Nessa história, o marketing desempenha um papel fundamental. Afinal, marketing não é só propaganda, mas também diz respeito à identificação das necessidades do mercado e análise sobre como suprir essas necessidades com seu produto/serviço.
Nossa sugestão de leitura dessa semana é ideal para quem está tendo dificuldades de acompanhar as mudanças de seu mercado. Talvez você esteja ficando para trás e nem esteja percebendo.
Por isso, indicamos a leitura do livro “Os 10 pecados mortais do marketing”, do especialista na área, Philip Kotler. Nesta obra, ele responde uma das questões mais importantes nas organizações: “Por que o marketing não está funcionando?”. As respostas vêm por meio da indicação dos 10 erros mais comuns cometidos pelas empresas.
OS 10 PECADOS DO MARKETING
Kotler começa o livro mostrando o cenário atual do marketing e, nos 10 capítulos seguintes, explica cada um dos 10 pecados mortais do marketing e revela o que é preciso fazer para resolvê-los.Veja a seguir quais são os dez principais erros de marketing cometidos pelas empresas:
- A empresa não é suficientemente focada no marketing e orientada para o cliente.
- A empresa não tem entendimento completo dos seus públicos-alvo.
- A empresa precisa definir melhor e monitorar os concorrentes.
- A empresa não tem administrado adequadamente o relacionamento com os stakeholders.
- A empresa não é boa em encontrar novas oportunidades.
- O processo de planejamento de marketing da empresa é deficiente.
- As políticas de produtos e serviços da empresa precisam de ajustes.
- A capacitação de construção de marcas e de comunicação da empresa é deficiente.
- A empresa não está bem organizada para a prática eficiente e eficaz do marketing.
- A empresa não usa ao máximo a tecnologia disponível.
Então, sua empresa está cometendo alguns desses erros?
Leia esse livro e saiba como identificar e resolver cada uma dessas deficiências.
OS 10 MANDAMENTOS DO MARKETING
Ao final da obra, Kotler aponta ainda quais são os 10 mandamentos do marketing eficaz. Se você seguir os conselhos dados em cada um dos capítulos do livro para resolver os problemas apontados na lista acima, o resultado será essa lista:- A empresa segmentará o mercado, escolherá os melhores segmentos e desenvolverá uma posição de força em cada um deles.
- A empresa mapeará as necessidades, percepções, preferências e comportamentos dos clientes e, em seguida, motivará seus stakeholders a adquirir uma obsessão em atendê-los e satisfazê-los.
- A empresa conhecerá seus principais concorrentes, inclusive suas forças e fraquezas.
- A empresa estabelecerá parcerias com seus stakeholders e os recompensará generosamente.
- A empresa desenvolverá sistemas para a identificação e classificação de oportunidades e para a escolha das melhores.
- A empresa gerenciará um sistema de planejamento de marketing que a conduza à elaboração de planos, de curto e de longo prazo, sensíveis ao ambiente de mercado.
- A empresa exercerá forte controle sobre seu mix de produtos e serviços.
- A empresa construirá marcas fortes utilizando as ferramentas de marketing que apresentarem a melhor relação de custo – eficácia.
- A empresa construirá um liderança de marketing e um espírito de equipe entre seus vários departamentos.
- A empresa adquirirá tecnologia de modo contínuo para que possa manter a vantagem competitiva no mercado.
Boa leitura e sucesso!
Fonte: http://www.tekoare.com.br/como-vender/sugestao-de-leitura-os-10-pecados-mortais-marketing/
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