Já nos parecem bem claras e definidas as principais tendências do marketing digital em 2022 e isso serve como alicerce para que possamos orientar as nossas tendências macro para um ano que promete ser bastante agitado.
Para qualquer analista de marketing digital, estar a frente das tendências é um grande diferencial, pois dá tempo de organizar e sistematizar estratégias e táticas a serem aplicadas no decorrer de 2022.
As mudanças de hábito de consumo provocadas pelo evento da pandemia precisam ser incorporadas às estratégias de marketing digital do dia a dia. Durante a pandemia o comportamento do consumidor mudou.
Certamente teremos mudanças em termos de estratégias, ferramentas, alocação de recursos e até mesmo na forma como trabalhar com algumas ferramentas clássicas que vêm evoluindo significativamente nos últimos tempos.
Se você quer estar em dia com o que vem aí pela frente, pare tudo o que estiver fazendo e confira agora mesmo as principais tendências do marketing digital em 2022, para fazer seus ajustes.
Principais tendências do Marketing Digital em 2022
Confira abaixo quais são as principais tendências do marketing digital para 2022 e o que você precisa para estar a frente dos desafios e novidades que iremos enfrentar neste ano.
1 – SEO ganha ainda mais força entre as diversas estratégias
Outra das tendências do marketing digital em 2022, que vemos como muito forte, é a valorização ainda maior do trabalho de SEO – Otimização de Sites para Ferramentas de Busca uma das principais estratégias de marketing na Internet.
Esta é a técnica responsável pela exposição orgânica, ou seja, não paga, das páginas de um site nos resultados de pesquisas realizadas nos grandes buscadores como o Google e Bing.
Em tempos contenção de custos, como este que estamos passando, a exposição orgânica ganha cada vez mais destaque entre as estratégias de marketing digital, pois além de redução de custos com mídias pagas, as ferramentas de busca geram tráfego qualificado para o site.
As técnicas de SEO vêm se sofisticando rapidamente, na medida em que as atualizações dos algoritmos do Google se tornam cada vez mais frequentes, na busca pela adaptação a novos hábitos dos consumidores e novas tecnologias que vão surgindo a cada dia.
Com os novos recursos oferecidos pelo Google, uma das tendências do marketing digital em 2022 é a de que não será suficiente estar entre os primeiros lugares, mas sim em destaques especiais como por exemplo, a “posição zero”, ou no grupo de perguntas frequentes.
Por isso temos chamada atenção para uma nova dimensão do SEO, que chamamos de SEO On SERP, ou seja, técnicas para se destacar nas páginas de respostas a pesquisas.
2 – Marketing de conteúdo em destaque
Nos últimos anos o marketing de conteúdo vem ganhando cada vez mais destaque e uma das principais tendências do marketing digital em 2022 é um crescimento ainda maior nesta área.
É cada vez mais comum vermos os sites de empresas dos mais variados setores, associando uma seção de blog à sua estrutura para poderem publicar artigos envolvendo temas relacionados aos produtos e serviços da empresa.
Uma das razões de colocarmos essa entre uma das principais tendências do marketing digital em 2022 é que além de funcionarem como fontes de informação para clientes em potencial, esses blogs também ajudam outras áreas do marketing digital.
Um bom exemplo é o reforço que os artigos publicados dão ao processo de otimização de sites que já citamos anteriormente. Além disso esse conteúdo serve de suporte para publicações nas redes sociais.
3 – Fim dos Cookies
O Google anunciou que encerrará o rastreamento de cookies já no início de 2022, o que causará reflexos em diversas estratégias de marketing digital, como por exemplo o remarketing no Google Ads.
Rastrear usuários na web é essencial para muitos anunciantes e empresas. No entanto, as preocupações com a privacidade do usuário se tornaram mais importantes para um número cada vez maior de usuários da Internet.
Isso aconteceu em um momento de implementação do LGPD, que tornou os consumidores muito mais cientes de sua privacidade online.
