Todo mundo sabe e estamos sempre reforçando: a marca que é lembrada pelo consumidor é aquela que se faz presente, que envolve, que conta um história, que inspira uma emoção. É aquela que se conecta com o público de forma sutil e se faz lembrar sempre.
Não é à toa que as empresas têm apostado numa estratégia conhecida como marketing de experiência. O marketing de experiência, ou marketing sensorial, é como o próprio nome sugere: um tipo de ação que envolve o público não só emocional ou mentalmente, mas também fisicamente, para que ele faça parte de verdade do que quer que você esteja promovendo. É literalmente uma experiência, que tem como característica comum gerar espanto, surpresa e um susto no consumidor. Tudo com o intuito de se tornar uma marca lembrada e conquistar o famigerado share of heart.
Para conseguir êxito na sua ação, 5 tipos de experiências podem ser utilizadas:
1. Percepção: você consegue criar experiências incríveis tirando proveito dos cinco sentidos do corpo humano. Podem ser cenários visualmente bonitos, ambientes com cheiros marcantes, sons que remetem a algum local ou uma combinação de vários sentidos.
2. Sentimento: é aquela que desperta algum tipo de emoção na pessoa envolvida na ação. Quanto mais surpreso fica o consumidor, melhor você conseguiu atingir o propósito do marketing de experiência.
3. Pensamento: implica em fazer o consumidor pensar para resolver qualquer que seja a atividade ou desafio proposto na sua ação. Quando bem feita, mesmo que a pessoa não saiba de qual marca se trata, acaba entrando na brincadeira e colaborando para o sucesso da experiência. Caso o cliente não seja o maior fã da marca ou até mesmo não a conheça, esse tipo de experiência também tem como função quebrar as expectativas e reverter as impressões negativas, incitando a reflexão.
4. Ação: experiências que gerem alguma mudança de comportamento ou estilo de vida durante a ação.
5. Relacionamento: esse tipo se refere à identificação do cliente com a marca. Cada vez mais, as pessoas têm se preocupado com o posicionamento das empresas, e você pode usar essa conexão para obter sucesso na sua experiência.
Geralmente, as ações de marketing de experiência são feitas em lugares inesperados. Pode ser num shopping, num metrô ou qualquer lugar que o público não esteja esperando por uma intervenção. Perceba que são lugares sempre movimentados, justamente para gerar um grande número de expectadores, que também participa da ação, mesmo que indiretamente. Veja a seguir uma lista com 6 ações incríveis para se inspirar e colocar na prática o marketing de experiência na sua empresa também:
1. TNT – A dramatic surprise on a quiet square
O canal de filmes e séries TNT fez uma ação numa rua tranquila da Bélgica, convidando as pessoas a “adicionarem drama” à vida delas:
2. Mc Donald’s – Maestro Burger
Quando pediam o lanche especial Maestro Burger, os consumidores em Amsterdã tinham uma surpresa:
3. The North Face – Never Stop Exploring
A marca de vestuário The North Face realizou uma experiência emocionante na Coreia. As pessoas eram desafiadas: se conseguissem alcançar a jaqueta em 30 segundos, a peça era delas! De graça!
4. Sprite – Sprite Shower
No calor de 40ºC do Rio de Janeiro, a Sprite instalou um chuveirão para as pessoas se refrescarem.
5. Coca-Cola – Coke Hug Machine
A Coca-Cola criou a Hug Machine: você abraça a máquina e ganha uma lata grátis. ♥
6. Copenhagen Airport – Christmas Surprise
Se você achou as ações muito elaboradas, veja o exemplo do aeroporto de Copenhague. Alguns presentes, umas luzes de natal e um papai noel criaram uma experiência memorável para os consumidores, que certamente se lembrarão desse dia por um bom tempo.
Você não precisa de muito dinheiro para apostar no Marketing de Experiência. Na verdade, o segredo aqui é ter muita criatividade e muita ousadia, para criar algo que deixe marcada a sua empresa entre os consumidores e faça com que eles queiram contar aos amigos a experiência incrível que eles tiveram.
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