sexta-feira, 1 de março de 2024

Entenda diferença entre SEO on page e off page



No mundo do marketing digital, uma das formas mais estratégicas e fundamentais para aumentar a visibilidade e o tráfego de um site é a otimização de SEO (Search Engine Optimization), que pode ser dividido em SEO on page e SEO off page.  

Basicamente, a estratégia reúne um conjunto de técnicas e práticas que têm como objetivo otimizar páginas para que seja melhor compreendido pelos buscadores, como o Google, e apareça nos primeiros resultados das pesquisas. Mas, para que isso seja feito com sucesso, é necessário investir em SEO on page e SEO off page. 

Ambas estratégias são igualmente importantes e complementares para SEO. Neste post, vamos explicar em detalhes o que é SEO on page e off page, quais são as diferenças e a importância deles.

As configurações de SEO on page servem para melhorar a visibilidade do seu site, publicações do blog e outras páginas do negócio nos motores de busca.

Conheça o que faz parte das práticas e técnicas de SEO on page.

  • pesquisa de palavras-chave: identificar as palavras-chave relevantes para o seu negócio e entender a intenção de busca dos usuários é essencial para incorporá-las estrategicamente no seu conteúdo;
  • título e meta descrição: escreva títulos e meta descrições atraentes e relevantes para cada página, incluindo palavras-chave para ajudar os motores de busca e usuários a entenderem o conteúdo da página;
  • URLs amigáveis: crie URLs amigáveis e curtas que incluam a palavra-chave escolhida;
  • estrutura do conteúdo: organize o conteúdo de forma lógica, usando títulos e subtítulos conforme a hierarquia de importância (H1, H2, H3, etc.) para facilitar a leitura e a compreensão pelos motores de busca e pelos usuários;
  • escaneabilidade: a experiência do usuário nas suas páginas é um dos fatores mais importantes de ranqueamento, por isso crie páginas que sejam escaneáveis e responsivas;
  • otimização de imagens: otimize as imagens do seu site, incluindo palavras-chave nos atributos alt e nome do arquivo, além de garantir que as imagens sejam compactadas e carreguem rapidamente;
  • velocidade de carregamento: garante que o seu site seja rápido e responsivo, pois a velocidade de carregamento é um fator de classificação importante;
  • URLs canônicas: use tags canônicas para evitar conteúdo duplicado e direcionar os motores de busca para a página principal mais relevante.

Ou seja, essas otimizações fora do site (SEO off page) estão relacionadas à construção de links e ao engajamento em atividades externas para promover seu site. 

  • link building: obter links de qualidade de outros sites relevantes para o seu nicho é essencial. Isso pode ser feito por meio da criação de conteúdo de qualidade que seja compartilhável e atraente para outros sites, ou com parcerias com influenciadores, blogueiros ou sites de autoridade;
  • menções de marca: aumentar a visibilidade da sua empresa por meio de menções em blogs, mídias sociais e outros canais online ajuda a fortalecer a reputação da sua marca e aumentar a autoridade do seu site;
  • social signals: engajar-se nas mídias sociais, compartilhando conteúdo relevante e incentivando os usuários a compartilharem seu conteúdo gera mais exposição e ajuda a atrair links organicamente;
  • avaliações: incentivar os clientes satisfeitos a deixarem avaliações positivas e comentários sobre o seu negócio em sites de avaliação e diretórios locais também é uma boa prática para aumentar a visibilidade do seu site nos resultados de pesquisa locais.

Faça o download do nosso guia para aprender tudo sobre SEO

Quais os pilares de SEO on e off page?

Cada uma das estratégias de SEO é baseada em práticas distintas, mas que, juntas, são muito potentes e entregam resultados no tráfego orgânico do seu site. 

Os principais pilares do SEO on page são:

  • palavras-chave;
  • conteúdo relevante, original e de qualidade;
  • títulos e metadescrições otimizadas;
  • URLs amigáveis;
  • descrições de imagens;
  • link building interno.

Os principais pilares do SEO off page são:

  • link building;
  • redes sociais;
  • comentários;
  • avaliações;
  • parcerias.