Por isso, uma das tendências do marketing digital em 2022 será a de empresas passarem a implementar sistemas próprios de coleta de dados sobre pessoas que acessam seus sites e consumidores em potencial.
4 – Sofisticação das plataformas de mídias sociais
Pelo que estamos acompanhando nos últimos meses uma das tendências do marketing digital em 2022 será de uma sofisticação cada vez maior dos recursos oferecidos pelas diversas plataformas de redes sociais.
Nos últimos meses temos visto uma briga ferrenha entre as grandes plataformas como Facebook, Instagram, TikTok e YouTube pela audiência de vídeos curtos e outros formatos de publicações dinâmicas.
A consequência disso será que a produção de conteúdo para redes sociais será cada vez mais profissionalizada tanto no que diz respeito a vídeos e web design, quanto no que diz respeito a copywriting.
As plataformas serão mais criteriosas em relação ao conteúdo gerado pelos usuários e os algoritmos precisarão ser cada vez mais compreendidos e explorados pelos produtores de conteúdo. A gestão de redes sociais precisará ser cada vez mais técnica.
5 – Monitoramento mais intensivo
Uma das tendências do marketing digital em 2022 será uma intensificação do monitoramento das ações de marketing, seja em que plataforma for. A taxa de conversão das ações de marketing digital estará cada vez mais relacionada ao acompanhamento dos usuários.
Será necessário acompanhar a jornada do usuário desde a pesquisa até a compra ou geração de um Lead, para podermos entender cada vez mais seus interesses, motivações, dores e obstáculos.
Ferramentas como o Google Analytics, Facebook Pixel e outras Tags de rastreamento estão cada vez mais sofisticadas e precisamos estar atentos a cada oportunidade gerada pelas ações nas diversas dimensões do marketing online.
6 – Crescimento do uso da inteligência artificial
Em termos de tecnologia a inteligência artificial estará cada vez mais presente nas ferramentas de marketing digital, nas interações dos usuários e atendimento ao cliente.
Um bom exemplo disso veremos no relacionamento via bots, que já começam a incorporar recursos de voz uma forte tendência que certamente iremos acompanhar em 2022.
Além disso, os assistentes virtuais como Alexa e Google Home estão tomando conta de milhões de lares mundo a fora. Com isso, a inteligência artificial e reconhecimento de voz se tornam uma das principais tendências do marketing digital em 2022 em termos de tecnologia.
7 – Gestão própria do marketing online
Uma das principais tendências do marketing digital em 2022 será o crescimento de empresas que decidirão assumir o controle do seu próprio marketing online, como uma forma de redução de custos e melhoria de resultados.
Em função das dificuldades financeiras causadas pela pandemia, muitas empresas começaram seu processo de imersão digital independente, dispensando o suporte de agências e assumindo seu próprio marketing digital.
Na Academia do Marketing já percebemos um aumento significativo de empresas buscando qualificar seus colaboradores através de nossos cursos de marketing digital nos últimos meses.
Nós sempre defendemos que a melhor agência de marketing digital está na própria empresa, já que ninguém conhece melhor o negócio do que seus donos e colaboradores.
8 – Capacitação em Alta
Com tantas mudanças acontecendo nos últimos tempos, a busca por cada vez mais capacitação em marketing digital será uma necessidade, pois o mercado está cada vez mais competitivo.
Não há mais espaço para amadorismo ou improviso. Com estratégias cada vez mais sofisticadas e ferramentas mais complexas, a reciclagem constante será uma questão de sobrevivência profissional.
As tendências do marketing digital em 2022 vão nos impor diversos desafios que somente poderão ser superados através da atualização e até mesmo aquisição de conhecimentos em áreas que o analista de marketing digital ainda não domina.
E você? Quais são suas perspectivas em termos de tendências do marketing digital em 2022? Quais serão os grandes desafios que deveremos enfrentar? Deixe seu comentário e se mantenha atualizado assinando a nossa Newsletter.
Por Alberto Valle no blog da Academia do Marketing
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