colaborativo e “Fofomarketing” está ao alcance de todos e sem dúvida é melhor maneira de ter pessoas comentando e divulgando sua marca!
Lembramos que estamos aceitando guest posts no nosso portal!

O que um director de Marketing não pode ignorar sobre campanhas digitais


Publicado a 26 novembro 2012. Tema Marketing Digital
O que um director de Marketing não pode ignorar sobre campanhas digitais. Porque com a chamada "crise" o consumo está a cair a pique, as empresas têm um desafio pela frente: eliminar desperdícios e passar a justificar os investimentos feitos em marketing, nomeadamente em campanhas digitais.

Objectivos

Regra geral muito websites continuam a ser pensados com base no HiPPO (highest paid person’s opinion). Em empresas orientadas ao negócio isso não acontece. O website é pensado em função e com o objectivo de servir o negócio.
Para ilustrar vamos incluir um exemplo.
A Cofidis é uma empresa sem presença física, tem parceiros mas não possui lojas ou balcões. Os produtos têm de ser vendidos via Internet ou telefone, quanto mais vender pela Internet menores os custos com o call-center.
Esta é uma empresa para quem a optimização de umas décimas no online pode ser bastante significativa ao final do mês. O objectivo do negócio da Cofidis é claro: vender crédito.
Vamos analisar como esse objectivo se reflecte no website.
Na imagem estão assinalados os elementos:
  1. Uso do Simulador/Pedido de crédito - O simulador está numa posição de destaque com três números indicando a facilidade em fazer um pedido de crédito, passos 1, 2, 3. É extremamente fácil de usar, quanto mais fácil maior a taxa de conversão.
  2. Slideshow - Destaque com imagem de um tipo de crédito + reforço da confiança. Aqui adicionam o factor humano com uma situação específica, "crédito auto" (pai e filho) e "lar e recheio" (casal), para criar empatia e envolvimento emocional com o visitante. Procuram reforçar a confiança e idoneidade da empresa com um banner da Escolha do Consumidor. De notar que toda a área é clickável e não apenas o botão Crédito Automóvel.
  3. Vários tipos de crédito - Provavelmente os mais populares e temáticos ou sazonais.
O Objectivo do site é claro. A homepage está bem concebida e claramente orientada ao objectivo do negócio.
Objectivo: Levar os visitantes a usar o simulador e fazer o pedido de crédito online.

Estratégia Web Analytics

Os objectivos estão claramente definidos. O que medir ? Aqui pode surgir um problema, a recolha de informação para produzir relatórios com informação "não actionable".
A homepage da Cofidis está a cometer esse erro, faz tracking aos clicks em inúmeros elementos.
Porque é que a informação é irrelevante ? Até poderia não ser irrelevante não estivesse o site a usar o código do tracker antigo para os links quando já estão a usar o novo tracking code do Google Analytics, ou seja, estes clicks não estão a ser registados no Google Analytics. Isto está assim à provavelmente algum tempo.
Se a informação fosse usada já alguém tinha notado. Lição a reter: não recolher informação que não vai usar.
<a onclick="pageTracker._trackEvent('LinhaCredito', 'HP-Dest-ZonProd-LC')" href="http://www.cofidis.pt/html/produto_linha_credito_cofidis.html">
Ao clicar, o link funciona mas o evento não é registado: ReferenceError: pageTracker is not defined.
O nosso objectivo de negócio é bastante claro, gerar simulações e pedidos de crédito.

Como podemos medir e usar a informação sobre o uso do website para medir e melhorar a sua performance ?

