segunda-feira, 10 de junho de 2019

GOOGLE TRENDS: COMO ELE PODE SER USADO NA ESTRATÉGIA DE INBOUND MARKETING?


Por Daniel Albiero Godoi em 24 de maio de 2019.

Sabe quando você vê aquele post ou e-mail com timing perfeito, que brilha os seus olhos e te dá orgulho por trabalhar com Inbound Marketing? Então, se você pensa que isso acontece porque quem escreveu o conteúdo apenas fica ligado nas redes sociais, é possível que você esteja errado.
A Google faz parte da nossa rotina e suas soluções tem como objetivo facilitar a vida de quem precisa de produtividade e segurança, além de acesso à plataformas de análise dos dados de sites da web como forma de aprimorar estratégias digitais (o Google Analytics, por exemplo).

Mas o que é o Google Trends?

O Google Trends, em resumo, é uma gigantesca base de dados registrados em pesquisas feitas no Google e mostra os índices de popularidade de palavras chave, assuntos, pessoas, esportistas etc.
Você não leu errado: a popularidade de palavras-chave é levantada pelo Google Trends praticamente em tempo real e, com isso, podemos definir as estratégias de produção de conteúdo.
Uma coisa muito legal que a Google faz é uma retrospectiva do ano anterior, em vídeo, com os termos mais populares daquele ano.
No início do ano, nós da Conexorama falamos sobre as principais tendências para o marketing digital em 2019. Ainda dá tempo de conferir!

Como aplicar insights do Google Trends na produção de conteúdo

Se você está acostumado com a rotina de produzir pautas e briefings, sabe que fazer um bom planejamento de palavras-chave é necessário para obter um bom resultado e métricas que façam seus olhos brilharem.
As ideias de conteúdo podem surgir de uma simples visualização dos termos mais pesquisados por região. Se você planeja produzir um artigo ou eBook para falar sobre um evento que ocorrerá na cidade de São Paulo, nada melhor que saber muito bem o que está em alta (falando sobre popularidade) na região.
Agora, além do volume das buscas realizadas, pensar na popularidade que essas palavras têm (ou podem vir a ter em um curto/médio prazo) vai te ajudar a se colocar entre os principais resultados e como um bom exemplo de timing a ser seguido.
Nada melhor do que estar por dentro do que mais está sendo comentado, com um conteúdo autêntico e de boa qualidade para se tornar uma referência para quem nos lê.

O que posso fazer com ele em SEO?

Ok, anteriormente eu já falei sobre volume de buscas e principais resultados. Mas, falando sobre SEO, o Google Trends pode ir além disso. Por estarmos falando de uma plataforma com uma base de dados imensa, planejar os conteúdos futuros também pode ser feito com o auxílio do Google Trends.

A visão de longo prazo te ajudará a se preparar sobre decisões futuras da produção de conteúdo. Se um assunto ou produto estiver com uma tendência de decrescimento ao longo dos últimos meses, é possível que talvez seja melhor transferir os seus recursos de conteúdo para algum outro tópico ou, até mesmo, mudar o modelo de conteúdo utilizado atualmente.

E e-mail marketing? Posso usar o Google Trends também?

Você esteve por dentro das campanhas (ou memes, como você preferir) que as empresas fizeram sobre a música “Juntos”, de Luan Santana e Paula Fernandes? O refrão emblemático “juntos e shallow now” foi um dos termos mais pesquisados no Google na última semana, algo que o Google Trends pode nos mostrar logo abaixo.
Tenho certeza que você viu isso, seja em redes sociais, no aplicativo Uber (sim, eles fizeram) ou então em um e-mail recebido por você. Mas onde eu quero chegar com isso?
Se existe algo sendo comentado no seu círculo social, no trabalho, faculdade ou entre a família e, por algum motivo, você recebe um e-mail sobre o assunto, não vai te despertar interesse em, pelo menos, abri-lo? Essa é uma estratégia bem comum por quem está ligado nos principais acontecimentos do momento e o Google Trends nos ajuda a identificar isso.

Criar identificação e se mostrar atualizado te ajuda não só a se colocar como uma marca presente, mas também em um processo de fidelização do seu público.

Nas Redes Sociais faz sentido?

Talvez a parte mais divertida da utilização do Google Trends no Inbound Marketing seja para capturar insights de publicações em redes sociais. Na minha visão, as principais funções do Google Trends são verificar o interesse das pessoas e a sazonalidade de popularidade dos termos que eu preciso usar na minha estratégia de Inbound.
Então, se hoje eu preciso melhorar meus resultados de engajamento e visualizações das minhas publicações, o que eu faço? Uma dica legal é abrir o Google Trends e investigar os termos mais populares do momento.
Parece óbvio, mas poucas pessoas atrelam às suas publicações uma fonte confiável e precisa do que é popular, e não de algo que apenas parece popular por estar no seu círculo social. Fazendo isso, você aumenta as chances de ganhar seguidores qualificados.
Se você, assim como eu, trabalha em uma agência de Inbound Marketing e atende clientes de diversos segmentos,você não poderá usar a mesma estratégia de engajamento para todos eles, certo?

Finalizando

O Google Trends é uma plataforma incrivelmente útil e que irá te ajudar muito no desenvolvimento de uma estratégia para Inbound Marketing. Um pouquinho de criatividade produzirá importantes insights para a sua busca, além de te permitir explorar melhor a ferramenta.
Recomendo que você passe algum tempo, diariamente, visualizando as principais tendências da área para qual você desenvolve Inbound Marketing. Tenho certeza que você terá vários insights que irão melhorar a maneira como sua estratégia se desenvolve e obtém resultados online.

Um comentário: