Lançado no final de novembro de 2022, o ChatGPT é uma aplicação que usa inteligência artificial para simular conversas humanas e que atingiu a marca de 100 milhões de usuários ativos após 2 meses de disponibilidade ao público.
Por se tratar de uma máquina que simula conversas humanas, diversas questões relativas à integração e ao impacto da inteligência artificial no nosso cotidiano voltaram a ser levantadas. A maneira como a aplicação interage admite que a máquina se desculpe pelos seus erros, avalie perguntas como inapropriadas e entenda o contexto da conversa.
Dada a inovação que esse conceito — e diversos outros, como a Web 3.0 — representa para o mercado, falaremos a seguir sobre o que exatamente é essa ferramenta, como se dá o seu funcionamento e uso, quais são as possibilidades, pontos de atenção e muito mais. Quer conferir tudo isso? Então, vem com a gente!
O ChatGPT é uma ferramenta para processamento de linguagem natural treinada pela OpenAI capaz de responder a perguntas sobre os mais variados assuntos, resolver problemas lógicos e fornecer soluções adequadas ao que lhe é apresentado por meio de mensagens com contexto e que simulem uma conversa.
Testado por milhões de usuários em poucas semanas desde o seu lançamento, o ChatGPT consegue conversar em diversos idiomas sobre inúmeros temas e até mesmo criar conteúdo com base em tópicos relacionados disponíveis na internet.
Desde a sua fase de testes, o usuário já pode, por exemplo, pedir para que a inteligência artificial responda a questões sobre eventos históricos, explique a definição de objetos e conceitos, gere textos a respeito de diversos temas, explique o funcionamento de tecnologias, entre outras tarefas resolvidas por meio de diálogo. Tudo isso em uma janela de chat com respostas digitadas em tempo real.
Como funciona o ChatGPT?
O ChatGPT faz parte de uma nova geração de sistemas baseados em inteligência artificial que consegue ter diálogos baseados em informações obtidas em bancos de dados, publicações na internet e outras fontes do mundo digital. Além de conseguir manter diálogos, a aplicação é capaz de produzir imagens e vídeos a partir dessas mesmas fontes de informação.
O destaque vai para o fato de que esse software conta com uma interface em forma de chat que é mais amigável para o usuário e está disponível gratuitamente na internet — diferentemente de sistemas como o GPT-3, lançado em 2020 também pela OpenAI.
Além de sanar curiosidades e resolver problemas apresentados pelos usuários, a máquina consegue utilizar essas interações para melhorar a base do seu algoritmo para, com o passar do tempo, gerar respostas mais precisas e menos propensas a erros.
Quais são as principais inovações do ChatGPT?
Anos atrás, um problema dos sistemas de chat virtuais era a extrema limitação no vocabulário e a falta de capacidade de guardar o contexto da conversa. Por conta dessas características, os chatbots eram mais limitados e com maior tendência a contradições.
Com o ChatGPT, essa realidade se torna diferente, já que um aspecto considerado inovador é o menor número de contradições geradas durante as conversas — característica que também ajuda a tornar a ferramenta mais amigável aos olhos dos usuários.
Uma tecnologia de inteligência artificial com esse nível de sofisticação é capaz de impressionar muitas pessoas e ser realmente útil para ajudar em tarefas cotidianas, mas a alta capacidade de ter conversas similares às de um ser humano levanta questões sobre quão fácil seria enganar outras pessoas por meio da propagação de informações incorretas ou até mesmo fraudulentas.
Quais são os pontos de atenção?
O ChatGPT é uma aplicação que consegue realizar suas tarefas de forma bastante criativa. Há outras soluções baseadas em inteligência artificial que executam um trabalho interessante, mas são restritas a tarefas mais específicas — o DALL-E, por exemplo, é um bot que cria imagens a partir de descrições dadas pelos usuários.
No caso do ChatGPT, entretanto, o leque de soluções é ampliado e o software consegue entregar redações, trabalhos acadêmicos, estratégias de vendas, explicar conceitos, resolver problemas lógicos, recomendar técnicas para a solução de equações e executar diversas outras atividades.
Capacidade de análise
Um bom exemplo de aplicação dessa capacidade de análise e processamento está na própria página da OpenAI: um trecho de uma conversa com o ChatGPT no qual um usuário pergunta por que o código apresentado não está funcionando e a ferramenta pede mais informações sobre o contexto para que tente identificar o problema.
Assim como acontece com outros sistemas baseados em machine learning, o uso da ferramenta ajuda a melhorar a precisão dos resultados apresentados e a ideia é que, com o tempo, essas melhorias elevem a qualidade das respostas a um nível de produtividade e acurácia de informações muito maior do que o que já conhecemos.
