O marketing de conteúdo se tornou prioridade estratégica para muitas empresas. Diante disso, o storytelling é um recurso poderoso para conquistar e engajar clientes, já que, além da informação qualificada, ele proporciona experiência e vínculo emocional com seus clientes. Portanto, trata-se de uma técnica que deve ser usada em diferentes frentes, tanto no blog quanto na apresentação da empresa.
Storytelling é a técnica de contar histórias. Ou seja, ao escrever, por exemplo, a apresentação da sua empresa, é feita de forma narrativa, usando, inclusive, alguns recursos literários, gerando novos fãs e defensores da marca. Histórias interessantes mantêm a atenção das pessoas, facilita a transmissão da mensagem, além de permanecer por mais tempo na memória. Confira agora uma lista com os principais benefícios de usar este recurso.
STORYTELLING PRODUZ EXPERIÊNCIA
Um dos efeitos de uma narrativa literária é criar a experiência em seu leitor, ou seja, ele vivencia a história contada, sentindo como se estivesse participando daqueles acontecimentos. E é esse efeito que o storytelling busca criar no cliente: fazer com que ele tenha a experiência de ter visto ou vivido a construção da empresa, por exemplo.
Este efeito é mais profundo e duradouro do que a mera enumeração de fatos e números. Quando você consegue criar uma experiência em seu cliente, por meio de uma narrativa, a impressão da marca não reside nas bordas da memória dele, mas certamente deixará uma marca e uma lembrança mais profunda.
STORYTELLING CRIA VÍNCULOS EMOCIONAIS
Uma marca é um conceito de valor. Quando as pessoas enxergam uma marca como a Nike, por exemplo, elas enxergam além de um produto esportivo: elas buscam toda uma qualidade de vida associada ao esporte. Portanto, criar conexões duradouras com seu público é fundamental para a prosperidade da marca.
O storytelling, por meio da narrativa, possibilita ao leitor criar sensações e emoções que serão vinculadas à marca. Esse vínculo emocional proporciona uma conexão poderosa do público com a marca, o que gera um relacionamento ainda mais duradouro e uma experiência ainda mais positiva, que vai além do consumo. Não se trata, por exemplo, de comprar uma furadeira, trata-se de comprá-la porque o cliente terá a melhor experiência de trabalhar com a ferramenta e ainda saber que ele terá a melhor lembrança dessa experiência.
STORYTELLING CRIA UMA MENSAGEM DIFERENCIADA
Caso você tenha, por exemplo, uma oferta inovadora e original ou ainda um produto muito diferenciado, como você mostrará ao público que ele é tão interessante? Por meio do storytelling! As empresas sobrecarregam as pessoas com mensagens, dizendo o quanto os produtos delas são incríveis e inovadores. Se você fizer o mesmo, corre o risco de ser mais um na torre de Babel.
No entanto, ao usar uma narrativa que crie experiência e propicie o vínculo emocional, seu público dará atenção à sua mensagem. E não apenas isso: ele se recordará do produto e até replicará a história para outras pessoas. Todo produto, assim como toda pessoa, têm uma história emocionante. Conte-a e eleve-se para além da concorrência.
Estes são os três maiores benefícios de usar o recurso storytelling para a sua empresa. Uma narrativa poderosa e envolvente não apenas conquistará o público-alvo, mas também causará uma impressão duradoura nele. Propicia a ele ter a melhor experiência de consumo e uma sensação positiva durante todo o relacionamento com a marca.
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