Escrito por
Gustavo Paulillo
Veja como você pode causar uma excelente primeira impressão e impressionar seus clientes
Todo mundo está familiarizado com o ditado “uma imagem valem mais do que mil palavras”. É verdade também o caso da primeira impressão, que falam mais do que mil palavras.
A realidade é que todos nós fazemos julgamentos muito rápidos, mesmo com as ideias de “não julgar um livro pela capa” em mente, acabamos julgando muitas pessoas pelo que aparentam – antes de conhecermos o que elas são.
Essas rápidas decisões que tomamos inspirou Malcom Gladwell a escrever um livro inteiro ao assunto em Blink – a decisão num piscar de olhos.
Um dos casos mais fascinantes que ele aborda no livro envolve grupos de alunos que são convidados a fazer uma avaliação sobre um professor.
Um grupo fez a avaliação após 1 semestre inteiro de aulas com o professor, enquanto o outro grupo apenas assistiu a um vídeo de 1 hora com o professor. Nesse segundo grupo, uma parte viu meia hora de vídeo, enquanto outra parte viu apenas 2 segundos sem som.
Você consegue adivinhar os resultados?
O último grupo, que assistiu apenas 2 segundos do vídeo sem nenhum som deu as mesmas avaliações dos alunos que ficaram o semestre todo na sala de aula com o professor.
Nossos julgamentos e nossa primeira impressão são muito precisos. Muitos psicólogos também notam que, em entrevistas de emprego, decisões de contratação são inconscientemente feitas dentro dos primeiros 2 segundos.
Por isso, podemos chegar à conclusão de que a primeira impressão é absolutamente crucial e, assim, aqui estão 8 maneiras de você causar a melhor primeira impressão possível.
#1. Sorria
A dra. Vivian Diller é uma psicóloga que estuda o papel da beleza na cultura contemporânea e apontou que, de todas as características faciais humanas, é o sorriso de uma pessoa que provoca a reação mais positiva e imediata dos outros.
Sempre que você estiver em público, e especialmente se você tiver uma reunião com cliente, certifique-se que você está com seus dentes brancos e brilhantes prontos para sorrir.
#2. Cuide da sua linguagem corporal
Amy Cuddy, em seu TED intitulado de “suas formas de linguagem corporal dizem quem você é”, com mais de 10 milhões de visualizações, descobriu arelação fascinante entre nossas posturas corporais e como ela influencia nossos sentimentos e percepções, e também como elas influenciam a percepção dos outros sobre nós.
Fique ereto e ande de cabeça erguida. Você não apenas vai se sentir mais capaz, mas a pessoa que você está prestes a conhecer também se sentirá assim.
#3. Veja e acredite
O poder da visualização recebeu imensa credibilidade à luz dos recentes desenvolvimentos no campo a neuropsicologia.
Tem sido demonstrado que o cérebro não diferencia uma imagem imaginada na mente e uma que realmente acontece. Isso explica porque muitos atletas são treinados para ensaiar mentalmente antes de se envolver fisicamente nela.
Antes de sua reunião, despeje uma reunião bem sucedida em sua mente: se você se ver como uma pessoa confiante e sorridente, isso vai funcionar durante a sua reunião.
#4. Fale para si mesmo
A fala positiva já existe há muito tempo e tem sido utilizada e defendida por muitas pessoas bem sucedidas em todo o mundo.
Assim como um treinador gritando para encorajar seu time do lado de fora, podemos fazer a mesma coisa para nós mesmos. Diga a si mesmo que você é uma pessoa incrivelmente confiante com um sorriso incrível que deixa uma impressão extremamente positiva em todos que você encontrar.
Faça disso o seu próprio mantra e repita isso para si mesmo antes da sua próxima reunião com clientes.
#5. Converse consigo mesmo
Isso é importante em situações de grupo. Embora seja bom ter uma outra pessoa fazendo a introdução inicial com o seu nome, ele não deve ir muito mais longe do que isso.
Por isso, uma pessoa confiante inicia a conversa, faz perguntas e se envolve com as pessoas que estão falando para não ser apenas um espectador.
#6. Vista para impressionar
Saia com uma boa roupa. Jennifer Baumgartner, uma psicóloga e autora observa a correlação entre o seu estado de espírito e seu equipamento. Se você não pode impressionar pela maneira em que está vestido, então você não será impressionante.
Mais importante, as pessoas que se encontram não vão se sentir muito impressionados também.
#7. Todo mundo tem um bilhete de ouro
Seus pensamentos se tornarão evidentes em sua atitude e a forma como você vai se transmitir.
Se você acha que a pessoa que você está falando é apenas um desperdício de tempo, então você irá trata-los dessa maneira. A verdade é que nós não temos nenhuma ideia do que qualquer um tem capacidade de fazer.
Essas pessoas, pessoalmente podem não ter a capacidade de abrir uma enorme porta para nós, mas o melhor amigo dela pode ser o CEO da empresa que estamos tentando prospectar há mais de 6 meses.
Trate todas as pessoas como se elas tivessem o potencial para mudar o seu destino.
#8. O discurso de elevador
E se você tiver apenas 30 segundos para convencer alguém a não te matar? Com sorte, você nunca vai viver essa situação, mas ela é definitivamente uma ótima maneira para você pensar sobre como montar uma ótima introdução sobre si mesmo.
Um ponto importante ao se encontrar com novas pessoas é tentar não dominar a conversa. Faça a sua introdução sucinta o suficiente para dar uma ideia de quem você é, mas não se esqueça de pedir para as pessoas falarem sobre si mesmas.
Faça a outra pessoa se sentir importante por você estar interessado nela, e você vai se surpreender com a forma como ela se torna interessada em você.
Pratique a partir de agora
Um vendedor encontra novas pessoas diariamente. Portanto, você provavelmente encontrará uma pessoa nova hoje, seja em uma ligação de vendas, seja em uma reunião com clientes ou em um evento de networking.
Certifique-se de que todos os 8 itens desse checklist estejam claros para você e, ao seguir esse passo-a-passo você, sem dúvidas vai deixar as pessoas ao seu redor com uma grande primeira impressão a seu respeito.
Coloque em prática ess
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