Quais são as questões às quais queremos resposta ?
Primeiro é muito importante segmentar o tráfego em cinco perfis distintos (Clientes, Parceiros, Visitantes, Leads e Visitantes+Leads) porque cada um destes visitantes faz um uso muito diferente do website.
Se não segmentarmos o tráfego toda e qualquer análise fica comprometida.
Estes são alguns exemplos de informação "actionable" que podemos retirar de uma estratégia de Web Analytics para o perfil de Visitantes+Leads (todos os visitantes menos clientes e parceiros).
Questão 1 Quais os tipos de crédito com mais simulações/pedidos ?
Ao medir o uso do simulador/pedidos podemos adequar a oferta na homepage ou perceber quais as melhores fontes de tráfego e campanhas a gerar simulações/pedidos para determinado tipo de crédito.
Questão 2 Quanto tempo decorre e quais as fontes de tráfego envolvidas entre a primeira visita e um pedido de crédito de tipo X ?
Sabendo o tempo que decorre entre a primeira visita e uma simulação/pedido de crédito tipo X e quais as fontes de tráfego envolvidas podemos saber mais sobre o processo de decisão para cada um dos tipos de crédito e adequar a nossa estratégia.
Questão 3 Quem são os visitantes com maior valor potencial ?
Sabendo que a empresa ganha mais dinheiro quanto maior for o valor do crédito e maior prazo, vamos poder identificar os clientes de maior valor potencial.
Imaginemos que identificámos que os visitantes que simulam 10.000 € a 84 meses para crédito do tipo Lar e Recheio são provenientes da zona do Algarve.
Dado que houve um furacão recentemente podemos reforçar as campanhas online e offline no local e a nossa rede de parceiros na região.
Questão 4 Quais são as melhores fontes para gerar pedidos de crédito que se efectivam ?
Podemos identificar o site/campanha de email marketing com melhor taxa para pedidos de crédito que realmente se efectivam e assim melhorar o ROI para as campanhas digitais.
Informações específicas que vamos recolher com recurso ao Google Analytics.
  • Tipo de visitante ( cliente, parceiro, visitante, lead (quem efectuou pedido online)).
  • Utilizador do simulador ou não ( user, non-user).
  • Tipo de crédito (auto-novo, auto-usado, outros-projectos, lar-recheio, pack-ferias, credito-consolidado ) usado na simulação.
  • O montante inserido ( 5000, 10000, 20000, etc) na simulação.
  • O prazo em meses inserido (24, 30, 36, 42, 48, etc) na simulação.
  • Acção "simulaçao" e a acção "pedido de crédito".
Com a informação recolhida poderiamos criar dashboards para o Director Financeiro, Director de Marketing e para cada um dos responsáveis de cada um dos produtos de crédito com informação de acordo com as suas funções.

Campanhas Digitais

Vou abordar apenas campanhas de search pois não encontrei nenhum anúncio de display da Cofidis. Agora que temos uma estratégia de web analytics podemos analisar a performance das campanhas digitais de search marketing em cumprir os objectivos do nosso site (negócio).
Pontos fulcrais para qualquer campanha digital de search marketing.
  • Relevância entre keywords, anúncios e landing page. A página de destino (landing page) deve estar de acordo com o contexto do anúncio e da keyword que o mostrou.
  • Saber quanto está efectivamente a pagar por click.

Relevância entre keywords, anúncios e landing page

Os principais produtos da Cofidis são:
  • Crédito automóvel
  • Crédito pessoal
  • Crédito lar e recheio
  • Crédito consolidado
Ao pesquisarmos no Google por crédito automóvel obtemos um anúncio para o crédito automóvel para uma landing page dedicada ao crédito automóvel.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

#infográfico: usuários de Facebook não escolhem hora para acessar a rede

#infográfico: usuários de Facebook não escolhem hora para acessar a rede

 
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O Brasil é o segundo país do mundo em número de usuários do Facebook: 46 milhões de pessoas têm um perfil ou página na rede social, a frente da Índia (45 milhões) e só perdendo para os Estados Unidos (157 milhões). Os dados aparecem em um relatório do site Socialbakers, que monitora o tráfego na rede, publicado em maio. O Facebook tem tido um crescimento expressivo no Brasil, sendo 180% no último ano — já é um fato consolidado. Mas um outro levantamento, desta vez feito aqui no país pela empresa de monitoramento de mídias sociais Scup, mostra que o brasileiro usa o Facebook a qualquer hora do dia, todos os dias da semana, o que torna bastante difícil segmentar audiência e estabelecer prioridades.
O Infográfico abaixo mostra os horários de pico de utilização das redes sociais no Brasil. Como podemos analisar, o horário da noite é o de maior movimento. Isso nos leva a outras questões para explicar esse índice: as empresas estão liberando o acesso dos funcionários a redes sociais no ambiente corporativo? A faixa etária que domina o Facebook no Brasil é de gente muito jovem, que não trabalha? Existe impacto, como nos Estados Unidos, do número de mães que não trabalham mas usam as redes sociais?

Uma explicação para esse volume durante o dia pode ser o crescente número de pessoas que acessam a internet a partir de dispositivos móveis, especialmente smartphones. De acordo com a pesquisa TIC Domicílios, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o índice de usuários de celular que usam internet a partir do aparelho mais que triplicou entre 2010 e 2011, passando de 5% para 17%. Claro, a porcentagem é muito maior nas classes mais altas e com nível educacional superior (chega a 46% na classe A), mas é fato que mesmo as classes menos favorecidas já têm dado seus passos nessa direção. Domingo é o único dia em que as pessoas parecem deixar o Facebook um pouco de lado durante o dia, pois o volume de postagens à noite é bem diferente. Mas durante a semana, é muito parecido.
Será que conseguimos viver sem as redes sociais?