Por Thiago Martins
Existem várias formas diferentes de colocar o marketing em prática, e uma delas é o Marketing Sensorial. Basicamente, ele consiste em utilizar dos cinco sentidos para alavancar as vendas, comunicar de uma forma melhor e otimizar a experiência do seu consumidor.
Existem várias formas diferentes de colocar o marketing em prática, e uma delas é o Marketing Sensorial. Basicamente, ele consiste em utilizar dos cinco sentidos para alavancar as vendas, comunicar de uma forma melhor e otimizar a experiência do seu consumidor.
Entenda melhor como, na prática, o marketing sensorial faz diferença:
Como funciona?
Com certeza você aprendeu os cinco sentidos ainda no tempo da pré-escola, mas vale relembrar. São eles:
- Tato;
- Visão;
- Olfato;
- Paladar;
- Audição.
A questão, então, é que toda marca automaticamente produz estímulos relacionados aos cinco sentidos e, assim, comunica valores. Com o marketing sensorial, os sentidos são explorados estrategicamente pela marca, explorando o potencial de todos os seus elementos (sejam nos materiais de divulgação ou no ponto de venda).
A grande vantagem em utilizar essa estratégia é que pode aumentar as vendas significativamente, porque mexe diretamente com a emoção do consumidor. Além disso, o posicionamento e a identidade da marcase reforçam no mercado através dessas práticas ao longo do tempo.
Aplicando a estratégia
Agora que você já sabe como funciona o marketing sensorial, é importante conhecer algumas das estratégias que são usadas pensando em cada sentido:
Na visão
O recurso visual é o mais usado nas estratégias de Marketing. Dentro desse sentido, dois principais âmbitos precisam de cuidado:
- Identidade Visual: logotipo, símbolos e cores fazem toda a diferença no reconhecimento da marca. Lembre-se que as cores tem significado e estimula sentimento e reação específicos para quem as vê!
- Ambientação da loja física: o ambiente dos pontos físicos precisa ser agradável! O cuidado deve vir desde a iluminação até a decoração e as cores que serão usadas no local. Isso faz toda a diferença sobre a impressão e o estímulo que vai causar no cliente, dependendo do seu objetivo!
Na audição
É fato que o som faz total diferença no nosso humor, então porque não utilizar dessa influência para o momento de compras do seu cliente? A ideia, com este sentido, é que o som auxilie na indução de certa emoção ou atitude.
Se você precisa que as pessoas sejam ágeis nas compras, por exemplo, o ideal é colocar uma música com ritmo mais acelerado. No entanto cuidado, talvez para seu target e produto, uma música tranquila e suave seja mais que o suficiente para garantir uma agradável experiência de compra para o consumidor, que gostará de passar por ela novamente.
No olfato
Os cheiros tem um poder muito grande de nos remeter sentimentos e até lembranças. E é por isso que se preocupar com esse sentido faz toda a diferença!
Para auxiliar nesse processo, a dica é desenvolver uma essência ou até mesmo utilizar um já existente, que consiga remeter ao produto que você venda. É legal ter frasquinhos com o aroma e, no ambiente físico, para que o cheiro que vem da rua não influencie no da loja, é interessante investir na climatização do local.
No tato
Muitas pesquisas mostram que quando tocamos no objeto que desejamos, a chance de comprar é bem maior. Por isso, a estratégia desse sentido é totalmente ligada com a experiência que o consumidor terá na loja física.
Para começar, a climatização com ar-condicionado já deixa o cliente mais confortável. Depois, observe também como é o tato dos objetos como poltronas, cortinas do provador, balcões e até o piso! Por último, é claro, lembre-se de deixar o produto em fácil acesso para que os clientes possam tocá-lo.
No paladar
Esse é o sentido mais específico: nem todas as marcas poderão usá-lo. Mas, se você trabalha com alimentação, ele deve ser muito explorado. A dica é ter sempre a prova de algum alimento para os clientes, pois isso dá mais credibilidade para a realização da compra.
Mas, mesmo que a sua empresa não seja do ramo alimentício, vale muito a pena disponibilizar algum tipo de lanche para os clientes. Isso deixa eles mais confortáveis no ambiente e pode dar bons resultados!
Viu só? São estratégias muito fáceis de colocar em prática e que podem trazer ótimos resultados! Vale a pena testar e experimentar o que melhor se adapta para sua marca!
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