Qual a importância de trabalhar com SEO on page e off page?

As duas abordagens de SEO, tanto on page quanto off page, são fundamentais para o sucesso de uma estratégia de otimização.

Enquanto o SEO on page garante que o site esteja otimizado internamente, facilitando a compreensão pelos motores de busca e proporcionando uma melhor experiência para os usuários, o SEO off page ajuda a aumentar a autoridade e a relevância do site, conquistando links externos e aumentando sua visibilidade nos motores de busca.

Portanto, elas são complementares, e o SEO bem-sucedido é a junção das duas práticas. A estrutura criada pelo SEO on page garante que os rastreadores do Google façam a leitura correta das páginas do seu site e as indexem no buscador — e é por isso que a otimização é tão importante.

Porém, não basta investir apenas em SEO técnico. A cada ano, o Google faz Core Updates (atualizações) que valorizam os conteúdos que entregam respostas para as pesquisas feitas pelos usuários na ferramenta. Ou seja, para aparecer no topo do buscador, seu conteúdo deve ser relevante, original e criado pensando no usuário, não em robôs.

Nesse sentido, criar uma boa estratégia de marketing de conteúdo com um blog que entregue textos valiosos e com informações interessantes, é fundamental. Além disso, você pode usar um checklist de SEO para garantir que as suas publicações estão dentro das regras de otimização.

Por outro lado, as estratégias off Page expandem a sua marca pela internet e levantam uma bandeira para o Google mostrando que a sua empresa é relevante, afinal os sites estão linkando suas páginas e as pessoas estão falando do seu negócio. 

Quanto mais links externos de qualidade o site recebe, maior é a sua reputação e visibilidade nos resultados de busca. Assim, o buscador percebe a relevância e autoridade da sua marca, o que contribui para ranquear melhor seus conteúdos. 

 

Assim, embora ambos tenham o mesmo objetivo de melhorar a visibilidade do site nos resultados de pesquisa, eles se concentram em abordagens diferentes.

Baixe o nosso Guia Exclusivo sobre SEO e aprenda tudo sobre otimização para motores de busca

Como analisar os resultados?

Para analisar os resultados de uma estratégia de SEO, é importante utilizar diferentes métricas e ferramentas para avaliar o desempenho do seu site nos motores de busca e identificar oportunidades de melhoria. 

O CMS Hub da HubSpot oferece uma série de funcionalidades poderosas para ajudar empresas a criar e otimizar seus sites de forma eficiente.

O criador de site mostra recomendações de SEO para que você aprimore o SEO do seu site, melhorando seu rankeamento nos mecanismos de busca, como o Google e o Bing. Dessa forma, você pode tomar medidas necessárias para alcançar mais pessoas e aumentar a visibilidade online do seu negócio.

Além disso, você terá acesso a uma variedade de temas e templates pré-criados da HubSpot que podem ser personalizados de acordo com as necessidades da sua empresa. Crie um site atraente e funcional de forma rápida e simples!

Com o editor de arrastar e soltar do CMS HubSpot, você pode criar e atualizar o conteúdo das páginas do seu site sem a necessidade de conhecimento técnico ou a ajuda de desenvolvedores. Isso simplifica o processo de publicação e permite que você mantenha seu site atualizado e 100% otimizado para SEO.

A cereja do bolo é que o CMS Hub é totalmente integrado com o CRM Inteligente da HubSpot. Ou seja, você monitora os visitantes do seu site em um só lugar e cria experiências digitais personalizadas com base nos dados do seu público.

Assim, gera relatórios, analisa o impacto do seu site e otimiza sua estratégia, identificando quais tipos de conteúdos e fontes estão trazendo mais leads.  

Com o CMS Hub, seu site se torna um verdadeiro motor de crescimento para seus negócios, oferecendo uma experiência mais relevante para seus visitantes. Portanto, a sua estratégia de marketing digital é cheia de possibilidades, o que inclui SEO on page e SEO off page, e a nossa ferramenta será a sua aliada para trazer excelentes resultados orgânicos e a longo prazo para o seu negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário