Confira no texto cinco dicas de leitura para você entrar em 2016 com a cabeça cheia de novas e boas ideias
Administradores.com,
iStock
O ano de 2015 chegou ao fim. Para muitos, finalmente. Para outros, insuficiente, pela quantidade de planos, objetivos e sonhos traçados ao longo dos dias passados, muitos deles não realizados e alguns falhos. Hoje, porém, não adianta chorar sobre o leite derramado. 2016 já está aí e é bom se preparar, pois ele promete mais algumas reviravoltas no setor econômico e profissional aqui no Brasil.
O fato é que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e competitivo, obrigando muitos a abrirem seus próprios negócios ou a se qualificarem bastante para a demanda. E para quem sonha em abrir o próprio negócio, o ano que se aproxima pode ser decisivo. Basta que se invista em fazer os planos saírem do papel para alcançar o mercado.
Pensando nisso, listamos abaixo cinco ótimas dicas de leitura para você começar o ano com o pé direito e a cabeça cheia de novas e boas ideias:
1.Startup Weekend
"Startup Weekend tem atraído e encorajado uma nova geração de empreendedores em todo o mundo. O livro aborda o processo de começar um negócio, analisando eventos onde desenvolvedores, designers e entusiastas se reúnem para trocar ideias e construir projetos.
Segundo avaliações de leitores em sites como o Skoob, o livro contém as melhores práticas, lições e exemplos capacitantes extraídos destes eventos para indivíduos e pequenas organizações seguirem à medida que começam negócios.
O livro ensina como novos empreendedores podem desenvolver o faro para projetos e pessoas de talento, bem como a criar um produto viável. Além disso, outro assunto bastante abordado é a caracterização e a função de um startup, além dos dos seus principais modelos de negócio, setores e processos.
2. Sonho Grande
Em "Sonho Grande", os empresários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira contam como montaram o maior império da história do capitalismo brasileiro. Para você ter uma ideia, a Anheuser-Busch InBev, também chamada apenas de AB InBev, controla gigantes do ramo da bebida, tal como Skol, Antarctica e Brahma, além de marcas internacionais como Budweiser, Corona, Stella Artois. A AB InBev é, inclusive, a maior cervejaria do mundo.
Todo o processo de crescimento ganha mais destaque ainda quando atentamos ao fato que tudo foi feito sem alarde, algo característico dos empresários protagonistas do livro. O livro é uma ótima pedida para os sonhadores que, apesar dos bons planos, não conseguem ter atitude para colocá-los em prática.
3. Dono
Bastante elogiado por empresários de renome no cenário nacional, "Dono" foi escrito pelo empreendedor Marcelo Toledo e conta, entre outras coisas, trajetórias de sucesso e lições preciosas obtidas ao longo de sua carreira. Segundo João Doria Jr., presidente do Lide – Grupo de Líderes Empresariais, o livro é "uma leitura inspiradora para quem busca voar mais alto".
Segundo o autor, abrir uma startup é algo muito arriscado. A cada 100 abertas, 90 morriam antes de completar um ano de vida. Por isso, pesquisadores de todo mundo buscaram entender a razão disso através de estudos e pesquisas, gerando relatórios que são traduzidos pelo autor Marcelo Toledo, que trabalha com startups há mais de 12 anos e já experimentou diversas técnicas de criação de startups. Ah, vale salientar que tudo é pensando estrategicamente conforme as limitações Brasileiras.
4. Virando a própria mesa
"Virando a própria mesa" é nada menos que um best seller instantâneo. Nele, o empresário Ricardo Semler apresenta pontos de vista que visam reformular a tradicional empresa familiar no Brasil.
O livro foi publicado inicialmente em 1988, a partir da sua trajetória na Semco, empresa que atua na área de desenvolvimento de sistemas e na fabricação de equipamentos para empresas.
5. Geração de valor
Geração de Valor dispensa comentários. O livro do empresário Flávio Augusto da Silva aborda diversos temas sobre o mundo do empreendedorismo e dos negócios aqui no Brasil, desde o ensino educacional de escolas despreparadas até a sua trajetória como um dos empresários de maior sucesso do país, passando de um morador carente do Rio de Janeiro até o posto de bilionário.
Segundo ele, o sucesso é uma ciência exata que qualquer um pode aprender e que só depende de você conquistá-lo.
Além de sua trajetória, o empresário também conta detalhes sobre o projeto Geração de Valor, que há anos inspira milhões de pessoas através de ideias e ensinamentos nas redes sociais. Atualmente o projeto conta com mais de 2,7 milhões de usuários no Facebook.
Nenhum comentário:
Postar um comentário