quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

A aula de Facebook Marketing do guaraná Antártica!

facebook marketing guarána antártica

A campanha que é uma aula de Facebook Marketing

Não é segredo para quem é antenado com Facebook Marketing, redes sociais em geral e marketing digital que a campanha do Guaraná Antártica no Facebook é referência.
Todos os meses a fan page é citada como a que mais cresce entre as grandes marcas do país , possui mais de 9 milhões de fãs e produz muito engajamento.
Entretanto, eles se superaram com a campanha atual, “Amigo do melhor amigo”.
Trata-se de uma campanha em que o usuário é motivado a compartilhar o a campanha para apadrinhar um cão e incentivar seus amigos a adotarem, além disso, a cada compartilhamento o Guaraná Antártica doa 1 kilo de ração para a ONG Clube dos Vira-latas.
Podemos retirar diversos princípios desta ação de Facebook Marketing.
1- A campanha abraça uma causa social, o que invariavelmente gera resultado.
2- Incentiva o engajamento colaborativo dos usuários, este é um meio muito mais eficaz do que sorteios nos quais as pessoas concorrem por algo.
3- Trabalha o que chamo de “FofoMarketing” que são campanhas no Facebook que contemplam algo “fofo”, como cachorrinhos, gatinhos, bebês, etc… Este tipo de ação de Facebook Marketing também sempre gera muito engajamento entre os usuários.
4- Associa a imagem do Guaraná Antártica a boas ações, elevando consideravelmente o valor social da marca e fazendo com que as pessoas tenham em sua mente registrado que o guaraná Antártica é ligado a um aspecto social e relevante.
5- No que tange a promoção da campanha, outro insight fantástico! A marca de programa televisivo com mais sucesso nas redes sociais é o Pânico na TV, com mais de 6 milhões fã no Facebook e de 7 milhões de seguidores no Twitter, e o Guaraná Antártica lançou a campanha justamente no Pânico na TV.
Obviamente, uma pequena empresa não pode utilizar de um meio de promoção tão abrangente com o o Pânico, entretanto, elaborar campanhas apoiadas em causas sociais, engajamento colaborativo e “Fofomarketing” está ao alcance de todos e sem dúvida é melhor maneira de ter pessoas comentando e divulgando sua marca!
Lembramos que estamos aceitando guest posts no nosso portal!

O que um director de Marketing não pode ignorar sobre campanhas digitais


Publicado a 26 novembro 2012. Tema Marketing Digital
O que um director de Marketing não pode ignorar sobre campanhas digitais. Porque com a chamada "crise" o consumo está a cair a pique, as empresas têm um desafio pela frente: eliminar desperdícios e passar a justificar os investimentos feitos em marketing, nomeadamente em campanhas digitais.

Objectivos

Regra geral muito websites continuam a ser pensados com base no HiPPO (highest paid person’s opinion). Em empresas orientadas ao negócio isso não acontece. O website é pensado em função e com o objectivo de servir o negócio.
Para ilustrar vamos incluir um exemplo.
A Cofidis é uma empresa sem presença física, tem parceiros mas não possui lojas ou balcões. Os produtos têm de ser vendidos via Internet ou telefone, quanto mais vender pela Internet menores os custos com o call-center.
Esta é uma empresa para quem a optimização de umas décimas no online pode ser bastante significativa ao final do mês. O objectivo do negócio da Cofidis é claro: vender crédito.
Vamos analisar como esse objectivo se reflecte no website.
Na imagem estão assinalados os elementos:
  1. Uso do Simulador/Pedido de crédito - O simulador está numa posição de destaque com três números indicando a facilidade em fazer um pedido de crédito, passos 1, 2, 3. É extremamente fácil de usar, quanto mais fácil maior a taxa de conversão.
  2. Slideshow - Destaque com imagem de um tipo de crédito + reforço da confiança. Aqui adicionam o factor humano com uma situação específica, "crédito auto" (pai e filho) e "lar e recheio" (casal), para criar empatia e envolvimento emocional com o visitante. Procuram reforçar a confiança e idoneidade da empresa com um banner da Escolha do Consumidor. De notar que toda a área é clickável e não apenas o botão Crédito Automóvel.
  3. Vários tipos de crédito - Provavelmente os mais populares e temáticos ou sazonais.
O Objectivo do site é claro. A homepage está bem concebida e claramente orientada ao objectivo do negócio.
Objectivo: Levar os visitantes a usar o simulador e fazer o pedido de crédito online.

Estratégia Web Analytics

Os objectivos estão claramente definidos. O que medir ? Aqui pode surgir um problema, a recolha de informação para produzir relatórios com informação "não actionable".
A homepage da Cofidis está a cometer esse erro, faz tracking aos clicks em inúmeros elementos.
Porque é que a informação é irrelevante ? Até poderia não ser irrelevante não estivesse o site a usar o código do tracker antigo para os links quando já estão a usar o novo tracking code do Google Analytics, ou seja, estes clicks não estão a ser registados no Google Analytics. Isto está assim à provavelmente algum tempo.
Se a informação fosse usada já alguém tinha notado. Lição a reter: não recolher informação que não vai usar.
<a onclick="pageTracker._trackEvent('LinhaCredito', 'HP-Dest-ZonProd-LC')" href="http://www.cofidis.pt/html/produto_linha_credito_cofidis.html">
Ao clicar, o link funciona mas o evento não é registado: ReferenceError: pageTracker is not defined.
O nosso objectivo de negócio é bastante claro, gerar simulações e pedidos de crédito.

Como podemos medir e usar a informação sobre o uso do website para medir e melhorar a sua performance ?

Quais são as questões às quais queremos resposta ?
Primeiro é muito importante segmentar o tráfego em cinco perfis distintos (Clientes, Parceiros, Visitantes, Leads e Visitantes+Leads) porque cada um destes visitantes faz um uso muito diferente do website.
Se não segmentarmos o tráfego toda e qualquer análise fica comprometida.
Estes são alguns exemplos de informação "actionable" que podemos retirar de uma estratégia de Web Analytics para o perfil de Visitantes+Leads (todos os visitantes menos clientes e parceiros).
Questão 1 Quais os tipos de crédito com mais simulações/pedidos ?
Ao medir o uso do simulador/pedidos podemos adequar a oferta na homepage ou perceber quais as melhores fontes de tráfego e campanhas a gerar simulações/pedidos para determinado tipo de crédito.
Questão 2 Quanto tempo decorre e quais as fontes de tráfego envolvidas entre a primeira visita e um pedido de crédito de tipo X ?
Sabendo o tempo que decorre entre a primeira visita e uma simulação/pedido de crédito tipo X e quais as fontes de tráfego envolvidas podemos saber mais sobre o processo de decisão para cada um dos tipos de crédito e adequar a nossa estratégia.
Questão 3 Quem são os visitantes com maior valor potencial ?
Sabendo que a empresa ganha mais dinheiro quanto maior for o valor do crédito e maior prazo, vamos poder identificar os clientes de maior valor potencial.
Imaginemos que identificámos que os visitantes que simulam 10.000 € a 84 meses para crédito do tipo Lar e Recheio são provenientes da zona do Algarve.
Dado que houve um furacão recentemente podemos reforçar as campanhas online e offline no local e a nossa rede de parceiros na região.
Questão 4 Quais são as melhores fontes para gerar pedidos de crédito que se efectivam ?
Podemos identificar o site/campanha de email marketing com melhor taxa para pedidos de crédito que realmente se efectivam e assim melhorar o ROI para as campanhas digitais.
Informações específicas que vamos recolher com recurso ao Google Analytics.
  • Tipo de visitante ( cliente, parceiro, visitante, lead (quem efectuou pedido online)).
  • Utilizador do simulador ou não ( user, non-user).
  • Tipo de crédito (auto-novo, auto-usado, outros-projectos, lar-recheio, pack-ferias, credito-consolidado ) usado na simulação.
  • O montante inserido ( 5000, 10000, 20000, etc) na simulação.
  • O prazo em meses inserido (24, 30, 36, 42, 48, etc) na simulação.
  • Acção "simulaçao" e a acção "pedido de crédito".
Com a informação recolhida poderiamos criar dashboards para o Director Financeiro, Director de Marketing e para cada um dos responsáveis de cada um dos produtos de crédito com informação de acordo com as suas funções.

Campanhas Digitais

Vou abordar apenas campanhas de search pois não encontrei nenhum anúncio de display da Cofidis. Agora que temos uma estratégia de web analytics podemos analisar a performance das campanhas digitais de search marketing em cumprir os objectivos do nosso site (negócio).
Pontos fulcrais para qualquer campanha digital de search marketing.
  • Relevância entre keywords, anúncios e landing page. A página de destino (landing page) deve estar de acordo com o contexto do anúncio e da keyword que o mostrou.
  • Saber quanto está efectivamente a pagar por click.

Relevância entre keywords, anúncios e landing page

Os principais produtos da Cofidis são:
  • Crédito automóvel
  • Crédito pessoal
  • Crédito lar e recheio
  • Crédito consolidado
Ao pesquisarmos no Google por crédito automóvel obtemos um anúncio para o crédito automóvel para uma landing page dedicada ao crédito automóvel.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

#infográfico: usuários de Facebook não escolhem hora para acessar a rede

#infográfico: usuários de Facebook não escolhem hora para acessar a rede

 
Publicado por
 
O Brasil é o segundo país do mundo em número de usuários do Facebook: 46 milhões de pessoas têm um perfil ou página na rede social, a frente da Índia (45 milhões) e só perdendo para os Estados Unidos (157 milhões). Os dados aparecem em um relatório do site Socialbakers, que monitora o tráfego na rede, publicado em maio. O Facebook tem tido um crescimento expressivo no Brasil, sendo 180% no último ano — já é um fato consolidado. Mas um outro levantamento, desta vez feito aqui no país pela empresa de monitoramento de mídias sociais Scup, mostra que o brasileiro usa o Facebook a qualquer hora do dia, todos os dias da semana, o que torna bastante difícil segmentar audiência e estabelecer prioridades.
O Infográfico abaixo mostra os horários de pico de utilização das redes sociais no Brasil. Como podemos analisar, o horário da noite é o de maior movimento. Isso nos leva a outras questões para explicar esse índice: as empresas estão liberando o acesso dos funcionários a redes sociais no ambiente corporativo? A faixa etária que domina o Facebook no Brasil é de gente muito jovem, que não trabalha? Existe impacto, como nos Estados Unidos, do número de mães que não trabalham mas usam as redes sociais?

Uma explicação para esse volume durante o dia pode ser o crescente número de pessoas que acessam a internet a partir de dispositivos móveis, especialmente smartphones. De acordo com a pesquisa TIC Domicílios, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o índice de usuários de celular que usam internet a partir do aparelho mais que triplicou entre 2010 e 2011, passando de 5% para 17%. Claro, a porcentagem é muito maior nas classes mais altas e com nível educacional superior (chega a 46% na classe A), mas é fato que mesmo as classes menos favorecidas já têm dado seus passos nessa direção. Domingo é o único dia em que as pessoas parecem deixar o Facebook um pouco de lado durante o dia, pois o volume de postagens à noite é bem diferente. Mas durante a semana, é muito parecido.
Será que conseguimos viver sem as redes sociais?

Como medir o retorno que seu site está trazendo

 

Como medir o retorno que seu site está trazendo
Talvez até mais importante do que criatividade e habilidade técnica, é fundamental medir se sua estratégia de marketing digital está trazendo retorno. Para te ajudar nisso, compartilharei as métricas que usamos no Empreendemia, baseadas no modelo AARRR – igual a um pirata ou ao tigre do Sucrilhos.

O conceito do funil de vendas

O conceito básico do marketing é: preciso fazer um número grande de pessoas me conhecer. Dessas, só algumas demonstrarão interesse. Dessas, só algumas comprarão. Ou seja, o número de pessoas em cada etapa vai diminuindo, assim como um funil.

Aquisição

A primeira análise a fazer é: quantas pessoas novas conheceram minha empresa esse mês através do site? Uma excelente forma de analisar esse número é através do Google Analytics. Tudo bem que esse número não terá a maior precisão do universo, mas acompanhar essa métrica ao longo do tempo é uma ótima forma de ver se você está conseguindo atrair pessoas para o seu funil.

Ativação

Dessas pessoas que chegaram ao seu site, quantas eram realmente clientes em potencial? Para medir a ativação, você pode analisar as visitas na página de algum produto, quantas pessoas assinaram sua newsletter, te mandaram um e-mail, etc.

Receita

Agora sim o assunto ficou interessante! Quanto seu site está trazendo de retorno financeiro? Quais são os melhores indicadores de desempenho de um e-commerce? Se você tem um e-commerce, isso é fácil de ser medido pelo Google Analytics. Se seu site serve para fazer as pessoas te ligarem ou mandarem um e-mail, vale a pena ter um ramal e e-mail específico que só é divulgado no site. Se seus clientes entraram em contato por esses meios, você sabe que seu site está trazendo resultado$.

Retenção

Infelizmente, valorizar o freguês é uma coisa extremamente importante que todo mundo sabe, mas quase ninguém faz direito. A ideia básica é: se seu produto custa 100 reais e eu compro 1 vez, você ganhou 100 reais. Se eu comprei todo os meses do ano, você ganhou 1200 reais. Quanto mais tempo eu continuar seu cliente, maior o retorno que você terá comigo. Vale a pena relembrar a dica: Transforme seus clientes em fregueses.
Fazer o máximo para fidelizar seu cliente é fundamental se você quer ter um marketing eficiente. Mais uma vez, o Google Analytics consegue te ajudar bastante a medir esse retorno.

Referência

Já falamos algumas vezes sobre um tipo de cliente que é muito especial, o entusiasta. Se você criou uma experiência memorável para o cliente, ele falará da sua empresa para seus amigos, familiares, cachorro, colegas de trabalho, papagaio, Chuck Norris, etc. Além de possibilitar o compartilhamento da sua página através das redes sociais (veja o botão do Twitter e Facebook no começo dessa página), você pode criar campanhas do tipo “Indique um amigo e ganhe X% de desconto”. Pelo Google Analytics, você também pode medir isso.

Conclusão

Além da presença marcante de Chuck Norris, que não podia faltar no artigo, você deve ter reparado uma coisa: o Google Analytics torna possível medir de perto o retorno que seu site está trazendo. Logo depois do fluxo de caixa, o Google Analytics é um dos melhores amigos do empreendedor.
Por Millor Machado no portal Empreendemia

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Cielo se integra ao Facebook para promover lojistas e relacionamento

 

Clientes poderão fazer check-ins diretamente nas máquinas da operadora, compartilhar na rede social e ter acesso a promoções cadastradas pelos lojistas

Por Leticia Muniz, do Mundo do Marketing | 28/11/2012

leticia.muniz@mundodomarketing.com.br

Cielo,Facebook,linkci,aplicativo,ferramentaA Cielo permitirá os consumidores que fazerem check-ins e recomendações de estabelecimentos comerciais em seus perfis no Facebook. O processo será realizado por meio das máquinas de pagamento eletrônico. Batizada de Cielo Linkci, a iniciativa é a primeira frente da companhia no desenvolvimento de serviços business-to-business-to-consumer e funcionará inicialmente em São Paulo e Campinas a partir do próximo mês, para depois ser ampliada para todo o país.
O projeto atuará em três diferentes frentes: a primeira delas é voltada para o estabelecimento comercial, que poderá promover a sua marca e oferecer promoções e descontos para os clientes que fizerem check-ins e recomendações por meio das máquinas da Cielo. Outra oportunidade é a da divulgação direta boca-a-boca, já que o Facebook Brasil conta com cerca de 60 milhões de usuários.
Outra frente de atuação é junto ao cliente, que recebe as bonificações no ato da recomendação e ainda pode guardá-las para utilizar posteriormente. O terceiro ponto de contato está ligado à própria Cielo, que pretende utilizar o Linkci como uma forma de aumentar sua participação no mercado nacional. Atualmente o share da empresa gira em torno dos 95%.
Marketing Boca-a-Boca
Para participar do Linkci é preciso que o dono do estabelecimento comercial faça um cadastro na página do projeto no Facebook. A habilitação do terminal móvel é feita automaticamente em até 24 horas. Na própria página é possível criar uma fan page com logomarca onde cada loja cadastrará as promoções que oferecerá aos clientes que recomendarem seus estabelecimentos por meio das máquinas da Cielo.
As promoções atuarão como uma “moeda de troca” para que o Marketing na rede social seja feito. “Essa solução é uma forma importante de Marketing boca a boca. Com o cadastro permitimos que o lojista possa promover o seu estabelecimento fazendo uma viralização”, explica o Presidente da Cielo, Rômulo de Mello Dias, em entrevista ao Mundo do Marketing.
O oferecimento de bonificações atingirá também os amigos que “curtirem” as recomendações dos clientes no Facebook, o que resultará em aumento no fluxo de clientes nos estabelecimentos comerciais participantes. ”Essa é uma oportunidade de garantir a visualização da marca e a sua disseminação na rede em ampla escala”, comenta Rômulo Dias.
Cielo,Facebook,linkci,aplicativo,ferramentaEngajamento de marcas
Do ponto de vista da rede social, a ideia é que a ferramenta possa atuar como uma nova forma de engajamento de marcas, que hoje atuam muito focadas em promover ações promocionais e concursos para atrair os consumidores. “Hoje mais de 13 milhões de empresas mantém páginas no Facebook e este é um processo que ajuda a tornar as marcas mais conhecidas. Esta ferramenta ajuda principalmente aqueles estabelecimentos menores que ainda não tinham uma relação com o meio digital”, diz o presidente do Facebook no Brasil, Alexandre Hohagen, ao Portal.
A ferramenta deve intensificar o Marketing gerado por recomendações de amigos no Facebook, ferramenta já considerada bastante efetiva. “Acreditamos que a importância da recomendação será levada a um nível ainda maior. Sabemos que 92% das recomendações no Facebook valem mais que qualquer propaganda em TV ou mídia impressa. Os consumidores confiam naquilo que os amigos recomendam”, completa, Alexandre Hohagen, em entrevista ao Mundo do Marketing.
O projeto começa a funcionar em fase piloto no dia 6 de dezembro em 30 estabelecimentos comerciais que fizeram cadastro na Grande São Paulo e em Campinas. Esta é a primeira vez que a Cielo opta por colocar um aplicativo em fase beta e a ideia é avaliar qual será a aceitação dos consumidores. “Está tudo pronto do ponto de vista tecnológico, no entanto, é fundamental avaliarmos agora como será o comportamento do consumidor e a interação com os lojistas para refinarmos as inúmeras possibilidades. O aperfeiçoamento depende do uso”, pondera o Vice-Presidente de Produtos e Negócios da Cielo, Eduardo Chedid.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Kibon surpreende consumidor pagando sorvetes

