segunda-feira, 5 de março de 2018

COMO A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL ESTÁ MUDANDO O MARKETING DIGITAL


A aplicação da inteligência artificial(AI) está se tornando cada vez mais comum no mundo do marketing e da propaganda. A AI já está presente inclusive em tecnologias que utilizamos no nosso dia-a-dia como o reconhecimento de voz e os chatbots. Diante da ascensão desse recurso, o *Digital Marketing Institute enumerou alguns dos aspectos nos quais a Inteligência artificial poderá contribuir para facilitar e otimizar as tarefas dos profissionais de marketing digital neste ano. Confira:

Machine Learning

Em um contexto de marketing, a inteligência artificial pode ser aplicada a uma série de aplicativos – segmentação de anúnciosgeração de leads e otimização de pesquisa. A tecnologia também vai começar a tomar mais decisões empresariais, deixando os profissionais da área de marketing com mais tempo para se concentrarem em elementos humanos e criativos. Um exemplo disso é a utilização das assistentes pessoais digitais.

Foco no comportamento do consumidor

A AI já está sendo usada para integrar dados de diferentes plataformas e desenvolver sistemas automatizados e perfis de clientes para os quais as empresas e marcas podem direcionar determinados produtos com maior assertividade. No futuro próximo, os computadores serão capazes de analisar o comportamento e o perfil dos consumidores de maneira ainda mais eficiente e fidedigna.
Para os clientes, o resultado do uso dessa tecnologia será a entrega cada vez mais frequente de suas decisões de compra aos robôs (embora talvez inconscientemente), visto que, as máquinas já terão um registro das ideias desse cliente, suas pesquisas anteriores e preferências.

Integração de insights

A inteligência artificial é uma ferramenta útil para reunir e integrar conjuntos de dados de diferentes tipos de software e outros sistemas de coleta. Com o passar do tempo, a AI se tornará mais eficaz na segmentação e personalização de campanhas publicitárias digitais com base nas personas de clientes e jornadas de compra.

Pesquisa Semântica

Uma outra capacidade das máquinas elencada pelo Digital Marketing Institute é o poder da compreensão do contexto das buscas de cada usuário e assim a oferta de um conjunto de resultados personalizados para cada indivíduo. Para os especialistas em SEO, essa é uma dica de que a busca precisa se tornar mais flexível e abrangente, podendo englobar mais palavras-chave secundárias e de cauda longa na pesquisa. O desafio da busca é como chegar à essência de por que uma pessoa está procurando algo, em vez de apenas mostrar o que está procurando.

Criação de conteúdo e curadoria

AI pode ser usada para a geração de leads no contexto da criação de conteúdo, como no caso do programa WordSmith. Em relação à curadoria, a inteligência artificial escolhe o conteúdo mais relevante e personalizado para cada visitante do site. Um bom exemplo desse tipo de técnica é quando um site de comércio eletrônico mostra os exemplos “semelhantes” de outros produtos que você pode gostar.

Busca e reconhecimento de voz

A tecnologia da inteligência artificial é capaz de lidar com uma variedade de tipos de pesquisas, incluindo o reconhecimento de voz. Além disso, pode integrar vários tipos de métodos de busca para personalizar os resultados. Outro fato interessante é que agora as assistentes pessoais com as quais estamos nos familiarizando cada vez mais, como Siri, Alexa e Google Home, agora podem conversar umas com as outras.

Geração de leads

Como uma recrutadora automática, a inteligência artificial pode realmente peneirar pilhas de dados para encontrar novos clientes e avaliar o potencial desses leads e, desta forma, poupar tempo e energia dos profissionais para a criação de campanhas publicitárias mais inovadoras por exemplo.

Chatbots

Os chatbots estão sendo usados por empresas de todos os tamanhos e se tornando recursos com integração mais fácil nos sites de empresas e marcas.

Para saber mais sobre a evolução dessa tecnologia leia esse texto >>Inteligência Artificial no Marketing Digital – Chatbots e Machine Learning


Automatização e personalização

Machine learning e AI estão sendo usadas pelas organizações como uma maneira de entender melhor o comportamento de compra e a tomada de decisão dos clientes e, cada vez mais, os anunciantes poderão segmentar suas estratégias de marketing em relação às preferências dos consumidores.
Uma das mais interessantes e úteis de todas as aplicações da AI no marketing digital baseia-se no fato de que ela pode usar grandes quantidades de dados para essencialmente escolher uma maneira de direcionar certas informações. Isso pode ser aplicado à segmentação de anúncios. Por isso, podemos esperar avanços na automação para ajudar na otimização em B2B e B2C.

Todo o especialista em marketing digital deveria aprender mais sobre a inteligência artificial

Se você é um profissional de marketing digital é importante entender como utilizar essa tecnologia de forma ética. As ferramentas movidas pela AI se tornarão cada vez mais comuns e extremamente úteis quando se trata de analisar e prever a jornada do consumidor.
Você não precisa ser um especialista em inteligência artificial, visto que esse é um recurso bastante complexo e baseado em matemática, mas deve ter uma compreensão sólida de como a AI será incorporada nas atividades de marketing para moldar a sua estratégia.

*As informações são do Digital Maketing Institute.

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