sexta-feira, 23 de setembro de 2016

8 técnicas para entender a mente do consumidor

8 técnicas para entender a mente do consumidor


Quando estamos almoçando, não paramos para pensar que é preciso levantar a mão, segurar o garfo, pegar a comida, levar o garfo até boca, para então mastigar e recomeçar todo o processo, apenas fazemos tudo isso de maneira automática, guiada pelo nosso inconsciente. Isso acontece porque nosso cérebro gasta muito tempo e energia quando precisa processar situações conscientemente.
Como grande parte das nossas decisões é tomada de forma inconsciente, muitas vezes somos influenciadas por estímulos sem percebermos e nossas emoções acabam guiando escolhas e desejos. E você sabe quem mais toma decisões inconscientes e tem seus desejos influenciados por emoções? Isso mesmo, todos os consumidores! Por isso, é tão importante entender a mente dos consumidores e só assim podemos descobrir quais são seus desejos e necessidades mais profundos.
Para que você entenda como o Neuromarketing analisa a mente dos consumidores e consegue entender suas emoções, preferências, associações e intenções de compra, a Forebrain explica como funcionam e o que medem 8 técnicas de Neuromarketing, que você confere abaixo:
1. ELETROENCEFALOGRAFIA (EEG)
A eletroencefalografia, ou EEG, é uma técnica que mede a atividade elétrica do cérebro dos consumidores. Através de vários eletrodos muito sensíveis, conseguimos descobrir quais são os níveis de atenção, motivação e memorização gerados por um estímulo.
2. ELETROCARDIOGRAFIA (ECG)
Com eletrodos parecidos aos que usamos para a EGG, detectamos alterações na velocidade em que o coração está trabalhando. Essas alterações estão associadas a respostas de bem-estar, estresse e também de atenção. Isso mesmo, o seu coração não diz apenas se você está apaixonado, mas também se você está prestando atenção em algum estímulo.
3. ELETROMIOGRAFIA FACIAL (EMGf)
Mais uma vez, através de eletrodos, captamos a atividade elétrica dos músculos do rosto dos consumidores. Esses valores representam uma medida chamada “valência emocional”, ou seja, conseguimos avaliar se um estímulo é agradável ou desagradável. Os eletrodos utilizados são tão sensíveis que captam a atividade elétrica mesmo quando a contração dos músculos não é visível.
4. EYE TRACKING
O eye-tracking é uma técnica que monitora o movimento dos olhos e o padrão de fixação do olhar das pessoas e nos permite calcular os índices de saliência, visualização e engajamento gerados por cada elemento ou para cada região que é avaliada. Quando os resultados de visualização são associados às outras técnicas, conseguimos saber para onde os consumidores estavam olhando e qual foi a resposta emocional gerada por cada elemento.
5. PUPILOMETRIA
Com auxílio do mesmo aparelho utilizado para o eye-tracking – o eye-tracker – somos capazes de analisar variações no diâmetro da pupila, que representam uma medida de intensidade emocional. Ou seja, seus olhos relevam se a resposta emocional gerada por um estímulo foi mais forte ou mais fraca, não é à toa que dizem que “os olhos são as janelas da alma”.
O ideal é combinar esta técnica com medidas de valência emocional, assim, determinamos se a resposta do consumidor foi positiva ou negativa e também a sua intensidade.
6. TEMPO DE REAÇÃO
O tempo que os consumidores demoram para realizar alguns testes comportamentais revelam o grau de associação entre estímulos e atributos. Através dos testes de tempo de reação podemos avaliar preferências dos consumidores, intenção de compra e a percepção que eles têm em relação a marcas, produtos e conceitos.
7. ECONOMIA COMPORTAMENTAL
Alguns testes com base na economia comportamental podem revelar a preferência dos consumidores e a percepção de valor de uma marca ou produto. Além disso, essas metodologias podem ser usadas para avaliar a intenção de compra.
8. SALIVAÇÃO
A técnica de salivação é usada para medirmos o apelo apetitivo (appretite appeal) provocado por embalagens e produtos dos setores de alimentos e bebidas. A interpretação desse apelo apetitivo nos revela o nível de agradabilidade que é gerado por um estímulo.
Quer saber mais sobre como o Neuromarketing pode te ajudar a entender o consumidor? Assista nosso webinar: Neuromarketing, Aplicações e Práticas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário