sábado, 2 de março de 2019

DIA DO CONSUMIDOR: ENTENDA A JORNADA DE COMPRAS E CONVERTA AINDA MAIS


O Dia do Consumidor, comemorado no dia 15 de março, vem crescendo no calendário das marcas, que aproveitam a data para dar super descontos e aumentar as conversões. A expectativa é que o dia se torne a “Black Friday” do primeiro semestre.
No entanto, apenas oferecer bons descontos pode não ser o suficiente para gerar mais conversões no Dia do Consumidor.
Para uma grande parte do público digital, a data ainda é desconhecida – fazendo com que eles não se programem para aproveitar as ofertas do dia. Por isso, é necessário investir no marketing e conhecer bem a jornada de compras, para que o cliente esteja pronto para converter nesse período.

O POTENCIAL DO DIA DO CONSUMIDOR

Segundo a E-bit, mesmo com um cenário de crise, o mercado alcançou, em 2016, R$ 271 milhões em faturamento no período do Dia do Consumidor. A pesquisa aponta também que o número de pedidos teve um aumento de 19% em relação à edição anterior.
Já uma pesquisa do Google aponta que as buscas sobre o Dia do Consumidor dobraram de 2017 para 2018. No ano passado, as pesquisas pelas maiores lojas do país também tiveram um crescimento de 8%.

O QUE É A JORNADA DE COMPRAS

Para entender o que é a jornada de compras, é importante também compreender o marketing de conteúdo e como as estratégias de marketing digital são importantes para aumentar os resultados da sua empresa.
Afinal, o primeiro passo para a conversão é atrair a atenção do usuário. Para isso, é possível usar o conteúdo, tornando o seu negócio uma referência em sua área de atuação e conquistando mais leads. Além disso, ele também pode ser usado em ações de relacionamento com seus leads, preparando-os para o momento da venda.
Conheça as etapas e saiba como prepará-las:

1 – ATRAIR: APRENDIZADO E DESCOBERTA

Neste começo da jornada, o consumidor não sabe ou ainda não consegue definir qual é o seu problema ou necessidade. Com isso, as buscas são “superficiais”. É neste momento que você pode fornecer conteúdos que tenham dicas gerais sobre o assunto.

2 – CONVERTER: RECONHECIMENTO DO PROBLEMA

Neste momento, o cliente já sabe um pouco mais do tema e sabe que ele possui um problema ou uma oportunidade de crescimento. Nessa situação, seu negócio deve falar com essa necessidade. Ou seja, é o momento de revelar qual é o problema que ele tem – é um excelente momento para captação de lead.

3 – RELACIONAR: CONSIDERAÇÃO DA SOLUÇÃO

Com todas essas informações já em mãos, o consumidor mapeia as soluções e passa a avaliá-las. Nesse momento, é necessário ter ações que façam o comprador considerar o seu produto ou serviço como uma boa opção. Estimular o senso de urgência é uma boa estratégia para essa situação – apresentando seu produto como uma solução rápida através de e-mails, por exemplo.

4 – VENDER: DECISÃO DE COMPRA

Este é o momento final: a hora de decidir qual produto ou serviço é a melhor opção. Para o seu negócio, é importante deixar explícito os diferenciais que você oferece em relação aos seus concorrentes – a melhor opção para convencer que você tem a solução mais adequada!

COMECE ANTES

Para que você chegue ao Dia do Consumidor com o seu site preparado e as estratégias já aplicadas, é necessário começar antes. Produzindo conteúdo para essas diversas etapas, preferencialmente em diversos formatos, aliando com as demais estratégias do marketing digital.
Algumas dessas estratégias podem levar um tempo para começar a trazer os efeitos necessários. Por isso, faça uma programação para que você comece o quanto antes.
De acordo com uma pesquisa da Social Miner, 45,3% dos consumidores conscientes da data já começam a procurar ofertas nas semanas anteriores. Sabendo disso, é possível capturar esses leads para aproveitá-los de uma maneira mais eficiente!

RESPONSABILIDADE NA VENDA

É essencial que a jornada de compra do consumidor seja utilizada com responsabilidade. Desde a identificação do problema, passando pela indicação da solução e chegando ao pós-venda, é importante que a sua marca tenha transparência.
Mesmo que você aqueça as vendas durante o Dia do Consumidor, se o comprador estiver insatisfeito, isso poderá gerar um resultado negativo para o seu negócio. Afinal, a má experiência de um cliente faz com que ele não queira repetir a compra e compartilhe o caso nas redes sociais, diminuindo a credibilidade da sua marca.
Fonte:https://www.agencialinka.com.br/agencia-de-marketing/dia-do-consumidor-entenda-a-jornada-de-compras-e-converta-ainda-mais?utm_campaign=newsletter_email_fev2021&utm_content=cta_artigo_leia-mais&utm_medium=emkt&utm_source=news&utm_term=base_linka

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