O ambiente digital é extremamente vasto e acessível para marcas de todo o mundo. Isso aumenta a competitividade e limita empresas que praticam apenas as estratégias tradicionais de marketing digital. O co-marketing se apresenta como uma solução para marcas que desejam manter-se atualizadas e reinventar sua presença digital.
Entenda o que é e alguns dos motivos para desenvolver estratégias de co-marketing para sua marca.
O que é co-markerting
O co-marketing, ou marketing compartilhado, é caracterizado como a parceria entre duas ou mais empresas na promoção de seus conteúdos, produtos ou serviços para o público-alvo que elas possuem em comum. A ideia é combinar as forças das duas marcas para desenvolver ações mais relevantes e alcançar melhores resultados.
São inúmeras as possibilidades de co-marketing, já que há um cruzamento entre marcas que normalmente não pertencem ao mesmo segmento o que torna cada parceria algo particular, abrindo as portas para ações diferentes e peculiares.
Promoções mais impactantes
Ao combinar suas forças, as marcas que realizam ações de co-marketing tem a oportunidade de expandir sua atuação, atingindo um público maior e que, muitas vezes, ainda não conhece o produto oferecido.
O interessante é que as empresas busquem fazer co-marketing com parceiros que contam com produtos complementares, mas não concorrentes, assim o público é capaz de enxergar as vantagens do produto complementar e consumir também este produto, ao mesmo tempo em que mantém-se fiel à marca que ele já conhece e confia.
Co-marketing constrói autoridade
Empresas que fazem co-marketing não só expandem o público que podem atingir como também tem a vantagem de chegar a esse novo público com uma certa credibilidade. Associando a empresa com parceiros que já possuem certa credibilidade e autoridade junto ao novo público visado faz toda a diferença.
No co-marketing há uma via de mão dupla, com ambos os envolvidos beneficiando-se da credibilidade deles com os respectivos públicos e posicionando-se de forma a associar força tanto para marca, quanto para seus produtos.
É importante ter muito cuidado na hora de buscar parcerias para co-marketing, buscando apenas parceiros realmente relevantes e com uma imagem positiva junto ao público. Associar-se com parceiros de má fama torna a imagem de sua marca negativa junto ao público.
SEO
Também podem ser feitas ações de co-marketing com o objetivo de fortalecer o Search Engine Optimization (SEO) das marcas parceiras. As marcas podem linkar seus conteúdos e materiais digitais, levando seus visitantes e clientes em potencial a conhecer os conteúdos dos parceiros.
Esse link building fortalece o SEO ao mostrar para as ferramentas de busca que há uma conexão entre os produtos e serviços oferecidos por ambas as empresas e também por fortalecer a presença de ambas no ambiente online, atreladas aos conteúdos, produtos e serviços buscados pelos usuários.
Assim, as ferramentas de busca apresentam as marcas parceiras em seus resultados para mais pessoas, mas ainda dentro do público-alvo delimitado por ambas – desde que haja uma estratégia por trás da produção de conteúdo e link building.
Fazer co-marketing é uma ótima alternativa para empresas de todos os tamanhos, impulsionando o crescimento de todos os envolvidos quando realizado de forma planejada e estratégica.
A Trama Digital ajuda seu negócio a conquistar resultados mais expressivos com um trabalho de marketing digital profissional e completo. Nossa equipe de profissionais planeja e realiza ações de marketing de alta qualidade, mas também está atenta às oportunidades de co-marketing, com ideias inovadoras para apresentar a sua marca a novos públicos e alavancar os resultados de sua empresa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário