segunda-feira, 21 de setembro de 2020

ECOMMERCE E SOCIAL MEDIA CRESCEM NO BRASIL EM 2020

 

Thiago Urgel

ECOMMERCE E SOCIAL MEDIA CRESCEM NO BRASIL EM 2020

Em 2020, o isolamento social mudou o comportamento dos consumidores em todo o mundo e no Brasil isso não foi diferente. Dados apresentados na última edição do Kantar Talks, que aconteceu entre os dias 1 e 3 de setembro, mostram que em poucos meses o ecommerce brasileiro cresceu o que estava previsto para anos. 

A mudança aconteceu por dois motivos, segundo Adriana Favaro, diretora de desenvolvimento de negócios da Kantar IBOPE Media; “um por que as pessoas que já compravam online estenderam o consumo para outras categorias”, explica, “e dois porque muitas pessoas compraram online pela primeira vez na vida”.

Segundo o levantamento realizado pela Kantar IBOPE Media e apresentado durante o evento, 11,3% dos lares brasileiros realizaram compras pelo celular nos últimos meses. Os segmentos que apresentaram maior crescimento no número de vendas foram o de fast food (54%), remédios (37%) e itens de vestuário (34%).  

“O whatsapp se tornou para muitos comerciantes uma forma de delivery”, afirma Adriana, “a venda por telefone cresceu em toda a América Latina, inclusive no Brasil”.

Ainda segundo a pesquisa, 21% dos entrevistados fizeram a primeira compra de comida e bebidas pela internet durante a pandemia, 19% consumiram vídeos on-demand e 9% realizaram consultas médicas por telemedicina.

O levantamento também mostra que as mudanças nos hábitos de consumo vieram para ficar, com 53% dos entrevistados afirmando que deverão manter os novos hábitos de consumo mesmo após o fim do isolamento. 

Confira a íntegra da apresentação:

https://www.youtube.com/watch?time_continue=1580&v=M3eyHOpmFOo&feature=emb_logo


ECOMMERCE DEVE FATURAR R$ 111 BI EM 2020

Outra pesquisa, desta vez realizada pela Kearney e publicada em agosto estima que o ecommerce brasileiro deve registrar um faturamento de R$ 111 bilhões em 2020, uma cifra 49% superior ao ano passado. Na projeção para 2021/2024 a expectativa é que os novos hábitos de consumo gerem uma receita adicional de R$ 69 bilhões, com um crescimento do mercado de 17,3% ao ano.

SOCIAL MEDIA TAMBÉM APRESENTOU CRESCIMENTO

O levantamento da Kantar também analisou o comportamento dos usuários nas redes sociais, mostrando que, desde o início do isolamento houve um aumento significativo no acesso aos serviços de social media. 

O Youtube apresentou um crescimento de 87% em acessos por usuários entre 10 e 34 anos, 75% entre 35 e 54 anos, e 56% por pessoas acima de 55 anos. No Instagram o aumento foi de 69% na primeira faixa etária, 51% na segunda e 34% na terceira. Já no Tiktok o aumento dos acessos entre as faixas etárias foi de 35%, 24% e 14%, respectivamente.
22% dos entrevistados afirmam estarem trabalhando em casa e 14% alegam que fizeram uma videoconferência pela primeira vez na vida durante a pandemia. 

EXPECTATIVAS PARA O FUTURO

O estudo mostra ainda que no Brasil, a preocupação com a pandemia e o fator econômico é maior do que no restante do mundo. Segundo a pesquisa, 54% dos entrevistados se disseram muito preocupados com o futuro e isso reflete também na relação dos consumidores para com as marcas. Para Adriana, “os consumidores esperam que as marcas tomem medidas para a criação de um mundo melhor”. 


Fonte: https://www.linka.com.br/geral/ecommerce-e-social-media-crescem-no-brasil-em-2020?utm_campaign=divulgacao_top_fresh_-_e-commerce_e_social_media_crescem_-_set_02_-_leads_engajados_-_envio_das_09h&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

Nenhum comentário:

Postar um comentário