 

Câmeras foram instaladas em loja de conveniência e flagravam clientes comprando. No caixa atendente informava que produto já havia sido pago. 97% das pessoas retribuíram o gesto

Por Leticia Muniz, do Mundo do Marketing | 26/11/2012

leticia.muniz@mundodomarketing.com.br

A Kibon criou uma “Corrente da Felicidade” para levar momentos de bondade em meio à rotina estressante das pessoas. A marca instalou câmeras em uma loja de conveniência de São Paulo que flagravam clientes escolhendo o sorvete e se dirigindo ao caixa. No local, os consumidores eram informados de que o produto já havia sido pago por outra pessoa.

O resultado foi que 97% das pessoas compartilharam a sua felicidade com o próximo, mesmo sem conhecer. O projeto foi transformado em um vídeo, lançado nos perfis da Kibon no Facebook e Twitter e no canal oficial da marca no YouTube no Brasil, México, Equador e Venezuela. A ação tem a assinatura da New Content, em parceria com a Fbiz.
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Quem é o novo profissional de marketing?


Sempre que se fala de propaganda, marketing, logo vem o estereótipo do profissional que quer convencer você a desejar algo que você não quer, a fazer parecer bom algo que não é de criar uma necessidade de algo que você não precisa...
Se algum dia isso foi assim, hoje não é mais, não cabe mais. Vivemos num mundo de possibilidades, num mundo globalizado, onde pessoas e empresas estão buscando oportunidades de ser sustentáveis, de manter e expandir seus negócios pensando no futuro do planeta.
O nosso quintal ficou maior, é o mundo inteiro. Pessoas de várias gerações convivem na mesma empresa, na mesma casa, com objetivos, desejos e necessidades distintas. A informação é abundante e por isso fácil e rapidamente descartável. Logo, como se relacionar num mundo onde as relações são tão plurais?
Para o profissional de marketing não cabe mais as teorias e práticas de sempre. A observação, a coautoria o co-working, o orgânico são as novas diretrizes deste mercado. A conversa, a relevância, a troca, o conteúdo são o que importa. A forma como isso é disseminado é o que encanta. Ninguém mais está disposto a acreditar porque outro alguém quer.
Todos querem ser levados em conta, todos querem ser ouvidos e todos têm algo a dizer. Não cabe mais tentar colocar todo mundo em um uniforme só ou ter grupos para cada uniforme. As pessoas não querem ser rotuladas e sim fazer parte de várias comunidades, de acordo com o papel que escolher nelas.
A cada dia vemos surgir representantes de gerações saídos da internet, por meio de seus blogs, vídeos ou outras manifestações. O que estas pessoas têm em comum? Elas se expressam na sua forma mais pura e dizem a que vieram. É este público que temos como desafio. Pessoas que questionam, expõem, se colocam e não querem ser conduzidas e sim expressar sua personalidade através de atitudes.
As marcas que aprenderam a lição já estão fazendo um trabalho incrível sem vender absolutamente nada. Estão participando da vida das pessoas e estas, deixando-as fazer parte das suas.
Recentemente vi este vídeo na internet e achei muito interessante, pois diz exatamente o que o novo consumidor quer e é para ele que o novo profissional de marketing vai trabalhar.