terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Estratégias diferenciadas para se destacar nas mídias sociais em 2016


Elencamos três dicas às quais você deve estar atento no próximo ano

Administradores.com, Conteúdo Administradores.com especial para meuSucesso.com, 
iStock
Para se destacar nas mídias sociais, existe uma única dica chave: nunca dê uma validade maior que seis meses a qualquer dica sobre o assunto. Pode até ser que algumas mais básicas e gerais se mantenham firmes e forte, como buscar engajamento, evitar crises e ser genuinamente social. Mas, via de regra, questões mais específicas se tornam ultrapassadas muito rapidamente.
Além de estarem cotidianamente mexendo em seus algoritmos, responsáveis por definir quem vê o quê nos feeds, as redes também oscilam em relevância. Lembre, por exemplo, que um dia o Orkut reinou soberano no Brasil e hoje repousa no cemitério digital.
Abaixo, elencamos três dicas às quais você deve estar atento quando começar 2016. Mas tenha sempre em mente que muito rapidamente o cenário considerado aqui pode mudar. Vamos às dicas:
Fique atento às mudanças nos algoritmos
Você já notou que o Instagram anda diferente e suas postagens têm recebido bem menos curtidas e comentários? Recentemente, a turma de Mark Zuckerberg aplicou ao app de fotos um algoritmo parecido com o do Facebook, que restringe o alcance das publicações com base nos hábitos de uso do serviço pelos seus membros. O Twitter já tem falado em fazer algo semelhante. O Facebook e o Google mudam quase que diariamente seus algoritmos. Essas mudanças podem impactar profundamente suas estratégias.
Preste atenção nas novas redes
Fique atento também às novidades que podem "bombar" em 2016, como o Instant Articles, serviço de publicação de artigos nativa do Facebook, que prevê a absorção dos conteúdos de grandes veículos de mídia pela rede social, para que o público possa ler matérias e artigos sem precisar sair dos domínios de Zuckerberg. Esse é um passo importante que ele dá em sua missão de transformar o Facebook em sinônimo da própria internet.
Fora isso, o Snapchat, que vem se consolidando, pode se tornar a grande sensação do ano, além do Periscope e Facebook Live, que estão remodelando os hábitos de interação e dando mais importância aos vídeos na comunicação digital.
Tenha alternativas
O bloqueio do Whatsapp mostrou que a internet brasileira tem uma chave-mestra e que ninguém não tem controle absoluto sobre seus conteúdos online. A qualquer momento você pode ver tudo desaparecer ou ter sua estratégia prejudicada por uma falha, o fechamento de uma rede, uma decisão judicial que não tem nada a ver com você. Portanto, tenha alternativa. Evite focar toda sua estratégia em uma única rede e procure valorizar ao máximo canais sobre os quais você tenha mais controle, como um site próprio e uma boa e velha base de e-mails e telefones.
Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário