sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Storytelling na publicidade: 4 cases de sucesso


As diversas faces e aplicações do Storytelling você já conhece. Contar uma história faz com que os locutores criem, quase que involuntariamente, sentimentos de empatia, alegria, tristeza, amor, dor. Quando alguém conta uma história para gente, não tem como não imaginar tudo aquilo que está sendo dito – situações, problemáticas, objetos, lugares. É difícil também não se colocar no lugar da pessoa, pelo menos para pensar o que a gente faria na hora.
Uma das aplicações mais poderosas do Storytelling é no meio da publicidade. Juntando os artifícios do audiovisual, podemos criar um mundo em torno de uma marca ou de uma ideia. E, quando bem feito, todo esse poder acaba gerando no espectador, sendo ele consumidor ou não, uma vontade de participar daquilo.
Essa é uma das técnicas mais utilizadas hoje em dia na publicidade e na propaganda. Sempre dizemos isso, e ainda vamos repetir: num mundo tão cheio de informações por todos os cantos, para ter sucesso, é preciso se destacar. Essa parte você já sabe, mas precisa se lembrar também que esse número de informações cresce a cada segundo. Então, a cada segundo, fica mais difícil ser diferente do produto, do serviço, do negócio do outro. É aí que o Storytelling pode ajudar.
Veja a seguir quatro cases de empresas que fizeram uso excepcional do recurso de contar histórias para marcar as pessoas (e com êxito!):

01.09 – Volkswagen

Pegando carona nessa onda da popularização das séries, a Volkswagen decidiu criar a sua própria. Recheada de aventura e mistério, os episódios não vendem sequer um carro, mas todos os veículos de quatro rodas que aparecem por lá são da marca, além de outras referências como pôsteres e outros objetos. E é assim que o Storytelling funciona: vender uma vontade, um anseio, um desejo, não só um produto material sem um significado maior.

#TipoMenina – Always

A marca de absorventes Always apostou numa campanha global que trouxe meninas adolescentes para contar como elas se sentem em diversas situações de limitação, simplesmente pelo fato de serem garotas. A hashtag, traduzida do inglês #LikeAGirl, faz uma analogia a expressões como “você luta como uma menina” ou “você fala como uma menina” para mostrar que, sim, você deve lutar, falar, se vestir como uma garota, e não há absolutamente nada de errado nisso.

Neste natal, agradeça com Coca-Cola – Coca-Cola

A Coca-Cola é uma das marcas que melhor aplicam as técnicas do Storytelling para vender. Na época de Natal, então, você com certeza deve ter esbarrado por aí com alguma propaganda emocionante deles. Neste ano, a Coca apostou na bebida como um agradecimento àqueles que nos ajudam e que fazem o melhor por nós. No site da marca, dá até para comprar latinhas com mensagens personalizadas para presentear.

Halloween dos Palhaços – Burger King

Essa o Burger King mandou muito bem. Além de usar uma história em volta da temática do Halloween, a marca ainda deu aquele provocada no seu maior concorrente, o McDonald’s. Sem dizer nada, o BK conseguiu criar em torno do rival um ar de terror e perseguição. E ninguém quer isso, né?
A pessoa que fosse ao restaurante fantasiada de palhaço ainda ganhava um lanche grátis. É muita provocação!
Demais, né? E não é difícil achar por aí mais uma centena de outros cases bacanas. O Storytelling, hoje, deixou de ser um diferencial e vem se tornando cada vez mais um pré-requisito para os negócios de sucesso.

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