Storytelling é uma maneira extremamente eficaz de gerar leads e compartilhamentos nas redes sociais. Uma boa história pode ficar na memória das pessoas por vários meses, anos ou até mesmo para sempre! Desde o início dos tempos contamos histórias para educar, ensinar, transmitir valores e perpetuar tradições. A Bíblia é um bom exemplo disso. Quer entender um pouco mais sobre este conceito? Então continue lendo o nosso artigo!
O storytelling
No mundo corporativo muitas empresas têm usado o storytelling para dar vida às suas marcas. A arte de contar histórias funciona também para vender produtos, serviços e ideias. É importante que o tema seja relevante e que você tenha em mente seu público-alvo. Dividida em três atos, a estrutura narrativa é muito simples: apresentação, desenvolvimento e resolução. No primeiro ato você apresenta seus personagens, no segundo mostra quais são seus conflitos e no terceiro seu produto ou serviço chega para salvar o dia.
A estrutura narrativa de causa e efeito é a mesma que nosso cérebro utiliza normalmente, e ao fazer com que haja uma identificação entre a história e o espectador, você está gerando engajamento. A emoção que sentimos através da história que nos é contada faz com que deixemos de ser completamente racionais por alguns minutos. Isso dificilmente ocorreria ao assistir um vídeo que fale somente sobre os atributos do produto. Lembre-se: quem conta a melhor história vende mais! E é por isso que listamos aqui três exemplos de campanhas que ilustram muito bem a força que o storytelling pode ter:
Reecontro
Um clássico exemplo de storytelling. Primeiro conhecemos a personagem principal, em seguida ela compartilha conosco seu conflito — que no caso é estar distante da sua mãe no dia das mães — e no final o Shopping de Recife possibilita o reencontro entre mãe e filha. Difícil não se emocionar com essa campanha, chamada de Reencontro e criada pela agência Ampla.
Eduardo e Mônica
Aproveitando que o clássico da banda de Renato Russo ainda não possuía um videoclipe, a agência paulistana África criou um filme de quatro minutos para a internet em homenagem ao dia dos namorados. O videoclipe feito sobre “a história de amor mais cantada do Brasil” virou um hit e foi visualizado por milhões de pessoas em todo o país. A versão do casal apresentada pela Vivo no vídeo é mais contemporânea, e o papel do telefone é muito importante na trama, afinal, se eles não tivessem acidentalmente trocado os celulares, eles jamais teriam se visto novamente.
Retratos da real beleza
O minidocumentário é obra da agência Ogilvy Brasil, e a repercussão foi muito maior do que eles esperavam. Com a missão de resgatar o conceito da “Real Beleza”, assinatura da Dove, a agência teve a ideia de chamar um artista forense americano para fazer retratos-falados de mulheres, primeiramente de acordo com a autodescrição delas e logo através da descrição de terceiros. Essas mulheres então percebem que são muito mais bonitas do que pensam. A sensibilidade do vídeo é tocante!
Deu para entender um pouco melhor a técnica do storytelling e porque ela é tão eficaz? Qualquer dúvida ou sugestão não deixe de compartilhar com a gente! Continue de olho no nosso blog!
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