Inbound e Outbound Marketing são maneiras distintas de se trabalhar as ações de marketing de uma organização. Enquanto o Inbound visa despertar a atenção do consumidor por meio de conteúdo relevante, o Outbound é mais tradicional, e inclui divulgação física e digital. Mas, apesar das diferenças, eles podem ser usados juntos.
O mercado atual passa por uma grande mudança, o que exige certo conhecimento de ambas as ferramentas por parte da empresa. Enquanto alguns empreendedores permanecem com a dúvida sobre se vale mesmo a pena mudar sua estratégia diante de tantas transformações, outros colhem bons resultados ao descobrir como utilizar esses meios de maneira satisfatória. Portanto, é interessante estudar sobre o assunto para escolher o que realmente vale a pena.
Quer tirar suas dúvidas e explorar ambas as alternativas mais a fundo? Continue a leitura deste artigo e confira todos os detalhes.
O que é Inbound Marketing?
O principal intuito do Inbound Marketing é atrair interesse e promover a fidelização do público. A ideia original deste método não é simplesmente ir até o consumidor, mas agir de uma forma elaborada para que ele venha até a empresa. E, é claro, consuma o produto ou serviço final porque ele se encaixa em sua necessidade. Essa é uma atividade realizada com a ajuda de conteúdos de qualidade desenvolvidos especialmente para o cliente.
Para tanto, é fundamental conhecê-lo bem. De nada adianta simplesmente escrever um texto para blog sem saber se é sobre aquilo mesmo que o indivíduo deseja se informar. É preciso fazer com que ele se identifique com os problemas, questões ou oportunidades abordadas nesse material. De forma, por fim, a associá-lo com o trabalho que a marca faz.
Este é um caminho também conhecido como funil vendas, que tem como objetivo fazer com que o público caminhe até a etapa em que realmente se torne um cliente da empresa. Os conteúdos permitem que, por exemplo, o tráfego do site aumente por meio de um contato mais íntimo e aproximado com quem faz uma visita. O mesmo vale para canais de atendimento online, e-mail marketing, entre outras ferramentas.
O que é Outbound Marketing
O Outbound Marketing, por sua vez, é uma maneira mais tradicional de agir em relação ao público. A ideia, aqui, é realmente procurar pelo cliente, sem necessariamente gerar um interesse real para a empresa. A meta pode ser vender mais, mas com a ajuda propagandas em rádio, televisão, mídia empresa, patrocínio em eventos e outros meios de publicidade usuais.
Contudo, com o avanço da tecnologia, o Outbound também se aplica no universo digital. Sabe aquela propaganda que interrompe seu vídeo no YouTube? Ou aquele pop-up que surge durante a navegação? São estratégias presentes também dentro dessa metodologia, mas que precisam ser usadas com sabedoria para não afastar o consumidor ao invés de aproximá-lo.
O investimento em Inbound e Outbound Marketing também é bem diferente, visto que no Outbound as mídias são mais caras. Se você precisa cortar o investimento: pronto! Sua imagem no mercado some aos poucos e faz com que você perca bastante do que foi conquistado. Algo que não acontece no Inbound, que permite a presença dos conteúdos na internet sem alimentação contínua de finanças, a menos que você decida retirá-los.
Como mesclar Inbound e Outbound Marketing?
É normal adotar Inbound e Outbound Marketing ao mesmo tempo nas estratégias de uma empresa. O poder de uma não anula o de outra, então o melhor que se tem a fazer é realmente encontrar possibilidades de aplicação que alcancem seus objetivos e extraiam o melhor de cada alternativa.
É fundamental, porém, levar em consideração seu retorno sobre investimento e a comprovação disso. Assim, você conseguirá sempre manter um histórico comparativo sobre quais canais valem mais a pena para aplicar dinheiro e tempo. Quando se trata de intervenções digitais, é mais fácil mensurar seus resultados por meio de relatórios de cliques, conversões e vendas.
No caso do Oubound, essa missão é um pouco mais complicada, já que não é possível contar exatamente quantas pessoas viram seu outdoor, por exemplo. Mas isso não significa que o canal não funcione, então é preciso levar em conta o perfil de seu cliente e como funcionam as etapas de sua experiência de compra. Aqui estão algumas sugestões de como usar os dois métodos com sucesso.
Parcerias e indicações
Uma empresa pode fazer uma parceria com algum outro tipo de negócio que possa fornecer benefícios exclusivos para clientes. Academias e consultórios de nutrição ou lojas de cosméticos e salões de beleza são alguns exemplos básicos dessa questão. As indicações são feitas em mídias offline e podem ser trabalhadas online, com e-mails personalizados, vídeos de digital influencers e assim por diante.
Lojas físicas e lojas online
Se a sua empresa tem versões online e física, aproveite para misturar Inbound e Outbound Marketing. Se cadastrar no e-commerce pode gerar um desconto na compra física, assim como a compra física pode gerar alguma outra vantagem na compra online. Entrega de brindes e retiradas de produtos especiais depois de uma compra digital também são opções muito interessantes.
Eventos
Eventos são exemplos clássicos de como essa mescla dá certo. Um cadastro de participantes permite não apenas networking, mas também dá a oportunidade para que eles participem de ações exclusivas online, inclusive que aconteçam durante o próprio evento. Além disso, é possível saber mais sobre leads gerados e criar bons fluxos de automação posteriormente.
Pronto! Como você pode perceber, trabalhar com um tipo de marketing não exclui, de maneira alguma, a outra possibilidade. Ainda que a tendência mais forte no momento seja o Inbound, o Outbound já se posiciona como um clássico e fornece muitas possibilidades de um trabalho conjunto de sucesso. E este é o segredo de uma boa estratégia de marketing: saber exatamente como usar tudo o que você tem em mãos em prol do sucesso de seu negócio.
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