segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Marketing para cabeleireiros, 5 ideias pós Covid-19

Sim, o marketing para cabeleireiros também existe. E mais em tempos de pandemia. Põe-te a pilhas e pensa como uma 'Pyme'. É isso o que tu és, um/a empresário/a que enfrenta tempos difíceis que precisas de vencer com estratégia

 

Marketing - cabeleireiros

Antes de que o mundo se detenha perante a pandemia, as previsões para o setor da beleza, cabeleireiro e estética não poderiam ser mais desafiadoras. Segundo Aliied Market Research, de 2017 a 2020, previa-se que o negócio da cosmética crescesse a um ritmo de 3,7% anual. As expetativas de negócio em relação a volume que aspirava a números superiores a 265.000 milhões de dólares, mais de 265.000 milhões de euros no final da dita etapa. Ou seja, no final do ano e década que será marcada a partir de agora pelo Covid-19. A Europa parecia estar destinada a converter-se no continente dominante, agrupando até 30% das vendas mundiais. Enquanto os Estados Unidos se destacaria pelo consumo on-line de produtos relacionados com a beleza.

É o agora ou nunca quando a tua aposta pelo 'marketing' digital se converte em algo tangível e real. Ou te transformas ou morres, assim é de real e contundente.

Que fique claro que esta crise forçou e acelerou tendências emergentes que preconizavam a sua consolidação nas próximas décadas. Falamos do on-line, e-commerce e o digital. Isso talvez te custe mais porque o teu trabalho é artesanal, de contacto, de pessoa para pessoa. Sem lugar, espaço ou tempo para “nuvens” que não se tocam como os comércios que seguem caminhos eletrónicos.

Pois é aqui é o agora ou nunca quando a tua aposta pelo marketing digital se converte em algo tangível e real. Ou te transformas ou morres, assim é de real e contundente.

Por isso vamos rever 5 regras do marketing atual para salões de cabeleireiro, com a ideia clara e pre-clara de que também existe salão virtual que deve vender, comunicar e reservar no digital.

5 regras do marketing para todos os tempos e lugar

1) A TUA WEB É O TEU ESPELHO. Desenha, aposta e investe numa cuidada e completa pagina web que reflita os valores da marca.

Pode parecer algo óbvio e simples mas a realidade é que contar com um bom site tem muito do primeiro - obviedade – mas pouco ou nada do segundo – simplicidade. Estamos a referir-nos ao facto de ter um sie eficaz que se traduza em resultados constantes (clientes) não é nada fácil.

Há que converter a web no coração de um plano de 'marketing on-line' completo e um excelente espelho do que é refletido.

Há que converter a web no coração de um plano de marketing on-line completo e um excelente espelho do que é refletido. O teu site deverá:

  • Transmitir uma imagem moderna, de atualidade, simples mas elegante. Se vendemos estética e beleza, obviamente a nossa montra online deve respirar estas qualidades por todos e cada um dos pixels.
  • Conter um Blog com conselhos relacionados com o cuidado do cabelo, onde se destacam os looks capilares que estão na moda, analisa-se o estilo de celebridades que têm muita importância nestes momentos, entre outros.
  • Incorporar secções para dar a conhecer e aproximar a equipa profissional, os hairstylists, e uma área para recomendar produtos que eles aconselham.
  • Estar conectada às redes sociais. São um canal de atenção ao cliente e de comunicação entre utilizadores atuais e potenciais. Atualizam-se os perfis diariamente e têm um bom partido em lugares como Facebook, Twitter ou Pinterest, onde estão presentes.
  • Dispor de reservas on-lineFundamental: facilita aos clientes a marcação de forma rápida e simples, via web.
Marketing - Peluquerías

2) OFERTAS E PROMOÇÕES, AGORA MAIS QUE NUNCA.
Que cheguem a potenciais consumidores dos teus serviços.

Os descontos, os cheques 'poupança', as propostas de 2x1 ou 3x1, por exemplo, cortar o cabelo e pentear 'grátis', ou tinta, corte e penteado de 'presente', dias em que se baixam os preços, etc. São opções que funcionam muito bem. No marketing, falar de 'saldos' supõe despertar a atenção do público de forma imediata. Se além disso o acompanhamos com algum numero em concreto - “poupa 25% ao visitares o nosso salão às segundas-feiras”, que poder ser o dia com menor afluência de clientes de toda a semana-, o resultado pode chegar a ser espetacular.

No 'marketing', falar de 'saldos' supõe despertar a atenção do público de forma imediata.

E na hora de colocar em prática as tuas ofertas:

» Nada como utilizar palavras que disparam a decisão de compra na hora de criar mensagens que vás publicitar nos meios de comunicação, no próprio ponto de venda ou no teu site e redes sociais. Não te esqueças nunca da publicidade! Êxito garantido! Ao menos vais conseguir que os teus potenciais clientes passem de uma escuta passiva a uma atitude ativa em relação ao que queiras contar.

Marketing - Peluquerías

3) TU ÉS UM ESPECIALISTA E DEVES SABER CONTAR QUAL É A TUA ESPECIALIDADE.
Trata-se de cotar o nosso target e multiplicar o número de clientes.

Apostar por um nicho de mercado muito concreto é uma das melhores estratégias para acertar nos negócios. O mundo do cabeleireiro é perfeito para praticar esta tendência a uma cada vez maior segmentação do público a que nos dirigimos. O setor, tradicionalmente, optou por separar os serviços por sexo: homens e mulheres. Mas pouco a pouco estão a afinar-se ainda mais as áreas em que se trabalha e se é especialista: barbearias que apenas atendem o cliente masculino, os que apostam pelos looks nupciais e/ou a assessoria de imagem; os modernos, especializados na cor, os que fazem do corte a sua principal identidade, ou os que, enfim, possuem um selo próprio e se denominam cabeleireiro de autor.

O mundo do cabeleireiro é perfeito para praticar esta tendência a uma cada vez maior segmentação do público a que nos dirigimos.

Um exemplo? More Than Curly Salon, é um salão de Aurora, uma cidade do condado de Arapahoe, no estado do Colorado (Estados Unidos), que confessa a sua predileção na hora de pentear e cuidar do cabelo das suas clientes, o caracol. 'Curly Hair is our passion! We havethe BEST Curly Specialists in the Rocky Mountain Region!', lemos no seu slogan. Este salão conseguiu deixar a sua pegada no mercado e coloca-se entre os 'Top 100 Salons' da revista Elle.

Esta especialização requer ainda da forma mais eficaz possível de ser descrita, difundida e mostrada, com fotografias e vídeos. Na estética e beleza adquire mais valor que nunca o dito popular de uma 'imagem vale mais que mil palavras'. Se se acede ao seu site ou às suas redes sociais, pode-se ver casos reais de utilizadoras que se colocaram nas mãos do staff do centro e que se mostram mais do que satisfeitas e contentes. Há fotos das instalações e ainda se dão as máximas felicidades para pedir marcação: tanto por telefone como reservas on-line. O que a web nos mostra é que um site em dia e frutífera, à parte da imagem, há que saber transmitir muito bem, de forma ordenada e acessível, aquilo que quer e transmite.

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4) UM SALÃO DE CABELEIREIRO É MAIS, MUITO MAIS!
Mais serviços complementários para uma oferta global especialmente interessante.

Os negócios que decidem centrar-se no cuidado e tratamento do cabelo e deixam de lado a possibilidade de ampliar fontes de rendimento com atividades afins ao mundo do cabeleireiro. Hoje em dia, ao falar de estética podemos referir-nos tanto ao nosso cabelo como a tratamentos corporais e faciais. Um 'tudo em um'. Isto supõe que cabe a possibilidade de colocar diante do utilizador um leque mais amplo de opções , e tudo sem necessidade de ir de um estabelecimento a outro, como num mesmo lugar e com profissionais especializados por áreas.

Cabe a possibilidade de colocar diante do utilizador um leque mais amplo de opções , e tudo sem necessidade de ir de um estabelecimento a outro, como num mesmo lugar e com profissionais especializados por áreas.

Aquelas pymes que consideram que não está ao seu alcance ampliar os seus serviços não deveriam subestimar a ideia de recorrer a colaboradores, freelancers, que possam ir ao local um dia ou dois por semana, segundo o que decidam, para começar a realizar manicuras, massagens ou outro tipo de experiências que o cliente vai valorizar. Pouco a pouco pode-se ir vendo até que ponto é rentável. Ganharás tanto por volume de trabalho como por imagem de marca. Até poderia chegar o dia em que te convertes no 'Salão Global da Beleza'.

Assim, monta uma loja física ou on-line para vender os teus produtos aos teus clientes. É o momento! E verás como sobem os teus talões. Quiçá agora não possas ou queiras imaginar mas os benefícios são altamente rentáveis.

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5) UM SALÃO QUE À VISTA NOS SURPREENDE E DEIXA-NOS DE BOCA ABERTA.
Impõe-se uma imagem transgressora: design e estética que prende olhares entre os clientes!

Se somos serviço de beleza, está claro que a primeira coisa que devemos fazer é oferecer uma imagem corporativa em consonância com aquilo a que nos dedicamos. Cabeleireiros há muitos, centenas, milhares deles, pelo que é importante definir bem a identidade do salão e confiar sempre em que a chave é destacar-se da concorrência. Uma das formas mais simples e eficientes de o fazer é através do interiorismo e decoração do estabelecimento. Devemos adaptá-lo, o salão, ao perfil do nosso público: mais sério se nos dirigimos a pessoas maiores, mais colorista e que transmita vitalidade quanto queremos que nos visitem pessoas jovens. E depois existe o caso de sítios realmente disruptores como Bird’s Barber Shop, nos Estados Unidos.

Devemos adaptá-lo, o salão, ao perfil do nosso público: mais sério se nos dirigimos a pessoas maiores, mais colorista e que transmita vitalidade quanto queremos que nos visitem pessoas jovens.

Bird's Barber Shop é uma rede de cabeleireiros que conta com oito locais em Austin (Texas) e um em Houston. Todas são apresentadas como lugares realmente vanguardistas, com um estilo muito pop. Confiam em deixar ver o que oferecem a tudo o que passa pela sua porta, pelo que as fachadas dos estabelecimentos estão cheias de cor, dinamismo, alegria e arte 'pop'.

O sitio respira estilo e conhecimento da profissão e a web transmite a perfeição. Salões abertos a todo o tipo de pessoas e clientes.

Resumindo, e de forma clara e acessível, observas as 5 máximas do marketing para qualquer tempo e lugar, especialmente nos períodos mais turbulentos, como os atuais.

» Cuidar ao máximo da imagem corporativa do negócio. Se nos dedicamos à estética devemos predicar com o exemplo e o salão deve transmitir esse gosto e conhecimento do setor em todos e cada um dos seus aspetos.

» Presença on-line com fundamento. Ou seja, nada de 'estar por estar' na rede. Há que saber estar na internet e nas redes sociais. Confia em criar uma web eficaz e em fornecer aos utilizadores conteúdos de qualidade, conselhos em que vão ver um valor adicional aos teus serviços off-line. Deve merecer a pena tanto o tratamento que se realiza no local como o seguir-te no mundo digital e nos social media.

A especialização é uma saída eficaz. Nada como segmentar ao máximo o nosso target para nos convertermos na sua melhor opção em relação à concorrência.

» As ofertas e promoções trinfam sempre. São boas para nos darmos a conhecer e para que mais pessoas fiquem com vontade de usar a tua proposta.

» A especialização é uma saída eficaz. Nada como segmentar ao máximo o nosso target para nos convertermos na sua melhor opção em relação à concorrência. Quem se abre a todo o tipo de públicos e de serviços corre o risco de fazer muitas coisas… Mas poucas delas muito bem. Procura sempre a excelência.

» Linhas de negócio complementares. O cliente vai agradecer que num mesmo local possa aceder a outras opções relacionadas com a beleza e o cuidado pessoal. Isso sim, rodeia-te dos melhores ou cairás no erro que mencionávamos anteriormente. Apenas e sempre, excelência!

Fonte: https://www.beautymarket.pt/cabeleireiro/articulo_display.php?numero=22838

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