quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Endomarketing: tudo que você precisa saber antes de criar sua estratégia

 Escrito por Jose David Areiza

Quando se trata de campanhas de marketing é natural pensar que a comunicação é destinada ao público externo, não é mesmo? Mas é importante olhar para dentro também. Por isso, você precisa entender mais sobre o que é endomarketing e como essa estratégia pode ser fundamental para o sucesso da sua companhia no curto, médio e longo prazos.

O que acha de saber mais sobre a importância dessa estratégia para a sua empresa e como colocar o conceito em prática? Para ajudar você a ter melhores resultados com esse planejamento, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto. Continue a leitura e confira!

O que é endomarketing?

Endomarketing é uma estratégia de comunicação voltada para se comunicar internamente. Em vez de direcionar campanhas e as suas ações para uma audiência externa, a ideia é conversar com quem faz parte da sua empresa. Por isso, é natural que esse conceito também seja conhecido como marketing interno.

Essa estratégia pode ser muito importante para entender mais sobre a satisfação dos profissionais ou reduzir problemas como a rotatividade. E a notícia boa é que são muitos os caminhos possíveis com esse marketing institucional.

Como fazer uma estratégia de endomarketing?

Mas, na prática, como planejar e executar uma estratégia de endomarketing para a sua empresa? Confira algumas dicas!

Melhore a comunicação

Não existe planejamento de marketing institucional sem uma comunicação eficiente na empresa. É preciso que os gestores e líderes da companhia saibam da importância da transparência com os seus colaboradores. E não há melhor maneira de fazer isso do que investindo em uma troca de informações mais honesta e direta, garantindo que todos possam falar e ser ouvidos.

Logo, não basta criar um canal de diálogo em mão única. Todos precisam ter voz na empresa, desde os gestores até os estagiários. Toda a companhia deve estar integrada na troca de detalhes relevantes para o sucesso do negócio como um todo. Seja para melhorar um processo interno, seja para esclarecer dúvidas que surjam no dia a dia, a comunicação deve ser direta e eficiente.

Faça pesquisas de satisfação

Além de criar canais de comunicação práticos e eficientes, é muito importante investir em pesquisas de satisfação. Sim, criar um clima favorável ao compartilhamento e à troca de informações constantes é interessante para uma estratégia de endomarketing, mas essas pesquisas podem ajudar a direcionar ainda mais os pontos que podem ser melhorados na empresa.

O objetivo é ter respostas diretas e práticas sobre o que pode ser aprimorado, o que funciona, quais são os pontos positivos e, até mesmo, os seus desafios em suas funções. Assim, com uma série de respostas valiosas, é possível criar estratégias e ações mais eficientes para construir um clima organizacional favorável para todos os colaboradores.

Estabeleça planos de carreiras

Investir em endomarketing também se trata de pensar na satisfação e felicidade dos seus funcionários. Afinal, quanto mais contentes com as suas posições na empresa, maiores são as chances de que eles atinjam níveis mais altos de produtividade. E uma forma de fazer isso é estabelecendo um plano de carreira para que todos tenham a possibilidade de crescer na companhia.

Mais do que salários competitivos e benefícios atrativos, os profissionais querem saber quais são as perspectivas de crescimento na empresa. Como eles podem evoluir profissional e economicamente para continuarem evoluindo na organização? Ajudar a construir um planejamento para o futuro da sua equipe é uma tarefa desafiadora, mas essencial para manter um ambiente satisfatório.

Ofereça treinamentos

Além de cobrar resultados e desempenho dos profissionais de uma empresa, é muito importante oferecer recursos para eles poderem melhorar. E isso passa pela oferta de treinamentos e capacitações. A ideia é que todos os colaboradores possam aprimorar os seus conhecimentos para que rendam em um ritmo cada vez melhor dentro das suas funções.

Quem trabalha com Inbound Marketing, por exemplo, pode realizar treinamentos referentes aos recursos e ferramentas que ajudariam a melhorar o seu desempenho no trabalho. Por que não se aprofundar em uma estratégia de e-mail marketing? Como fazer posts de blog de maior relevância? Ou como utilizar melhor as redes sociais e as funcionalidades para garantir melhores resultados das ações e campanhas da companhia?

Dê feedbacks

Lembra que já falamos sobre a importância da comunicação e saber o que os colaboradores estão pensando? Além disso, eles precisam ter a resposta para as suas dores e demandas. Por isso, invista também em uma cultura de feedbacks. Todos devem saber ouvir avaliações sobre o que estão fazendo em suas funções no ambiente de trabalho.

Mas isso não significa apenas criticar um funcionário, ok? E sim apresentar uma análise sobre o seu trabalho, destacando pontos que precisam ser melhorados e o que está funcionando. A proposta do feedback é criar uma relação de confiança com os profissionais, para que eles se sintam valorizados, entendam que as suas funções são acompanhadas de perto e a empresa está disposta a ajudá-los.

Qual é o impacto do marketing institucional nas empresas?

Uma das principais vantagens de implementar ações de endomarketing na sua empresa é o aumento da produtividade. Quando estão motivados, é natural que os seus colaboradores trabalhem melhor, com mais eficiência em suas respectivas funções na busca pelos objetivos traçados.

Desse modo, os profissionais se sentem mais confortáveis no ambiente de trabalho e dispostos a continuarem trabalhando na empresa. Por isso, a rotatividade também é reduzida de maneira considerável.

O endomarketing é uma estratégia essencial para qualquer empresa que quer se destacar no mercado. Sem analisar e melhorar o que está sendo feito internamente, a tendência é que os bons resultados com a comunicação externa não apareçam. Por isso, não deixe de investir em ações que ajudem a construir um clima organizacional cada vez melhor.

Agora que você já sabe o que é endomarketing e como essa estratégia pode ser importante para o futuro da sua empresa, a dica é aprimorar ainda mais as suas ações e táticas de comunicação em geral. Continue em nosso blog para saber tudo sobre marketing com guias, conceitos e estratégias!

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