Reprodução de comportamentos humanos
Assim como qualquer outra tecnologia, o ChatGPT foi desenvolvido por humanos e, além disso, é alimentado com conteúdo também criado por humanos. Isso significa que o sistema pode tender a replicar comportamentos humanos — e não apenas comportamentos baseados em respeito e empatia, mas também comportamentos negativos, como racismo, xenofobia e homofobia, por exemplo.
Nível de confiabilidade dos dados
Felizmente, hoje a OpenAI entrega um software que destaca a possibilidade de apresentar dados incorretos, além de reconhecer as próprias limitações quanto à capacidade de análise e formação de opinião.
Entende-se, portanto, que o ChatGPT deve ser utilizado com a consciência de que as respostas dadas não devem ser consideradas como verdade absoluta, e a plataforma não deve ser utilizada como fonte de informação confiável. A ideia é que o próprio usuário tenha meios de identificar se a resposta está de acordo com a realidade ou não.
Outro aspecto destacado é o fato de que o ChatGPT tem conhecimento limitado a respeito de acontecimentos após 2021, visto que foi treinado com um modelo que não abrange os eventos dessa época.
Privacidade
Por se tratar de um serviço conectado à internet, o ChatGPT se torna vulnerável a ataques cibernéticos, o que gera preocupação a respeito da privacidade dos usuários e da possibilidade de disseminação de conteúdo malicioso.
Além disso, também é considerado o risco de que criminosos utilizem a plataforma para manipular os usuários, fazendo com que divulguem dados pessoais e caiam em golpes de phishing.
A dica, nesse caso, é redobrar o cuidado com extensões de navegador ou qualquer ferramenta que prometa facilitar o uso do serviço.
Como usar o ChatGPT?
Utilizar a ferramenta é bastante simples. Primeiro, acesse o site do ChatGPT e faça login — ou crie sua conta na OpenAI, caso não tenha uma. Em seguida, digite o que desejar no campo de texto, envie a mensagem e aguarde a resposta do bot.
Atualmente, o serviço conta com uma visualização semelhante a uma tela de chat, onde o usuário pode inserir o que deseja comunicar ou perguntar ao bot. Nesse processo de conversa gratuito, a empresa coletará dados referentes à experiência de uso para melhorar a qualidade dos resultados.
O uso consiste basicamente nos passos mostrados acima, incluindo a necessidade de fazer login na plataforma — ou realizar um cadastro simples, caso seja o primeiro acesso.
Após isso, basta escrever o que desejar na caixa do bate-papo. Além disso, caso queira conversar sobre dois ou mais assuntos sem misturar os contextos, basta utilizar o botão no canto superior esquerdo para criar um novo chat.
Quais são as possibilidades de uso do ChatGPT para empresas?
O atendimento ao cliente é uma área fundamental para a geração de negócios, e contar com sistemas de chatbot inteligentes o bastante para oferecer respostas úteis ao consumidor ajuda diretamente na melhoria da automação de tarefas, resultando em um processo de atendimento mais ágil — o que, consequentemente, melhora a satisfação do cliente.
A ideia de manter uma conversa com um sistema que gere respostas de linguagem natural dá ao ChatGPT um potencial de utilidade muito maior no meio comercial, visto que o atendimento ao cliente é tão importante para o sucesso da empresa.
Entre as principais aplicações dessa tecnologia estão a elaboração de conteúdo de marketing digital, códigos simples para as mais variadas linguagens, instruções personalizadas, serviços de pós-atendimento, traduções de texto, automatização em processos de venda e gestão e diversas outras atividades.
De forma geral, o ChatGPT é útil para qualquer situação que necessite de texto gerado dinamicamente e que se pareça com uma conversa humana.
Isso aponta para a necessidade de refletir sobre qual tem sido o papel das ferramentas digitais nos fluxos de trabalho do negócio e sobre como o atendimento ao cliente pode se tornar mais eficiente, já que isso aumenta a probabilidade de fidelização e melhora a experiência de compra e atendimento.
Resumidamente, a inteligência artificial pode melhorar de forma significativa a maneira como as atividades em uma empresa são feitas ao permitir a automação de marketing e de tarefas repetitivas.
No geral, é possível utilizar ferramentas de chatbot para melhorar a eficiência tanto de processos internos quanto da parte relacionada à interação com clientes. Tudo isso implica na redução de custos no treinamento de colaboradores e para a área de atendimento do negócio como um todo, o que pode aumentar a margem de lucro e a competitividade da empresa no mercado.
Entendeu o que é o ChatGPT e como a inteligência artificial pode melhorar a rotina das empresas? Então, confira agora mesmo o que é automação de marketing e como esse conceito pode ajudar no alcance de bons resultados!